terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Bispo reconhece milagre eucarístico em Honduras

O corporal todo manchado de sangue
O corporal todo manchado de sangue
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Na pequena paróquia rural de El Espinal, em Honduras, que contra com apenas 60 famílias espalhadas nas colinas próximas à cidade de San Juan, aconteceu um milagre eucarístico oficialmente reconhecido pelo bispo diocesano, informou o site “Aleteia”.

A paróquia é tão simples que não tem um padre que resida nela para administrar os sacramentos.

O triste fato está se tornando abrumadoramente frequente pela diminuição do clero e da quase desaparição das vocações para o seminário.

Só há um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão no lugarejo.

Na quinta-feira, 9 de junho de 2022, festa de Jesus Cristo Sumo Sacerdote, o ministro observou algo incomum no tabernáculo.

De acordo com a Catholic News Agency, 15 famílias que procuravam a Sagrada Comunhão observaram que no sacrário que vinha de ser aberto no corporal que enrolava um cibório de madeira apareciam surpreendentemente manchas de sangue.

O ministro disse em entrevista à EWTN que ele “ficou surpreso” e sua primeira reação foi “isto é o Sangue de Cristo”.

Os presentes ficaram convencidos de que era um milagre e afastaram hipóteses como o de uma vazão no telhado da capela.

Foram convocados os padres Marvin Sotelo e Oscar Rodriguez, missionários do Sagrado Coração que vendo o acontecido, falaram com as testemunhas e lacraram o tabernáculo com o corporal.

Levaram o assunto a Mons. Walter Guillén Soto, bispo da diocese de Gracias, e responsável pela diocese.

O bispo agiu com muita cautela alegando que “não sou tão propenso a acreditar ingenuamente nas coisas. A lógica nos torna prudentes para acreditar sem examinar e sem analisar”, declarou ele à EWTN News.

Transcorridos três meses, o bispo enviou o corporal para o centro de toxicologia DISA Test, na capital Tegucigalpa, onde o Dr. Héctor Díaz del Valle, doutorado em química e farmácia, dirigiu uma investigação.

Além do mais, no final de outubro de 2022, o material foi examinado por um perito forense e um perito em toxicologia.

Os testes descartaram a hipótese de que as manchas fossem resina da madeira do cibório ou de animais, ou que fossem pigmentos ou outra substância.

O material estava livre de fungos, mofo e contaminação, apesar do tempo decorrido desde a descoberta das manchas.

Os testes apontaram que as manchas no corporal são, de fato, de sangue.



O Pe. Marvin Sotelo disse à HCH, principal canal de notícias de Honduras, que os resultados apontam que “na verdade, é sangue humano do tipo AB+, que é o tipo sanguíneo de todos os milagres eucarísticos”.

Sangue do mesmo tipo foi encontrado, por exemplo, durante o exame do milagre de Lanciano e do Sudário de Turim.

Por fim, o bispo Walter Guillen Soto anunciou os resultados do estudo e reconheceu que as manchas eram humanamente inexplicáveis.

Então declarou:

“Penso que este sinal extraordinário, visível, tangível, perceptível, verificável desta manifestação do Sangue do Senhor numa comunidade obscura no meio da ruralidade mais extrema do nosso meio agrícola”.

Ele enfatizou que Nosso Senhor Jesus Cristo praticou esse milagre não para um clérigo ou religioso, mas para leigos.

Disse também que “é a fé dos leigos que mantém viva a vitalidade da Igreja nestes cantos do mundo. Para mim e para o clero da diocese foi um chamado à conversão”.

Todo o material foi entregue ao Vaticano para a verificação final do milagre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.