terça-feira, 25 de abril de 2023

“O tempo passou e me formei em solidão”

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Autor: José Antônio Oliveira de Resende. Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, Artes e Cultura, da Universidade Federal de São João Del-Rei/MG.


Sou do tempo em que ainda se faziam visitas.

Lembro-me de minha mãe mandando a gente caprichar no banho porque a família toda iria visitar algum conhecido.

Íamos todos juntos, família grande, todo mundo a pé. Geralmente, à noite.

Ninguém avisava nada, o costume era chegar de paraquedas mesmo. E os donos da casa recebiam alegres à visita. Aos poucos, os moradores iam se apresentando, um por um.

– Olha o compadre aqui, garoto! Cumprimenta a comadre.

E o garoto apertava a mão do meu pai, da minha mãe, a minha mão e a mão dos meus irmãos. Aí chegava outro menino. Repetia-se toda a diplomacia.

– Mas vamos nos assentar, gente. Que surpresa agradável!

A conversa rolava solta na sala. Meu pai conversando com o compadre e minha mãe de papo com a comadre.

Eu e meus irmãos ficávamos assentados todos num mesmo sofá, entreolhando-nos e olhando a casa do tal compadre.

Retratos na parede, duas imagens de santos numa cantoneira, flores na mesinha de centro... casa singela e acolhedora. A nossa também era assim.

Também eram assim as visitas, singelas e acolhedoras. Tão acolhedoras que era também costume servir um bom café aos visitantes.

Como um anjo benfazejo, surgia alguém lá da cozinha - geralmente uma das filhas – e dizia:

– Gente, vem aqui pra dentro que o café está na mesa.

Tratava-se de uma metonímia gastronômica. O café era apenas uma parte: pães, bolo, broas, queijo fresco, manteiga, biscoitos, leite... tudo sobre a mesa.

Juntava todo mundo e as piadas pipocavam.

As gargalhadas também.

Pra que televisão?

Pra que rua?

Pra que droga?

A vida estava ali, no riso, no café, na conversa, no abraço, na esperança...

Era a vida respingando eternidade nos momentos que acabam....

Era a vida transbordando simplicidade, alegria e amizade...

Quando saíamos, os donos da casa ficavam à porta até que virássemos a esquina. Ainda nos acenávamos.

E voltávamos para casa, caminhada muitas vezes longa, sem carro, mas com o coração aquecido pela ternura e pela acolhida.

Era assim também lá em casa. Recebíamos as visitas com o coração em festa... A mesma alegria se repetia. Quando iam embora, também ficávamos, a família toda, à porta.

Olhávamos, olhávamos... até que sumissem no horizonte da noite.

O tempo passou e me formei em solidão. Tive bons professores: televisão, vídeo, DVD, e-mail...

Cada um na sua e ninguém na de ninguém.

Não se recebe mais em casa.

Agora a gente combina encontros com os amigos fora de casa:

– Vamos marcar uma saída!... – ninguém quer entrar mais.

Assim, as casas vão se transformando em túmulos sem epitáfios, que escondem mortos anônimos e possibilidades enterradas.

Cemitério urbano, onde perambulam zumbis e fantasmas mais assustados que assustadores.

Casas trancadas. Pra que abrir? O ladrão pode entrar e roubar a lembrança do café, dos pães, do bolo, das broas, do queijo fresco, da manteiga, dos biscoitos do leite...

Que saudade do compadre e da comadre!


15 comentários:

  1. Maravilha da tempo!!! E de artigo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Caros Amigos!
    Infelizmente, é assim mesmo...sem tirar nem por! Também Sinto essa situação nos dias de hoje...pensei Que fosse só eu...Sou "PHD" nesta especialidade! Já servi à muitas pessoas e simplesmente essas mesmas pessoas "sumiram", isto é, "se fazem" de sumidas...e assim é a vida...só "servimos" por "interesse"...e agora, atualmente, não conto com ninguém e se precisar de alguém, COM CERTEZA "MORRO NA PRAIA!!!"
    Êta bicho ruim de se lidar esse tal de "ser humano"!!!
    Abraços!
    Wilma de Fátima.
    "Quem me dera pudesse compreender. Os segredos e mistérios dessa vida.
    Esse arranjo de chegadas e partidas.
    Essa trama de pessoas que se encontram. Se entrelaçam.
    E misturadas ganham outra direção..."

    Parabéns ao Autor do Texto! Singelo e Verdadeiro!!!

    ResponderExcluir
  3. "Ha em cada olhar de um saudosista amoroso.... uma lagrima triste ....
    Tambem sinto assim..."
    Grata pela linda mensagem,

    ResponderExcluir
  4. Esse belíssimo texto me remeteu para minha feliz infância no início dos anos 60 em Juiz de Fora MG. Me emocionou profundamente pois vivi tudo isso. Família, que bem precioso e tão ultrajada nos dias atuais com novas propostas (casal homosexual, "trisal" - uniao a três etc.); amigos, um tesouro de afetos do coração ...

    ResponderExcluir
  5. Assim como todos voltei no tempo.
    Tempo,Tempo,Tempo.

    ResponderExcluir
  6. Orlando Jr.
    Texto realista. Cidades do interior, chegamos a viver essa verdade, principalmente os sexagenários, hoje caminhamos para plataformas para plataformas interplanetárias, graças é claro, por tudo que o mundo já passou na sua evolução, no seu caminhar. Parabéns por tão boa descrição de uma época que ainda conseguimos lembrar.

    ResponderExcluir
  7. Texto perfeito! Bateu uma saudade!

    ResponderExcluir
  8. É o retrato da minha infância e adolescência. Parabéns ao autor!👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. Eu viveria tudo novamente.Foi bom demais,o autor tem razão.

    ResponderExcluir
  10. Texto maravilhoso! 👏👏Voltei em minha infância.

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto! Tão simples e tão verdadeiro!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.