Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Além de outras cerimônias oficiais, o 90° aniversário da Rainha Elizabeth II foi comemorado com um grande almoço popular em Londres, segundo noticiou a UOL.
Perto de 10 mil pessoas desafiaram a chuva para participar do real ágape, montado com características de um piquenique na enorme e prestigiosa avenida londrina The Mall, que une o palácio de Buckingham com a Trafalgar Square, no centro da cidade.
O evento foi animado por centenas de músicos, bandas militares e exibições de mais de 600 organizações beneficentes presididas honorificamente pela rainha.
Apesar de a chuva ter jogado contra, só dando trégua no fim do dia, os convidados não desanimaram: usaram casacos impermeáveis, especialmente concebidos pela organização. Foram servidas aproximadamente 33 mil xícaras de chá.
Os netos da rainha – o príncipe William (segundo na sucessão do trono), sua esposa, a duquesa Kate, e o príncipe Harry – também enfrentaram a chuva, indo saudar pessoalmente os participantes e tirar fotos com muitos deles.
No fim, quando o sol brilhou, a rainha e seu marido, o príncipe consorte e duque de Edimburgo, deixaram o Palácio de Buckingham a bordo de um veículo a partir do qual cumprimentaram de pé a multidão.
Sob a chuva, fanfarras militares animaram o evento. |
O príncipe William também homenageou sua avó com um discurso em que celebrou a “ferrenha saúde, a interminável energia e o conhecido sentido do humor” da rainha.
“Avó, obrigado por tudo o que fez por sua família. Não poderíamos desejar um aniversário mais feliz”, proclamou o primogênito de Charles da Inglaterra e Diana de Gales.
“Muito obrigado por demonstrar que os britânicos não permitem que um pouco de chuva estrague um bom dia ao ar livre”, acrescentou.
A rainha, segundo a UOL, por sua vez, agradeceu os presentes pelo “maravilhoso apoio”. “Espero que estas celebrações sirvam para nos recordarmos dos muitos benefícios que surgem quando o povo se une com um propósito comum”, explicou.
As celebrações em Londres haviam começado com uma missa de ação de graças na catedral de São Paulo e prosseguiram no dia seguinte com a tradicional cerimônia militar Trooping the Colour, na qual a rainha passou revista a mais de 1,6 mil soldados da Guarda Real no Horse Guards Parade da capital britânica.
A monarquia inglesa conservou muitas tradições católicas medievais, embora tisnadas por influências anglicanas e de séculos posteriores.
Quando a chuva parou a rainha e seus familiares saíram para saudar os presentes. |
Por que se movimentam rodeados por um exército de guarda-costas, e tantas e tantas vezes, ao concluírem seus mandatos, não são objeto de manifestações de afeto, respeito e glória?
No Brasil, e na América Latina, os governantes ou ex-governantes populistas nem ousam sair de casa. E se vão a um local público, ouvem tudo o que não querem ouvir. E pour cause...
O exemplo do piquenique pelo aniversário da rainha mostra um relacionamento familiar, íntimo, distendido, afável e duradouro, eco dos costumes católicos nascidos na Idade Média que o protestantismo e outras formas de revolução não conseguiram extinguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.