terça-feira, 30 de novembro de 2021

2.046 mártires do comunismo na Espanha nos altares

2.046 mártires do comunismo na Espanha nos altares
Tapeçaria dos 127 mártires do comunismo em Córdoba elevados aos altares
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Exatamente 2.046 mártires do comunismo na Guerra Civil Espanhola, estão inscritos hoje no Martirológio Romano que inclui todos os santos e beatos proclamados pela Igreja Católica.

O número inclui os 127 mártires proclamados em outubro 2021 na Catedral de Córdoba, segundo informou “Infocatolica”.

Entre esses 127 mártires há sacerdotes, seminaristas, religiosos e fiéis leigos da diocese.

Após a leitura do Pontifício Decreto para a Beatificação dos mártires, na catedral foi descoberta uma grande tapeçaria dos beatificados enquanto o coro cantava o Aleluia de Handel e os sinos da catedral de Córdoba e de toda a Diocese revoavam à toda.

Os familiares daqueles que subiram aos altares estavam entusiasmados: “É o melhor dia das nossas vidas”, repetiam

Carmen Paramio teve seu tio-avô Alfonso Gallardo entre esses mártires da perseguição religiosa. María José e Lourdes Fuentes García lembraram que os assassinos socialistas vieram buscar seu tio, o beato Francisco García León, que só tinha 15 anos e estava usando um escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Como ele se recusou a se afastar do pai o mataram junto com ele. A análise dos restos mortais encontrou o pai e o filho abraçados aparentando ter sido enterrados vivos após o tiro, contaram.

O bem-aventurado Antonio Gaitán Perabad era muito jovem e “viu como pegaram o pai dele e disseram para ele ir embora com a mãe, mas ele não quis. E também o mataram”, contou María Esther Fuertes, viúva de um de seus irmãos.

“Seus parentes não eram de direita e viviam de seus bens e do trabalho. Mas tinha alguém que mandava matar e a quem não matar”, lembra. Sua cunhada, do Instituto Teresiano, recolheu os testemunhos para a beatificação.


terça-feira, 23 de novembro de 2021

Mais um ex “bispo” anglicano se faz católico

Nazir-Ali frequentava as mais altas esferas do anglicanismo. Na foto com a rainha Elisabeth
Nazir-Ali frequentava as mais altas esferas do anglicanismo.
Na foto com a rainha Elisabeth
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Um ex-“bispo” abandonou a Igreja da Inglaterra (anglicanos) e juntou-se à Igreja Católica “numa das conversões politicamente mais significativas em muito tempo” , noticiou “Infocatólica”. 

Nessa “igreja” não há padres nem bispos, embora usem esses títulos, pois suas ordenações e sagrações são inválidas.

Porém, usam e abusam de muitas exterioridades que pertencem à Igreja Católica, confundindo os cristãos. De resto, são meros funcionários públicos do Estado, frequentemente casados e sem vida religiosa séria, assalariados do governo.

A recepção de Michael Nazir-Ali, nascido no Paquistão, ex-“bispo” anglicano de Rochester, é a terceira conversão à fé católica de funcionários categorizados da “Igreja da Inglaterra” em 2021 e a quarta nos últimos dois anos.

A importância desta conversão radica no fato que Michael Nazir-Ali era candidato a “arcebispo” de Cantuária e, portanto, a Primaz da Comunhão Anglicana.

Nazir Ali se tornou católico na festa de São Miguel Arcanjo. Foi aceito pelo bispo Keith Newton, também ele um ex-anglicano que agora dirige o Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, padroeira da Inglaterra.

Os ordinariatos anglo-católicos foram criados pelo Papa Bento XVI há uma década para receber os anglicanos, pessoalmente e em grupos.

Renomeado Nazir-Ali deixou de ser falso bispo anglicano e entrou na Igreja Católica
Renomeado Nazir-Ali deixou de ser falso bispo anglicano
e entrou na Igreja Católica
Sua entrada na Igreja Católica ocorre poucas semanas depois de Jonathan Goodall, ex-“bispo” de Ebbsfleet, deixar o cargo para se tornar católico.


Em maio, John Goddard, ex-“bispo” de Burnley, foi recebido na Igreja Católica na Catedral Metropolitana de Cristo Rei em Liverpool.

