terça-feira, 18 de maio de 2021

A Imaculada Conceição vitoriosa sobre o Estado Islâmico

Reinstalação da Imaculada Conceição em Qaraqosh, Iraque
Reinstalação da Imaculada Conceição em Qaraqosh, Iraque
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Qaraqosh é a cidade cristã mais importante da bíblica planície de Nínive no norte do Iraque.

Foi uma das mais furiosamente atacadas pelo demoníaco movimento Estado Islâmico (denominado também Al Qaeda, ISIS ou Daesh) sobre tudo contra os símbolos e templos católicos, como explicou a informada agência Asia News.

Agora os católicos comemoraram a recolocação de uma estátua de Nossa Senhora no topo da torre do sino da Igreja Católica Síria da cidade, totalmente reconstruída.

Esse local de culto é especialmente amado pelos católicos e foi incendiado pelo Estado Islâmico durante a ocupação que começou em agosto de 2014 e destruiu todos os símbolos cristãos.

Mas, os católicos locais comemoraram como vitória sobre a demolição diabólica reconstruindo o local de culto nos últimos anos.

“A torre do sino desta igreja, a maior da planície de Nínive, foi totalmente arrasada no momento da libertação, com um míssil ou uma bomba, não sabemos exatamente”, declarou o Pe. Paul Thabit Mekko a Asia News.

Restauração do Cruzeiro na igreja de Nossa Senhora em Qaraqosh
Restauração do Cruzeiro na igreja de Nossa Senhora em Qaraqosh
Sobre a parte do antigo campanário refeito novo foi colocada a estátua de Nossa Senhora.

A igreja de Qaraqosh, ou Bakhdida pelo nome aramaico, é dedicada à Imaculada Conceição.

Um escultor fez a imagem como também fez a estátua de Nossa Senhora para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Bagdá, cenário de mais outro massacre da Al-Qaeda em 2010.

O Estado Islâmico em Qaraqosh devastou casas, igrejas, a biblioteca e outros locais de alto valor cultural na cidade e dezenas de milhares de pessoas fugiram com pressa.

A cidade foi libertada em 2016 por soldados americanos que só acharam restos de saques e devastação por todos os lugares quando as pessoas começaram a retornar.

O “Califado” como também se fazia chamar inspirado no Corão odeia todas as formas culturais antigas inclusive não-cristas. Queimou e saqueou a maior parte do patrimônio cultural e literário da cidade.

A igreja de Nossa Senhora de Qaraqosh profanada pelos islâmicos (acima) e restaurada hoje (embaixo)
A igreja de Nossa Senhora de Qaraqosh
profanada pelos islâmicos (acima) e restaurada hoje (embaixo)
A salvação dos tesouros culturais de Qaraqosh devem muito o frade dominicano iraquiano Najeeb Michaeel que sob a mira dos terroristas os resgatou e levou em fuga a toda velocidade 3.500 manuscritos orientais dos séculos X a XIII.

A caravana salvadora atravessou diversos controles inclusive muçulmanos até chegar a Erbil, no Curdistão, onde essa valiosa parte da memória da Mesopotâmia ficou a salvo até os presentes dias.

O Pe. Najeeb Michaeel renovou, em pleno III milênio, uma velha e admirável tradição da Igreja Católica: a de salvar a cultura e a civilização dos povos ameaçadas pela barbárie. Cfr.: O padre que salvou grande tesouro cultural iraquiano com um terço na mão 

Trabalharam também instituições de caridade cristãs e outras organizações, incluindo a Igreja Sírio-Católica, e a biblioteca foi reaberta se tornando uma referência para a área.

Nem mesmo a pandemia interrompeu a restauração do catolicismo e da cultura local, não se registrando casos de contágio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.