Tapeçaria dos 127 mártires do comunismo em Córdoba elevados aos altares |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Exatamente 2.046 mártires do comunismo na Guerra Civil Espanhola, estão inscritos hoje no Martirológio Romano que inclui todos os santos e beatos proclamados pela Igreja Católica.
O número inclui os 127 mártires proclamados em outubro 2021 na Catedral de Córdoba, segundo informou “Infocatolica”.
Entre esses 127 mártires há sacerdotes, seminaristas, religiosos e fiéis leigos da diocese.
Após a leitura do Pontifício Decreto para a Beatificação dos mártires, na catedral foi descoberta uma grande tapeçaria dos beatificados enquanto o coro cantava o Aleluia de Handel e os sinos da catedral de Córdoba e de toda a Diocese revoavam à toda.
Os familiares daqueles que subiram aos altares estavam entusiasmados: “É o melhor dia das nossas vidas”, repetiam
Carmen Paramio teve seu tio-avô Alfonso Gallardo entre esses mártires da perseguição religiosa. María José e Lourdes Fuentes García lembraram que os assassinos socialistas vieram buscar seu tio, o beato Francisco García León, que só tinha 15 anos e estava usando um escapulário de Nossa Senhora do Carmo.
Como ele se recusou a se afastar do pai o mataram junto com ele. A análise dos restos mortais encontrou o pai e o filho abraçados aparentando ter sido enterrados vivos após o tiro, contaram.
O bem-aventurado Antonio Gaitán Perabad era muito jovem e “viu como pegaram o pai dele e disseram para ele ir embora com a mãe, mas ele não quis. E também o mataram”, contou María Esther Fuertes, viúva de um de seus irmãos.
“Seus parentes não eram de direita e viviam de seus bens e do trabalho. Mas tinha alguém que mandava matar e a quem não matar”, lembra. Sua cunhada, do Instituto Teresiano, recolheu os testemunhos para a beatificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.