Nossa Senhora do Perpetuo Socorro sendo instalada em Maribondo, Alagoas |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
No período “pós-conciliar” (de 1965 em diante) os fiéis assistiram horrorizados a uma eliminação das imagens religiosas católicas de igrejas e locais públicos e privados, inclusive obras de arte e históricas.
Os fautores de esse furor iconoclasta aduziam agir no “espírito do Concilio Vaticano II” para criar ambientes de igreja mais no gosto dos homens modernos.
“Expulsai o natural e ele voltará a galope”, escreveu o pensador Philippe Destouches, membro da Académie Française.
O que aconteceu depois da onda progressista contra as imagens religiosas poderia se resumir numa paráfrase: “Expulsai as imagens religiosas e elas voltarão em asas de anjos”.
Pois hoje, os fiéis reclamam o retorno das imagens às igrejas, e estão promovendo a instalação de monumentos religiosos gigantescos, leia-se de muitos andares, com esculturas representando as devoções tradicionais e padroeiros de cidades ou regiões.
Um dos tantos recentes exemplos, foi dado pala inauguração no alto da Serra das Microondas que domina a cidade de Maribondo (AL) da estátua gigante da padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, segundo informaram sites e perfis de redes sociais do estado. Cfr.
Ela se destaca pela sua beleza, difícil de conseguir em imagens de tão grandes proporções. Está erguida em local com privilegiada visão panorâmica, e virou novo santuário da cidade.
Na inauguração e bênção, a cidade viveu um momento de intensa emoção de Fé católica.
Aliás, indo no sentido diametralmente oposto à fúria iconoclasta do dito “espírito do Concilio Vaticano II”, o qual parece estar morrendo sem pena nem glória.
Chegada da imagem |
Ao chegar, a imagem foi escoltada por uma carreata até a cidade, onde outras milhares pessoas já aguardavam numa manifestação marcada por muita fé e emoção, segundo as informações locais.
A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, encomendada pela Prefeitura de Maribondo, tem 18 metros de altura e foi feita na cidade pernambucana de Petrolina pelo escultor pernambucano Ranilson Viana.
Ao ser instalada na Serra das Microondas a imagem atingiu 22 metros, pois ficou sobre uma capela que ficou na sua base.
Na página Instagram do escultor, acumulam-se incontáveis comentários que se rejubilam pela iniciativa católica.
Até reclamam, propõem, querem, insistem em que o exemplo seja imitado nas respectivas cidades para santos ou invocações dos padroeiros.
Também avançam não poucas indiretas contra as autoridades locais que não o fazem ou não venham a fazê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.