Por sua vez o Dr. Gavin Ashenden, ex-capelão real da Rainha e “bispo” anglicano tradicionalista, foi recebido na Igreja Católica na Catedral de Shrewsbury no Natal de 2019.

O Dr. Ashenden disse que a recepção do Dr. Nazir-Ali no Ordinariato causou "um movimento de proporções e significados monumentais”.

E explicou: “significa que o cisma que tem suas raízes na Reforma (protestante) se esgotou e a luta passou a ser entre os resquícios do cristianismo contra o marxismo cultural”.

“Na visão de Nazir-Ali, o anglicanismo sucumbiu às forças do laicismo progressista e que agora só se pode contar a Igreja Católica para defender a fé contra esse laicismo totalitário”.

Outro fator que fez da conversão um dos fatos mais significativos no mundo cristão por muito tempo é político e teológico.

Michael Nazir-Ali havia formado um núcleo de resistência evangélica à acomodação progressiva da igreja anglicana à decadência moral mundial.

Reagiu com franqueza às tentativas de ignorar as implicações do crescimento do Islã e às de degradar a definição de casamento por acomodação com o feminismo e com a agenda LGBT.

Nazir-Ali foi Secretário Geral da Sociedade da Missionary Church de tendência evangélica anglicana hostil ao catolicismo.

Michael Nazir-Ali manteve unidos os anglicanos conservadores ou ortodoxos contra a revolução progressista dentro das fileiras dessa seita protestante.

Nazir-Ali havia fundado o movimento conservador GAFCON para salvar o anglicanismo da subversão dos valores.

Gavin Ashenden é outro ex-'bispo' anglicano que se fez católico e explicou a importância das conversões em curso
Gavin Ashenden é outro ex-'bispo' anglicano que se fez católico
e explicou a importância das conversões em curso
Mas dentro desse movimento havia uma ‘guerra civil’ face a atitude a tomar diante do feminismo e da agenda LGBT
. Houve armistícios internos que apenas resistiram até a ordenação de seis mulheres bispisas e a aceitação da “bênção” para casais do mesmo sexo nos EUA.

Michael Nazir-Ali descobriu que as tentativas de manter uma aliança conservadora estão condenadas ao fracasso sem o Papado católico que é essencial para definir a verdade e a autoridade.

Assim chegou à conclusão que o anglicanismo está tão comprometido com o laicismo progressista que não pode mais ser resgatado.

As implicações de sua conversão abalarão os anglicanos da Comunhão Anglicana espalhados pelo mundo todo.

Toda a cultura ocidental está sofrendo uma espécie de guerra civil, um colapso nervoso cultural e espiritual sob o ataque do marxismo cultural comentou o ex-“bispo” convertido Gavin Ashenden.

A decisão de Nazir-Ali fortalecerá a reputação do Ordinariato católico na Inglaterra suscitando um movimento de restauração da unidade da Igreja fiel à tradição petrina e apostólica que evangelizou o Ocidente antes de que qualquer outra “igreja”, acrescentou o ex-“bispo” convertido Gavin Ashenden, em artigo reproduzido por “Infocatólica”.


terça-feira, 16 de novembro de 2021

Mons. Estevão Yang morre fiel até os 99 anos

Mons Yang Xiangtai.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O bispo emérito de Handan Mons. Estevão Yang Xiangtai, faleceu com 99 anos, informou a agência “AsiaNews”.

Mons. Estevão nasceu em 3 de janeiro de 1923 na cidade de Gaocun, em uma família católica que o batizou imediatamente após seu nascimento.

Ele foi ordenado sacerdote pelo arcebispo local, Dom Gaetano Pollio, missionário do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras (PIME).

Foi preso sucessivamente pelos revolucionários comunistas, até que em julho de 1966, durante a Revolução Cultural, não foi mais liberado e só foi julgado em outubro de 1970.

Acabou condenado a 15 anos de “reeducação” em campos de trabalho forçado prolongando numa fábrica de tijolos e, finalmente, numa fábrica de sal.

Honras fúnebres a Mons Yang Xiangtai
Honras fúnebres a Mons Yang Xiangtai
Em 15 de março de 1980 foi absolvido de todas as acusações e em 30 de novembro de 1996, foi sagrado bispo.

