terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

A salvadora disciplina

A salvadora disciplina japonesa é ensinada desde a infância
A salvadora disciplina japonesa é ensinada desde a infância
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






No aeroporto Haneda de Tóquio houve espantosa colisão aérea que poderia ter cobrado 379 vidas. A mídia universal tratou extensamente do sensacional fato,como fez, por exemplo o grande jornal “La Vanguardia” de Barcelona.

A imprensa falou de “evacuação milagrosa” de todos os passageiros e tripulantes que saíram do avião em chamas em 90 segundos.

Os jornalistas atribuíram o fato â extraordinária disciplina nipônica no respeito das normas. Do imenso avião só sobrou cinzas.

O incêndio aconteceu após o voo repleto da JAL colidir contra um da Guarda Costeira japonesa no preciso momento do pouso.

Segundo a companhia aérea, os comissários de bordo seguiram estritamente o treinamento de segurança.

Malgrado momentos de angústia nas os passageiros obedeceram as instruções da tripulação que pedia calma, permanecer no lugar e cobrir nariz e boca para não inalar a fumaça enquanto abriam as portas de emergência.

As 115 unidades de combatir incêndio enviadas ao local não puderam evitar que toda a aeronave virasse uma bola de fogo.

Todos os 379 pasageiros e tripulantes abandonarm ordenadamente o avião em 90 segundos, sem perdas humanas
Todos os 379 pasageiros e tripulantes abandonarm ordenadamente o avião em 90 segundos,
sem perdas humanas
A tripulação rapidamente acionou os escorregadores de evacuação e as pessoas desembarcaram de maneira ordenada em 90 segundos.

A evacuação milagrosa foi atribuída ao treino de emergência da tripulação, mas também à disciplina dos passageiros, num país que é conhecido pelo respeito pelas regras e pela consideração do coletivo antes do individual.

Satoshi Yamake, 59 anos, disse: “só posso dizer que foi um milagre, poderíamos ter morrido se tivéssemos demorado”, disse ele.

Terence Fan, especialista em aviação da Singapore Management University (SMU), entrevistado pela AFP, declarou que “isso foi possível porque os passageiros parecem ter seguido as instruções de forma exemplar, o que permitiu que eles e a tripulação saíssem do avião antes que o avião fosse completamente envolvido pelas chamas”.

No Ocidente desde a revolução da Sorbonne e do movimento hippie se promove a indisciplina a todos os níveis como manifestação de liberdade.

Se os passageiros tivessem agido com esses critérios de enganosa liberdade hoje poderíamos estar deplorando centenas de mortes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.