segunda-feira, 1 de agosto de 2016

“Igreja jovem” progressista definha na Espanha.
Renascem conventos segundo a Igreja imortal

Igreja abandonada na Espanha.
Igreja abandonada na Espanha.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



A prática religiosa está em queda livre na Espanha. A sangria é vertiginosa: desde 1º de janeiro de 2015, 341 casas ou mosteiros fecharam as portas por escassez de vocações ou pela ancianidade de seus membros, que foram constrangidos a se aglutinarem em poucas residências, informou o jornal digital espanhol Infocatólica.

Isso quer dizer que a cada 36 horas uma casa de almas consagradas desapareceu em algum lugar da católica Espanha em 2015.

Em geral, essas casas ficam sem uso, aguardando quem as alugue ou aproveite em qualquer atividade, inclusive profana, escandalosa, incompatível com o catolicismo, ou até mesmo templo de abominação.

Algumas foram invadidas por vândalos e “sem-teto”, que as depredaram. Em poucos casos foram reaproveitadas para atividades católicas, como escolas, mas sem presença do instituto fundador.

Em certas ocasiões, o abandono dos conventos implicou quase a morte de pequenos povoados que viviam em torno deles.



Para certas Ordens religiosas especialmente deturpadas pela crise “pós-conciliar”, significou também fechar grandes casas nas cidades importantes.

Convento conceicionista abandonado na diocese de Siguenza-Guadalajara
Convento conceicionista abandonado na diocese de Siguenza-Guadalajara
Alguns institutos tentaram “importar” religiosas de outros continentes, especialmente da África, da Ásia e da América Latina.

Mas a experiência não foi muito positiva, gerou problemas antes desconhecidos, e no máximo apenas tornou mais lento o desfecho final.

Com o fim de conventos, mosteiros e casas, acabaram também escolas, orfanatos, asilos para anciãos e outras obras de caridade de grande valor.

O doutor em estatística e especialista em bases de dados Giuseppe Mineo, estudou o caso a fundo e fez a lista dos 341 imóveis que ficaram como ruínas da Igreja. Ele diz: “Isto está aumentando, essa sangria está longe de se deter, vai agudizar-se nos próximos meses e anos”.

270 dessas casas pertenceram a conventos de freiras, e 71 a sacerdotes ou frades.

O triste recorde foi batido pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que passaram o cadeado da morte em 23 de suas residências em Madri, Canárias, Mallorca, Castela a Mancha, Castela e Leão, Catalunha, Galícia, Andaluzia, Comunidade Valenciana, Murcia e País Basco.

No período analisado, as Filhas da Caridade desistiram de mais de uma casa por mês. E isso na era em que se se faz qualquer absurdo para aproximar a Igreja dos mais necessitados!


As dominicanas, considerando todas suas diversas famílias (irmãs da Anunciata, missionárias, recoletas…), perderam 14 residências. As franciscanas fecharam 16.

Nesse total estão incluídas as Franciscanas da Imaculada, até havia pouco em plena expansão, mas que sofreram polêmica intervenção do Vaticano por suas tendências tradicionais.

A crise atingiu ferozmente as congregações de vida ativa e as dedicadas à beneficência. As de vida contemplativa foram tocadas por esse bafo do inferno em medida inversamente proporcional à modernização dos claustros.

Convento de la Trinidad de Cuéllar (Segovia), transformado em residência e depois à venda
Convento de la Trinidad de Cuéllar (Segovia), transformado em residência e depois à venda.
O flagelo não teve igual, nem mesmo com os desmandos comunistas da Guerra Civil (1936-939).

No ano e meio compulsado desapareceram 71 casas de congregações religiosas masculinas, inclusive dedicadas à educação. Os jesuítas puseram fim a 5 de suas comunidades na Espanha.

Os conventos masculinos de vida contemplativa foram mais resistentes à catástrofe. Nem beneditinos, nem cistercienses, nem cartuxos nem ordem alguma similar fechou comunidades.

O que geralmente não se computa nesses balanços são as novas casas e mosteiros, ou os antigos que foram recuperados por comunidades religiosas antigas ou novas e que diante do desastre decidem voltar aos costumes tradicionais e, ali sim, atraem jovens vocações em número notável e edificante.

