segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Reinado recorde de Elizabeth II: grande triunfo da família

Elizabeth II comemorou o reinado cristão mais longo da história com uma festa familiar
Elizabeth II comemorou o reinado cristão mais longo da história
com uma festa familiar



No dia 9 de setembro, Elizabeth II, Rainha da Inglaterra, atingiu a marca do mais longo reinado do mundo cristão, iniciado no dia 6 de fevereiro de 1952 com a súbita morte de seu pai, o rei Jorge VI.

A então princesa herdeira estava em viagem protocolar pela África quando recebeu a dolorosa notícia da morte de seu amado progenitor.

Ficou para a história a lancinante imagem da jovem e delicada princesa descendo sozinha do avião que a depositou em Londres. No pé da escada aguardavam-na o mítico Sir Winston Churchill com todo o ministério vestido de rigoroso preto.

O contraste entre a fragilidade e a delicadeza da nova rainha e a severidade e o ambiente lúgubre dos políticos é impressionante.

Quem diria que aquela princesinha, que se tinha tornado rainha no mesmo instante do falecimento do rei seu pai, haveria de reinar durante mais de 63 anos, sete meses e dois dias, que foi o recorde alcançado por sua tataravó, a rainha Vitória, no século XIX?



Quem teria dito que em meio aos vagalhões que derrubam um governo após outro, ela haveria de entrar corajosamente no III milênio como o chefe de Estado mais amado e o reinado mais longo e solidamente alicerçado do mundo?

Quando um presidente democrático consegue chegar a dois anos de governo sem ficar submerso no vitupério popular, comemora o fato como uma vitória homérica, faz espalhafatosas declarações pela mídia e se mantém com frequência bem longe do público.

Mas com índices de popularidade entre 70% e 80 %, a rainha Elizabeth II comemorou o mais longo reinado do mundo cristão com uma digna e simples festa de família.

Em seu castelo de Buckingham – um dos maiores do mundo, guardado pela sua prestigiosa guarda e atendido por um escolado e tradicional conjunto de servidores fiéis – não houve festa rumorosa, nem pompa e circunstância para comemorar a data.

Elizabeth II retorna logo a Londres após a súbita morte de seu pai. Quem teria dito que ela entraria no III milênio como o chefe de Estado mais amado e o reinado mais longo e solidamente alicerçado do mundo?
Elizabeth II retorna logo a Londres após a súbita morte de seu pai.
Quem teria dito que ela entraria no III milênio
como o chefe de Estado mais amado e o reinado mais longo
e solidamente alicerçado do mundo?
Apenas um jantar íntimo com seus familiares. A rainha preferiu assim. No fim das contas foi um evento familiar, e a rainha não está em competição com a sua augusta tataravó, da qual descende, mas em profunda harmonia.

Inumeráveis pessoas no mundo todo, monarquistas ou não, contaram regressivamente os dias e as horas, como se tratasse de um acontecimento pessoal.

Naquele dia a rainha cumpriu pontualmente suas obrigações de Estado, inaugurando uma linha de trem na Escócia.

À noite, jantou em seu castelo de Balmoral com membros da família, entre eles o príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, os felizes pais dos bisnetos reais de Elizabeth II.

O relógio do Big-Ben de Londres tocou precisamente às 17h30 (13h30, horário de Brasília) para marcar o evento.

Aos 89 anos, a rainha Elizabeth II agradeceu o carinho recebido de seus súditos na ocasião e a todas as pessoas que lhe enviaram “mensagens comoventes de grande amabilidade” para parabenizá-la.

Nos palácios de Buckingham e de Windsor, na Inglaterra, e Holyroodhouse, na Escócia, houve exposições de fotografias e vídeos emblemáticos de seu reinado, bem como o oferecimento aos entusiastas, de souvenirs e louças de porcelana comemorativas da exibição Longest reigning monarch.

Uma moeda comemorativa também foi lançada pela Royal Mint, a Casa da Moeda britânica.

Em Londres, o Parlamento realizou uma sessão especial em homenagem à monarca com muitos aplausos e mensagens solenes. Mas a rainha discretamente fugiu dessas homenagens a que todo presidente pernibambo teria acorrido apressadamente para ganhar votos ou vantagens.

A rainha no dia da coroação.
A rainha no dia da coroação.
A rainha na festa da coroação meio século depois.
A rainha na festa da coroação meio século depois.

Quando em 1952, aos 25 anos, Elizabeth II recebeu a coroa de Santo Eduardo na catedral de Westminster, todos os presentes bradaram três vezes “Deus Salve a Rainha”, salvas de tiros foram disparadas enquanto a multidão vibrava e enxugava as lágrimas.

Naquela ocasião, aproximadamente três milhões de pessoas ocuparam as ruas de Londres para poder ver a nova rainha coroada seguir na carruagem dourada até o palácio de Buckingham. Mais alguns milhões assistiram à coroação pela TV em preto e branco, que estava então começando a se espalhar.

Quantos bilhões teriam assistido à coroação se esta se realizasse hoje?

O recorde do reinado de Elizabeth II foi um grande triunfo dos valores familiares e cristãos numa época em que até na Igreja altos prelados reunidos em Roma tentam equiparar a dignidade do matrimônio e da família à condição imoral das uniões perversas e intrinsecamente desordenadas.


A coroação de Elizabeth II. Apanhado histórico pela BBC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.