quinta-feira, 19 de setembro de 2019

173 anos depois: é a ressurreição de La Salette?

Vitral na Basílica de Lourdes
Vitral na Basílica de Lourdes
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Cumprem-se hoje 173 anos do anúncio solene feito por Nossa Senhora em La Salette em 19 de setembro de 1846.

Ela falou de uma grande e terrível purificação que adviria sobre o mundo, se esse antes não se arrependia e fazia penitência.

“Vinde meus filhos, disse Ela, não tenhais medo, estou aqui para vos anunciar uma grande notícia”.

“Se meu povo não quiser se submeter, fico obrigada a deixar o braço de meu Filho golpear: não posso mais segurá-lo”.

Nossa Senhora apontou como mais necessitada de emenda aquela parte do clero que afundava em assustadora decadência moral e periclitava na fé. Dessa parte da qual chovem dolorosamente cada vez mais escândalos:

Os sacerdotes, ministros de meu Filho, pela sua má vida, sua irreverência e impiedade na celebração dos santos mistérios, pelo amor do dinheiro, das honrarias e dos prazeres, tornaram-se cloacas de impureza”.

“Sim, os sacerdotes atraem a vingança e a vingança paira sobre suas cabeças. Ai dos sacerdotes e das pessoas consagradas a Deus, que pela sua infidelidade e má vida crucificam de novo meu Filho!”

“Os pecados das pessoas consagradas a Deus bradam ao Céu e clamam por vingança.

“E eis que a vingança está às suas portas, pois não se encontra mais uma pessoa a implorar misericórdia e perdão para o povo”.  
Mas Nossa Senhora não ficou nisso. Ela apontou em segundo lugar a infiltração dos inimigos de Cristo na sociedade temporal e nos postos de direção dos governos e organizações mundiais:

“Os chefes, os condutores do povo de Deus negligenciaram a oração e a penitência.

“E o demônio obscureceu suas inteligências.

“Transformaram-se nessas estrelas errantes, que o velho diabo arrastará com sua cauda para fazê-las perecer”.

“Deus permitirá à velha serpente introduzir divisões entre os que reinam, em todas as sociedades e em todas as famílias. Sofrer-se-ão tormentos físicos e morais”.


“A sociedade está na iminência dos flagelos mais terríveis e dos maiores acontecimentos. Deve-se esperar ser governado por uma chibata de ferro e beber o cálice da cólera de Deus”.

Se os homens não se corrigirem, advertiu a Mae de Deus, a decomposição da ordem das nações haveria de produzir efeitos nefastos:

“Toda ordem e toda justiça serão calcados aos pés. Não se verá outra coisa senão homicídios, ódio, inveja, mentira e discórdia, sem amor pela pátria e sem amor pela família.

“Os governantes civis terão todos um mesmo objetivo, que consistirá em abolir e fazer desaparecer todo princípio religioso para dar lugar ao materialismo, ao ateísmo, ao espiritismo e a toda espécie de vícios.

“Nos conventos as flores da Igreja serão apodrecidas, e o demônio tornar-se-á como que o rei dos corações.

“O demônio usará toda sua malícia para introduzir nas ordens religiosas pessoas entregues ao pecado, pois o amor aos prazeres carnais estarão espalhados por toda a Terra”.

Porém, após grandes provações que acrisolarão a humanidade, a misericórdia divina inaugurará uma nova época histórica em que Jesus Cristo será reconhecido como Rei e sua Mãe como Rainha.

“Os justos sofrerão muito. Suas orações, sua penitência e suas lágrimas subirão até o céu e todo o povo de Deus pedirá perdão e misericórdia. E pedirá minha ajuda e intercessão.

“Jesus Cristo, por um ato de sua justiça e de sua grande misericórdia em relação aos justos, ordenará a seus anjos que deem morte a todos os seus inimigos.

“De repente os perseguidores da Igreja de Jesus Cristo e todos os homens entregues ao pecado perecerão, e a Terra tornar-se-á como um deserto.

“Então será feita a paz, a reconciliação de Deus com os homens. Jesus Cristo será servido, adorado e glorificado. A caridade florescerá por toda parte.

