Afinal, a cantante Madonna fez seu show no antigo aeroporto militar de Bemowo, em Varsóvia, capital da Polônia, em ato de provocação à Nossa Senhora na festa da sua gloriosa Assunção.
Mas, as dezenas de milhares de mensagens de protestos católicos vindos da Polônia (captura ao lado), dos EUA e do Brasil, ajudaram a erigir uma muralha de horror em torno da blasfêmia.
Blasfemar é uma ofensa ao Céu comparada pela teologia moral ao ato irracional de cuspir para o céu.
Deus, Nossa Senhora, os santos e os anjos não são atingidos por essas baixezas.
O que causa verdadeira dor a Nosso Senhor Jesus Cristo, a Nossa Senhora é a indiferença dos que Eles mais amam, isto é os católicos.Para a provocação de Madonna atingir seu alvo teria sido preciso que o show corresse na indiferença dos católicos.
É isso precisamente foi o que não aconteceu!
Mais de 24.562 mensagens de protesto categórico foram encaminhadas pela Fundação Padre Piotr Skarga às autoridades polonesas (foto acima, Ler aqui, em polonês ).
Foram também milhares os protestos que choveram dos EUA e do Brasil.
Diversos grupos poloneses anunciaram atos de reparação no próprio local do show, mas foram dissuadidos. A proximidade poderia ter favorecido distúrbios que os organizadores explorariam para aumentar o escândalo.
Nossa Senhora passou esse dia como uma nobre mãe que no dia de sua festa é objeto de escárnio por parte de uma pirralhada obscena num local noturno e periférico.Mas Ela passou rodeada por dezenas de milhares de filhos que Ela ama especialmente e cujas manifestações de reparação e amor trazem para Ela uma consolação muito maior do que a dor causada pela vulgaridade das ofensas.
O show se deu num ambiente nacional de repulsa. E a cantante e seus patrocinadores parecem ter percebido bem o gelo criado em torno do ato.
No dia seguinte, a cantante satanista apareceu no outro extremo da Europa, em Portofino, no Mediterrâneo. Não é o que fazem as pessoas que obtêm sucesso: essas depois da apresentação bem sucedida se passeiam pela cidade rodeadas de jornalistas e fãs.Ela saiu da Polônia como quem foge.
Fugir de quem?
Por certo, não dos católicos que não iriam lhe fazer dano físico algum.
É como se ela, ou seus patrocinadores, sentissem que uma força mais alta ‒ a sobrenatural ‒ impelia-a a sair logo do católico território polonês.
Poucas horas depois, um dos shows seguintes, programado para o dia 20 em Liubliana, capital da Eslovênia, foi cancelado.
Segundo site dos promotores da gira ‒ cujo link não copiamos por respeito a nossos leitores ‒, o desinteresse estava tão grande que de 63.000 ingressos à venda, só tinham saído sete mil.E sites e jornais anunciavam que os protestos católicos ameaçam mais outro show da gira na Bulgária.
Os sites e jornais brasileiros, infelizmente ávidos dos escândalos da cantante, publicaram quase nada do show de Varsóvia. Foi mais um sintoma do frio glacial que desceu sobre o torpe espetáculo.
Todos aqueles que participaram da campanha tiveram parte nessa reparação filial e amorosa a Nossa Senhora e isso nos enche de alegria.
Porém, devemos ficar atentos. Atos semelhantes podem ser tentados no Brasil!
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segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Madonna faz show na Polônia, mas sai como foragida do país
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Maria Mariana diz por que escolheu o casamento e os filhos em vez da fama
A escritora Maria Mariana escandalizou o feminismo, que, aliás, anda bem na mídia, mas mal na vida real. Maria Mariana abandonou a fama do teatro e da TV para ser mãe de quatro filhos. Agora lançou o livro “Confissões de mãe”.
Em entrevista à revista “Época” explicou que “o fato de eu adorar ser mãe” lhe rendeu muitas qualidades.
Ela explicou por que se desinteressou pela “fama”: “Eu sonhava com uma enorme mesa de família com aquela macarronada no domingo. Eu queria mudar de degrau, mudar de história.”
Ela elogia o parto normal porque predispõe a ser uma “mãe melhor. Todos falam do nascimento do bebê, mas esquecem que a mãe também nasce naquela hora”.
“Amamentar não é um detalhe, diz ela, é para a mãe que merece. Há mulheres que passam nove meses no shopping, comprando roupinhas, aí depois marcam a cesárea e pronto. Aí sabe o que acontece? Elas têm depressão pós-parto.”Para espanto das decadentes feministas hodiernas, ela continuou: “Não acredito na igualdade entre homens e mulheres. O homem tem uma função no mundo e a mulher tem outra. Homem e mulher estão no mesmo barco, no mesmo mar.
“Há ondas, tempestades, maremotos. Alguém precisa estar com o leme na mão. Os dois, não dá.
“Deus preparou o homem para estar com o leme na mão. Porque ele é mais forte, tem raciocínio mais frio. A mulher tem mais capacidade de olhar em volta, ver o todo e desenvolver a sensibilidade para aconselhar.
“A mulher pode dirigir tudo, mas o lugar dela não é com o leme.”
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sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Na festa da Assunção de Nossa Senhora: uma ato de piedade e uma reparação
“A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”
Com essas imorredouras palavras, o Santo Padre Pio XII definiu o dogma da Assunção da Santíssima Virgem ao Céu em corpo e alma, solenemente proclamado no dia 1º de novembro de 1950, pela Constituição dogmática “Munificentissimus Deus” (foto acima).
A mais importante festividade mariana deste mês é a celebração dessa gloriosa subida ao Céu. Em recordação do grandioso acontecimento, oferecemos a nossos leitores o seguinte excerto de uma palestra do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, em 14-8-65:
“O dogma da Assunção de Nossa Senhora foi ardentemente desejado pelas almas católicas do mundo inteiro, porque é mais uma das afirmações a respeito da Mãe de Deus que A coloca completamente fora de paralelo com qualquer outra mera criatura e justifica o culto de hiperdulia que a Igreja lhe tributa.
