terça-feira, 30 de julho de 2024

Poderosos efeitos benéficos da leitura nas crianças

Estudos mostraram que as crianças que leem são melhor sucedidas, segundo a Oxford Review of Education
Estudos mostraram que as crianças que leem são melhor sucedidas,
diz a Oxford Review of Education
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O acadêmico espanhol Miguel Salas alertou contra a procura de um lazer muito fácil que rende muito pouco como é ficar parasitado ante a TV ou o celular prejudicando o futuro intelectual das crianças e jovens, reportou “La Nación”.

Ele apresentou bons conselhos para que as crianças deixem de lado os prazeres efêmeros da tecnologia e adotem o benéfico hábito da leitura.

Ele destacou que a leitura exige concentração, profundidade e silêncio enquanto que o ritmo de vida “em que vivemos incentiva o contrário”.

Quase 80% das crianças que tem o bom hábito da leitura foram incentivadas por seus familiares. “Sobretudo na infância os livros são uma oportunidade de se abrir ao mundo, de viverem outras vidas, de viajar para lugares que não se sabe achar no mapa quando se é muito pequeno”, afirmou.

“Aprender a ler é acender uma fogueira, cada sílaba que se escreve é uma faísca”, dizia Victor Hugo e não se enganou.

Para o acadêmico, as crianças que se habituaram a ler desde pequenas colhem benefícios ao longo de toda a vida: superioridade na carreira, melhorias sociais e individuais, muito importante desenvolvimento das habilidades de comunicação porque a criança que lê se expressa e compreende melhor.

O aumento do vocabulário é óbvio. “Aos 20 meses de idade, uma criança educada num ambiente cultural alto reconhece cerca de 200 palavras. E aquela com baixo nível sociocultural discerne 20. A diferença é abismal porque um mundo de 20 palavras não é igual a um de 200”, explica.

Na leitura, as crianças se preparam para serem bem sucedidas na vida
Na leitura, as crianças se preparam para serem bem sucedidas na vida

A leitura é fundamental no desenvolvimento da imaginação e centenas de estudos comprovam que a leitura está diretamente relacionada ao bom desempenho das crianças na escola.

A leitura também incentiva a empatia bem direcionada.

Ela faz o leitor esquecer suas preocupações e se concentrar tão perfeitamente que é quase como se estivesse meditando.

Salas sugere fazer com a leitura o mesmo que faz a família estabelecendo horários para refeições, estudo ou trabalho, “só meia hora por dia, não é preciso mais”, aconselha.


O acadêmico Miguel Salas explica em entrevista de TV (em espanhol) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.