Em 2011, sagrou em segredo o bispo Joseph Sun Jigen para evitar que a cerimônia fosse presidida por um bispo ilegítimo.

Dom Yang nunca se submeteu ao cismático “patriotismo” das autoridades religiosas ligadas ao Partido Comunista Chinês.

Em 2015 ele apoiou os corajosos protestos do clero de Wenzhou contra a demolição de cruzes na província de Zhejiang. Cfr.: Coragem do clero de Wenzhou empolga católicos e não-católicos


Funeral de Mons. Estevão Yang Xiangtai







terça-feira, 9 de novembro de 2021

Violência não impede crescimento da Igreja Católica na Índia

Igreja católica em Kerala
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A igreja de Nossa Senhora de Vailankanni, no estado de Kerala, sul da Índia, foi invadida e depredada por fanáticos anti-católicos, informou em seu momento a agência Zenit.

Os vândalos destruíram o altar, ornamentos sagrados e confessionários, além de ameaçarem os fiéis que acudiram em grande número quando ouviram o tumulto.

domingo, 24 de outubro de 2021

Dons portentosos de Frei Galvão

Frei Galvão
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








O Santo Frei Galvão tinha conhecimento até de certos fatos passados à distância. Episódio engraçado ocorreu com um negro de Itu que, estando doente, fizera a promessa de, uma vez curado, levar uma vara de frangos a Frei Galvão.

Desejando cumprir a promessa, amarrou numa vara doze frangos e se pôs a caminho de onde estava Frei Galvão.

Aconteceu que, no caminho, três dos frangos escaparam. Dois foram facilmente recuperados pelo homem, mas, por mais que este se esforçasse, não conseguia agarrar o terceiro, que era carijó. No afã de o prender, gritou:

— Pare aí, frango do diabo!

Na mesma hora o frango se atrapalhou na fuga, e foi fácil recuperá-lo.

Na hora de oferecer os frangos ao Santo, este os ia recebendo e agradecia um a um. Mas, quando chegou a vez do carijó, Frei Galvão disse que não o aceitava.

Ante o espanto do homem, explicou:

— Este, já o deste ao diabo.

O negro, confuso, levou de volta o carijó, e que este por certo morreu de velho, porque ninguém quereria se alimentar com carne que Frei Galvão recusara por ter sido entregue ao demônio.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Rosário salva pescadores portugueses

"A última onda", Emilio Ocón y Rivas, detalhe
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





O episódio que reproduzimos a continuação aconteceu há por volta de 10 anos.

Porém, situações análogas podem se repetir, e aliás se repetem mesmo, em circunstâncias diversas e deveras cruciantes em todos os momentos da vida.

Por isso republicamos o fato. Ele foi assim recolhido em seu momento:

José Manuel Coentrão, mestre da embarcação ‘Virgem do Sameiro’, um dos protagonistas do naufrágio que emocionou todo o país e muito em particular as Caxinas, zona entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim, falou ontem, pela primeira vez, sobre o sucedido, um relato pleno de emoção e coragem.

Foram 60 horas à deriva no alto mar, muita fé, muitas preces e um desespero que parecia não ter fim.

«Passa tudo pela cabeça. A família, a mulher, o filho, os amigos», recordou o pescador, de lágrimas nos olhos, ainda visivelmente consternado pelos acontecimentos ainda tão recentes e frescos na memória.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Fogo para em imagem da Virgem de Guadalupe

“Fiquei atordoado, a Virgem não foi tocada pelas chamas” disse o bombeiro
“Fiquei atordoado, a Virgem não foi tocada pelas chamas” disse o bombeiro
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Em agosto de 2021, na localidade de La Florida, estado de Sinaloa (México) quando os bombeiros chegaram até a grande árvore que pegou fogo, ela já havia sido consumida pelo incêndio, informou “ReporterosAsociadosSNoticias” do México.

Porém, algo era difícil de entender: uma parte do tronco que deveria ter ardido estava ilesa.

A surpresa foi grande quando descobriram que nela estava pintada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. As chamas não a alcançaram e as brasas morriam perto dela.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Voltaram as procissões na Espanha com milhares de fiéis

Nossa Senhora dos Remédios, padroeira dos Santos Mártires no reinício do culto público
Nossa Senhora dos Remédios, padroeira dos Santos Mártires
no reinício do culto público
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Treze procissões à catedral de Málaga (Espanha), de tipo mais simples denominadas ‘transferências’, no domingo 19 de setembro (2021) puseram fim à interdição eclesiástica aos multitudinários atos públicos de devoção que caracterizam a Espanha.

