terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Imagem monumental de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Alagoas

Nossa Senhora do Perpetuo Socorro sendo instalada em Maribondo, Alagoas
Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
sendo instalada em Maribondo, Alagoas
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
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No período “pós-conciliar” (de 1965 em diante) os fiéis assistiram horrorizados a uma eliminação das imagens religiosas católicas de igrejas e locais públicos e privados, inclusive obras de arte e históricas.

Os fautores de esse furor iconoclasta aduziam agir no “espírito do Concilio Vaticano II” para criar ambientes de igreja mais no gosto dos homens modernos.

“Expulsai o natural e ele voltará a galope”, escreveu o pensador Philippe Destouches, membro da Académie Française.

O que aconteceu depois da onda progressista contra as imagens religiosas poderia se resumir numa paráfrase: “Expulsai as imagens religiosas e elas voltarão em asas de anjos”.

Pois hoje, os fiéis reclamam o retorno das imagens às igrejas, e estão promovendo a instalação de monumentos religiosos gigantescos, leia-se de muitos andares, com esculturas representando as devoções tradicionais e padroeiros de cidades ou regiões.

Um dos tantos recentes exemplos, foi dado pala inauguração no alto da Serra das Microondas que domina a cidade de Maribondo (AL) da estátua gigante da padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, segundo informaram sites e perfis de redes sociais do estado. Cfr.

Ela se destaca pela sua beleza, difícil de conseguir em imagens de tão grandes proporções. Está erguida em local com privilegiada visão panorâmica, e virou novo santuário da cidade.

Na inauguração e bênção, a cidade viveu um momento de intensa emoção de Fé católica.

Aliás, indo no sentido diametralmente oposto à fúria iconoclasta do dito “espírito do Concilio Vaticano II”, o qual parece estar morrendo sem pena nem glória.

Chegada da imagem
Chegada da imagem
Centenas de pessoas, lideradas pela prefeita Leopoldina Amorim, também devota da padroeira, foram até o povoado próximo de Lagedo aguardar a chegada da carreta que trouxe a enorme estátua.

Ao chegar, a imagem foi escoltada por uma carreata até a cidade, onde outras milhares pessoas já aguardavam numa manifestação marcada por muita fé e emoção, segundo as informações locais.

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, encomendada pela Prefeitura de Maribondo, tem 18 metros de altura e foi feita na cidade pernambucana de Petrolina pelo escultor pernambucano Ranilson Viana.

Ao ser instalada na Serra das Microondas a imagem atingiu 22 metros, pois ficou sobre uma capela que ficou na sua base.

Na página Instagram do escultor, acumulam-se incontáveis comentários que se rejubilam pela iniciativa católica.

Até reclamam, propõem, querem, insistem em que o exemplo seja imitado nas respectivas cidades para santos ou invocações dos padroeiros. 

Também avançam não poucas indiretas contra as autoridades locais que não o fazem ou não venham a fazê-lo.




terça-feira, 7 de janeiro de 2025

A cátedra onde sentou São Pedro

Trono de São Pedro
Trono de São Pedro
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
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Habitualmente o fiel não é informado que dentro do espetacular monumento de Bernini no altar da Cátedra de Pedro no fundo da basílica de São Pedro se conserva uma humilde e milenar cadeirinha que é aquela em que teria sentado o Príncipe dos Apóstolos, informou “Rome Reports”.

Esse trono-relíquia é a cátedra de Pedro, que nos remete àquele que Jesus Cristo ungiu como seu vigário na Terra: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16; 18).

Dentro do pomposo assento lavrado com arte eximia por Gian Lorenzo Bernini (1598 –1680) existe uma relíquia escondida do século IX que é nada mais e nada menos a cadeira de madeira que foi o trono dos papas.

A última vez que foi retirado do monumento de Bernini foi há 50 anos. A restauração do altar que está atualmente em curso obrigou a que fosse retirada. E assim a partir do dia 27 de outubro, ficou possível venerar.

O arcipreste da Basílica de São Pedro Cardeal Mauro Gambetti explicou que a antiga sede da Cátedra de Pedro também está sendo investiga do ponto de vista científico.

Trono de São Pedro restaurado
Trono de São Pedro como ficaria restaurado
Uma vez que se certifique que suas condições de conservação o permitem, ficará exposto à veneração dos fiéis que visitem a basílica. Acresce que sua idade exata está em estudo, tendo adornos de épocas diversas.

O Cardeal Gambetti reconheceu que nos séculos passados, poucos viram a Sé de Pedro. E que agora será possível contemplar este testemunho da tradição apostólica que começa com o Apóstolo São Pedro.

O humilde trono, cuja fragilidade é aumentada pelo inevitável desgaste provocado pela passagem dos milênios, é comovedor.

Mas brada aos fiéis que a monarquia divina instituída por Cristo na pessoa do Papa resiste até aos mais danosos fatores de corrupção que existem na Terra.


A este respeito, selecionamos alguns comentários do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira:

Em Roma havia habitantes de todas as partes do Império que exerciam influência sobre suas respectivas províncias.

