segunda-feira, 25 de junho de 2012

51 milhões de romeiros e turistas visitam anualmente locais religiosos na França

Jovens romeiros indo de Paris rumo a Chartres
Jovens romeiros indo de Paris rumo a Chartres

Perto de 51 milhões de peregrinos e turistas visitaram santuários e localidades religiosas da França no ano de 2010, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, noticiou o jornal “Le Figaro” de Paris.

“Há incontestavelmente uma tendência profunda no sentido do turismo espiritual”, constatou Géraldine Ballot, presidente da associação Villes-Sanctuaires de France.

O crescimento anual da tendência nos últimos tempos foi de 5 a 10%, dependendo dos locais.

Os santuários mais visitados são o de Nossa Senhora de Lourdes (mais de sete milhões por ano) e a abadia do Mont-Saint-Michel (3,5 milhões).

A catedral de Notre-Dame de Paris recebe 13 milhões de visitas por ano, embora boa parte não seja prioritariamente religiosa. O Sacré-Cœur de Montmartre em Paris acolhe 10,5 milhões.


A catedral de Chartres e o santuário de Rocamadour são visitados por 1,5 milhões cada um.

Peregrinação de estudantes ao Monte Saint-Michel
Peregrinação de estudantes ao Monte Saint-Michel

É de sublinhar que a França possui mais de 50.000 prédios religiosos que são objeto desse movimento de interesse espiritual.

Porém, o fato mais singular é que esta tendência supera largamente a prática religiosa. Constituem exceção os santuários famosíssimos de Lourdes, Lisieux, Paray-le-Monial ou da Rue du Bac, aonde os romeiros só vão por devoção.

O que mais cresce é a frequência de visitantes “não crentes” ou que abandonaram a prática religiosa, explicou Géraldine.

Trata-se de um público cansado da vida moderna e que procura uma opção espiritual para o vazio da vida quotidiana.

“A peregrinação é uma das facetas do fenômeno que vem emergindo nos últimos anos”, acrescentou. Perto de meio milhão de pessoas participam de romarias com uma média de duração de cinco dias e cinco noites.



Um comentário:

  1. se tivesse dinheiro neste momento eu gostaria de vizitar mas as coisa por aqui nao ta facil estou mais de 3 anos desempregado
    estou sempre esperando que a luz que esta apagada volte a eluminar e conseguir um dia ajudar minha familia e dos romeiro de fe
    amem

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.