terça-feira, 1 de junho de 2021

São Felipe Néri: firmeza do guerreiro católico dotado de coragem

São Felipe Neri. Óleo de Cristoforo Roncalli detto il Pomarancio
São Felipe Neri.
Óleo de Cristoforo Roncalli chamado il Pomarancio (1552–1626)
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






São Felipe Néri viveu na Itália no século XVI.

Fundou não propriamente uma ordem religiosa, mas uma obra que se chamava Oratório: grupos de padres que moravam juntos.

Não faziam os três votos – de pobreza, obediência e castidade — mas sujeitavam-se a um certo regulamento comum.

Era grande orador sacro e exímio teólogo. Conhecia soberbamente a doutrina católica.

Essa obra que São Felipe Néri fundou espalhou-se pela Europa, tendo sido muito perseguida.

Por quê?

Boa parte do clero do tempo dele antipatizava com a excelente orientação espiritual que o Santo proporcionava aos sacerdotes, e, através deles, aos jovens que procuravam os padres chamados oratorianos.

São Felipe Neri, Chiesa Nuova, Roma.Aparição da Virgem e túmulo
São Felipe Neri, Chiesa Nuova, Roma.
Quadro da aparição da Virgem e túmulo
Uma das grandes figuras do Oratório, em dias próximos aos nossos, foi o famoso Padre Faber, inglês convertido do anglicanismo, que lutou magnificamente contra os protestantes.

Foi também um grande propagador da obra de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Qual era a acusação que lançavam contra São Felipe Néri?

Diziam que ele tinha fundado uma seita! Vê-se, assim, que nada de novo acontece neste mundo...

Esse quadro apresenta São Felipe Néri já idoso, barba inteiramente branca, sobrancelhas negras, com a fisionomia de um homem que lutou muito e que ainda está no combate.

Está olhando atento e desconfiado para um adversário não visível para nós.

Dir-se-ia que ele está percebendo formar-se uma trama a certa distância, e que está pensando na argumentação e na rasteira que empregará contra o inimigo.

O caráter de luta é manifesto, não tanto pelo olhar — de muita vigilância e pugnacidade — quanto pelo formato contorcido das sobrancelhas.

Assim como um batalhador fica marcado pelas características da guerra, dir-se-ia que, de tanto franzir as sobrancelhas, elas ficaram com o traçado de suas profundas preocupações.

Mas, se o olhar é vigilante, toda a atitude do rosto é plácida.

É a firmeza do guerreiro católico dotado de coragem.



(Autor: excertos de conferência do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 17-01-1986. Sem revisão do autor. Apud PlinioCorreadeOliveira.info, publicado em CATOLICISMO, março 2003)



Um comentário:

  1. Desconhecia a actuação deste Santo,perseguido por ter fundado uma ordem com um certo regulamento ,embora sem os votos de pobreza,obediência e castidade. Surpresa grande.
    Deu para repensar a situação do meu genro ,ex dominicano que renunciou a todos os votos ,excepto o voto do serviço religioso .
    Penso que por isso ,se enfiou na Igreja Anglicana na IRLANDA onde reside ,neste momento .Creio viver um dilema problemático :homofobia revelada pela regeição afectiva pelo filho e o serviço religioso realizado em casa antes do trabalho.
    Tempos em mudança?Só Deus sabe .

    A Igreja não escapa a mudanças.Estamos carenciados de servidores a serem substituídos ora por mulheres ,ora por homens aposentados.Os jovens abstêm-se logo que entram nas FACS.O IDEALISMO POLÍTICO apodera-se de imediato do idealismo religioso .

    Uma pergunta :na época de São Filipe Neri a corte não se intrometia ?Nem o Renascimento abalou o seu zelo de pregador?Foi um séc,tão agitado como actual com o endeusamento da CIÊNCIA actual .

    Professor ,muito obrigada pelos ensinamentos.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.