terça-feira, 31 de outubro de 2023

Kiev: Nossa Senhora intacta sob grande órgão incendiado

Imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora resgatada das ruinas ardentes, em Kiev, Ucrânia
Imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora resgatada das ruínas ardentes, em Kiev, Ucrânia
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






O muito prezado grande órgão da Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev, segunda igreja católica romana mais antiga da cidade, pegou fogo numa madrugada e foi reduzido a cinzas, porém sem vítimas, segundo o Serviço de Emergência do Estado citado pelo “Kyiv Post”.

A Catedral de São Nicolau em Kiev foi construída no início do século 20 em estilo neogótico, mas nos tempos soviéticos foi fechada e usada como oficina pública.

A grande negligência comunista lhe provocou graves danos e a deixou em péssimas condições, não sendo restaurada devidamente pelos governos pós-comunistas.

Bem no centro do muito prezado órgão usado para concertos estava exposta a imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora no momento que o incêndio enfureceu, explicou a agência Catholic News.

Nossa Senhora da Porta da Aurora em Kiev, antes do incêndio
Nossa Senhora da Porta da Aurora em Kiev, antes do incêndio
As chamas consumiram o grande instrumento, mas a imagem que tem as características de um ícone pitado a óleo sobre tela permaneceu intacto.

Os fiéis agradeceram a Deus e à Bem-Aventurada Virgem Maria pelo milagre do resgate inexplicável da imagem do fogo.

Andriy Afanasyev restaurador de obras de arte, e da imagem em questão, disse estar convencido de que a sobrevivência do ícone sagrado não pode ser explicada racionalmente.

No dia da comemoração de Nossa Senhora da Porta da Aurora, 16 de novembro 2022, foi celebrada uma missa de ação de graças, também pelo milagre, presidida pelo Núncio Apostólico na Ucrânia, Arcebispo Visvaldas Kulbokas, numa igreja próxima, em Kiev.

O pároco, padre Pawel Wyszkowski, OMI, expressou sua gratidão: “Agradecemos especialmente à Bem-Aventurada Virgem Maria por sua presença entre nós”.

De fato, o fogo consumiu todo o órgão, mas a pintura permaneceu ilesa, quando pinturas artísticas não sobrevivem a um incêndio dessas proporções.

Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev pegando fogo
Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev pegando fogo
A imagem de Nossa Senhora pintada no final do século XIX e restaurada mais recentemente, estava bem preservada quando estourou o incêndio.

“É simplesmente um milagre”, disse o restaurador, “porque mesmo em temperaturas moderadamente altas, a tinta a óleo sempre derrete e se desintegra”.

O restaurador Afanasyev encontrou manchas prateadas no verso da pintura e verificou que se tratava de metal proveniente dos tubos do órgão fundidos pelas temperaturas muito elevadas a que o local foi submetido.

O metal dos tubos fundido acentua o caráter inexplicável da sobrevivência íntegra do frágil quadro.

Afanasyev constatou-se serem fragmentos dos tubos de órgãos derretidos que ficaram colados na parte de trás da pintura. E acrescentou estar convencido de que a intervenção divina estava envolvida.


Afanasyev, perguntou com espanto: “Quão alta deve ter sido a temperatura para que o metal derretido dos tubos do órgão cobrisse quase completamente o verso da pintura e até mesmo a frente?”

Segundo pesquisas, a pintura de Nossa Senhora da Porta da Aurora é tão antiga quanto a igreja de São Nicolau.

Após 1991, ano da independência da Ucrânia e separação da União Soviética, os fiéis católicos rezavam nos degraus em frente à igreja trancada aguardando que a igreja fosse devolvida à paróquia católica.

Fragmentos dos tubos derretidos colados na parte de atrás da imagem
Fragmentos dos tubos derretidos colados na parte de atrás da imagem
A imagem ficou indene da profanação comunista
que começou em 1938, quando os marxistas fecharam a igreja “porque foi escondida do saque bolchevique e posteriormente doada a uma paróquia vizinha”, segundo disse o Pe. John Krapan, então pároco da paróquia de São Alexandre que a restituiu à paróquia original.

O quadro retrata o glorioso ícone da Bem-Aventurada Virgem Maria cujo original está na bela capelinha da Porta da Aurora em Vilnius, Lituânia.

Sua presença em Kiev é um eco do tempo em que a Lituânia, a Polônia e a Ucrânia formavam um reino unido sob a coroa da família real lituana dos Jagelons, que conseguiram manter pacificamente unidos esses povos tão diversos.

A unidade foi perpetuada anos depois pela coroa da família dos Habsburgos, que reinaram no Império Austro-Húngaro, até sua dissolução e a invasão russa comunista após a I Guerra Mundial

A igreja de São Nicolau foi restituída ao culto católico em novembro de 2021, pelas autoridades que hoje governam a Ucrânia devendo enfrentar a ferocidade agressiva e assassina dos bombardeios ordenados por Vladimir Putin continuador e renovador do regime comunista russo.



Nossa Senhora do Portal da Aurora presidindo apresentação antes do incêndio e preservação miraculosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.