terça-feira, 5 de outubro de 2021

Voltaram as procissões na Espanha com milhares de fiéis

Nossa Senhora dos Remédios, padroeira dos Santos Mártires no reinício do culto público
Nossa Senhora dos Remédios, padroeira dos Santos Mártires
no reinício do culto público
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Treze procissões à catedral de Málaga (Espanha), de tipo mais simples denominadas ‘transferências’, no domingo 19 de setembro (2021) puseram fim à interdição eclesiástica aos multitudinários atos públicos de devoção que caracterizam a Espanha.

Partiu em primeira a Virgem da Vitória, da Catedral para o seu santuário, na noite de sábado 18 depois de um ano e meio de pandemia sem procissões nas ruas.

Sairam depois as irmandades de treze Cristos e Virgens em direção a Sé, começando de madrugada, acompanhadas por milhares de fiéis.

O povo não suportava o deserto de cultos na via pública até que o bispado revogou o decreto que os proibia, segundo informou o jornal “Diario Sur” próximo aos meios eclesiásticos.

As condições sanitárias continuam ainda impostas, como o uso da máscara, mas não foram empecilho para os milhares de pessoas que participaram desde muito cedo.

Também o bispado proibiu o uso de muitos símbolos e manifestações de devoção popular.

'Jesús Cautivo', conhecido como 'Senhor de Málaga' no andor na catedral
'Jesús Cautivo', conhecido como 'Senhor de Málaga' no andor na catedral
Para “Diario Sur” as restrições e horários pouco atrativos fixados pelas autoridades fizeram lembrar um Domingo da Paixão.

Porém não faltaram os aplausos e os “vivas” em diversas ocasiões para as imagens mais veneradas como a Virgen del Rocío ou o Cristo da Misericórdia.

A polícia limitou o público nas ruas devido ao grande acúmulo de pessoas.

Pelas quatro da manhã já tinha pessoas aguardando a saída do Jesús Cautivo, dito o “Senhor de Málaga”, e foi uma das imagens mais aclamadas junto com a Virgen del Rocío, recebida com salva de foguetes.

Tal vez o momento mais emotivo se deu no epílogo já entrando a noite com a saída acompanhada por fiéis rezando o tempo todo o terço da imagem da Virgen de los Remedios, padroeira da freguesia de Santos Mártires, narrou “Diario Sur”.


Um comentário:

  1. Finalmente procissões em Espanha .
    Finalmente um sopro de espiritualidade .
    A Espanha reza ...Portugal também reza ....
    Quer a Espanha quer Portugal estão impestados de chefes que renegam disfarçadamente a religiosidade -um é ateu ,outro "Estaline " camuflado -
    Até quando ?
    Obrigada Professor

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.