terça-feira, 20 de julho de 2021

Milagre Eucarístico de Gorkum, Holanda – El Escorial, Espanha, 1572

Milagre eucarístico de Gorkum, custodiado no El Escorial
Milagre eucarístico de Gorkum, custodiado no El Escorial
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A Relíquia deste Milagre Eucarístico pode ser venerada em Espanha no Real Mosteiro do Escorial, mas o prodígio ocorreu em Gorkum, Holanda, em 1572.

Alguns mercenários protestantes entraram na catedral da cidade e a saquearam.

Em sinal de desprezo, um dos mercenários que usava uma bota com pregos pisoteou uma Hóstia consagrada, abrindo nela três furos, que imediatamente começaram a sangrar.

Eram seguidores de Zwinglio (os chamados “Guex de la Mer”) mercenários do príncipe de Orange que como seu heresiarca-mor negavam a presencia real de Nosso Senhor Jesus Cristo na Eucaristia.

Esses indivíduos, depois de ter invadido e saqueado a cidade, foram à Catedral e assim que entraram forçaram o Tabernáculo com uma barra de ferro e pegaram o Ostensório com o Santíssimo Sacramento.

Assim que começou a sair Sangue dos furos na Hóstia formaram-se três pequenas feridas redondas.

Ainda hoje podem se ver as marcas da bota do soldado rodeadas por difusas manchas de cor avermelhado. Porque a Hóstia permanece inteira e é venerada na sacristia do Real Mosteiro de São Lourenço do Escorial (perto de Madri)

Um dos profanadores, arrependido e transtornado, foi avisar o cônego Jean van der Delf que recuperou a Hóstia. O arrependido se converteu ao catolicismo e mais tarde se fez religioso franciscano.

A Relíquia passou de mão em mão. Ela foi trasladada a Viena por Fernando Weidmer, capitão do exército do imperador Rodolfo II.

Seus descendentes a enviaram a Espanha, onde finalmente em 1594 foi doada ao rei Felipe II.

O rei mandou que fosse custodiada no Mosteiro de São Lourenço no Escorial. Cfr. Catholic.net.

O rei Carlos II adora a Sagrada Forma. Claudio Coello (1642-1693) Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, detalhe
O rei Carlos II adora a Sagrada Forma. Claudio Coello (1642-1693)
Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, detalhe
Em cima do altar onde a Hóstia Milagrosa está guardada incorrupta após 400 anos, o artista italiano Filippo Filippini confeccionou quatro baixos-relevos de mármore e bronze que representam os eventos do Milagre.

Todos os anos no Escorial, nos dias 29 de setembro (festa de São Miguel) e 28 de outubro (festa de São Simão e São Judas), realizam-se solenidades em memória do Milagre.

A Partícula Milagrosa, conhecida como a “Sagrada Forma”, é exposta e sai pelas ruas em procissão.

Quem tenha a oportunidade de venerá-la, repare que hoje as heresias que assolam o mundo não são menos graves que as de Zwinglio.

Nem menores são os sacrilégios que se cometem com tanta frequência não só na Holanda protestante, mas nas nações católicas em nossos tristes dias.


Um comentário:

  1. Já lá estive, na graça de Deus!
    Um soldado pisou a hóstia e as cardas da suas botas ficaram marcadas na hóstia que começou a sangrar, como se fossem chagas. Hoje, o aspecto das bordas das perfurações assemelha-se a sangue seco.
    Vosso, em Cristo,
    Gil Roseira Dias
    21 JUL 21
    Com a graça de Deus, continua a haver Missa de São Pio V. Não sei por que gastam tanta saliva e tinta a escrever sobre decisões deste e daquele Papa, quando nos basta a Bula Quo Primum.
    GRD

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.