"Os novos reis serão o braço direito da Santa Igreja, a qual será forte, humilde, piedosa, pobre, zelosa e imitadora das virtudes de Jesus Cristo.

“O Evangelho será pregado por toda parte e os homens farão grandes progressos na fé, porque haverá unidade entre os operários de Jesus Cristo e os homens viverão no temor de Deus”.

Passaram-se, como dizíamos, 173 anos desde 19 de setembro de 1846.

Estamos em 2019, após comemorarmos poucos anos atrás o centenário da aparição de Fátima e do tricentenário de Nossa Senhora Aparecida.

Malgrado o apoio do bem-aventurado Papa Pio IX à revelação de La Salette e de tantos outros santos e almas fiéis, o inferno e seus agentes desencadearam feroz perseguição contra o Segredo e seus difusores.

Nossa Senhora voltou em Fátima a renovar o premente apelo à conversão.

Mas tudo indica que Ela tampouco foi ouvida pela maioria dos homens e sua mensagem aparece como diluída ou deturpada.

Os videntes de La Salette foram perseguidos de modo dramático até que o texto do Segredo foi posto no Index – a lista de livros proibidos para os católicos – aguardando uma conferição que parecia ser impossível.

A vidente Mélanie faleceu na noite do dia 14 para 15 de dezembro de 1904, em Altamura, Itália, não longe de São Giovanni Rotondo, aonde a proteção do bispo impedia que chegassem as perseguições.

São Pio X falou privadamente dela como “a nossa santa”

Desde a aparição em La Salette em 1846 até sua morte em 1904 transcorreram 58 anos. Mais de meio século.

Mas ela não viu a realização dos anúncios que comunicou.

Pelo contrário, assistiu ao abafamento sistemático e implacável da mensagem de Nossa Senhora.

Na sua abundante correspondência, ela comentou com dor esse silenciamento ordenado por altas esferas eclesiásticas.

Entretanto, ela previu inspiradamente que o esforço de Satanás e seus asseclas seria infrutífero e que um dia a vontade expressa por Nossa Senhora em La Salette ressurgiria esplendorosamente.

Numa conversa de Mélanie com a Madre Saint-Jean, em 22 de janeiro de 1885, a vidente confidenciou sobre o futuro da mensagem:

Túmulo de Mélanie Calvat na casa das religiosas do Divino Zelo
em Altamura, Itália.
“La Salette será, por assim dizer, morta, sepultada... Vós vereis isso.

“Mas quando se acreditará que ela foi extinta, desmontada, ela reaparecerá e reviverá porque as palavras da Santíssima Virgem não são vãs, e porque Ela é suficientemente poderosa para ressuscitá-las.

“Quando vós vereis tudo isso, vós não duvidareis. Conservai a confiança.

“Da minha parte, ainda que eu a veja morta e enterrada eu não duvidarei.

“MARIA É PODEROSA. Os homens e os demônios nada podem contra Ela. Ela triunfará.

“Pode-se resistir ao apelo da graça, ao apelo dEla, mas Ela pode transportar sua grande luz e mostra-la a outros.

“Aguardemos sua ajuda e sua hora. Assim seja”. (“Pour servir à l’histoire réelle de La Salette – Documents II”, Nouvelles Éditions Latines, Paris, 1964, página 15).

No dia 2 de outubro de 1999, por um acaso que não podemos senão qualificar de providencial, os documentos originais das aparições foram redescobertos no Vaticano.

Então, as dificuldades que se opunham à divulgação do Segredo ficaram removidas, e a mensagem voltou a circular livremente nos ambientes católicos, não sem suscitar oposições como outrora.

Estamos agora assistindo à “ressurreição” de La Salette em função de sua próxima realização?

É o que desejam pelo menos inúmeras almas piedosas que se encomendam a Nossa Senhora.

Especialmente com a Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem praticando a consagração como escravo de amor ensinada pelo grande doutor mariano São Luís Maria Grignion de Montfort. Confira: Comentários ao Tratado da Verdadeira Devoção, por Plinio Corrêa de Oliveira





Um comentário:

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.