Com isto levavam a influência de Roma para os últimos recantos. Roma tinha atraído para si pessoas de todo o Império e mandava para longe pessoas de todo o Império: funcionários, legionários e todo aparelho administrativo e militar romano, de maneira que cristianizando a cidade de Roma, estava conquistado o ponto estratégico para a cristianização do Império. E assim, potencialmente estava cristianizado o mundo.

Então, por um desígnio soberano de Deus, a cidade de Roma foi escolhida para ser a cidade do Papa: porque desde a cidade estratégica, a salvação podia se tornar mais conhecida.

Então, a Cátedra de São Pedro foi posta no centro de influência do mundo inteiro, e que por causa disto “inoculou” no mundo inteiro a regeneração pela verdadeira Fé disseminou e espalhou a Igreja.

A Providência age de um modo político interessante; porque era preciso que a sede dEla fosse na mais importante cidade do mundo para poder espalhar a sua influência.

São Pedro ensinando desde a simplicidade de seu trono
São Pedro ensinando desde a simplicidade de seu trono
Mas depois convinha que o Papa tornado personagem humanamente poderosíssimo, não convivesse com o maior poder temporal, porque sairia fricção.

Acresce que em certo momento foi necessário que Roma não fosse mais a capital política do mundo. E então, Constantino se transladou para Bizâncio.

Nunca mais Roma veio a ser a capital de uma potência internacional.

E a Roma dos Papas foi sempre um pequeno Estado temporal.

Depois nós tivemos a carnavalesca Roma dos Sabóias, capital do Reino da Itália. Esta Roma foi capital de um Estado de alguma importância mas não de um poder político e militar mundial. De uma influência cultural mundial, sim; de um poder político e militar mundial, não.

Passou-se então a coisa mais inesperada do mundo. Para humilhar ainda mais o Papa, a Revolução transformou a Roma dos Sabóias numa república.

Mas quando se foi fazer as eleições, verificou-se que a maior influência eleitoral da Itália era o Papa. E hoje em dia, por detrás dos governos democráticos é o Papa que governa.

Os papéis se inverteram, e em vez de a Roma civil governar a Roma religiosa, a Roma religiosa governa a Roma civil. E assim não se realizou o desígnio revolucionário do Papado oprimido pelo poder civil.

Isso é o melhor possível? Nós temos nossa opinião formada. Se São Pio X estivesse no Sólio Pontifício, a Itália seria a nação mais bem governada do mundo.

São Pedro ensinando na sua cátedra. Altar de Lleida (1150-1200)
São Pedro ensinando na sua cátedra. Altar de Lleida (1150-1200)
Quando se fala da Cátedra de São Pedro, fala-se naturalmente do móvel da cátedra.

Os senhores sabem que, no fundo da Igreja de São Pedro, há uma cátedra feita de bronze por Bernini, cercada de uma série de resplendores. E que por causa disto se chama a “glória de Bernini”.

Esta cátedra é oca. Ela pode ser aberta, e dentro se encontra, e é exposto para veneração dos fiéis em certas ocasiões, o pequeno trono de madeira que São Pedro usava em Roma.

A cátedra, simbolicamente lembra o poder, a instituição, o Papado, o Pontificado. Lembra a continuidade do Papado através de todos os séculos, embora a tenham ocupado homens tão diferentes.

Lembra o supremo governo da Santa Igreja, Católica, Apostólica, Romana, a Cabeça da Igreja. As vicissitudes humanas podem até rodear de trevas essa Cátedra, mas Ela é sempre a mesma.

São Pedro ensinando na cátedra. Mosaico na catedral de Santa Maria Nuova, Monreale, Sicília, século XII
São Pedro ensinando na cátedra. Mosaico
na catedral de Santa Maria Nuova, Monreale,
Sicília, século XII
Quando se ama alguém, se ama sobretudo pela sua face, sua cabeça. E portanto, nosso amor à Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, que é absolutamente sem limites e acima de todas as coisas da terra, incide especialmente sobre o Papado e a Cátedra de São Pedro, qualquer que seja o seu ocupante.

Porque a Pedro foram dadas as chaves dourada e prateada. A chave dourada do Céu e a chave prateada do poder indireto na terra.

A esse Pedro nós osculamos os pés em espírito, como expressão de homenagem e de adesão, porque em relação à Cátedra de São Pedro nosso amor, nossa obediência, nossa veneração, absolutamente não têm limites.

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, excertos de palestra de 17.1.66, sem revisão do autor)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Santo Natal e Feliz Ano Novo !

Luis Dufaur
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terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Por que se faz a “Missa do Galo” na noite de Natal?

Galo no topo da catedral São Vito, Praga
Galo no topo da catedral São Vito, Praga
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
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“Missa do Galo” é o nome da celebração litúrgica da meia-noite, na véspera do Natal.

A expressão vem da tradição segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo cantou mais fortemente que qualquer outro, anunciando o nascimento do Menino Jesus.

Assim como o galo anuncia o nascer do sol e seu canto preludia o amanhecer, assim também a “Missa do Galo” comemora e canta o nascimento de Jesus, o Sol nascente que, clareando a escuridão do pecado, veio nos remir.

O galo foi escolhido como símbolo desta celebração porque ele representa, histórica e tradicionalmente, a vigilância, a fidelidade e a fé proclamada no auge das trevas.

