terça-feira, 26 de abril de 2022

Lava do vulcão Cumbre Vieja parou ante a Virgem de Fátima

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Nos anos 2021 e 2022 o vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, em Tenerife, vomitou rios de lava que destruíram centenas de casas e plantações.

Mas a imagem e monumento à Virgem de Fátima erigida no local como fruto de uma promessa pedindo conter uma também colossal explosão daquela bacia vulcânica, na zona de Las Manchas não foi afetada no mais mínimo ponto, noticiou a fonte de notícias regional COPE.

As bocas vulcânicas se encontravam a por volta de 500 metros da imagem de Nossa Senhora, segundo confirmou o pároco de El Paso, Padre Domingo Guerra.

O local onde se erige ufana e dominadora a Virgem de Fátima não foi escolhido ao acaso.

No ano 1949, explodiu o vulcão São João e o rio de magma incandescente desceu ao local destruindo tudo e criando um “vale negro” de cinzas.

Porém, “a lava se deteve chegando ao povoado de Las Manchas, próximo à paróquia de São Nicolau de Bari”, erigida no ano 1700, explicou o sacerdote.

Segundo “El Mundo”, os habitantes de Las Manchas foram obrigados a interromper até as operações de limpeza aos berros de “saiam correndo, chegam os gases do vulcão!” porque traziam o venenoso dióxido de enxofre.

Mas tampouco o grande e ostensivo nicho foi afetado pelo vulcão. À 72 anos a lava se desviou pela direita, bordejou o bairro de Las Manchas e continuou rumo ao mar.

O pároco de então, Pe. Blas, construiu o monumento exatamente onde se deteve a avalanche e encomendou uma imagem de Fátima em pedra para o local de dois toneladas.

Desde ano 1950 Ela preside esta zona da ilha. Cada 13 de maio e 13 de outubro se faz uma Missa no pequeno altar de granito ao pé do monumento e também se reza um Terço em honra de Nossa Senhora de Fátima, acrescenta o Pe. Padre Domingo Guerra.

A imagem foi abençoada em 1954 em Portugal e percorreu toda a ilha antes de ser instalada no seu local definitivo.

O Padre Domingo acha então difícil que a imagem seja atingida por rios de lava embora esteja em zona de emergência. A lava para e desvia sempre a oitenta metros do Cemitério e a 500 metros da igreja de São Nicolás que é até onde se estende a proteção daquela imagem.

Por precaução, as imagens do templo são removidas, mas nada afeta o prédio da igreja.

A lava esfriada em 1949 obriga o magma a subir por cima dela, e então só pode desbordar para os lados, explica o sacerdote.

É lamentável que a mídia e as redes sociais que informaram até a saciedade durante os meses de atividade do Cumbre Vieja, tenham silenciado sobre este e outros fatos de proteções milagrosas de Nossa Senhora no local.

Os filhos agradecidos não agem assim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.