Partiu em primeira a Virgem da Vitória, da Catedral para o seu santuário, na noite de sábado 18 depois de um ano e meio de pandemia sem procissões nas ruas.

Sairam depois as irmandades de treze Cristos e Virgens em direção a Sé, começando de madrugada, acompanhadas por milhares de fiéis.

O povo não suportava o deserto de cultos na via pública até que o bispado revogou o decreto que os proibia, segundo informou o jornal “Diario Sur” próximo aos meios eclesiásticos.

As condições sanitárias continuam ainda impostas, como o uso da máscara, mas não foram empecilho para os milhares de pessoas que participaram desde muito cedo.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

São Miguel Arcanjo: modelo do perfeito cavaleiro e do perfeito contemplativo

São Miguel Arcanjo. Gérard David (1460 – 1523). Kunsthistorisches Museum, Viena
São Miguel Arcanjo. Gérard David (1460 – 1523).
Kunsthistorisches Museum, Viena
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






São Miguel é o chefe que comandou a luta contra o demônio e o precipitou no inferno.

Ele é o chefe dos Anjos da Guarda dos indivíduos e das instituições.

E é, ele mesmo, o Anjo da Guarda da mais alta das instituições, que é a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Ele tem, portanto, uma função tutelar derrubando no inferno os que se levantam contra Deus Nosso Senhor, de um lado.

E protegendo a Igreja e aos homens nesse vale de lágrimas que é a vida, de outro lado.

Essas duas missões se concatenam.

Deus quis servir-se dele como de seu escudo, contra o demônio.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Terremoto abala o México quando despenaliza o aborto

Luzes de origen magnético iluminaram assustadoramente o céu do México no dia da aprovação do aborto
Luzes de origem magnética iluminaram assustadoramente o céu do México
no dia da aprovação do aborto
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A Suprema Corte de Justiça do México descriminalizou o aborto, decisão considerada histórica por juízes ideologizados e feministas. A decisão não torna legal a interrupção da gravidez, mas abre as portas para esse crime, informou “El Universal” do México.

Por sua vez, o ator Eduardo Verástegui expressou no Twitter sua insatisfação pagando o preço de ataques, mensagens críticas e memes pelas redes sociais, por parte de ativistas da morte.

Aconteceu que na noite do dia que foi aprovada a medida contra a vida, no país se registrou um terremoto e tempestades em vários estados e Verástegui atribuiu as calamidades à descriminalização do aborto.

·Hoje o México chora. Hoje o México treme. Chove incontrolavelmente em várias partes do país, e a terra range.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

O furacão Ida não pode contra imagens de Nossa Senhora

O furacão Ida nada pode. Entre as árvores caidas, em Grayville, Louisiana, 2021-08-29
O furacão Ida nada pode.
Entre as árvores caídas,
em Garyville, Louisiana, 2021-08-29
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







É época de furacões no Golfo do México onde ainda se choram os danos provocados pelo tufão Katrina.

Neste ano [2021] o dia 29 de agosto o furacão Ida atingiu em cheio a Louisiana, estado do sul dos EUA.

Os danos foram assustadores, mas a igreja católica de São Huberto, na cidade de Garyville publicou a foto de uma imagem de Nossa Senhora das Graças que ficou intacta após a passagem da furiosa ventania, reproduzida por ACI Digital.

O furacão Ida foi incluído na categoria 4 [máximo é 5], deixou mais de um milhão de pessoas sem energia elétrica na área metropolitana de Nova Orleans e causou a morte de duas pessoas.

O chefe de operações da empresa de serviços públicos Entergy, Rod West, afirmou que “foi um evento catastrófico”.

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Texas abole quase totalmente o aborto

'O futuro é contra o aborto': estudantes texanos apoiam o banimento do aborto
'O futuro é contra o aborto': estudantes texanos apoiam o banimento do aborto
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






O estado de Texas, o segundo maior dos EUA em superfície e população, e o terceiro mais rico da união americana, pôs em vigor uma lei que proíbe o aborto assim que os batimentos cardíacos do feto são sentidos.