Por isso podemos ver, no topo do campanário das igrejas, um galo proclamando para todos os quadrantes que Jesus nasceu.

A celebração é feita à meia-noite porque o nascimento ocorreu por volta dessa hora. A “Missa do Galo” foi celebrada pela primeira vez no século V pelo Papa Xisto III na então nova basílica de Santa Maria Maior, onde são hoje veneradas as relíquias do Santo Presépio, conservadas em artístico relicário.

Nos primórdios da Igreja, os cristãos se encontravam para rezar na cidade de Belém à hora do primeiro canto do galo. Com a expansão da Igreja, na vigília do Natal os fiéis se reuniam na igreja mais próxima e passavam a noite rezando e cantando.

Em algumas aldeias espanholas era costume os camponeses levarem um galo à igreja para que ele cantasse na missa.

A igreja era toda iluminada com lâmpadas de azeite e tochas. As paredes eram revestidas com panos e tapetes. O templo era perfumado com alecrim, rosmaninho e murta.

Desde o início desta devoção a véspera de Natal é suave e nobremente jubilosa. Por isso é chamada de Noite Santa. Seus cânticos são festivos, como o tradicional Glória litúrgico.

Adoração do Menino Jesus no fim da Missa do Galo, igreja do Oratório, Londres
Adoração do Menino Jesus no fim da Missa do Galo, no Oratório, Londres
Segundo uma tradição católica muito generalizada, os fiéis iam acendendo uma vela a mais em cada semana do Advento, ou período de quatro domingos antes do Natal.

Elas já estavam todas acesas na “Missa do Galo”, solenemente celebrada e na qual a comunhão era oferecida pelo nascimento do Messias.

Em Roma, o Papa deve conduzir pessoalmente a celebração, pois ele é sucessor de Pedro, o Apóstolo designado pelo próprio Jesus para primeiro monarca da Igreja (Mt 16,18).

O Natal é uma das raríssimas datas litúrgicas que contemplam três Missas diferentes: a da noite, a da aurora e a do dia.

Segundo São Gregório Magno, a Missa da noite, ou “do Galoin galli cantu (à hora em que o galo canta) comemora a vinda de Jesus à Terra; a Missa da aurora, celebrada logo depois, comemora o nascimento de Jesus no coração dos fiéis; a Missa do dia, ou Missa de Natal propriamente dita, evoca o nascimento do Verbo de Deus.

A Missa começava com um cântico natalício. No momento do “Gloria in excelsis Deo”, as campainhas tocavam para assinalar o nascimento do Redentor. No fim da celebração, todos iam oscular o Menino. Em algumas Igrejas, o presépio permanecia coberto até o momento do cântico.

De início jejuava-se durante a vigília, como forma de desprendimento e convite à contemplação do grande mistério que vai se celebrar. Comia-se apenas peixe — e em Portugal bacalhau, costume que ainda perdura em muitos lares brasileiros.

Depois que se aboliu o jejum, o povo continuou a chamar a ceia de Natal de “consoada”, embora esta tenha passado a ser mais abundante. “Consoada” significa pequena refeição e surgiu no século XVII. Era feita após a “Missa do Galo”.

Os fiéis chegando para a 'Missa do Galo' (Clarence Gagnon,1933)
Os fiéis chegando para a 'Missa do Galo' (Clarence Gagnon,1933)
Até a revolução “pós-conciliar”, após a “Missa do Galo” as famílias voltavam para suas casas, colocavam a imagem do Menino Jesus no Presépio, cantavam e rezavam em seu louvor, faziam a Ceia de Natal e trocavam presentes.

O nome “Missa do Galo” usa-se apenas em português e espanhol. Na maior parte do mundo chama-se simplesmente Missa da noite de Natal ou Missa da meia-noite.

Na Espanha havia uma tradição peculiar: “Antes de baterem as 12 badaladas da meia-noite de 24 de dezembro, cada lavrador da província de Toledo matava um galo, em memória daquele que cantou três vezes, quando Pedro negou Jesus, por ocasião da sua morte”.

Em seguida, a “ave era levada para a igreja e oferecida aos pobres”, informa a agência católica Ecclesia.

Apesar do laicismo moderno e da escalada do ateísmo materialista, nessa abençoada noite as catedrais de Paris, Londres, Barcelona e muitas outras se enchem, para acompanhar os coros que cantam as santas alegrias do Natal iminente... até o galo cantar anunciando a Boa Nova!



"Stille Nacht, Heilige Nacht" (Noite silenciosa, noite santa, Alemanha)




"Il est né le Divin Enfant" (Nasceu o Divino Menino, França)




"Gabriel, fram Heven-King" (Gabriel anunciou o Rei do Céu, Inglaterra)





"Pastores loquebantur" (Os pastores falavam, Daniel Bollius)





"Adeste fideles" (Vinde, fiéis, Daniel tradicional)





"Canta ruiseñor" (Canta rouxinol, Peru, tradicional)





"O du fröhliche, o du seliche" (O você feliz, oh você mesmo, Alemanha)





"Dormi Jesu dulcissime" (Dorme, oh meu docíssimo Jesus, Pal Esterhazy, Áustria)





terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Imaculada entre ruinas carbonizadas na Argentina

A Inmaculada Conceição em Ongamira brilhava entre as brasas
A Imaculada Conceição em Ongamira brilhava entre as brasas
Luis Dufaur
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Também na Argentina os devastadores incêndios que em 2024 pegaram em quase toda América do Sul simultaneamente por mãos de incendiários alguns dos quais presos, afetaram gravemente a região de Punilla, província de Córdoba, no coração do país, segundo registrou o importante site de Buenos Aires “Infobae”.