“Nossa Senhora teve uma morte suavíssima, tão suave que é qualificada pelos autores, com uma propriedade de linguagem muito bonita, a “Dormição da Bem-Aventurada Virgem Maria” (Dormitio Beatae Mariae Virgine), indicando que Ela teve uma morte tão suave, tão próxima da ressurreição que, apesar de constituir verdadeira morte, entretanto é mais parecida a um simples sono.

“Essa Assunção representa para a Virgem Santíssima uma verdadeira glorificação aos olhos dos homens e de toda a humanidade até o fim do mundo, bem como proêmio da glorificação que Ela deveria receber no Céu.
“A Igreja triunfante inteira vai recebê-la, com todos os coros de anjos; Nosso Senhor Jesus Cristo a acolhe; São José assiste à cena; depois Ela é coroada pela Santíssima Trindade.
“É a glorificação de Nossa Senhora aos olhos de toda a Igreja triunfante e aos olhos de toda a Igreja militante.
“Com certeza, nesse dia, a Igreja padecente também recebeu uma efusão de graças extraordinárias.
“E não é temerário pensar que quase todas as almas que estavam no Purgatório foram então libertadas por Nossa Senhora nesse dia, de maneira que ali houve igualmente uma alegria enorme. Assim podemos imaginar como foi a glória de nossa Rainha.
“Algo disso repetir-se-á, creio, quando for instaurado o Reino de Maria, quando virmos o mundo todo transformado e a glória de Nossa Senhora brilhar sobre a Terra”.
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quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Sim, podemos fazer algo por Nossa Senhora que faz tudo por nós
Versão atualizada para os usuários de Outlook ou Mail.
Prezado assinante do blog “Luzes de Esperança”:
Postamos excepcionalmente esta matéria solicitando sua especial atenção.
Estamos ainda vivamente impressionados por uma ofensa a Nossa Senhora que se tenta fazer numa nação católica, muito amada pela Mãe de Deus: a Polônia.
Lá foi oficialmente anunciado que a cantante americana “Madonna” fará um show no aeroporto de Varsóvia, a capital da Polônia, no dia 15 de agosto, que é a festa da Assunção de Nossa Senhora.
Mais ainda, é a festa nacional da Polônia, em que centenas de milhares de peregrinos vão venerar Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira do país, no mosteiro de Jasna Gora. Muitos deles peregrinam a pé durante semanas.
Se isso for feito num país tão católico amanha poderá ser tentado no Brasil!
O Sr., a Sra., já imaginaram um show blasfemo de “Madonna”, por exemplo no aeroporto internacional de São Paulo, Rio de Janeiro ou outra capital brasileira, para debicar de Nossa Senhora Aparecida, no dia de sua festa?
Essa cantante explora a blasfêmia, a obscenidade e os temas sexuais. O show é um ato ant-católico feito com desrespeito e arrogância. A revista escandalosa polonesa “Machina” publicou na sua capa um escárnio de Nossa Senhora de Czestochowa com o dizer: “Não há lugar para duas rainhas na Polônia”.
Católicos de todo o mundo estão se unindo aos católicos poloneses que, dentro do estrito respeito da lei, solicitam às autoridades polonesas que impeçam essa grave ofensa a Nossa Senhora.
O artigo 196 do Código Penal Polonês proíbe essas ofensas à religião.
Nós pedimos tanta coisa a Nossa Senhora.
E ela nos dá tanta coisa, tantas graças, tantos favores, tantos sorrisos, tanta misericórdia!
Não poderíamos dar algo também a Ela?
Por certo, Ela que é Mãe extremosa vai ser sensível a esse nosso gesto de amor filial.
Se muitos católicos do mundo enviarem seu protesto, essa horrível ofensa a Nossa Senhora poderá ser impedida.
Se muitos brasileiros enviarem seu protesto, os organizadores desses programas anti-católicos pensarão duas vezes antes de tentarem algo no Brasil contra a Mãe de Deus e nossa.
Por isso, clique no link embaixo, para enviar seu e-mail de protesto
Nós já o temos feito e estamos recebendo mensagens das autoridades polonesas confirmando a recepção.
Prezado Sr.
Eu lhe escrevo para manifestar o pesar que me tem causado o show da cantante Louise Ciccone, mais conhecida como Madonna, a se realizar no aeroporto da capital polonesa, em 15 de agosto do presente ano.
A escolha da data (a festa de Nossa Senhora assunta pelo poder de Deus) e a natureza ofensiva das propagandas do show (como aquela que nega 'haver lugar para duas rainhas', Nossa Senhora e Madonna, em terra polonesa) atentam contra o sentimento da catolicidade no mundo todo.
Como brasileiro devoto da Virgem Maria, eu me sinto atingido pessoalmente por esse ato blasfemo.
Madonna tornou-se bem conhecida por seus gestos e palavras voltadas contra o catolicismo. Pode se permitir que ela visite vossa capital para difamar a nossa Igreja e seu Evangelho, praticando ato proibido pelas leis dos povos civilizados como o vosso e o nosso?
Eu exprimo o mais vivo desejo que o Sr utilize os poderes que lhe confere a lei para tomar medidas preventivas para evitar esse ato que ofende a Nossa Senhora e ao catolicismo venerados pela imensa maioria dos brasileiros e dos poloneses.
Respeitosamente,
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segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Nos EUA, bons resultados multiplicam aulas para um só sexo. No Brasil também
Nos EUA já somam 445 as aulas para estudantes de um só sexo em escolas públicas.
A melhoria nos resultados e a diminuição dos problemas de conduta foram decisivas para esse aumento, segundo a National Association for Single-Sex Public Education.
Em Nova York uma dúzia de escolas adotou essas aulas. Obviamente há críticas e resistências, porém a melhora do rendimento as tornou social e politicamente aceitáveis. “Nós fazemos o que funciona bem”, disse Paul Cannon, diretor da Escola Pública 140, conhecida como Eagle School [foto].Segundo o “The New York Times” durante anos Cannon tentou toda espécie de fórmulas, mas os resultados não melhoravam na proporção do esforço e dos recursos empregados.
Mas quando ouviu da experiência em Carolina do Norte, percebeu que separar por sexos era a solução. Agora, até os pais de família que, de início, se opunham estão a favor da novidade.
Antes – contou Cannon – vivia ouvindo queixas dos professores por problemas de meninas assediadas por meninos. “Agora, jamais ouço uma palavra sequer dos professores lamentando esse tipo de problemas de conduta.”
