terça-feira, 17 de maio de 2022

São 14 os “bispos” anglicanos que se fizeram católicos

Ex 'bispo' anglicano de Chester (centro) ficou católico em cerimônia privada na Escócia
Ex 'bispo' anglicano de Chester (centro) ficou católico
em cerimônia privada na Escócia
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Peter Forster, “bispo anglicano” emérito de Chester, é o mais recente que se converteu ao catolicismo, desta vez na Escócia, noticiou o Catholic Herald, do Reino Unido.

Forster dirigiu a “diocese anglicana” de Chester que abrange 273 paróquias durante 22 anos, de 1996 até 2019. 

“Bispos”, “sacerdotes” e outros cargos eclesiásticos que requerem sacramento e que se exibem na igreja anglicana não são tais, pela ruptura com a continuidade apostólica, malgrado utilizem títulos que não lhes é licito usar.

Peter Forster não gostava da ordenação anglicana de mulheres ao sacerdócio, porque servia para introduzir uma mudança doutrinal com pretexto de diálogo ecumênico.

Tampouco aceitava as tentativas ideológicas de redefinir o matrimônio, e defendia a família tradicional.

Em 2019, aos 69 anos de idade, apresentou sua renúncia à “diocese” e se mudou para a Escócia, onde se converteu ao catolicismo, na arquidiocese católica de Saint Andrews e Edimburgo, onde vive como simples fiel.

Recentemente também professaram à fé católica os ex-“bispos” Michael Nazir-Ali, de Rochester, que foi inclusive ordenado sacerdote católico em outubro de 2021, e Jonathan Goodall, de Ebbsfleet.

Também em Ebbsfleet em 2010, Andrew Burnham renunciou àquele “bispado” anglicano e hoje é pároco católico.

Michael Nazir-Ali, "bispo" de Rochester, asistía à rainha
Michael Nazir-Ali, "bispo" de Rochester, assistia à rainha
Também renunciaram ao “episcopado anglicano” para se converterem ao catolicismo Keith Newton, ex-“bispo” de Richborough, e John Broadhurst, de Fulham.

Foi mais rumorosa a conversão de Gavin Ashenden, em 2019, porque ele era “capelão honorário” da rainha da Inglaterra.

De acordo com um censo do padre católico James Bradley, do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, associação católica criada pela Santa Sé para acolher os ex-anglicanos, ao menos 14 “bispos” anglicanos foram recebidos na Igreja Católica nos últimos 30 anos, ou seja, desde 1992.

Se trata de Graham Leonard (Londres); Conrad Meyer; John Klyberg (Fulham); Richard Rutt (Leicester); John Broadhurst (Fulham); Edwin Barnes (Richborough); Keith Newton (Richborough); Andrew Burnham (Ebbsfleet); David Silk; Paul Richardson; John Goddard (Burnley); Jonathan Goodall (Ebbsfleet), Michael Nazir-Ali (Rochester) e, agora, Peter Forster (Chester). Veja: Aleteia. https://pt.aleteia.org/2022/02/07/mais-um-bispo-anglicano-se-converte-a-igreja-catolica/



Um comentário:

  1. Louvado seja Deus ....Deus provê /Deus proverá e a Sua Misericórdia não faltará....tem se falta de servidores da seara do Senhor ,nosso Deus e ELE enviou servidores para a Sua seara ....
    Obrigada Professor
    Bem haja

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.