Mas, no pior da destruição as chamas tomaram conta do prédio do Centro Mariano do Espírito Santo, localizado entre Ongamira e Quebrada de la Luna.

Mas, de modo imprevisível, a imagem da Nossa Senhora das Graças permaneceu resplandecente de alvura entre as cinzas e as ruínas do prédio que a tinha albergado.

O fato tomou de surpresa ao fotógrafo profissional Ariel Luna, da InfoCórdoba, que tirou as fotos que se tornaram virais.

Ele descreveu o fato vivido deste modo: “de manhã eu estava procurando uma fonte de fogo para fotografar no meio da noite. E com um colega vimos que em Ongamira havia mais fogo e andámos nessa direção cerca de 12 quilômetros, montanha adentro”, recordou.

Ao se aproximar da área de maior intensidade encontrou fugitivos que lhe contaram que o santuário mariano estava em chamas porque “não havia bombeiros nem ninguém que pudesse apagar o fogo”. Era isso que os jornalistas procuravam e para lá eles foram.

Prossegue Ariel Luna: “encontramos uma estrutura pegando fogo. O impacto visual gerado por aquela queimada foi muito forte, vimos como destruiu toda a madeira das paredes e sobraram apenas alguns gravetos em chamas”, lembrou.

Após cerca de sete minutos, o profissional começou a tirar fotos do local, sem ainda ver a estátua.

“Era muito difícil, pois o fumo e as cinzas dificultavam a visão e a focagem à distância, por isso trabalhei dentro do fogo, sem lentes fotográficas grandes, mas sim curtas, em grande plano”, explicou.

Até que, entre as faíscas, percebeu algo ao que atribuiu um caráter quase divino. “Comecei a vislumbrar uma figura branca na fumaça, mas era impossível chegar perto por causa do fogo”, contou.

O fotógrafo viu primeiro a silhueta de Nossa Senhora até que a foto com flash o surpreendeu
O fotógrafo viu primeiro a silhueta de Nossa Senhora
até que a foto com flash o surpreendeu
Nessa hora aconteceu uma mudança repentina no vento que o ajudou a aproximar-se do que viu ser uma estátua da Virgem Maria.

“Estávamos procurando fogo e apareceu uma maré laranja e pensámos que era uma casa, mas depois vimos que era um santuário. Entrei para tirar fotos no meio de todas as estruturas em chamas, me virei e vi a Virgem completamente branca”, disse o fotógrafo ao ElDoce.tv.

“Não tinha nenhuma marca, não estava carbonizada, nada. Disseram-me que não queimou porque é de gesso, mas isso não é crível. Foi uma maré de fogo que consumiu tudo em 10 segundos”.

E acrescentou: “Na verdade enquanto eu tirava as fotos os gravetos continuavam caindo. Meu parceiro me disse para sair porque ele iria me queimar, então tirei mais algumas fotos e fui embora.”

“Não sobrou nada do santuário, só Ela, quando fui tirar a foto, vi que estava completamente branca, como se não tivesse estado ali antes e tivesse sido depositado recentemente”, revelou.

O que mais surpreendeu ao experiente repórter, é que a figura de gesso não apresentava manchas de fuligem, nem mesmo cinza acumulada, ao contrário de outra imagem sagrada encontrada recentemente em Los Coconuts.

“Aquela estava dourada, aqui está como está, por isso foi impactante para os fiéis”, comentou Luna, acrescentando que a imagem não foi deslocada do local. E ele busca se aproximar novamente. “Vou tentar entrar naquela área hoje, se o fogo permitir.”

Inalterada e impoluta via-se a imagem da Virgem após o fogo arrasar o santuário.
Inalterada e impoluta via-se a imagem da Virgem
após o fogo arrasar o santuário.
Luna confessou que “não vá à missa há 15 anos”, mas destacou que “nunca teve um impacto destas características, nenhuma cobertura deste incêndio teve tamanha magnitude midiática, a foto que está circulando por todo lado”, explicou.

Quando questionado se conseguiu se aproximar da Virgem e tocá-la para tentar entender por que a figura não sofreu nenhum dano, ele respondeu:

“Meu colega me disse ‘toquei’ e estava quente fervendo, mas não sofri absolutamente dano algum."

Luna descreveu o que ele qualificou surpreendente encontro com o divino: “Primeiro vi a silhueta dela, entre as chamas, e tirei várias fotos, depois fiz com flash e vi ela que ela nem estava marrom, mas o fogo vivo tinha acabado de passar e devastar tudo".

O fotografo retratou o que acontecia no incêndio em diversos locais de Córdoba inclusive do “minuto zero”, quando as chamas vindas de Villa Dolores avançaram para Capilla del Monte.

