terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Mongólia celebrou Natal com imagem de Lourdes aparecida miraculosamente num lixão

A imagem da Imaculada Conceição de Lourdes achada miraculosamente em Ulaanbaatar, capital da Mongólia
A imagem da Imaculada Conceição de Lourdes
achada miraculosamente num lixão,
em Ulaanbaatar, capital da Mongólia
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







No período de Advento, na festa da Imaculada Conceição em 8 de dezembro, a Mongólia foi consagrada à Virgem, diante de uma imagem que foi encontrada num lixão.

Ela tem todos os atributos da Virgem de Lourdes, que quando Santa Bernadette lhe preguntou o nome respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Dom Giorgio Marengo, missionário italiano da Consolata, hoje Cardeal e prefeito apostólico de Ulã Bator (também Ulaanbaatar) falou todos os fiéis que se reuniram na catedral da capital para comemorar o Natal. E narrou como se deu o prodigioso achado, segundo transcreveu “AsiaNews”.

“A imagem da Imaculada Conceição foi encontrada em um lixão no norte da Mongólia, há dez anos”, disse o Cardeal de Ulã Bator, onde a temperatura chega a 20 graus abaixo de zero.

“Ela foi descoberta por uma mulher não cristã, mãe de 11 filhos, que teve algum contato com as freiras de Madre Teresa.

“Ao revisar o lixo que um caminhão havia despejado – como fazem os pobres em todas as latitudes – ela viu um estranho invólucro de tecido.

“Abrindo-o, encontrou-se diante desta bela estátua de madeira da Imaculada Conceição, de 62 cm de altura, muito fina.

Procissão ccom a imagem miraculosa em Ulaanbaatar, capital da Mongólia
Procissão com a imagem miraculosa em Ulaanbaatar, capital da Mongólia
“Sem saber o que era, a mulher levou para casa e disse: ‘esta linda senhora queria vir ter comigo’... Até que as freiras, quando foram visitá-la, viram a imagem e perguntaram-lhe de onde vinha”.


Por alguns anos, a estátua permaneceu no escritório paroquial.

“Eu descobri tudo isso no ano passado”, continuou o Card. Marengo, “e nesse momento pensei: ‘A Virgem quer nos dizer uma coisa’.

“Fui ao local, conheci a senhora. Mais tarde, no dia 25 de março – festa da Anunciação – transferimos oficialmente a estátua para a catedral com a ideia de entronizá-la, para que fosse mais conhecida e venerada por todos.

“Daí resultou uma celebração do 8 de dezembro, que também foi acompanhada por outro gesto significativo.

“Convidamos todos os nossos fiéis, 1.400 católicos, a nos enviarem um pedaço de pano que tenha um significado especial para eles, acompanhando-o com uma frase, uma oração. Com eles, formamos um manto e o oferecemos à Virgem, apresentando nossas orações. Foi um momento lindo, muito emocionante”.

A imagem da Imaculada com o manto oferecido pelos fiíes, na catedral de Ulã Bator
A imagem da Imaculada com o manto oferecido pelos fieis,
na catedral de Ulã Bator
A pequena Igreja Católica da Mongólia, nasceu em 1992, mas está tendo um crescimento explosivo. “Teremos missas de Natal nas diversas comunidades”, acrescentou

“Este Natal coincide com um momento delicado para a Mongólia em que o país está sendo abalado por protestos contra a corrupção

“Muitos russos que não querem ser alistados pela força para combater e morrer à toa na Ucrânia fogem de suas terras, especialmente da vizinha Buriácia. E fazem da Mongólia um lugar de trânsito para chegar a outros países”, afirmou o cardeal.

Em verdade, os primeiros católicos remontam aos séculos XIII e XIV pela pregação de missionários como William de Rubruck e Giovanni da Pian del Carpine e do beato Giovanni da Montecorvino fundador da primeira missão católica em Pequim.

No entanto, o catolicismo foi suprimido com a implantação do regime comunista russo que ocupou o país a partir de 1920.

A imagem da Imaculada Conceição com os atributos de Lourdes só pode ter sido trazida pelos missionários europeus na segunda metade do século XIX ou primeiras décadas do século XX.

A imagem da Imaculada Conceição e o bispo missionário
A imagem da Imaculada Conceição e o bispo missionário
Os comunistas destruíram as instituições católicas e nesse período devem ter jogado fora a imagem que milagrosamente reapareceu numa massa de lixo.

Em 1992, com o fim da União Soviética, a Igreja recuperou a liberdade e em trinta anos passou de pequena semente para uma árvore que já dá frutos, regada pelo sangue, suor e lágrimas de tantos missionários ao longo dos séculos. Cfr. Wikipedia “Igreja Católica na Mongólia”  e História da Mongólia

Mas sobre tudo pela Luz do Menino Jesus que começou a resgatar o mundo na manjedoura de Belém e hoje é nosso alimento na Eucaristia que contém em si todas as infinitas graças de Deus e permanece aqui entre nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.