O objetivo é testar as teorias atuais sobre as técnicas arquitetônicas da Idade Média: as matérias-primas são extraídas das redondezas; não se usa cimento; não há caminhões, guindastes ou motores; cavalos e asnos da região fazem o transporte e a tração; os utensílios foram fabricados no local.
Os operários vestem roupas de época e aprenderam a talhar manualmente a pedra.
Eles se consideram felizes trabalhando assim. Mas não só eles estão contentes.
Desde que o canteiro foi aberto ao público em 1998, 700.000 pessoas, incluindo 80.000 crianças, já o visitaram. Só em 2003, foram 183.000 os visitantes.
Com a renda das entradas, a despesa está coberta. O atrativo suscitado no público pela ordem medieval fez os organizadores incluírem outros elementos historicamente típicos.
Não quero parecer pessimista ou sarcástico, mas, se houver uma 3ª Guerra Mundial, como muitos acreditam que fatalmente haverá, provavelmente tais normas haverão de se tornar obrigatórias novamente, devido à extinção dos meios modernos atuais provocada pela desolação que tal guerra deixaria atrás de si.
ResponderExcluirPonde de lado o tom apocalíptico, isso mostra como o sistema de produção medieval era sábio e justo, dando emprego e dignidade para muitas pessoas. Sobre isso gostaria de partilhar com os leitores deste blog uma homilia muito interessante que escutei no dia de São José Operário sobre o tema. Mas vou fazê-lo no próximo comentário, que assim acho que fica mais claro cada assunto.
Parabéns pela divulgação dessa matéria tão interessante!
A homilia sobre São José Operário a qual me referi é esta em
ResponderExcluirMay 01 - Homily: St. Joseph the Worker
http://youtu.be/pHiTi9YtCPs
Eu a publiquei em meu blog com o seguinte comentário (espero que não se importem de divulgá-lo aqui!)
Muito interessante a homilia do Pe. George M. Roth, dos Franciscanos da Imaculada! Nesse dia do trabalho ou do trabalhador, ele falou da origem católica da festa e sua relação com o comunismo, quer dizer, a festa foi instituída a fim de lembrar o verdadeiro sentido do trabalho e não o sentido deturpado e materialista ou ateísta que o comunismo dá ao trabalho. Falou também dos males que o comunismo tem espalhado pela sociedade, inclusive na sociedade americana; começando com as raízes remotas do comunismo que estão na Revolução Industrial na Inglaterra.
http://alexbenedictus-et-patensis.blogspot.com.br/2013/05/homilia-sao-jose-operario.html