Enquanto ele tirava as fotos, as estruturas de madeira ao seu redor continuavam queimando, os gravetos continuavam caindo e seu companheiro o alertou para sair do local para evitar queimaduras.

Para Luna, capturar esta imagem não foi coincidência. “Descobri que há pessoas que rezam para a imagem e acreditam que é um milagre”, revelou o fotojornalista.

Em Los Cocos, Córdoba, Argentina, Nossa Senhora de Lourdes venceu o fogo
Em Los Cocos, Córdoba, Argentina,
Nossa Senhora de Lourdes venceu o fogo
Todos aqueles que viram a imagem expressaram seu espanto e interpretaram a imagem como um símbolo de esperança em meio à tragédia.

O incêndio referido na região central da Argentina destruiu casas, devastou vegetação avançando sem freios.

Um dos locais mais afetados foi a cidade de Los Cocos, onde dezenas de moradores perderam suas casas em questão de horas. Os jornais “Crónica” e “Diario 13”, este de San Juan, publicaram sendos relatos concordantes. 

Porém, em meio à destruição, mais uma descoberta inesperada trouxe esperança: uma imagem da Imaculada Conceição foi encontrada intacta entre os restos de casas consumidas pelas chamas.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Luján é a padroeira do país, do mesmo modo que Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é padroeira do Brasil

Segundo o jornal local “La Voz”, um novo foco de incêndio desencadeou-se no departamento de Calamuchita, nas zonas de Intiyaco e Villa Berna, perto de La Cumbrecita, mobilizando mais de 600 bombeiros e brigadistas.

Detalhe de Nossa Senhora de Lourdes em Los Cocos, Córdoba, Argentina
Detalhe de Nossa Senhora de Lourdes em Los Cocos, Córdoba, Argentina
No meio de uma luta encarniçada contra chamas infernais foi feita a descoberta de outra imagem intacta da Imaculada Conceição no vilarejo de Los Cocos.

Ela estava cercada por quatro casas reduzidas a cinzas, mas continuava em pé e intacta, inspirando uma onda de esperança entre os vizinhos vitimados.

Os moradores tinham invocado a intercessão da Virgem para proteger os bombeiros que estavam combatendo as chamas e as famílias afetadas.


terça-feira, 26 de novembro de 2024

Incêndio florestal para em volta de capelinha de padre ermitão em MS

A capelinha do Morro do Padre
A capelinha do Morro do Padre
Luis Dufaur
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O Corpo de Bombeiros Militar de Rio Grande do Sul foi cooperar com os bombeiros do Estado do Mato Grosso do Sul na luta contra um devorador incêndio florestal.

Uma vez dominado o fogo, as equipes dos bombeiros gaúchos antes de deixar a área, foram se certificar de que ela estivesse segura.

Durante o monitoramento da região do Morro do Padre, no município de Rio Verde, eles ficaram surpresos porque “se depararam com algo improvável e impressionante”, segundo comunicado do Corpo.

Mesmo após a superfície vegetal do morro ter sido carbonizada pelo fogo, a capela que fica em seu topo, ficou intacta, mesmo sendo de madeira, inclusive suas imagens. O fogo segundo se pode ver pela vegetação queimada se deteve em volta dela.
Tudo ficou completamente queimado, exceto a capela
Tudo ficou completamente queimado, exceto a capela

O morro recebeu o nome de Morro do Padre, porque segundo a tradição oral unânime, há muito tempo um sacerdote italiano passou pela região para atender as necessidades religiosas dos habitantes.

E vendo de longe a beleza do Morro disse ao fazendeiro proprietário que ele gostaria de estabelecer ali sua residência.

O fazendeiro respondeu que ele lhe dava o morro, mas que esse era inacessível pois na parte superior consistia numa imensa pedra cortada a pico pela natureza.

O padre conferiu e procurou velhos trilhos que cortou em pedaços e, na marreta, inseriu na pedra formando uma espécie de pinguela sobre o precipício que ainda é o único acesso.

Lá em cima tem a pobre, mas abençoada capelinha do sacerdote ermitão, e uma casinha onde ele residiu, e que também ficou incólume.

Um religioso local é o custodio das chaves dos cadeados que impedem completar a ascensão às pessoas não autorizadas.





terça-feira, 19 de novembro de 2024

Justiça na Baviera: prédios oficiais podem exibir Cruzes do Redentor

Governador da Baviera mandou por Cruzes nos prédios públicos
Governador da Baviera mandou por Cruzes nos prédios públicos
Luis Dufaur
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A guerra contra a Cruz continua a ser um dos frentes recorrentes da ofensiva contra a Fé empreendida pelo laicismo. Esse agindo assim reconhece contra sua vontade a importância do símbolo da Redenção.

Aliás a Cruz sacrossanta também é menosprezada no ambiente “progressista cristão”, noticiou “Infocatólica”.

Em 2018, o ministro do Interior da Baviera, Markus Söder, dispôs que na porta de todas as instituições públicas houvesse uma Cruz como “sinal claro da tradição cristã” dos bávaros.

A disposição também vale para Universidades e tribunais, mas contradiz a revolução que acontece no interior da Igreja.