Ou, em outras palavras, num momento em que muitas mães ainda não sabem que estão grávidas, informou BFMTV.

A lei estadual texana proíbe desta maneira todos os abortos após a sexta semana de gravidez.

Também encoraja a população a denunciar os infratores.

Texas, entretanto, fica aguardando uma decisão da Suprema Corte dos EUA sobre um recurso formulado em emergência contra dita lei.

No máximo tribunal judiciário os conservadores são a maioria (seis em nove).

Se não decidir contra esta lei – aliás, não é necessário decidir antes de entrar em vigor – o Texas se tornará um dos estados americanos mais severos contra o aborto, no limite de uma proibição total que de momento não é possível por causa de jurisprudência do Supremo americano.

Obviamente as organizações abortistas tentaram tudo o que podiam contra a decisão estadual pedindo com urgência ao Supremo o bloqueio da entrada em vigor da lei ou tentando forçar os tribunais federais a fazê-lo.

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Santa Catarina de Bolonha:
sorriso de desdém para as coisas desta vida

Santa Catarina de Bolonha: corpo incorrupto no altar
Santa Catarina de Bolonha: corpo incorrupto no altar
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Tive a oportunidade de ver algo singular e raro: uma santa canonizada em carne e osso. E isso, sem que houvesse qualquer aparição ou fenômeno místico.

Ela estava sentada num troneto sobre um altar. Era Santa Catarina de Bolonha.

Ela morreu há mais de 5 séculos, entretanto seu cadáver conserva-se  intacto até hoje numa igreja em Bolonha, na Itália.

Durante a II Guerra Mundial, por causa do perigo de bombardeios, o corpo da santa foi transportado para um porão da igreja; e ali, devido à umidade, a cor dele mudou, adquiriu tonalidade verde-azeitona. Entretanto, a carnatura está perfeita.

A fisionomia da santa é distendida. Apesar de estar com olhos fechados, a fisionomia tem muita expressão.

O mais expressivo manifesta-se nos lábios: longos, finos e cerrados, externando um meio sorriso que é, ao mesmo tempo, de afabilidade e acolhida.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

O astronauta que levou o Santíssimo para o espaço

Coronel e astronauta Michael S Hopkins.
Coronel e astronauta Michael S. Hopkins.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



Na Estação Espacial Internacional, apesar de estar cheia de equipamentos robóticos, há um ambiente especialmente procurado.

Trata-se da “Cúpula”, um pequeno módulo com sete janelas, de onde os membros da tripulação podem apreciar espetaculares vistas panorâmicas do nosso planeta, noticiou a agência Aleteia.

O astronauta americano Michael S. Hopkins, “Mike”, coronel católico pertencente à Força Aérea, desejava ansiosamente ir à Cúpula, porque o que via lá o deixava maravilhado.

“Quando você vê a Terra daquela perspectiva e observa toda a beleza natural que existe, é difícil não querer ficar lá e concluir que tem que haver uma força suprema que criou tudo isso“, declarou.

E, para surpresa de muitos, em 2013, na Cúpula, Mike rezava e… comungava!

Isso porque, graças a um acordo especial com a arquidiocese de Galveston-Houston e a ajuda do Pe. James H. Kuczynski, pároco da igreja de Santa Maria Rainha em Friendswood, Texas, o astronauta, que é fiel daquela paróquia, pôde levar consigo uma píxide com seis hóstias consagradas, explicou Aleteia.

Cada uma delas estava partida em quatro pedaços, de modo que ele pudesse comungar uma vez em cada uma das 24 semanas de sua permanência na Estação Espacial Internacional.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

A menina mártir da Eucaristia

A menina chinesa que inspirou Mons. Fulton Sheen
A menina chinesa que inspirou a Mons. Fulton Sheen
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








O arcebispo Fulton J. Sheen foi um apologeta católico de fama mundial na era da TV nascente. Numa entrevista em rede nacional de televisão meses antes da sua morte, em 1979, perguntaram-lhe:

‘Bispo Sheen, o senhor inspirou milhares de pessoas em todo o mundo. Quem inspirou o senhor? Foi acaso um Papa?’

O arcebispo surpreendeu dizendo que sua maior inspiração não foi um Papa, nem um Cardeal, nem outro bispo, e nem sequer um sacerdote ou monja. Foi uma menininha chinesa.

