terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

O Céu salvou povo de Rio Bonito de tornado catastrófico

Noss Senhora Aparecida intacta na fachada da Matriz
Noss Senhora Aparecida intacta na fachada da Matriz
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



Num minuto, um tornado nunca visto no Brasil, com ventos maiores de 300 km/h arrasou 90% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Deixou 6 mortos, 700 feridos e mais de 1.000 desabrigados.

Prédios públicos, escolas, grandes lojas e templos protestantes desapareceram. Uma exceção: centenas de vidas teriam sido ceifadas se não fosse que reunidas na matriz de Santo Antônio de Pádua , para a crisma de 132 jovens clamou a Ave Maria entre gritos e prantos.

A igreja sofreu leves danos, o Santíssimo Sacramento, duas imagens exteriores de Nossa Senhora Aparecida e outra de Santo Antonio ficaram intactas.

Os fieis glorificaram a intervenção divina e o bispo abençoou as ruínas com o Santíssimo!

No momento do tornado, o templo estava lotado para a celebração da crisma de 132 jovens, ninguém se feriu.

“Negar que as mãos de Deus protegeram muitos dos seus filhos, seria incredulidade”, escreveu o bispo de Guarapuava (PR), dom Amilton Manoel da Silva, CP, registrou ACIDigital. 

Com cerca de 14 mil habitantes, Rio Bonito do Iguaçu viu casas, escolas e lojas destruídos por ventos que ultrapassaram os 300 km/h.

Igreja Matriz de Rio Bonito do Iguaçu dedicada a Santo Antônio de Lisboa e Pádua
Matriz de Rio Bonito do Iguaçu dedicada a Santo Antônio de Lisboa e Pádua,
logo após o tornado
Segundo dom Amilton o tornado passou cerca de 18h40, quando o templo estava repleto.

“Casas residenciais e comerciais vazias foram para os ares, seus proprietários estavam na Igreja”, disse dom Amilton.

“A Igreja sofreu pequenos danos pelo lado de fora e curiosamente não teve rachaduras”.

O padre relatou que, “no momento de maior barulho, todos se ajoelharam e rezaram a oração da Ave Maria seguidamente, a maioria aos gritos e prantos, implorando o socorro divino”.

Para ele, “as mãos de Deus agiram poderosamente protegendo os seus filhos e filhas de uma tragédia, que poderia ter ceifado centenas de vidas, se estivessem em casa, no trabalho ou pelas ruas”.

Dom Amilton também destacou os “sinais providenciais”: o Santíssimo Sacramento presente no altar, a imagem de santo Antônio intacta na entrada da igreja, e duas imagens de Nossa Senhora Aparecida, uma na lateral e outra nos fundos, dentro de um oratório de vidro que também permaneceu intacto.

Imagem de Santo Antonio incólume. A igreja foi elevada a condição de santuário
Imagem de Santo Antonio incólume. 
A igreja foi elevada a condição de santuário
“Nada é coincidência, tudo é providência. Eu creio! Deus seja louvado!”, concluiu.

Para o seminarista Messias Batista, “a nossa Paróquia foi como uma verdadeira mãe: um abrigo seguro que nos acolheu e protegeu seus filhos, não permitindo que nem mesmo a força da natureza lhes fizesse mal”.

Como os danos à igreja foram pequenos, só algumas telhas levantadas nas laterais, ela se tornou um ponto de apoio para ajudar os moradores da cidade.

Na missa do domingo seguinte, o pároco, padre Cristian Jardim, falou sobre a tragédia:

Rio Bonito atingida por tornado terá que ser reconstruída
Rio Bonito atingida por tornado terá que ser reconstruída
“Podemos perder tudo, mas a nossa fé, a nossa vida, não vamos perder. Com consciência, fé e esperança, fortaleza em Deus, vamos vencer, vamos reerguer a nossa comunidade, a nossa vida e a nossa caminhada em nome de Jesus e pela poderosa intercessão da Mãe de Deus e nossa”.

O padre levou o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade, abençoando os escombros e os moradores. Segundo estimativas locais, cerca de 90% dos imóveis foram destruídos.