O decreto, assinado em 2018 pelo Presidente do Estado Livre da Baviera, Markus Söder, estipula:

‘Uma cruz deve estar claramente visível na entrada de cada edifício público como expressão da identidade histórica e cultural da Baviera’.

A Associação de Munique para a Liberdade de Consciência, que uma “comunidade ideológica baseada nos princípios do Iluminismo e do humanismo”. Essa alegou que o decreto infringia o direito à liberdade religiosa.

O “The European Conservative” noticiou que um tribunal alemão rejeitou uma ação judicial contra o Kreuzerlaß (Decreto da Cruz) que exige a exibição de cruzes cristãs em instituições públicas no grande estado alemão.

O Supremo Tribunal da Baviera manteve a decisão de juiz de primeira instância que decidiu que as cruzes:

a) não violam o princípio da neutralidade religiosa e ideológica, uma vez que os estados não são obrigados a renunciar completamente às referências religiosas, e

b) não discriminam ninguém por causa de.

”As cruzes expostas representam um símbolo central da fé cristã e não violam a garantia de liberdade dos demandantes”, acrescentou o Supremo Tribunal.

O ecumênico Cardeal Marx evitou tomar qualquer posição categórica em favor da Cruz do Redentor
O ecumênico Cardeal Marx evitou tomar qualquer posição categórica
em favor da Cruz do Redentor
Falando à Agência de Imprensa Alemã (DPA) em Munique, Söder elogiou a decisão do Tribunal, dizendo: “A cruz é um sinal do nosso caráter cristão e cultural. Pertence à Baviera”.

O arcebispo de Bamberg, Baviera, Herwig Gössl, também aprovou decisão do alto Tribunal.

A presidente da Associação para a Liberdade de Consciência, Assunta Tammelleo, continua obstinada em eliminar as cruzes. Segundo ela, a organização pretende levar o caso ao Tribunal Constitucional Federal de Karlsruhe.


terça-feira, 5 de novembro de 2024

São Miguel Arcanjo e Satanás disputam pelo Brasil

Projeto gigante de santuário de São Miguel, em São Miguel Arcanjo, SP
Projeto gigante de santuário de São Miguel, em São Miguel Arcanjo, SP
Luis Dufaur
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São Miguel Arcanjo e Lúcifer disputam pelo reinado espiritual sobre o Brasil. Em Gravataí (RS) uma Nova Ordem de Lúcifer na Terra pretende inaugurar o maior santuário do País dedicado ao rei dos infernos.

A estátua do anjo caído já está construída e tem três metros. Ela receberá rituais de “demonolatria”, culto voltado para alta magia negra, segundo explica Lukas de Bará da Rua, um dos fundadores da sinistra organização religiosa e que se apresenta como uma apalhaçada batina preta, informou o “Correio Braziliense”.

“Lúcifer, na nossa visão, representa a luz do autoconhecimento. Não existe a ‘queda de Lúcifer’. Na verdade, temos uma interpretação diferente sobre as energias que equilibram o Universo”, explica com um linguajar panteísta mais próprio da Nova Era.

Para ele há mais de um Deus, “entre eles Lúcifer”, e não há necessidade de uma Bíblia escrita. Para ele só “existe a Tradição e o conhecimento”, leia-se a iniciação ocultista e a gnose.

Estátua de Lúcifer é instalada em santuário de Gravataí, RS
Estátua de Lúcifer interditada em Gravataí, RS
E Tata Hélio de Astaroth, cofundador da Ordem infernal, acrescenta contraditoriamente estar escrevendo ele próprio sua bíblia denominada “Bíblia do Diabo Segundo a Corrente 72”.

A sede da “Nova Ordem de Lúcifer na Terra” terá cinco hectares e um amplo espaço para contato com a natureza, bem no gosto do ecologismo.

Católicos fiéis à Igreja promoveram no local um terço de reparação.

A inauguração do monumento foi interditada pela Prefeitura em virtude de irregularidade com o alvará, e posteriormente pelo Tribunal de Justiça de Gravataí a pedido da autoridade municipal. As interdições não são definitivas e podem ser levantadas.

Em sentido contrário está em via de conclusão uma estátua de São Miguel Arcanjo com 70 metros de altura no interior de São Paulo, a 1,5 quilômetro da Basílica da cidade de São Miguel Arcanjo, a 180 quilômetros da capital paulista, noticiou a “Gazeta do Povo”.

A estátua será maior que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura, e que a Estátua da Liberdade da Havan, em Barra Velha (SC), de 57 metros.

A Basílica de São Miguel Arcanjo na cidade atrai fiéis do Brasil inteiro, mas já não consegue acolher seu grande número. Para acomodar esse público foi estruturado o projeto do Complexo Turístico Gruta do Arcanjo, em uma área de 30 mil m².

O complexo inclui dois prédios, praça campal, estacionamento, espaço comercial, um auditório para 250 pessoas e uma igreja.

A imagem terá 57 metros de altura e 70 metros se se contabiliza a base, que terá um aspecto de rocha.

O modelo inspirador é a Gruta de São Miguel Arcanjo no Monte Gargano, na Itália, o mais antigo santuário na Europa Ocidental dedicado ao príncipe das milícias celestes.