O arcebispo relatou que o martírio pela Eucaristia dessa menina foi a maior fonte de inspiração em sua vida.

Aconteceu assim: quando os comunistas se apossaram da China pela metade do século XX, prenderam um sacerdote em sua própria reitoria e invadiram a igreja.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

“Pharmacia Granado”: tradição impulsionando o progresso

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A “Pharmacia Oficial da Família Imperial Brasileira”, título concedido por Dom Pedro II, foi criada em 1870 no Rio de Janeiro pelo imigrante português José Antônio Coxito Granado.

Foi à venda em 1994 sem que ninguém quisesse assumi-la. O vendedor foi o consultor inglês Christopher Freeman que não encontrando interessado, juntou suas economias e ficou com ela, segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”.

A Granado cultivava suas próprias plantas medicinais em uma chácara em Teresópolis, para a produção de águas de colônia, cremes e talcos no gosto da nobreza imperial e tinha ficado parada no tempo. 

Sem computador fazia a contabilidade manualmente.

terça-feira, 27 de julho de 2021

O sacrifício indispensável

Não é dado a qualquer um ser pescador de pérolas
Não é dado a qualquer um ser pescador de pérolas




Não é dado a qualquer pessoa exercer o duro ofício de pescador de pérolas.

As compleições fortes são capazes de resistir à pressão da água e às agressões dos polvos, para descer até o fundo do mar e colher a pérola alvíssima que procuram.

Mas os organismos débeis se sentem asfixiados quando se aprofundam um pouco nas águas verdes do oceano, e são forçados a retroceder com as mãos vazias, para respirar a brisa amena e retornar a pressões fracas, longe das quais são incapazes de viver.

Do mesmo modo, certas almas são capazes de se aprofundar nas mais sérias cogitações, onde vão buscar a pérola inestimável da verdade.

Outras, porém, se sentem asfixiadas quando as ideias se tornam um pouco mais densas, e retrocedem imediatamente, de mãos vazias, à banalidade estéril, único ambiente que conseguem suportar.

O sacrifício que se requer [de nossa geração] não é o do sangue; a morte não é o perigo supremo que se impõe ao moço de hoje enfrentar, mas a própria vida.

terça-feira, 20 de julho de 2021

Milagre Eucarístico de Gorkum, Holanda – El Escorial, Espanha, 1572

Milagre eucarístico de Gorkum, custodiado no El Escorial
Milagre eucarístico de Gorkum, custodiado no El Escorial
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A Relíquia deste Milagre Eucarístico pode ser venerada em Espanha no Real Mosteiro do Escorial, mas o prodígio ocorreu em Gorkum, Holanda, em 1572.

Alguns mercenários protestantes entraram na catedral da cidade e a saquearam.

Em sinal de desprezo, um dos mercenários que usava uma bota com pregos pisoteou uma Hóstia consagrada, abrindo nela três furos, que imediatamente começaram a sangrar.

Eram seguidores de Zwinglio (os chamados “Guex de la Mer”) mercenários do príncipe de Orange que como seu heresiarca-mor negavam a presencia real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia.

Esses indivíduos, depois de ter invadido e saqueado a cidade, foram à Catedral e assim que entraram forçaram o Tabernáculo com uma barra de ferro e pegaram o Ostensório com o Santíssimo Sacramento.

Assim que começou a sair Sangue dos furos na Hóstia formaram-se três pequenas feridas redondas.

Ainda hoje podem se ver as marcas da bota do soldado rodeadas por difusas manchas de cor avermelhado. Porque a Hóstia permanece inteira e é venerada na sacristia do Real Mosteiro de São Lourenço do Escorial (perto de Madri)

Um dos profanadores, arrependido e transtornado, foi avisar o cônego Jean van der Delf que recuperou a Hóstia. O arrependido se converteu ao catolicismo e mais tarde se fez religioso franciscano.

A Relíquia passou de mão em mão. Ela foi trasladada a Viena por Fernando Weidmer, capitão do exército do imperador Rodolfo II.

terça-feira, 13 de julho de 2021

Americanos procuram charme e história das árvores antigas

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Uma árvore anosa no jardim costuma estar ligada a eventos familiares, e até sociais ou de um país, sendo em muitos casos um testemunho vivo da história e da tradição que a modernidade recusa, incompatível com os novos estilos arquitetônicos.

