![]() |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A Santa Sé reconheceu o primeiro milagre eucarístico na Índia. Esse ocorreu em Kerala, em 15 de novembro de 2013, durante a missa matinal na igreja de Cristo Rei, em Vilakannur, diocese siro-malabar de Tellicherry, noticiou “Infocatólica”.
O Pe Thomas Pethickal viu que a hóstia consagrada “representava o rosto de Jesus Cristo”.
Em poucos dias a igreja tornou-se local de peregrinação. Uma rigorosa investigação durante mais de uma década fez análises teológicas, estudos científicos e avaliações médicas.
O arcebispo Joseph Pamplany em 9 de maio de 2025 anunciou que “a Santa Sé reconheceu oficialmente o evento como um milagre eucarístico”.
A Igreja agiu com grande prudência que é boa conselheira nestes casos e a hóstia foi cuidadosamente preservada.
Uma rigorosa investigação foi iniciada, incluindo análises teológicas, estudos científicos e avaliações médicas, visando que não houvesse explicações naturais ou possível fraude.
Após mais de uma década de investigação, o arcebispo Joseph Pamplany anunciou oficialmente que “a Santa Sé reconheceu oficialmente o evento como um milagre eucarístico”.
O reconhecimento implica que não há explicação natural para o ocorrido, confirmando assim seu caráter sobrenatural e reforçando a crença na Presença Real de Jesus Cristo na Eucaristia.
Este milagre eucarístico, como muitos outros, reacende a fé de milhões de fiéis na transubstanciação, pilar fundamental da doutrina eucarística.
O milagre destaca a centralidade da Eucaristia e aprofundar o ensinamento da presença real de Cristo em todas as Missas celebradas em todo o mundo, contestada por falsas teologias progressistas.
Segundo “Infocatólica”, o reconhecimento público oficial ocorreu no sábado, 31 de maio, durante uma missa presidida pelo Núncio Girelli, diante de cerca de 10.000 fiéis do distrito de Kannur.
O Núncio agradeceu a Deus pelos milagres que ao longo da história manifestam a presença de Cristo na Eucaristia.
Ele acrescentou que este milagre constitui “uma grande bênção para toda a Igreja na Índia”.
Por sua vez, Jose Kavi, editor-chefe do site católico indiano Matters India, disse a AsiaNews:
“A pequena igreja na vila de Vilakkannur encontrou seu lugar na história eclesial como palco do primeiro milagre eucarístico reconhecido na Índia”.
O reconhecimento foi realizado com grande solenidade e, apesar do alerta vermelho de chuva emitido para o distrito, nem uma única gota caiu, o que foi interpretado por alguns, incluindo o Arcebispo de Tellicherry, Joseph Pamplany, como mais um sinal milagroso.
Alguns céticos quiseram ver o evento como uma manobra da arquidiocese para atrair doações, mas a maioria dos fiéis acredita firmemente que é um milagre, porque — eles concluem — “com o Senhor, nada é impossível”.