Primeira liturgia do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, celebrada em Oxford, Inglaterra. |
Mais três “bispos e cem “padres”, além de numerosas outras paróquias inglesas, estão recebendo o Catecismo e a formação para darem o mesmo passo.
Poucas semanas depois, seis paróquias até então anglicanas do Texas (EUA), abraçaram a fé de Roma. Em Blackfriars, Oxford, foi celebrada a primeira liturgia anglo-católica do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, padroeira da Inglaterra.
O rito é essencialmente o mesmo do século XVI, acrescido de certas festas e definições católicas como a Imaculada Conceição e a infalibilidade pontifícia.
Mons. Mark Langham, presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, explicou que havia pelo menos dez anos que as paróquias texanas “manifestavam o desejo de plena comunhão com Roma.
Agora eles também querem fazer parte do Ordinariato, fórmula canônica definida na Constituição Apostólica ‘Anglicanorum coetibus’ para acolher os ex-pastores e adeptos anglicanos”, noticiou o boletim virtual “Vatican Insider”.
Ainda segundo D. Mark Langham, as causas do afastamento da heresia e do ingresso na religião católica são as mesmas na Inglaterra e nos EUA: “A razão está na adesão das comunidades à tradição apostólica.
Alguns desenvolvimentos recentes no anglicanismo, como o sacerdócio para mulheres e a abertura mostrada em questões como a homossexualidade, foram julgadas inaceitáveis”.
Pensar que nos ambientes católicos progresistas ainda há quem peça a admissão de mulheres e homossexuais ao sacerdocio!
Poucas coisas estão ficando tão na contramão – do ponto de vista de Deus e dos homens – quanto a “Igreja nova” e igualitária que vicejou no período pós-conciliar e subverteu a ordem geral da Igreja Católica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.