A feminista Kim Gandy, presidente da National Organization for Women, esperneia contra a crescente aceitação do método. Gandy apela aos velhos clichês: para ela as aulas separadas reforçam os estereótipos de gênero. Ela glosa a teoria do gênero que vem suscitando tanta repulsa porque legitima as mais aberrantes perversões sexuais.
A separação foi muito útil para os alunos problemáticos também: menos brigas, menos desordem, maior participação nas atividades escolares.No Brasil também
No Brasil, tivemos uma comprovação de que tal sistema realmente funciona. Recentemente foram divulgados os resultados obtidos no ENEM/2008 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Segundo o Ministério da Educação/INEP, a maior média nacional (80,58) foi do Colégio São Bento (RJ) — o único colégio brasileiro no qual não há classes mistas! A instituição ficou em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo.
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segunda-feira, 27 de julho de 2009
Opinião pública portuguesa não aceita simplificações do acordo ortográfico
A maioria dos portugueses está contra a reforma ortográfica, informou a BBC Brasil . Eles dizem que não vão utilizar as novas normas que depreciam a língua de Camões. Sondagem realizada pela empresa Aximage, sob encomenda do jornal “Correio da Manhã”, mostrou que 57,3% a população lusitana é contra as novas regras e apenas 30,1% a favor.
A reação mais forte provém dos jovens de entre 18 e 29 anos, que representam a esperança do futuro da cultura portuguesa: 65% deles não quer mudar a forma de escrever.
Os mais favoráveis estão na faixa acima de 60: só 49,2% têm posição contrária ao acordo. Eles pertencem a uma geração intoxicada pelo mito da “modernidade” hoje posto de lado.
Circulam na Internet três abaixo-assinados contra o amesquinhante acordo. O principal é liderado por figuras conhecidas e tinha coletado 101.784 assinaturas até o 12 de março. Um outro foi apoiado por 12.067 portugueses, e um terceiro recebeu 6.268 assinaturas.
Apenas três jornais lusitanos utilizam as novas normas. Mas só um tem circulação nacional, e ainda por cima é esportivo. No Brasil, titulares anfibológicos em grandes jornais nacionais suscitam riso, causam confusão e diminuem o já exíguo número de leitores da mídia impressa.
Mas o lulismo rejubila com este rebaixamento da língua.
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segunda-feira, 20 de julho de 2009
Católicos voltam para tradições multisseculares na grande Detroit e Québec
Para o diário “The Detroit News”, cada vez mais católicos voltam-se para suas tradições religiosas. Seja em New York ou em Quebec (Canadá), eles procuram as indulgências que apagam a pena devida pelos pecados.
Esta pena deve ser paga no Purgatório, antes da alma entrar no Céu. Mas pode ser paga nesta terra com penitências e/ou indulgências.
Os católicos, observou o diário, pouco se importam ‒ ignoram até ‒ que as indulgências serviram de pretexto para Lutero iniciar a revolta protestante contra Roma.
Também fazem cada vez mais peregrinações a santuários de Nossa senhora e dos Santos. “Quando nós visitamos o santuário dos oito jesuítas mártires em Fultonville, podemos praticar certas devoções. Se você confessa e recebe a Santa Comunhão, você obtém indulgências”, diz Amy Sussman, 46. “Quando nós viajamos sempre aproveitamos as oportunidades”, acrescenta.
O testemunho de Amy é uma amostra de que mais e mais católicos estão adotando formas tradicionais de culto, incluindo a Missa em Latim, a Adoração do Santíssimo Sacramento.
Essas devoções eram comuns até o Concílio Vaticano II e tinham quase desaparecido depois. Além do mais, sacerdotes e seminaristas estão voltando a usar batina preta e adotam antigas formas de disciplina eclesiástica.O “The Detroit News” comenta o desafio que esta nova tendência significa para a modernidade inaugurada pelo Vaticano II há 45 anos. Os católicos espantados com a decadência dos costumes querem aprofundar sua fé e fazem um “vigoroso retorno aos ritos mais antigos”, observa.
A procura das indulgências cresceu muito este ano por ocasião do segundo milênio do nascimento de São Paulo Apóstolo.
A arquidiocese de Detroit aprovou as Missas no rito extraordinário, em Latim, dito de São Pio V. Elas ocorrem em pelo menos 14 igrejas da região metropolitana de Detroit e são cada vez mais numerosas.
Os fiéis alegam que gostam dessas missas pelo lado estético e porque nelas experimentam mais profundamente sua fé.
Para Matthew Hill que assiste à Missa em Latim na igreja de São Josaphat, perto do Detroit Medical Center, “na Missa tradicional o padre voltado para o altar e dando as costas para o povo está todo voltado para Deus e não para mim. Isso é verdadeiro culto de Deus. Não procura cativar as boas graças dos assistentes.”
Por volta da metade dos que engrossam a nova tendência é composta por famílias de jovens e adultos com 30-40 anos de idade.Este novo perfil de católicos não é de saudosistas. Também eles não têm uma formação especial. Acodem com os escassos conhecimentos – ou desconhecimentos – religiosos do público em geral.
Porém, gostam das formas antigas, órgão, cântico gregoriano, incenso, sininhos, procissão de entrada e saída de coroninhas e diáconos em batina e paramentos tradicionais. Por ali começam a se interessar em aprofundar mais o conhecimento e a observância dos preceitos da Igreja.
É especialmente procurada a Adoração do Santíssimo Sacramento, com belos ostensórios dourados, incenso, cânticos e adoração de Jesus verdadeiramente presente na Hóstia consagrada.
Alex Begin de Bloomfield Hills explica: “nós estávamos procurando uma tradição de séculos e séculos dos maiores compositores do mundo que escreveram partituras para a Missa. Isso me atraiu para as orações e rubricas da Missa na sua forma tradicional”.
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segunda-feira, 6 de julho de 2009
Novo mosteiro feminino inglês atrai vocações apelando para a disciplina e tradição
Causou entusiasmo em Cornwall, Inglaterra, a instalação de uma nova ordem contemplativa: a das Irmãs Franciscanas da Imaculada, informou "The Telegraph".
