terça-feira, 31 de outubro de 2023

Kiev: Nossa Senhora intacta sob grande órgão incendiado

Imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora resgatada das ruinas ardentes, em Kiev, Ucrânia
Imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora resgatada das ruínas ardentes, em Kiev, Ucrânia
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






O muito prezado grande órgão da Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev, segunda igreja católica romana mais antiga da cidade, pegou fogo numa madrugada e foi reduzido a cinzas, porém sem vítimas, segundo o Serviço de Emergência do Estado citado pelo “Kyiv Post”.

A Catedral de São Nicolau em Kiev foi construída no início do século 20 em estilo neogótico, mas nos tempos soviéticos foi fechada e usada como oficina pública.

A grande negligência comunista lhe provocou graves danos e a deixou em péssimas condições, não sendo restaurada devidamente pelos governos pós-comunistas.

Bem no centro do muito prezado órgão usado para concertos estava exposta a imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora no momento que o incêndio enfureceu, explicou a agência Catholic News.

Nossa Senhora da Porta da Aurora em Kiev, antes do incêndio
Nossa Senhora da Porta da Aurora em Kiev, antes do incêndio
As chamas consumiram o grande instrumento, mas a imagem que tem as características de um ícone pitado a óleo sobre tela permaneceu intacto.

Os fiéis agradeceram a Deus e à Bem-Aventurada Virgem Maria pelo milagre do resgate inexplicável da imagem do fogo.

Andriy Afanasyev restaurador de obras de arte, e da imagem em questão, disse estar convencido de que a sobrevivência do ícone sagrado não pode ser explicada racionalmente.

No dia da comemoração de Nossa Senhora da Porta da Aurora, 16 de novembro 2022, foi celebrada uma missa de ação de graças, também pelo milagre, presidida pelo Núncio Apostólico na Ucrânia, Arcebispo Visvaldas Kulbokas, numa igreja próxima, em Kiev.

O pároco, padre Pawel Wyszkowski, OMI, expressou sua gratidão: “Agradecemos especialmente à Bem-Aventurada Virgem Maria por sua presença entre nós”.

De fato, o fogo consumiu todo o órgão, mas a pintura permaneceu ilesa, quando pinturas artísticas não sobrevivem a um incêndio dessas proporções.

Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev pegando fogo
Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev pegando fogo
A imagem de Nossa Senhora pintada no final do século XIX e restaurada mais recentemente, estava bem preservada quando estourou o incêndio.

“É simplesmente um milagre”, disse o restaurador, “porque mesmo em temperaturas moderadamente altas, a tinta a óleo sempre derrete e se desintegra”.

O restaurador Afanasyev encontrou manchas prateadas no verso da pintura e verificou que se tratava de metal proveniente dos tubos do órgão fundidos pelas temperaturas muito elevadas a que o local foi submetido.

O metal dos tubos fundido acentua o caráter inexplicável da sobrevivência íntegra do frágil quadro.

Afanasyev constatou-se serem fragmentos dos tubos de órgãos derretidos que ficaram colados na parte de trás da pintura. E acrescentou estar convencido de que a intervenção divina estava envolvida.


Afanasyev, perguntou com espanto: “Quão alta deve ter sido a temperatura para que o metal derretido dos tubos do órgão cobrisse quase completamente o verso da pintura e até mesmo a frente?”

Segundo pesquisas, a pintura de Nossa Senhora da Porta da Aurora é tão antiga quanto a igreja de São Nicolau.

Após 1991, ano da independência da Ucrânia e separação da União Soviética, os fiéis católicos rezavam nos degraus em frente à igreja trancada aguardando que a igreja fosse devolvida à paróquia católica.

Fragmentos dos tubos derretidos colados na parte de atrás da imagem
Fragmentos dos tubos derretidos colados na parte de atrás da imagem
A imagem ficou indene da profanação comunista
que começou em 1938, quando os marxistas fecharam a igreja “porque foi escondida do saque bolchevique e posteriormente doada a uma paróquia vizinha”, segundo disse o Pe. John Krapan, então pároco da paróquia de São Alexandre que a restituiu à paróquia original.