3º maior Santuário de São Miguel Arcanjo do mundo no Paraná
3º maior Santuário de São Miguel Arcanjo do mundo no Paraná
O Papa Gelásio I mandou erigir essa basílica após o Arcanjo São Miguel aparecer por volta do ano 490 várias vezes ao bispo de Siponto perto de uma caverna. Ele pediu que essa lhe fosse dedicada para proteger a região de invasores pagãos.

“São Miguel é o nosso defensor, um anjo que tem uma missão maior que a dos anjos comuns, alguém que está ao nosso lado para nos defender”, evidenciou o sacerdote Márcio Almeida.

Os fiéis brasileiros, indo por um lado num sentido contrário do progressismo e da Teologia da Libertação, e por outro lado intuindo que a ação de Lúcifer está cada vez mais sensível e agressiva, estão recorrendo cada vez mais ao Príncipe das Milícias Celestes.

Outra amostra disso é a afluência dos fiéis ao Santuário Basílica de São Miguel Arcanjo na cidade de Bandeirantes, no Norte Pioneiro do Paraná do qual também fazem parte a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e dos Nove Coros de Anjos e a Cruz de 81 metros – a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, segundo “Aleteia”.

São Miguel Arcanjo do Monte Gargano, Itália, é um modelo seguido no Brasil
Imagem de São Miguel Arcanjo do Monte Gargano, Itália,
é muito venerrada no Brasil
A romaria à basílica paranaense de São Miguel Arcanjo a transformou no terceiro mais visitado santuário de São Miguel no mundo, só superado pelo próprio santuário do Monte Gargano e pela abadia do Mont Saint-Michel na França.

Um homem de negócios e um jovem sacerdote empreenderam a construção de uma igreja dedicada a São Miguel Arcanjo por causa do enorme afluxo de fieis que enchia o barracão improvisado para eles.

Dom Fernando José Penteado, bispo de Jacarezinho na época, chegou a considerar o projeto como “grandioso” demais, mas autorizou.

Três anos depois, em 15 de setembro de 2012, uma imagem de São Miguel Arcanjo, totalmente em aço, foi colocada ao lado do templo que ia ser inaugurado.

Desde então, o local recebe mensalmente cerca de 40 mil visitantes vindos de todas as partes do país. E todo dia 29, data do arcanjo, cerca de 10 mil pessoas comparecem à celebração.


terça-feira, 22 de outubro de 2024

Procissões patenteiam que a popularidade no Brasil é de Nossa Senhora

Cirio de Nazaré em Belém 2024
Círio de Nazaré em Belém 2024
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







No domingo 13 de outubro 2024 cerca de 2 milhões de pessoas participaram em Belém, da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

No sábado 12, a Trasladação da imagem em procissão fluvial teve um número quase semelhante, entre 1,7 milhão e 2 milhões, sendo a segunda maior procissão da Festa de Nazaré.

Os números foram divulgados pelo Governo do Pará, segundo “G1”.

A romaria começou na terça-feira 8, e voltou a se manifestar como a maior do Brasil e uma das mais concorridas do mundo, segundo noticiou a “Agência Brasil”.

Na procissão da 232ª edição do Círio populares e autoridades acompanharam a imagem de Nossa Senhora ao longo do trajeto de quase 4 quilômetros entre a Catedral e a praça da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

Os devotos entoavam cânticos de louvor à Mãe de Deus, rezavam e agradeciam pelas graças alcançadas, testemunhando em cartazes as doenças curadas e os pedidos atendidos.

Também no 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida atraiu milhares de fiéis a seu Santuário Nacional.

Foi difícil até para participantes experimentados avançar um número posta a imensidade de fiéis vindos de todas as partes nas mais diversas conduções e que se revezavam incessantemente, podendo se supor o número de mais de 500.000 entre os dias 11, 12 e 13.

Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora de Nazaré
A grande mídia costuma dar uma informação incompleta destas verdadeiras manifestações gigantescas das devoções no Brasil.

Essa mídia dá importância a pífias ações de ativistas pagos em favor de políticos ou partidos como sendo amostras de verdadeira popularidade.

Nestas festas até políticos altamente posicionados procuraram explorar com demagógicos insinceros gestos estas grandes manifestações de piedade, estimuladas até pelas desgraças com que os próprios maus políticos flagelam o Brasil.


terça-feira, 8 de outubro de 2024

Argentina faz maior estátua das Américas para Nossa Senhora

Nossa Senhora recebeu em homenagem a maior estátua das Américas, em Catamarca, Argentina
Nossa Senhora recebeu em homenagem a maior estátua das Américas,
Catamarca, Argentina
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Na montanha em que foi encontrada entre os anos de 1618 e 1620 a imagem original da Virgen del Valle (Nossa Senhora do Vale), na província (estado) de Catamarca, Argentina, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora do mundo.

Ela reina desde o Cerro Ambato, local do achado da imagem original, e pode ser vista desde diversos povoados da região: El Rodeo, La Cuesta del Portezuelo, a Capital, o Vale do Ambato e Las Juntas.

A imagem faz parte de um conjunto denominado “Caminho de Fé” pago pelo empresário Walter D'agostini, filho de imigrantes italianos que chegaram fugindo das consequências desastrosas da Segunda Guerra Mundial.

