![]() |
| Cruz original da primeira Missa no Brasil, está no Museu de Braga, exposta na Sé de SP |
![]() |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A cruz utilizada na primeira missa celebrada em território brasileiro por Frei Henrique de Coimbra em 26 de abril de 1500 girou pelo País em comemoração dos 525 anos do evento religiosamente fundador do Brasil.
A chegada dos portugueses tinha ocorrido pouco antes, em 22 de abril de 1500, quando a expedição de Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral sul da Bahia.
A relíquia pertence ao Museu da Sé de Braga, em Portugal, e passou em peregrinação por São Paulo [onde ficou exposta na Catedral da Sé], Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pará e Bahia.
A peregrinação pelos Estados foi escoltada pela Polícia Rodoviária Federal e os 525 anos da primeira missa no Brasil foram comemorados na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, onde houve a primeira missa e há um grande cruzeiro em homenagem ao feito.
Pero Vaz de Caminha fez este relato famoso (Cfr. Wikipedia):
“Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão de ir ouvir missa e pregação naquele ilhéu. Mandou a todos os capitães que se aprestassem nos batéis e fossem com ele. E assim foi feito.
“Mandou naquele ilhéu armar um esperável, e dentro dele um altar mui bem corrigido. E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual foi dita pelo padre frei Henrique, em voz entoada, e oficiada com aquela mesma voz pelos outros padres e sacerdotes, que todos eram ali.
“A qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção.
“Ali era com o Capitão a bandeira de Cristo, com que saiu de Belém, a qual esteve sempre levantada, da parte do Evangelho.
“Acabada a missa, desvestiu-se o padre e subiu a uma cadeira alta; e nós todos lançados por essa areia. E pregou uma solene e proveitosa pregação da história do Evangelho, ao fim da qual tratou da nossa vinda e do achamento desta terra, conformando-se com o sinal da Cruz, sob cuja obediência viemos, o que foi muito a propósito e fez muita devoção.
“Enquanto estivemos à missa e à pregação, seria na praia outra tanta gente, pouco mais ou menos como a de ontem, com seus arcos e setas, a qual andava folgando. E olhando-nos, sentaram-se.
“E, depois de acabada a missa, assentados nós à pregação, levantaram-se muitos deles, tangeram corno ou buzina, e começaram a saltar e dançar um pedaço”.
Alguns indígenas acompanharam pacificamente a missa católica, parecendo copiar os movimentos feitos pelos portugueses, como o de se sentar.
![]() |
| A cruz da primeira missa no Brasil dia 15 de abril 2025, na Sé SP |
Nos dias seguintes, os portugueses tentaram mostrar para os índios o respeito que tinham com a cruz, se ajoelharam um por um e a beijaram.
Alguns índios fizeram o mesmo gesto, o que fez com que fossem considerados inocentes e fáceis de evangelizar.
Vaz de Caminha pede ainda para o rei que venha logo o clérigo para batizá-los a fim de conhecerem mais sobre a fé deles.
O dia é ainda marcado como feriado, em Portugal, no município de Belmonte, terra natal de Cabral.
No século XIX, o momento foi retratado no quadro A Primeira Missa no Brasil, uma das principais obras do artista Victor Meireles. A pintura, datada de 1860, foi inspirada na Carta de Pero Vaz de Caminha, redigida mais de três séculos antes.
Nossa Senhora















Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.