terça-feira, 30 de novembro de 2021

2.046 mártires do comunismo na Espanha nos altares

2.046 mártires do comunismo na Espanha nos altares
Tapeçaria dos 127 mártires do comunismo em Córdoba elevados aos altares
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Exatamente 2.046 mártires do comunismo na Guerra Civil Espanhola, estão inscritos hoje no Martirológio Romano que inclui todos os santos e beatos proclamados pela Igreja Católica.

O número inclui os 127 mártires proclamados em outubro 2021 na Catedral de Córdoba, segundo informou “Infocatolica”.

Entre esses 127 mártires há sacerdotes, seminaristas, religiosos e fiéis leigos da diocese.

Após a leitura do Pontifício Decreto para a Beatificação dos mártires, na catedral foi descoberta uma grande tapeçaria dos beatificados enquanto o coro cantava o Aleluia de Handel e os sinos da catedral de Córdoba e de toda a Diocese revoavam à toda.

Os familiares daqueles que subiram aos altares estavam entusiasmados: “É o melhor dia das nossas vidas”, repetiam

Carmen Paramio teve seu tio-avô Alfonso Gallardo entre esses mártires da perseguição religiosa. María José e Lourdes Fuentes García lembraram que os assassinos socialistas vieram buscar seu tio, o beato Francisco García León, que só tinha 15 anos e estava usando um escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Como ele se recusou a se afastar do pai o mataram junto com ele. A análise dos restos mortais encontrou o pai e o filho abraçados aparentando ter sido enterrados vivos após o tiro, contaram.

O bem-aventurado Antonio Gaitán Perabad era muito jovem e “viu como pegaram o pai dele e disseram para ele ir embora com a mãe, mas ele não quis. E também o mataram”, contou María Esther Fuertes, viúva de um de seus irmãos.

“Seus parentes não eram de direita e viviam de seus bens e do trabalho. Mas tinha alguém que mandava matar e a quem não matar”, lembra. Sua cunhada, do Instituto Teresiano, recolheu os testemunhos para a beatificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.