terça-feira, 20 de outubro de 2020

Nossa Senhora das Graças intacta em explosão de Beirute

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa intacta em Beirute
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa intacta em Beirute

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








O estouro de 2.700 toneladas de nitrato de amônio – substância usada para fabricar explosivos – no porto de Beirute no dia 4 de agosto teve a potência destrutiva de uma pequena bomba atômica.

Meia cidade foi abalada, os mortos e desaparecidos foram da ordem de 200, os feridos por volta de 6.000 enquanto foram destruídas ou danificadas 250.000 residências, sem contar a rede de serviços públicos.

Após a explosão foram descobertas diversas imagens, sobretudo de Nossa Senhora das Graças assombrosamente intactas, inclusive instaladas em nichos públicos sobre as ruas e expostas às ondas expansivas.

Destacou-se uma também dedicada à Medalha Milagrosa montada num nicho sem proteção alguma se projetando sobre a rua num primeiro andar.

Ela estava completamente intacta entre fios elétricos arrebentados e ferros retorcidos. A foto foi divulgada inicialmente na conta twitter @maronitas_es, noticiaram agências religiosas como Infocatólica.



Tudo em volta não é senão destruição. Esse deveria ter sido o destino da imagem considerando sua posição relativamente elevada numa rua estreita onde a onda expansiva não tinha para onde se dissipar.

A grande mídia, sempre procurando fatos excecionais ou sensacionalistas omitiu a informação sobre esses amparos prodigiosos.

Um comentário no Twitter resume outros:

“Mais uma demonstração das tantas que nos dá a Virgem Maria, permanecendo incólume ainda no meio da destruição. Assim deve ser nossa fé. Intercede por teus filhos, oh Virgem amada”.

Um outro comentário escolhido entre muitos dizia: “Ela é, no meio da calamidade, o Auxilio dos cristãos”.

Por fim, um outro exemplo: “desconhecemos as inumeráveis intercessões levadas a cabo. É um símbolo de esperança que nos lembra que não estamos sós nas tribulações”.


Enquanto se dava a explosão, numa igreja do bairro cristão de Ashrafieh, um dos mais antigos da cidade, se celebrava uma missa.

Os fiéis nada podiam saber quando o altar mor em cujo centro está uma imagem de Nossa Senhora das Graças se iluminou intensa e surpreendentemente. 

O abalo cortou a força que iluminava internamente o nicho, o reboco desse caiu sobre a imagem e quando tudo rumava ao desastre, a situação se recompôs e a imagem voltou a ser iluminada pela luz própria sem parecer danificada.

A cena foi filmada pois estava sendo transmitida também pela Internet, especificou Aleteia. 

Os espantados fiéis sem compreender ainda o ‘terremoto’ e o ‘estampido’ após verem o inexplicável jogo de acende-e-apaga se encomendaram a Nossa Senhora clamando: “Oh Mãe, salvai o Líbano!”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.