O tabernáculo de madeira miraculosamente salvo das chamas, em Pandacan, Filipinas, 10-07-2020. |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Em 10 de julho (2020) um incêndio generalizado consumiu inteiramente a multissecular igreja de madeira do Santo Niño (Menino Jesus) de Pandacan, na periferia de Manila, capital das Filipinas, segundo informaram fartamente a imprensa local e agências missionárias como UCANews.
Dá-se por perdida a milagrosa imagem do Menino Jesus, de mais de 400 anos, que se encontrava no altar-mor, logo acima do sacrário.
O incêndio foi controlado em uma hora, mas o interior da antiga igreja, feito de madeira, ardeu rapidamente, reduzindo tudo a cinzas, inclusive imagens religiosas.
Dois terremotos e um incêndio destruíram a igreja original, porém os devotos, sob a direção do Pe. Francisco del Rosario, da Missão franciscana nas Filipinas, construíram em 1732 o templo atual.
“O fogo alastrou-se rapidamente e quem lá estava só conseguiu guardar as roupas do corpo”, disse o pároco, Pe. Sanny de Claro.
Segundo ele, os bombeiros não encontraram a imagem milagrosa feita de cera, mas apenas sua coroa derretida e o cetro de metal.
Desta vez, para surpresa geral, as labaredas, que pareciam infernais e devoraram o altar-mor onde estava o tabernáculo, não destruíram o cibório nem as hóstias consagradas que estavam dentro, as quais foram resgatadas pelos bombeiros.
“Quando o cibório foi aberto, a hóstia sagrada estava lá. Este é o maior milagre. Enquanto procuravam a imagem, a hóstia sagrada foi encontrada. Jesus nos conduziu até Ele”, disse o pároco.
A hóstia sagrada e o cibório foram transferidos para a Igreja Matriz de San Fernando de Dilao, em Paco, para serem guardados, e se preparava uma exposição com os objetos religiosos salvos.
O cibório com as hóstias recuperadas em Pandacan, Filipinas, 10-07-2020
Nos tempos da evangelização, a imagem do Santo Niño (Menino Jesus) fora paradoxalmente dada por perdida num incêndio provocado por uma revolta dos pagãos na Ilha de Mactan, no século XVII.
Mas quando todos a davam por desaparecida definitivamente, ela reapareceu no local onde haviam sido construídos uma igreja e um convento agostiniano.
Desde então é venerada como milagrosa pelos filipinos, explicou a agência de notícias do Vaticano “Vatican News”.
É a mais antiga e uma das mais veneradas imagens religiosas das Filipinas.
Ela foi um presente do explorador Fernão de Magalhães à esposa de um cacique de Cebu que se convertera ao catolicismo em 1521.
Fernão de Magalhães comandou o início da primeira volta ao mundo e faleceu em Cebu, nas mesmas Filipinas, em 1522.
Entalhada em madeira escura, o Santo Niño é o símbolo da chegada do cristianismo às Filipinas.
A agência da Conferência Episcopal Filipina CBCPNEWS escreveu que o pároco, Pe. Sanny de Claro disse estar otimista pela descoberta do cibório com as Hóstias intactas. É algo tão extraordinário que encoraja a esperança.
Em uma reportagem no CBCP News, o Pe. Sanny transmitiu a admiração dos bombeiros “quando o cibório foi aberto e a hóstia sagrada estava lá”.
O milagroso Menino Jesus, antes do incêndio. Doado pelo navegador Fernão de Magalhães |
As imagens milagrosas, cuja razão de ser é mover a devoção dos fiéis no mundo inteiro, para que desçam sobre eles as graças divinas, são meros instrumentos de que se serve a Divina Misericórdia para mover os corações dos filhos de Eva exilados neste vale de lágrimas.
Na provação ou na angústia moral ou material, sentimos a necessidade de nos aproximar de alguma das inúmeras imagens dispensadoras dessas graças e pedir o milagre.
Algumas imagens são reconhecidas publicamente como milagrosas, como a do Menino Jesus de Pandacan ou de Nossa Senhora Aparecida, para citarmos alguns exemplos.
Outras não são igualmente reconhecidas, mas nem por isso são menos dispensadoras dos bens sobrenaturais que necessitamos. Eles nos serão concedidos, se os implorarmos com o coração contrito e humilhado.
Nada acontece por acaso.
ResponderExcluirUm acidente criado por forças negativas.
Por mais que se tente a destruição da presença cristã ,nada se consegue com êxito .
E assim aconteceu com " A inacreditável preservação das hóstias nos relembra mais uma vez que as graças e os milagres têm uma só fonte e causa: Nosso Senhor Jesus Cristo.Amém