terça-feira, 14 de julho de 2020

Forte como um guerreiro, bondosa como a melhor das mães

S.Francisco de Assis, Ouro Preto: forte como guerreiro, bondosa como mãe
São Francisco de Assis, Ouro Preto:
forte como guerreiro, bondosa como mãe
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A foto apresenta uma vista noturna da igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto, obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Considerada por muitos a obra-prima do genial escultor mineiro, sua construção teve início em 1766.

O jogo de luzes, em contraste com o negrume da noite, causa a impressão de que o edifício acabou de descer do céu.

Impressão sugerida por uma ousada verticalidade desse conjunto rijamente fixado no solo granítico, acentuada pela sua leveza aristocrática, forte, banhada por nota de superior pureza.

As paredes brancas, enriquecidas pela obra de cantaria, convergem para a esplêndida porta principal, ponto monárquico do edifício, a partir da qual, como num jorro de chafariz, vai-se em linha reta até a cruz no alto.



Ladeiam-na granadas pouco “ecumênicas” e duas torres elegantes e austeras, cujas pontas lembram capacetes prussianos.

No meio do frontispício, um belo medalhão representa uma cena da vida do Doutor Seráfico, ao qual a igreja é consagrada.

O aspecto noturno concorre ainda para firmar a idéia da real proteção que a Igreja Católica exerce sobre os seus filhos.

Enquanto a maioria deles talvez àquela hora dormem, forte como um guerreiro e bondosa como a melhor das mães, a Igreja por eles vela.

Belíssimo exemplo de equilíbrio da Santa Igreja, que o Aleijadinho compreendeu tão bem e soube eximiamente representar: um edifício sagrado, belo e guerreiro, consagrado ao santo da mansidão e da pobreza!




Um comentário:

  1. O Brasil é uma fonte de belezas artísticas maravilhosas.
    ALEIJADINHO não se poupou em embelezar o seu PAÍS .
    Ignorava a existência desta IGREJA -espectacular obra de arte .
    Já postei no meu face .
    Actualmente ,poucas referências históricas sobre o BRASIL se conhecem .Até o Padre António Vieira tem servido de bode espiatório.
    A ignorância alastra até porque as políticas se centram camufladamente num marxismo conveniente ,saidas de um 25 de Abril
    com interesses bem escusos ,oportunismos à flor da pele .
    Quem semeia ventos ,colhe tempestades .
    Portugal acordou muito tarde para "independências".
    A pandemia é uma prova de fogo neste mundão despojado da FÉ .
    Nem o PAPA com o seu leitmotif "unidade na pluralidade "consegue ainda o regresso espontâneo ao colinho de Maria Santíssima ,ao abraço da reconciliação com o DIVINO ESPÍRITO SANTO de cuja LUZ e Força tanto se precisa ,bem como AMOR,bondade ,alegria ,esperança e confiança do PAI e SEU DIVINO FILHO sacrificado na CRUZ .
    Sou uma mulher de FÉ e por ser, temo de coração, o momento de agir do Pai santo ,forte e Imortal .Urgente a recatequeze.....para DEUS deixar de ser um mito com pés de barro .DEUS existe ...mas caladinho , deixando passar carrinhos e carretas.
    Obrigada,PROFESSOR pela atencão dispensada .

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.