terça-feira, 29 de agosto de 2023

12.000 valencianos bordaram um Manto para a Virgem dos Desamparados, sua padroeira

O novo manto da Virgem dos Desamparados, bordado por 12.000 valencianos
O novo manto da Virgem dos Desamparados,
bordado por 12.000 valencianos
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Enquanto as igrejas se esvaziam abandonadas por uma humanidade que esquece a religião católica e seus abençoados costumes e tradições de piedade, em Valência, Espanha, 12.000 fiéis deram comovedor exemplo filial bordando um novo manto para a padroeira da cidade a Virgen de los Desamparados, segundo relatou o jornal espanhol “La Razón”, entre outros.

Quando o manto foi apresentado para apreciação do público no Salão Nobre da Associação Mercantil foi recebido com uma aclamação.

O manto da Virgen de los Desamparados foi depois oferecido oficialmente à Virgem e benzido na Basílica da cidade na data de comemoração do Centenário da Coroação da Virgem.

A apresentação, dita “Descobrição” do manto, aconteceu após um jantar e um leilão beneficente com cerca de 400 comensais que reuniram os fundos para pagar a maravilhosa obra e mais uma coroa para Nossa Senhora denominada Coroa da Caridade.

Filas de voluntários para bordar o novo manto da Virgem dos Desamparados
Filas de voluntários para bordar o novo manto da Virgem dos Desamparados
As mais de 12.000 pessoas que participaram na prodigiosa costura deste manto histórico “choraram, ficaram comovidas” como filhos que se rejubilam com o presente que adorna a Mãe amada.

O diretor dos trabalhos, Jaime Guillem, recorda que um cego participou no bordado e até incentivava a outros dizendo: “se eu sou cego e vou bordar, com certeza você também pode fazer”.

O manto, antes da dedicação, percorreu diferentes pontos de Valência e da província, incluindo a prisão de Picassent. Os presos a receberam “cantando e rezando num dia único, de muita alegria”.

Presentação do novo manto da Virgem dos Desamparados
Presentação do novo manto da Virgem dos Desamparados

A base do manto é de seda e prata. E os bordados foram feitos com fio de ouro fino. Alfaiates supervisionaram os trabalhos para garantir que o manto encaixasse exatamente na imagem.

As doações cobriram todas as despesas do Manto e ainda sobrou para a Coroa da Caridade. As pessoas chegaram a ficar na fila por até duas horas só para participar do bordado chorando emocionadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.