Uma enorme mudança está em curso: enquanto religiosos de ambos os sexos – que se jactavam de “modernos” e da “Igreja jovem” – se extinguem numa ancianidade sem glória, novas vocações se voltam para aquilo que eles recusaram e a bênção de Deus desce as sobre suas iniciativas.


Votos religiosos no convento de Ladywell Convent (1962)




Profissão dos primeiros votos de Maria Imelda, no convento das Escravas do Imaculado Coração de Maria (Massachusetts, EUA) 08.09.2014.




5 comentários:

  1. Gostaria de comentar sobre a importação de religiosas, sobre a qual se diz:

    "Alguns institutos tentaram “importar” religiosas de outros continentes, especialmente da África, da Ásia e da América Latina.

    Mas a experiência não foi muito positiva, gerou problemas antes desconhecidos, e no máximo apenas tornou mais lento o desfecho final."

    Recentemente o Vaticano publicou um documento sobre as religiosas de clausura: Vultum Dei Quaerere.

    Nesse documento se confirma isso, proibindo os conventos em decadência de importarem religiosas de outros continentes.

    ResponderExcluir
  2. Agora eu fico me perguntando em relação ao Brasil: quando as congregações religiosas que estão no Brasil vão voltar-se para os valores e tradições da Igreja?!
    As congregações religiosas no Brasil parecem que, mesmo depois de todo declínio e decadência por que elas estão passando, ainda assim elas estão dispostas a continuar no mesmo caminho.
    Será que há esperança de as congregações religiosas no Brasil votarem-se para as tradições?! Ou elas vão continuar um lento e doloroso caminho de autodestruição?!
    Não sei se sou pessimista, mas me parece que as ordens e congregações no Brasil preferem fechar as portas a mudarem de atitude!
    Outra coisa que me entristece nas congregações religiosas no Brasil é o perfil dos vocacionados: todos são da Teologia da Libertação!!! E os que não são da TL tem outros problemas.
    Me desculpe pelo desabafo, mas não consigo ver uma luz de esperança para as ordens e congregações religiosas no Brasil!

    ResponderExcluir
  3. O recente documento da Igreja VULTUM DEI QUAERERE vai nesse sentido de não prolongar dolorosamente a existência de mosteiros decadentes, forçando dessa forma o surgimento de mosteiros mais jovens e renovados:

    Recrutamento de candidatas
    A Conclusão da Constituição Apostólica está dividida em 14 artigos que, efetivamente, definem em termos jurídicos o que foi dito pelo Pontífice precedentemente.
    Destaque para o art. 3 que estabelece ser absolutamente de evitar o recrutamento de candidatas de outros países com a única finalidade de garantir a sobrevivência do mosteiro.
    Por sua vez o art. 8 faz a lista dos requisitos necessários para a autonomia jurídica de uma comunidade, entre os quais a capacidade formativa e de gestão, a inserção na Igreja local e a possibilidade de subsistência. Caso não haja esses requisitos, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada “avaliará a oportunidade de constituir uma comissão ad hoc” para “uma revitalização do mosteiro ou o seu encerramento”.
    http://pt.radiovaticana.va/news/2016/07/22/vida_contemplativa_feminina_papa_aprova_documento/1246071

    ResponderExcluir
  4. Com este Papa atual. É difícil, alguém ficar otimista. Já que ele está procurando destruir tudo que é santo e tradicional. Por outro lado, não podemos esquecer que a Santa Igreja é de Nosso Senhor. Ela vai triunfar no meio desta anarquia que estamos atravessando. Quem estar na Barca é Jesus Cristo. Ele tem palavras eternas. "Estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos." Os ímpios, tem uma aparência vitória. Mais um pouco de tempo, será reduzido a pó suas ideias satânicas.
    Joelson Ribeiro Ramos.

    ResponderExcluir
  5. Veja essa notícia! É um exemplo da crise vocacional da Igreja.
    Franciscanos deixarão San Marino: restaram apenas 3 frades
    http://br.radiovaticana.va/news/2016/08/09/franciscanos_deixar%C3%A3o_san_marino_restaram_apenas_3_frades/1250342

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.