Elas ocuparam o antigo convento de Lanherne, abandonado pelas carmelitas.
O fato é histórico pois se trata do primeiro instituto feminino que adotou oficialmente o rito “extraordinário” para a liturgia com a aprovação de Roma.Também foi aberta uma casa para o ramo masculino da mesma ordem, em análogas condições.
A nova ordem tem também uma rama apostolica dedicada à vida ativa.
Enquanto as carmelitas “aggiornadas” ficaram muito idosas, a nova comunidade sobressai pela sua juventude.
O antigo Carmelo foi o mais antigo da Inglaterra e se encontra num castelo.
As carmelitas atingidas pela decadência do período pós-conciliar ficaram muito idosas.
Reduzidas a um exíguo número deixaram o prédio há alguns anos.Após décadas de decepcionantes notícias de conventos que fecham, que ficam sem vocações, que geram escândalos ou irradiam uma tibieza mortal para as almas, a apertura de uma casa de contemplação com disciplina, austeridade, observância litúrgica e muitas vocações trouxe novo ânimo aos católicos ingleses.
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quinta-feira, 25 de junho de 2009
Madonna del Miracolo: a felicidade inefável da despretensão e da pureza
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Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
O quadro da Madonna del Miracolo (Nossa Senhora do Milagre, que se venera na Igreja de Sant’Andrea delle Fratte, Roma) aparece com a fronte encimada por uma coroa e por um resplendor em forma de círculo de 12 estrelas.
A fisionomia é discretamente sorridente, com o olhar voltado para quem estiver ajoelhado diante d’Ela. Muito afável, mas ao mesmo tempo muito régia.
Pelo porte, dá impressão de uma pessoa alta, esguia sem ser magra, muito bem proporcionada e com algo de imponderável da consciência de sua própria dignidade.
Tem-se a impressão de uma rainha, muito menos pela coroa do que pelo todo d’Ela, pelo misto de grandeza e de misericórdia.

“Meu filho, eu arranjo tudo, não se atormente, estou aqui ouvindo a você que precisa de tudo, mas eu posso tudo, e o meu desejo é de dar-lhe tudo. Portanto, não tenha dúvida, espere mais um pouco, mas atendê-lo-ei abundantemente”.
A pintura tem um certo ar de mistério, mas um mistério suave e diáfano. Seria como o mistério de um dia com um céu muito azul, em que se pergunta o que haverá para além do azul. Mas não é um mistério carregado, é um mistério que fica por detrás do azul e não por detrás das nuvens.

Notem a impressão de pureza que o quadro transmite.
Ele comunica algo do prazer de ser puro, fazendo compreender que a felicidade não está na impureza, ao invés do que muita gente pensa. É o contrário.
Possuindo verdadeiramente a pureza, compreende-se a inefável felicidade que ela concede, perto da qual toda a pseudo felicidade da impureza é lixo, tormento e aflição.
Notem também a humildade.
Ela revela uma atitude de rainha, mas fazendo abstração de toda superioridade sobre a pessoa que reza diante d’Ela. Trata a pessoa como se tivesse proporção com Ela; quando nenhum de nós tem essa proporção, nem mesmo os santos.
Entretanto, se aparecesse Nosso Senhor Jesus Cristo, Ela ajoelhar-se-ia para adorar Aquele que é infinitamente mais. Ela tem a felicidade inefável da despretensão e da pureza.
Diante de um mundo que o demônio vai arrastando para o mal, pelo prazer da impureza e do orgulho, a Madonna del Miracolo comunica-nos esse prazer da despretensão e da pureza.
A poucas quadras da famosa Piazza di Spagna e ao lado da sede da Congregação para a Evangelização dos Povos, encontra-se a igreja Sant'Andrea delle Frate. Neste santuário deu-se um fato extraordinário: Nossa Senhora apareceu a um rico e famoso judeu, Afonso Ratisbonne, o qual portava uma Medalha Milagrosa não por devoção, convertendo-o a Cristo.
No altar em que a Virgem Santissima (la Madonna) lhe apareceu, havia um quadro de São Miguel Arcanjo golpeando o demônio, que pode ser apreciado ainda hoje, mas em outro local da igreja.
Foi neste mesmo altar da Aparição que São Maximiliano Kolbe, falecido no tristemente famoso campo de concentração nazista de Auschwitz, celebrou sua primeira Missa no dia 29-4-1919.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Voltam aulas de latim em Nova York, e jovens pedem Catolicismo tradicional
O diário “The New York Times” e a revista “U.S. News & World Report” reportaram uma bem avançada e surpreendente tendência nas escolas de nível médio e secundário americanas: ensino de Latim [foto]!
A tendência cresceu nas últimas duas décadas dentro da Igreja Católica, especialmente entre os jovens.
Um número grande deles se entusiasma lendo-o, ouvindo-o, cantando e participando em liturgias em Latim.
Trata-se de jovens padres e seminaristas, mas de leigos também. Grupos organizados aprofundam a prática do canto gregoriano ou o estudo da gramática latina.
O singular do caso é que no período pós-conciliar pareceu que a Igreja abandonaria a língua básica da cultura ocidental. De fato ela desapareceu dos seminários e do culto.
Mas as novas gerações querem ouvir falar da verdadeira fé católica, e um segmento importante dos jovens voltou-se para a Tradição do catolicismo, a Adoração Eucarística e o Canto Gregoriano, escreveu o site The Catholic Thing .Junto veio a retomada de interesse pela língua oficial da Igreja, genuína transmissora do esplendor da fé Católica.
Hoje muitos jovens querem ler os Padres da Igreja de Ocidente, conhecer a Idade Média e o Magistério tradicional nos próprios originais.
O Latim dá unidade lingüística aos povos católicos em todos os continentes. Por tudo isso, ninguém o estuda e entende melhor que os jovens, acrescenta o site.Muitos estudantes querem ter contato com uma tradição que é maior e mais sábia do que eles próprios, e que os convida, por isso mesmo, a aderir a seus ensinamentos teológicos, morais e sociais, explica The Catholic Thing.
Contrariamente à visão individualista segundo a qual a Igreja tem que se adaptar ao mundo moderno, estes jovens querem se adaptar à Igreja vendo n’Ela a pilastra por excelência da verdade e da sabedoria, acrescentou.No início do século XX o Estado Maior do Império Alemão ficou alarmado pela diminuição das capacidades dos recrutas.