Acontece que nos tempos atuais cresce a apetência de fazer casas novas com estilos tradicionais.

As novas técnicas e um vasto leque de restauradores ou artesãos produtores de objetos antigos, prosperam procurados pelos proprietários sedentos de passado e fugitivos da modernidade.

A tendência é forte nos EUA, mas enfrenta dificuldades. Entre elas, o fato de o jardim de uma casa nova não tem árvores anosas que aportam seu prestigioso charme de tradição. E até sua ausência denuncia uma modernidade não palatável.

A solução, entretanto, apareceu: Walter Acree um jovem rebelde que cortava a grama sem sapatos e cujos cabelos caiam até os ombros, segundo reportagem de “La Nación”.

terça-feira, 6 de julho de 2021

Senso cristão, familiar e patriótico impede mortes com arma de fogo na Suíça

Este soldado suíço deve guardar bem
todo este equipamento... em casa!
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A posse de armas, inclusive para uso militar, está generalizada na Suíça, porém os crimes com arma de fogo são tão poucos que nem sequer há estatísticas sobre eles, noticiou já há muito a BBC e a situação pouco mudou, graças a Deus.

O país tem seis milhões de habitantes e há pelo menos dois milhões de armas de fogo privadas, entre as quais se incluem por volta de 600.000 fuzis automáticos e 500.000 pistolas.

A Suíça possui um sistema de defesa nacional único no mundo, que ela desenvolveu ao longo dos séculos numa autêntica tradição.

O país exige que cada homem pertença a uma milícia regional e receba treinamento durante alguns dias ou semanas durante quase toda sua vida. 

Entre 21 e 32 anos, os homens servem na tropa regular e recebem um fuzil de assalto M-57 e 24 pentes de munição, que devem conservar em casa. Posteriormente passam a fazer parte das milícias regionais que também exigem certo treino, além da posse e manutenção das armas em casa.

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Nossa Senhora nem treme com carro bomba

Virgem da Proteção: foto permite ver proximidade do carro bomba
Virgem da Proteção: foto permite ver proximidade do carro bomba
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Um carro bomba foi feito explodir diante da sede da 30º Brigada do exército colombiano na cidade de Cúcuta em região fronteiriça com a Venezuela, muito flagelada por guerrilhas comunistas e bandas narcotraficantes.

No total, houve que lamentar 36 feridos e importantes danos materiais. Os seis feridos graves evolucionaram bem rapidamente e estão fora de perigo.

Porém a imagem de Nossa Senhora que havia sido concluída havia poucos meses pelos próprios soldados e instalada num nicho de vidro inteiramente exposta na frente do quartel ficou intacta, segundo reportagem de ACIPrensa e muitos outros órgãos de informação e redes sociais.

É chocante o contraste entre os restos do carro carbonizado a 20 metros da imagem e os fragmentos do vidro protetor, com a imagem perfeitamente conservada inclusive suas delicadas rendas brancas.

Ela foi analisada pelo bispado castrense da Colômbia quem julgou que consideradas as circunstâncias a imagem deixou a sensação de “milagre, vida e fé” após as detonações que atingiram a base militar.

terça-feira, 29 de junho de 2021

1º de julho: Procissão do Preciosíssimo Sangue de Jesus

Procissão do Preciosíssimo Sangue de Jesus na Alemanha
Procissão do Preciosíssimo Sangue de Jesus na Alemanha
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Em anos normais se realiza a Blutritt [Procissão do Preciosíssimo Sangue].

É uma procissão a cavalo, em honra de uma relíquia do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Acontece na cidade de Weingarten, Baden-Württenberg, Alemanha, na 6ª feira após a Ascensão, ou Blutfreitag [Sexta-feira do Sangue].

A tradição manda que só os homens participem.

A Abadia de Weingarten conserva, há mais de 950 anos, uma relíquia do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ela é exposta uma vez ao ano na igreja do Mosteiro.

No dia da festa, um sacerdote ou ‘Cavaleiro do Sangue’ a leva pelas ruas da cidade.

É acompanhado por três mil cavalarianos, pertencentes a mais de cem grupos, em fraque e cartola.

