terça-feira, 22 de outubro de 2024

Procissões patenteiam que a popularidade no Brasil é de Nossa Senhora

Cirio de Nazaré em Belém 2024
Círio de Nazaré em Belém 2024
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







No domingo 13 de outubro 2024 cerca de 2 milhões de pessoas participaram em Belém, da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

No sábado 12, a Trasladação da imagem em procissão fluvial teve um número quase semelhante, entre 1,7 milhão e 2 milhões, sendo a segunda maior procissão da Festa de Nazaré.

Os números foram divulgados pelo Governo do Pará, segundo “G1”.

A romaria começou na terça-feira 8, e voltou a se manifestar como a maior do Brasil e uma das mais concorridas do mundo, segundo noticiou a “Agência Brasil”.

Na procissão da 232ª edição do Círio populares e autoridades acompanharam a imagem de Nossa Senhora ao longo do trajeto de quase 4 quilômetros entre a Catedral e a praça da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

Os devotos entoavam cânticos de louvor à Mãe de Deus, rezavam e agradeciam pelas graças alcançadas, testemunhando em cartazes as doenças curadas e os pedidos atendidos.

Também no 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida atraiu milhares de fiéis a seu Santuário Nacional.

Foi difícil até para participantes experimentados avançar um número posta a imensidade de fiéis vindos de todas as partes nas mais diversas conduções e que se revezavam incessantemente, podendo se supor o número de mais de 500.000 entre os dias 11, 12 e 13.

Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora de Nazaré
A grande mídia costuma dar uma informação incompleta destas verdadeiras manifestações gigantescas das devoções no Brasil.

Essa mídia dá importância a pífias ações de ativistas pagos em favor de políticos ou partidos como sendo amostras de verdadeira popularidade.

Nestas festas até políticos altamente posicionados procuraram explorar com demagógicos insinceros gestos estas grandes manifestações de piedade, estimuladas até pelas desgraças com que os próprios maus políticos flagelam o Brasil.


terça-feira, 8 de outubro de 2024

Argentina faz estátua de Nossa Senhora que é a maior das Américas

Nossa Senhora recebeu em homenagem a maior estátua das Américas, em Catamarca, Argentina
Nossa Senhora recebeu em homenagem a maior estátua das Américas,
Catamarca, Argentina
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Na montanha em que foi encontrada entre os anos de 1618 e 1620 a imagem original da Virgen del Valle (Nossa Senhora do Vale), na província (estado) de Catamarca, Argentina, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora do mundo.

Ela reina desde o Cerro Ambato, local do achado da imagem original, e pode ser vista desde diversos povoados da região: El Rodeo, La Cuesta del Portezuelo, a Capital, o Vale do Ambato e Las Juntas.

A imagem faz parte de um conjunto denominado “Caminho de Fé” pago pelo empresário Walter D'agostini, filho de imigrantes italianos que chegaram fugindo das consequências desastrosas da Segunda Guerra Mundial.

A mãe do empresário transmitiu ao filho sua devoção à Virgem do Vale e ele agradeceu com esta obra como um presente de sua família à Virgem do Vale aberto a todos os fiéis que queiram se aproximar.

A estátua por si só mede da base até a ponta que é um crucifixo, 52 metros de altura e é a mais alta das Américas, maior que o Cristo Redentor no Brasil ou a Estátua da Liberdade nos EUA, e equivale a um prédio de 11 andares.

Em baixo dela foi construída uma capela e, através de uma escadaria de 117 degraus, se chega a uma plataforma de 360 graus. A construção durou nove anos, período em que o doador teve que superar muitas dificuldades inclusive econômicas.

Mas a dedicação e sacrifício pessoal do empresário e sua família, conseguiu acabar a imensa imagem.

A Virgem do Vale é padroeira de muitos lugares da Espanha e da América Latina, da Argentina e da Venezuela especialmente.

A descoberta da venerada imagem da Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Vale, ocorreu entre 1618 e 1620 numa gruta de Choya, na província de Catamarca, noroeste da Argentina.

A cidade de Choya, segundo documentos antigos, era composta por encomenderos espanhóis a quem a Igreja confiava os indígenas em grande maioria cristãos para lhes ensinar uma profissão, alfabetizar, trabalhar na agricultura e no pastoreio, respeitar a família e a propriedade particular.

Virgen del Valle, estátua em Catamarca
Virgen del Valle, estátua em Catamarca
Um aborígene desses a serviço do encomendero Manuel Salazar ouviu vozes e passos numa tarde e viu um grupo de meninas com lâmpadas e flores que iam em direção à montanha.

Na manhã seguinte, de volta àquele local, seguiu as pegadas das meninas durante vários quilômetros até achar um pequeno nicho de pedra cercado por restos de inúmeras flores.

Por fim, encontrou a imagem da Bem-aventurada Virgem Maria de rosto moreno e com as mãos unidas em forma de oração.

Depois de vários meses, ele contou a seu mestre o que havia visto. Disse-lhe que a veneravam, que ela estava ali entre as pedras, que era morena como os índios e que por isso a amavam e que ele também aprendera a amá-la. Hoje atrai multidões de devotos, sobretudo no Norte argentino.