Após inquirições, verificou que os jovens não estudavam mais latim. Encaminhou então uma queixa ao Ministério de Educação. Este, por sua vez, revidou dizendo que o assunto não era de alçada do Exército, cuja missão era apenas fazer o soldado.
O Estado Maior respondeu: “dêem-nos o homem, e nós faremos o soldado”, como se o aprendizado do latim tornasse os seres humanos, ainda mais plenamente humanos.
De fato, os grandes talentos da Civilização ocidental ‒ inclusive anti-cristãos, como Hegel ou Marx ‒ desenvolveram plenamente seu espírito graças à influência insubstituível do latim.
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segunda-feira, 8 de junho de 2009
Paulistanos preferem estilo neoclássico enquanto templo da modernidade cai de podre
O prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) de estilo moderno brutalista foi tido como "obra prima". Vinham vê-lo artistas contemporâneos de todo o mundo.
Hoje é a vergonha dos mestres e alunos. Assemelha-se a uma casa assombrada que beira a ruína.
Setores interditados, enxurradas de água suja nos dias de chuva que entrando por grandes fissuras, caixas de água recolhem a água das goteiras.
Uma grande rede azul visa segurar os blocos de concreto que soltam do teto e podem ferir alunos distraídos. Há estalactites um pouco por toda parte.
Professores e arquitetos discutem as soluções possíveis. Mas, as reformas feitas só aumentaram as disputas. Na corrida pelo mais moderno possível qualquer absurdo aconteceu.
Até uma porta de jacarandá com muxarabiê, último tributo ao passado de arquitetura colonial do País, foi arrancada da entrada do auditório. Em seu lugar, ficou uma porta chinfrim, boa para cozinha.
Varais assomam nas janelas do Conjunto Residencial da USP (Crusp), insensíveis ao fato que os enfadonhos prédios são tidos em conta de vacas sagradas do modernismo arquitetônico.
No Departamento de Engenharia Elétrica, um novo teto de alumínio impede a entrada de luz natural em salas de aula e terraços.
Parece brincadeira, mas essa faculdade que investiga novas formas de consumo sustentável de energia, depois da reforma tem que acender a iluminação elétrica 24 horas sobre 24.
Entrementes, anuncia-se outro prédio símbolo, sucessor tal vez dos feitos da FAU-USP: o Edifício 360° a ser construído na zona oeste de São Paulo.
Até ganhou o Future Projects Awards, prêmio outorgado pela inglesa Architectural Review. O projeto apresenta ares de uma Cingapura de apartamentos caros. Um bloco retangular composto de caixotões empilhados como contêiner no cais.
Chegou-se a falar que, se o prédio for concluído, poderia ser o “novo símbolo da cidade”.Ele quer divergir gritantemente do estilo neoclássico que os paulistanos de bom gosto preferem largamente.
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segunda-feira, 25 de maio de 2009
Estado argentino aprova ensino religioso nas escolas primárias
Nas escolas primárias [foto] do populoso estado argentino de Salta os alunos agora devem rezar antes de entrar na aula.
A educação religiosa ficou obrigatória nas escolas públicas e privadas, com exame e nota em virtude de uma nova lei regulamenta preceito da Constituição estadual.
A Constituição também registra a “participação primordial da Igreja Católica” na educação e define o ensino da religião como uma realidade “imemorial” no Estado.
Na maioria dos casos as crianças recebem o catecismo e os fundamentos da Fé e da moral. Os não-católicos estão dispensados.Alguns ateus e poucos pais de família protestaram, alegando que seus filhos na Semana Santa não conseguiam dormir pensando na Crucifixão de Cristo. A extra-grande maioria dos progenitores e dos professores comemorou.
Antes mesmo da nova lei, nas escolas havia com freqüência pequenos altares com oferendas a Nossa Senhora e o Senhor do Milagre.
As mestras ensinavam aos alunos a compor uma oração de agradecimento a Mãe de Deus, a rezar antes das refeições, etc.
A influência católica no Estado de Salta impediu a regulamentação de uma lei nacional de saúde sexual e reprodutiva, que promove a imoralidade, até o aborto.
O governador é ligado politicamente à Presidente Kirchner. Ele percebeu ‒ como muitos outros políticos, aliás ‒, a degringolada do prestígio do governo esquerdista. Astutamente promoveu uma lei muito popular para ver se recompõe sua imagem para as próximas eleições.
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segunda-feira, 11 de maio de 2009
150.000 adultos americanos ficaram católicos na Páscoa
Na última Páscoa por volta de 150.000 adultos americanos ingressaram na Igreja Católica recebendo o batismo.
O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich o fez poucas semanas antes, informou a agência Zenit.
A Conferência Episcopal dos Estados Unidos comentou em comunicado de imprensa que “os números mostram o crescimento e a vitalidade da Igreja católica em regiões onde tradicionalmente representava só uma pequena minoria”.
Por exemplo, a arquidiocese de Atlanta tinha 513 catecúmenos aguardando o batismo e 2.195 candidatos batizados que vão ingressar na Igreja Católica em 2009, sem contar os batismos de crianças.Uma californiana, Heidi Sierras, foi escolhida para representar a América do Norte na Vigília Pascual no Vaticano, onde foi batizada por S.S. Bento XVI.
Estes novos católicos em geral engrossam as correntes conservadoras da Igreja. As correntes ditas ‘progressistas’ torcem o nariz diante da simples idéia da conversão, pois acham que é anti-ecumênica.
Mas, a graça do Espírito Santo que age no fundo das almas e é a única que pode mover a autênticas conversões não quer saber desses sofismas. Assim, por vezes, até famílias inteiras [foto] ingressaram e se preparam para ingressar na Santa Igreja.
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sábado, 25 de abril de 2009
Canonização de Dom Nuno Álvares Santo, guerreiro e monge
Dom Nuno Álvares Pereira reuniu em si o conjunto de virtudes e predicados que fazem dele o arquétipo de qualquer cristão.
Frei Nuno de Santa Maria — seu nome religioso — é um personagem indivisível, e como tal deve ser visto.
