A rainha da Inglaterra, Elisabeth II, completou 80 anos. O "New York Times" – totalmente insuspeito de tendências monarquistas – publicou reportagem com sugestivo título, composto com uma frase dita pela rainha quando muito jovem: "Eu não tenho outra coisa para vos dar senão amor. Nos momentos mais difíceis do longo reinado, a soberana transitou em carruagens abertas e estreitou as mãos de multidões, enquanto os primeiros-ministros britânicos circulavam em helicópteros e carros blindados. "A História [...] galopa como uma desvairada. Ante o turbilhão espumante do tempo, a monarquia é uma estrela polar", reconheceu um colunista francês, ardido opositor de todas as realezas.
domingo, 29 de julho de 2007
Monarquia inglesa: "estrela polar" face ao caos moderno
Um comentário:
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
o caso de diana, embora também não sendo perfeita (diana), deixou a monarquia inglesa a reflectir sobre o seu papel...
ResponderExcluirsem dúvida que a rainha isabel II vai dexar uma herança forte na monarquia inglesa. levou a sua promeça até ao fim, de servir a inglaterra, com a sua capacidade, autoridade e "simplicidade"...
Amada por uns, odiada por outros... uma coisa é serta, ela foi a sgunda Rainha Vitória...
Olga Teixeira