A mãe do empresário transmitiu ao filho sua devoção à Virgem do Vale e ele agradeceu com esta obra como um presente de sua família à Virgem do Vale aberto a todos os fiéis que queiram se aproximar.

A estátua por si só mede da base até a ponta que é um crucifixo, 52 metros de altura e é a mais alta das Américas, maior que o Cristo Redentor no Brasil ou a Estátua da Liberdade nos EUA, e equivale a um prédio de 11 andares.

Em baixo dela foi construída uma capela e, através de uma escadaria de 117 degraus, se chega a uma plataforma de 360 graus. A construção durou nove anos, período em que o doador teve que superar muitas dificuldades inclusive econômicas.

Mas a dedicação e sacrifício pessoal do empresário e sua família, conseguiu acabar a imensa imagem.

A Virgem do Vale é padroeira de muitos lugares da Espanha e da América Latina, da Argentina e da Venezuela especialmente.

A descoberta da venerada imagem da Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Vale, ocorreu entre 1618 e 1620 numa gruta de Choya, na província de Catamarca, noroeste da Argentina.

A cidade de Choya, segundo documentos antigos, era composta por encomenderos espanhóis a quem a Igreja confiava os indígenas em grande maioria cristãos para lhes ensinar uma profissão, alfabetizar, trabalhar na agricultura e no pastoreio, respeitar a família e a propriedade particular.

Virgen del Valle, estátua em Catamarca
Virgen del Valle, estátua em Catamarca
Um aborígene desses a serviço do encomendero Manuel Salazar ouviu vozes e passos numa tarde e viu um grupo de meninas com lâmpadas e flores que iam em direção à montanha.

Na manhã seguinte, de volta àquele local, seguiu as pegadas das meninas durante vários quilômetros até achar um pequeno nicho de pedra cercado por restos de inúmeras flores.

Por fim, encontrou a imagem da Bem-aventurada Virgem Maria de rosto moreno e com as mãos unidas em forma de oração.

Depois de vários meses, ele contou a seu mestre o que havia visto. Disse-lhe que a veneravam, que ela estava ali entre as pedras, que era morena como os índios e que por isso a amavam e que ele também aprendera a amá-la. Hoje atrai multidões de devotos, sobretudo no Norte argentino.



terça-feira, 24 de setembro de 2024

Nossa Senhora do Carmo domina incêndio na Colômbia

O incêndio parou ante o nicho de Nossa Senhora do Carmo, em Santander, Colômbia
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Os incêndios florestais que no ano 2024 foram ateados em quase toda América do Sul simultaneamente por mãos de incendiários alguns dos quais presos, flagelaram à Colômbia.

Eles pareciam incontroláveis porque certos especialistas em clima picados de ecologismo apontavam meses cada vez mais quentes e escassez de água em virtude de acentuada seca.

Eles atingiram diversas áreas rurais, inclusive morros de cidades como Bogotá e Bucaramanga. Nos arredores de Pamplona, no norte do departamento de Santander, o fogo destruiu grande parte de uma floresta e a grama circundante.

Mas para assombro de todos as chamas deixaram intacta e de pé em seu nicho uma imagem de Nossa Senhora do Carmo que na Colômbia é objeto de especialíssima devoção.

A jornalista Estefanía Meira-Serantes publicou nas redes sociais a foto dessa imagem incólume em meio à devastação causada pelo incêndio.

Nossa Senhora do Carmo intacta em incêndio florestal em Pamplona, Colômbia
Nossa Senhora do Carmo intacta
em incêndio florestal em Pamplona, Colômbia
Na Colômbia, a população é largamente católica e no interior é muito comum encontrar pequenos monumentos de Nossa Senhora do Carmo como homenagem e sinal de respeito e carinho pela mãe de Nosso Salvador, biblicamente muito ligada ao profeta Elias, a quem obedeciam os elementos, inclusive o fogo do Céu.

E o fogo se deteve, como pode se ver nas fotos, em volta do pequeno altar a Ela dedicado nas florestas de Pamplona tendo ficado tudo ao seu redor completamente carbonizado.

“Milagres existem: a Virgem do Carmo intacta no meio do incêndio em Pamplona, Norte de Santander”, destacou Estefanía Meira-Serantes.

Naquelas deploráveis circunstâncias, havia muitos que com zombaria, grosseria e sarcasmo, escarneciam a Nossa Senhora, argumentando que si era tão milagrosa, por que Ela não enviava chuva para apagar os incêndios.

Ainda outros com tom marcadamente ofensivo ridicularizavam a pessoas com formação acadêmica que acreditavam em milagres feitos por imagens de gesso e cimento, informou o site Colombia.com.

Pois bem, tudo parece indicar que um milagre aconteceu.

Santo Elias atrai o fogo divino sobre o altar do sacrificio
Santo Elias atrai o fogo divino sobre o altar do sacrifício
As fotos correram pelas redes sociais, emudecendo os blasfemadores, como também a chuva invocada por Santo Elias, o devoto por excelência de Nossa Senhora do Carmo, encheu de espanto aos reis apóstatas de Israel e sua comitiva.


Nossa Senhora do Carmo intacta em incêndio florestal