Sobre este homem pousou, desde cedo, a mão da Providência. A sua vida foi uma sucessão contínua de prodígios e de lutas; e as suas ações, quer como condestável dos exércitos, quer como grande esmoler, foram aureoladas pela glória e humildade.
Corria o ano de 1360. Na festa de São João Batista, a 24 de junho, nasceu ele em Cernache do Bonjardim (140 quilômetros a norte de Lisboa), recebendo no Batismo o nome de Nuno. Descendia por ambos os lados da mais alta nobreza de Portugal.
Com tenra idade, como era hábito naquele tempo, foi viver entre cavaleiros e escudeiros. Os grandes feitos da cavalaria medieval povoavam os horizontes dos jovens da época. A Crônica do Condestável está repleta desses relatos.
Recebera em casa uma esmerada educação e sólida formação cristã. Ambas, aliadas à retidão de alma de Nuno, produziram efeitos duradouros que hoje nimbam a imagem do Condestável, cujo culto universal a Igreja Católica legitimará com a sua canonização.
Aos 13 anos acompanha o pai à Corte, que se achava em Santarém, uma vez que Henrique II de Castela invadira Portugal e marchava sobre Lisboa. Ele e o irmão Diogo recebem do Rei Dom Fernando de Portugal a ordem de colher informações sobre os invasores.Desincumbem-se da tarefa com brilho. Dom Fernando toma Diogo para seu serviço, e Nuno, a quem foram dispensadas as cerimônias de praxe, é logo ali armado cavaleiro. Começa então a sua carreira de armas, e talvez seja esta a faceta mais incompreendida do Condestável para o homem contemporâneo, intoxicado que está pelos miasmas do pacifismo.
Nuno Álvares seguiu estritamente os princípios da cavalaria medieval — defender a fé, servir o rei e a honra das mulheres, estender a mão aos oprimidos. Fez sempre uso ponderado das armas, e nisso residia a razão da sua força. A procura da justiça era, para o santo Condestável, o fim último.
A crise que desembocará na batalha de Aljubarrota, na qual o gênio militar de Nuno Álvares resplandece, começa a emergir.
Entram em foco questões dinásticas delicadas, para além do fato de que, embora o Rei Dom Fernando tivesse obtido uma reconciliação de circunstância com o rei de Castela, contra quem guerreara, as desconfianças mútuas não se tinham dissipado e a situação ficara mal resolvida. Uma forte noção de identidade ia tomando conta de Portugal perante a ameaça castelhana, como se pode depreender dos escritos do cronista Fernão Lopes.
Paralelamente a esses acontecimentos emergira, em 1378, o tristemente célebre cisma do Ocidente. Em Portugal, o povo e o clero mantiveram-se fiéis ao Pontífice Romano, representante da legítima sucessão apostólica. Os castelhanos, no entanto, apoiaram o Papa de Avinhão, denominado “anti-papa”. Uma nova vertente, a religiosa, soma-se assim à crise. Na época, lutar contra os castelhanos torna-se a defesa do verdadeiro Papa contra os cismáticos.Dom Nuno Álvares, pressentindo a ocupação próxima do trono de Portugal pelo rei de Castela, pôs-se a caminho de Lisboa acompanhado dos seus escudeiros. A morte em fins de 1383 do Conde Andeiro, amante de Dona Leonor Teles, precipita os acontecimentos.
Assume então o Mestre de Aviz, Dom João, Regedor e Defensor do Reino. Ao formar o seu Conselho de Governo, chama Nuno Álvares a tomar parte. Nas províncias, a insurreição vai ganhando terreno. Lisboa é cercada pelo rei de Castela. A sublevação estende-se a todo o Reino.
Dom João, Mestre de Aviz, envia o Condestável para defender as fronteiras no Alentejo. Com apenas 24 anos, derrota os invasores na batalha de Atoleiros, a 6 de abril de 1384. Ali agradece a Deus e à Santíssima Virgem por ajudarem no estabelecimento da justiça, “porque todo o vencimento é em Deus, e não nos homens”.
Em setembro de 1384 é levantado o cerco de Lisboa. Em Coimbra, as Cortes reúnem-se em abril-maio de 1385 para pôr cobro à questão dinástica. Dom João I é aclamado rei por unanimidade. Nuno Álvares é nomeado Condestável, chefe supremo do exército português. Contudo, o mais difícil ainda não chegara. O exército castelhano, agora bem apetrechado de homens e armas, vem tomar desforra.
Era domingo, 13 de agosto de 1385. O Condestável faz o reconhecimento do terreno, perto de Aljubarrota (20 quilômetros a sul da cidade de Leiria), ouve missa e comunga, depois retira-se em oração.
A batalha dá-se na véspera da festa da Assunção de Nossa Senhora, dia 14. Segundo os cronistas, do lado português estão, juntamente com os arqueiros ingleses, 7.700 homens; do lado castelhano são mais de 30.000. Ainda de acordo com os cronistas, mal despontara a aurora, iniciam-se os combates da batalha de Aljubarrota, que foi fulminante, tendo o exército castelhano deixado o solo juncado de mortos e feridos.
O Condestável respeitou as regras da cavalaria e permaneceu três dias à espera do exército invasor. Decorreram 26 anos até a assinatura do tratado de paz, em 1411. Ainda no rescaldo de Aljubarrota, travou-se a batalha de Valverde, nas proximidades de Mérida, em outubro de 1385, onde os castelhanos sofreram nova derrota.
Como penhor de gratidão pela vitória em Aljubarrota, Dom João I e o Condestável mandam construir um mosteiro em honra de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha, preciosa jóia da arquitetura gótica flamejante e um dos mais belos complexos monacais da Europa. .
Tendo entrado cedo na carreira das armas, logo após, aos 16 anos, Nuno Álvares contrai núpcias com Dona Leonor Alvim. Desse casamento, interrompido prematuramente pela morte da mulher, nasceu Dona Beatriz, que se casou com o 1º Duque de Bragança, filho bastardo de Dom João I. Pelo grande dote que deu à filha para o enlace matrimonial, é considerado o fundador da Sereníssima Casa de Bragança, cujos reis reinaram em Portugal de 1640 a 1910; e no Brasil independente, de 1822 a 1889.