O quadro retrata o glorioso ícone da Bem-Aventurada Virgem Maria cujo original está na bela capelinha da Porta da Aurora em Vilnius, Lituânia.

Sua presença em Kiev é um eco do tempo em que a Lituânia, a Polônia e a Ucrânia formavam um reino unido sob a coroa da família real lituana dos Jagelons, que conseguiram manter pacificamente unidos esses povos tão diversos.

A unidade foi perpetuada anos depois pela coroa da família dos Habsburgos, que reinaram no Império Austro-Húngaro, até sua dissolução e a invasão russa comunista após a I Guerra Mundial

A igreja de São Nicolau foi restituída ao culto católico em novembro de 2021, pelas autoridades que hoje governam a Ucrânia devendo enfrentar a ferocidade agressiva e assassina dos bombardeios ordenados por Vladimir Putin continuador e renovador do regime comunista russo.



Nossa Senhora do Portal da Aurora presidindo apresentação antes do incêndio e preservação miraculosa





terça-feira, 17 de outubro de 2023

Tufão veio do mar e Nossa Senhora dos Navegantes ficou de pé!

Nossa Senhora dos Navegantes, Roca Sales, RS, tufão setembro 2023
Nossa Senhora dos Navegantes, Roca Sales, RS, tufão setembro 2023
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








“Pra ti que eu sei que tem fé Nela!” – diz o gaúcho que gravou um vídeo para enviar a seu primo e que foi muito divulgado pelas redes sociais.

É que nos 88 municípios de Rio Grande do Sul batidos pela grande calamidade de um ciclone extratropical quase 15 mil pessoas ficaram desalojadas e muitas já não tinham casa para voltar.

O ciclone fez subir o nível do rio Taquari mais de 13 metros em menos de 12 horas causando os piores estragos

Uma das cidades mais atingidas foi Roca Sales, cerca de 140 km de Porto Alegre, que com 10,5 mil habitantes, contabilizou 14 mortos e 4 desaparecidos.

Mas Nossa Senhora dos Navegantes deixou claro que ela comanda nas tempestades e nas águas borrascosas ficando em pé na sua igreja cuja mobília, altares e teto foram arrasadas. O teto até caiu parcialmente sobre ela sem lhe fazer dano algum como ficou registrado em vídeo e fotos.

Após as águas baixarem os móveis da igreja estavam todos completamente destruídos pela enxurrada, mas Ela podia repetir com a Igreja toda que já virá outras tempestades e outros tufões de que Ela é senhora e rainha dos mares e águas doces!

Nossa Senhora dos Navegantes tem sua festa o dia 2 de fevereiro, o mesmo de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Quito, diz Wikipedia.

A sua devoção foi difundida no século XV com a navegação dos espanhóis e, especialmente, dos portugueses engajados na tarefa bendita da descoberta e evangelização das Américas e alhures. Os viajantes imploravam a proteção de Nossa Senhora contra as tempestades e perigos que mar e rios oferecem.

A primeira estátua foi trazida da Espanha enquanto que Pedro Álvares Cabral levou em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII. Atualmente, está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Nossa Senhora dos Navegantes é também Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira de Porto Alegre onde todos os anos se realiza uma procissão fluvial em sua honra no Rio Guaíba e que em 2008 reuniu mais de 100 mil pessoas.


Em Roca Sales, RS, Nossa Senhora dos Navegantes ficou de pé quando o ciclone arrasou a cidade



terça-feira, 3 de outubro de 2023

Paróquia católica e imagens de Nossa Senhora ilesas em incêndios históricos no Havaí

Igreja de Maria Lanakila ilesa no incendio de Havai, agosto 2023
Igreja de Maria Lanakila ilesa no incêndio de Havaí, agosto 2023
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Devorador incêndio florestal, provocado pelos fortes ventos da seca e do furacão Dora, consumiu a cidade histórica de Lahaina, na ilha havaiana de Maui.

Porém objetos sagrados católicos ficaram inexplicavelmente ilesos, segundo documentaram muitos meios, como Aleteia, além de redes sociais.

O incêndio foi o segundo desastre mais mortal dos últimos 100 anos nos EUA, depois do Camp Fire na Califórnia em 2018. O número de vítimas fatais foi de aproximadamente 114 pessoas e cerca de mil pessoas estão desaparecidas.