Uma banda de 80 componentes desloca-se em torno ao Cavaleiro do Sangue.

A procissão é religiosa e civil. Romeiros de toda a Suábia Superior e da Baviera vêm à festa.

Esse Sangue foi colhido por São Longino após a cura de seu olho.

São Longino, o centurião miraculado foi um dos primeiros propagadores da Fé de Jesus Cristo. Procissão nas Filipinas
São Longino, o centurião miraculado foi um
dos primeiros propagadores da Fé de Jesus Cristo.
Procissão nas Filipinas
Longino foi o centurião romano que atravessou o lado de Nosso Senhor morto na Cruz.

Na hora de enfiar a lança no Sagrado Coração, saíram umas gotas que atingiram seus olhos e o curaram da cegueira.

Ele conservou esse Sangue, junto a uma porção de terra do Calvário, numa caixa de chumbo.

Batizado, partiu ele para Mântua, na Itália. Antes sofrer o martírio São Longino escondeu a caixa, e o local ficou esquecido.

No ano de 804, quando Carlos Magno imperava sobre o Ocidente, o local foi milagrosamente revelado ao cego Aldibero.

O cego se dirigiu ao duque de Mântua, ao Imperador e ao Papa.

Levado ao local da visão, a caixa foi encontrada e Aldibero recuperou a vista imediatamente.

Grande devoção passou a cercar a relíquia. O Papa São Leão III a venerou publicamente.

Porém, voltou a desaparecer durante as invasões húngaras e normandas.

Ela foi redescoberta em 1048, tendo sido solenemente reconhecida pelo Papa São Leão IX na presença do imperador Henrique III e muitos dignitários.

Judite, duquesa da Baviera, irmã do conde Balduíno V de Flandres e de Santa Adela da França, doou o relicário à abadia de Weingarten.

Ali, a relíquia é venerada há quase um milênio.

Ela está exposta numa capela ao lado da basílica de São Martinho.

A procissão a cavalo remonta à Idade Média. Porém, o primeiro escrito que faz menção dela, data de 1529.

A Sagrada Lança está conservada na Sainte Chapelle de Paris
A Sagrada Lança está conservada
na Sainte Chapelle de Paris
As festas começam na missa da Ascensão, com uma procissão das velas até a vizinha cidade de Kreuzberg.

A procissão equestre inicia-se no dia seguinte, após a missa dos cavalarianos às 6 da manhã.

Fanfarras e coros também fazem a romaria.

A procissão percorre as ruas da cidade acompanhada por mais de trinta mil romeiros.

Ela se detém em quatro estações do caminho e termina a meio-dia diante da basílica.

Ali, a relíquia é venerada pelos fiéis durante a tarde toda.

História da abadia


A abadia beneditina de Weingarten foi fundada em 1056, por Guelfo I, duque da Baviera.

Os monges elaboraram famosas iluminuras de manuscritos, a mais famosa das quais é o Sacramentário de Berthold, de 1217.

Em 1274, o mosteiro ganhou estatuto de feudo independente de qualquer poder temporal, exceto do imperador.

Seu território era de 306 km2, incluindo muitas florestas e vinhedos.

A primeira igreja românica foi construída entre 1124 e 1182.

Entre 1715–24 foi substituída por uma maior, em estilo barroco, ricamente decorada.

Em 1803, a revolução anticristã se voltou contra o Sacro Império e aboliu os estados menores independentes, como Weingarten.

A abadia foi dissolvida e suas propriedades confiscadas pelo principado de Nassau-Orange-Fulda, e depois pelo reino de Würtemberg.

Naquela ocasião os riquíssimos relicários de ouro e pedras preciosas foram roubados de modo sem vergonha pelo laicismo rompante.

Em 1812, sob os efeitos revolucionários das invasões de Napoleão, a procissão foi proibida.

Mas retomou em 1849 e continua até agora.

Em 1922, a abadia de Weingarten foi refundada por monges beneditinos da arquiabadia de Beuron e da abadia de Erdington, Inglaterra.

Em 1940, o nazismo expulsou os monges, mas eles voltaram após o fim da guerra.

Os monges pertencem em parte ao rito romano e em parte ao rito bizantino.

Mais dados em Wikipédia


Vídeo: Procissão do Preciosíssimo Sangue de Jesus
para ver clique na foto