A faceta de chefe militar do Condestável vai chegar até África, onde desembarca com os exércitos do rei na decisiva tomada de Ceuta, em 1415.
Entre os períodos de paz que se seguiram, Nuno Álvares dedica-se à edificação e restauro de igrejas e capelas por todo o Reino. Fidalgo de muitos haveres, vai distribuindo pelos seus próximos e pelos pobres os bens que acumulara nesta Terra.
Na sua longa vida de soldado, jamais permitiu que os seus comandados ofendessem ou profanassem templos cristãos, ultrajassem os sacramentos ou pilhassem os bens da Igreja. A sua retidão, em matéria muito sensível, era tão direita quanto o fio duma espada.No entanto, sobre esta alma de eleição parecia ecoar a voz do Salmista (60, 2-3): “Escutai, ó Deus, o meu clamor, atendei a minha oração. […] Dos confins da Terra grito por Vós, com o meu coração desfalecido”. Consciente de que esta vida não é senão uma preparação para a outra, que é a das bem-aventuranças eternas, Nuno Álvares vai recolher-se no convento do Carmo, em 1423.
A procura da transcendência e do Absoluto, que é o nosso Deus Uno e Trino, encherá a sua alma sedenta até o último suspiro. Professará como irmão carmelita e se tornará o paladino da autêntica caridade cristã, distribuindo esmolas e ajudando os mais necessitados.
Em 1431, com 71 anos incompletos, entrega a sua alma ao Redentor. Na igreja do Carmo, sobre a campa rasa, lia-se em latim: “Aqui repousa aquele Nuno, Condestável, fundador da Casa de Bragança, chefe militar exímio, depois monge bem-aventurado, o qual, sendo vivo, desejou tanto o Reino do Céu que mereceu, depois da morte, viver eternamente na companhia dos santos; pois, de seguida a numerosas recompensas, desprezou as pompas e, fazendo-se humilde, de príncipe que era, fundou, ornou e dotou este templo”.
Depois de muitos percalços históricos, sobretudo devido ao terremoto de 1755, que devastou Lisboa e a igreja do Carmo, os seus restos mortais repousam, desde 1951, na igreja do Santo Condestável na capital portuguesa.
Nuno Álvares Pereira, santo Condestável, Frei Nuno de Santa Maria –– três nomes, três facetas de um só homem.
Beatificado por Bento XV em janeiro de 1918, será canonizado por Bento XVI em 26 de abril de 2009. Para a Ordem Carmelita, é mais uma estrela que brilhará na constelação dos santos que honram os seus altares.
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quinta-feira, 9 de abril de 2009
Sexta-feira Santa — Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
O povo judaico gemia porque o Messias não vinha. Mas quando veio, se pôs a persegui-Lo. Ele praticou milagres, entusiasmou o povo.
A classe sacerdotal, a classe alta política, teve medo: ‘Quem é este homem que leva atrás de Si as multidões? O que restará do nosso poder? Ele é perigoso para nós!’.
A perseguição começou à maneira muito moderna: por uma guerra de calúnias e perguntas retorcidas, cheias de ciladas, montadas nos laboratórios da insinceridade.
A resposta divina era simples, direta, luminosa e pulverizadora!
Pôncio Pilatos só O condenou devido a uma jogada política dos sacerdotes. Disseram eles: ‘Se tu não condenares Cristo à morte, tu não és amigo de César!’ (Jo 19,12).
E Pilatos, mole e de maneira vil, diante da idéia de perder o cargo de governador da Judéia, mandou matá-Lo.
Pilatos começou parlamentando com a populaça, e propôs: ‘Quem desejais que seja solto: Jesus ou Barrabás?’ (Mt 27,17).
Barrabás era o chefe de um bando sedicioso. Era o pináculo da infâmia e do malfazejo. Jesus era símbolo da dignidade do povo judeu. Ele era o descendente de David, a figura mais eminente do Antigo Testamento. Só tinha passado pela Terra fazendo o bem.
Pilatos, sempre centrista, achou que os judeus não seriam tão maus que chegassem a preferir Barrabás a Jesus. Ele não compreendia que, quando os homens não seguem a Jesus, escolhem quase necessariamente Barrabás.A primeira e a maior revolução de todos os tempos explodiu na Semana Santa. A revolução é, por definição, uma revolta dos que devem estar em baixo, e devem amar e obedecer aqueles que estão acima.
Nosso Senhor possuía todos os graus possíveis de superioridade sobre todo o gênero humano. A missão dos judeus era reconhecê-Lo como Homem-Deus e submeter-se a seu doce império.
Fizeram o contrário. Não O reconheceram e não Lhe tributaram nem admiração nem obediência, por maldade, por inveja.
Não quiseram a sua Lei, porque eram corrompidos e Nosso Senhor ensinava a austeridade. Revoltaram-se e mataram-No.
Foi a maior das revoluções, porque nunca se praticará tanta infâmia contra uma tão alta autoridade. A revolução protestante, a Revolução Francesa, a revolução comunista têm seu padrão arquetípico na revolta contra Nosso Senhor, o Rei dos reis.
Que a consideração de nosso Rei enxovalhado encha-nos de adoração e compaixão para com Ele e de indignação para com a revolução que O crucificou.
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terça-feira, 7 de abril de 2009
Quarta-feira Santa: traição de Judas
O Sinédrio tramava apoderar-se de Cristo. Judas indicou o meio: ‘Eu sei onde, sou discípulo d’Ele, mas quero dinheiro pelas indicações!’
Era natural que os sinedristas dessem uma boa quantia. Mas eles eram gananciosos, e Judas conformou-se com pouco, porque queria dinheiro logo.
Quando Judas apareceu para prender Nosso Senhor e osculou-O, Jesus perguntou-lhe com afeto: ‘Judas, com um ósculo tu trais o Filho do Homem?’ (Lc 22,48).
Judas não se incomodou. ‘Trinta dinheiros, o resto não importa!’ Conhecemos a resto da história, que terminou ignobilmente numa figueira.
Nosso Senhor sabia que ia ser vendido por esse preço. Zacarias havia profetizado: ‘Deram para o meu salário trinta moedas de prata’ (Zc 11,13).