Em primeiro lugar, a igreja católica de Maria Lanakila, o principal prédio religioso católico e o mais antigo da cidade. Vídeos chocantes o demonstram.

A igreja católica tem o nome de “Maria Lanakila” que significa “Maria Vitoriosa” ou “Nossa Senhora da Vitória” na língua havaiana.

Não só ela e a casa paroquial permaneceram em pé, mas a imagem de Nossa Senhora de Lourdes em meio a um belo gramado ficaram como se nada tivesse acontecido em forte contraste com os edifícios e a vegetação contíguos reduzidos a cinzas.

“Para nós, é como um milagre”, declarou ao jornal “Honolulu Star Advertiser” monsenhor Terrence Watanabe, pároco de Santo Antônio de Pádua.

Não foi essa a sorte da capela protestante de Waiola no mesmo local e que serve de túmulo dos antigos reis de Havai.

Embora seja cedo para falar tecnicamente em milagre de primeira grandeza o fato é surpreendente podendo se lhe aplicar o termo “milagre” no sentido de algo que maravilha aos homens.

A igreja de “Nossa Senhora da Vitória” intacta após a devastação de um grande incêndio é um “sinal”, cujo “significado” sugere uma intervenção sobrenatural.

Para quem não crê em Deus tudo é e será mero acaso. Mas para os sensatos que acreditam em Sua presença e proteção sobrenatural, Deus faz sempre milagres, testemunhados pela abundância de sinais repletos de sentido.

“Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos” (Salmo 18, 2).

A Igreja Católica tem uma história rica no Havaí. A paróquia de Maria Lanakila foi fundada logo após a chegada dos padres católicos a Maui em 1846. E a igreja atual foi construída sobre a fundação da igreja original em 1927. Cerca de 800 famílias frequentam a igreja regularmente.

No total a igreja católica existe há 177 anos e muitos moradores locais consideram a “resistência” do templo um milagre, noticiou a MSN.

Monsenhor Terrence Watanabe confessou à mídia local que demorou a acreditar que a igreja houvesse sobrevivido. “Quando vimos o campanário da igreja erguer-se acima da cidade, ficamos surpresos”, disse.

Segundo a Fox News e o USA Today, a igreja dedicada a Nossa Senhora da Vitória teve apenas alguns danos no telhado.

A Igreja Batista da Graça, a 3 quilômetros de distância do santuário católico, acabou devorada pelas chamas e o pastor responsável pelo templo, Arza Brown, passou a oficiar cultos numa cafeteria, ambiente que não difere tanto de um templo protestante.

A razão exata da sobrevivência da igreja católica permanece um mistério humanamente falando, observou “La Nación”.

A igreja de Nossa Senhora das Vitórias preservada



Em um bairro de Lahaina, o repórter e âncora Jordan Segundo da CBS News em Sacramento, Califórnia levou mais uma surpresa: uma estátua de Nossa Senhora das Graças permaneceu perfeitamente intacta enquanto as casas atrás dela queimaram até o chão, comentou ‘ChurchPop’

Também as casas frente à estátua que olhavam para ela permaneceram de pé. “O incrível deste bairro, porém, é do outro lado da rua, essas casas estão todas de pé”, começa o repórter.

Na Sra das Graças salva entre casas calcinada
Na Sra das Graças salva entre casas calcinadas
“Falamos com [uma moradora] lá, e ela disse: 'Sim, minha casa está de pé, mas minha vista é de Santa Maria”.

Vários usuários responderam às fotos e vídeos de Jordan. Por exemplo:

Mãe Bem-Aventurada, obrigado por este milagre. Deus está com seu povo”, disse um usuário de Instagram.

“É incrível como Deus nos dá esperança nestes tempos. Em orações constantes, meus amigos”, acrescentou Shelley Rodgers Martell.

O âncora do noticiário da CBS News, Tony Lopez, acrescentou que ver Nossa Senhora de pé lhe deu arrepios.

“Aposto que muitos de nossos espectadores experimentaram o que eu senti: calafrios”, diz Lopez. “Fiquei arrepiado só de ver aquela estátua.”

Sobrevivente procura o que sobrou e acha Nossa Senhora