Tudo se passou assim, porque Ele consentiu. O Salvador não era um vencido amarrado e garroteado, mas o vencedor que divinamente quis deixar-Se prender para a salvação do gênero humano
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domingo, 5 de abril de 2009
Segunda-feira Santa
Isaías chamou Nosso Senhor de ‘Vir dolorum’ (Is. 53,3) o Varão das Dores. De Nossa Senhora, espelho da Sabedoria que reflete em Si tudo quanto é de Jesus Cristo, pode-se dizer que é ‘Mulier dolorum’, a Dama das Dores.
Num oceano de sofrimentos, tudo n’Ela era equilibrado e raciocinado. O amor era incomparável, sem super-emoções, mas com uma infinitude de sentimento. Sem torcidas, sem pânicos, embora numa angústia quase estraçalhante.
Quando o Madeiro foi levantado, as dores de Nosso Senhor atingiram o insondável.
Ela, então, ficou na alternativa: de um lado, queria que Ele morresse logo, para interromper os tormentos; de outro lado, desejava que Ele ainda vivesse, pois toda mãe quer alongar a vida de seu filho.
Mas Nossa Senhora sabia que era melhor para os pecadores a imolação ir até o fim.
A grandeza de Nossa Senhora não está tanto na enormidade dos seus padecimentos, mas em ter desejado que seu Filho cumprisse esse sacrifício supremo por amor de nós. Deus amou-nos tanto, que desejou sacrificar o seu Filho Unigênito.
Nossa Senhora teve tanta dileção por nós, que Ela aderiu a essa função sacrifical.
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segunda-feira, 30 de março de 2009
No Kazakistão ergue-se catedral em honra a Nossa Senhora de Fátima sobre antigo campo de concentração
Na cidade de Karaganda, capital do Kazakistão, segundo informou a agência vaticana Fides, será inaugurada uma nova catedral (foto) dedicada a Nossa Senhora de Fátima.
Durante mais de 50 anos o comunismo tentou apagar a fé no país.
A região virou “um imenso campo de concentração”, para o qual foram deportadas milhões de pessoas de 120 etnias.
Ali foram martirizados inúmeros católicos, entre os quais o Pe. Alexis Saritski, beatificado em 2001.
A nova catedral, construída em estilo gótico e revestida com pedras do Cáucaso, honrará a memória desses mártires.
Fiéis de todo o mundo, organizados por campanhas como a da italiana Luci sull’Est, obtiveram os recursos para esta vitória de Nossa Senhora de Fátima.
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segunda-feira, 2 de março de 2009
Presidente da Colômbia consagra seu país a Nossa Senhora dos Remédios para afastar o terrorismo
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi até o santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Riohacha (norte), para pedir à Mãe de Deus que afaste de seu país a ameaça do terrorismo e dos seqüestros.
“Neste dia nós Vos consagramos totalmente nossa vida, trabalhos, penas e alegrias, triunfos e fracassos. Tudo quanto somos e temos; nosso ser. Queremos que Vós, como Mãe espiritual, nos ajudes sempre e nos protejas de todo perigo para a alma e para o corpo. Alcançai-nos de Vosso Divino Filho Jesus Cristo as graças e favores que Lhe imploramos por vossa intercessão”, rezou o presidente em viagem oficial, informou a Presidência da Colômbia.
Por que é que no Brasil isso não acontece?
As esquerdas ‒ inclusive a dita “católica” ‒ querem impor um laicismo agnóstico (ateu) para afastar o País de Nossa Senhora e de vocação providencial que Deus lhe deu.
O destemido exemplo do chefe de Estado colombiano é uma amostra de conduta do bom governante que deve amar verdadeiramente seu povo e por isso aproximá-lo de Nossa Senhora.
As graças do Céu então viriam mais copiosamente.

“Dái a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Explorai, Senhores do Poder Temporal, as riquezas de nossa terra; estruturai segundo as máximas da Igreja, que são a essência da civilização cristã, todas as nossas instituições civis.
“Auxiliai quanto em Vós estiver, a Santa Igreja de Deus e que plasme a alma nacional na vida da graça, para a glória do céu. Fazei do Brasil uma pátria próspera, organizada e pujante, enquanto a Igreja fará do povo brasileiro um dos maiores povos da História.
“Na harmonia desta mesma obra está a predestinação de uma íntima cooperação entre dois poderes. Deus jamais é tão bem servido, quanto se César se porta como seu filho. E, Senhores, em nome dos católicos do Brasil, eu vo-lo afianço, César jamais é tão grande, como quanto é filho de Deus.
“Nessa colaboração está o segredo de nosso progresso e nela vossa parte é verdadeiramente magnífica.
“Trabalhai, senhores, trabalhai neste sentido. Tereis a cooperação entusiástica de todos os nossos recursos, de todos os nossos corações, de todo o nosso fervor. E quando algum dia Deus Vos chamar à vida eterna, tereis a suprema ventura de contemplar um Brasil imensamente grande e profundamente cristão, sobre o qual o Cristo do Corcovado, com seus braços abertos, poderá dizer aquilo que é o supremo título de glória de um povo cristão. Executai o programa de Governo que consiste em procurar antes o reino de Deus e sua justiça, que todas as coisas lhes serão dadas por acréscimo.
“Em um Brasil imensamente rico, vereis florescer um povo imensamente rico, vereis florescer um povo imensamente grande, porque dele se poderá dizer:

“Bem-aventurado este povo generoso e acolhedor, que ama a paz mais do que as riquezas, porque ele possui a terra.
“Bem-aventurado este povo de coração sensível ao amor e às dores do Homem-Deus, às dores e ao amor de seu próximo, porque nisto mesmo encontrará sua consolação.
“Bem-aventurado este povo varonil e forte, intrépido e corajoso, faminto e sedento das virtudes heróicas e totais, porque será saciado em seu apetite de santidade e grandeza sobrenatural.
“Bem-aventurado este povo misericordioso, porque ele alcançará misericórdia.
“Bem-aventurado este povo casto e limpo de coração, bem aventurada a inviolável pureza de suas famílias cristãs, porque verá a Deus.
“Bem-aventurado este povo pacífico, de idealismo limpo de jacobismos e racismos, porque será chamado filho de Deus.
“Bem-aventurado este povo que leva seu amor à Igreja a ponto de lutar e sofrer por ele, porque dele é o reino dos céus”.
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