terça-feira, 23 de março de 2021

Entusiasmo impulsiona restauração de Notre Dame
como na Idade Média

Já foram escolhidos os oito carvalhos de dois séculos para a agulha de Notre Dame
Já foram escolhidos os oito carvalhos de dois séculos para a agulha de Notre Dame
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Com presteza e exigência já foram escolhidos os oito majestosos carvalhos da floresta de Bercé, centro-oeste da França, velhos de dois séculos, cuja preciosa madeira apresentou as melhores qualidades para sustentar a futura agulha de Notre Dame de Paris, noticiou “Clarin”.

São árvores incomuns, com mais de 20 metros de altura em seu tronco útil e um metro de diâmetro, selecionadas pelos arquitetos-chefes Philippe Villeneuve e Rémi Fromont.

Esses carvalhos vão garantir as fundações de uma estrutura de cerca de 300 toneladas.

Foram procuradas com drones que elaboraram os perfis de cada uma em 3D.

As árvores deviam ser ligeiramente curvas para acompanhar as abóbadas e se juntar às colunas do transepto.

O Pe. Martin Bonnassieux abençoa o bosque onde os lenhadores abaterão os carvalhos para Notre Dame
O Pe. Martin Bonnassieux abençoa o bosque
onde os lenhadores abaterão os carvalhos para Notre Dame
Serão trabalhadas com instrumentos e técnicas medievais mais próprios a produzir o efeito desejado.

A mídia americana tem destacado esta revivescência dos tempos em que “a influência da sabedoria cristã e a sua virtude divina penetravam as leis, as instituições, os costumes dos povos”. (Leão XIII, “Immortale Dei”, de 1º-XI-1885, "Bonne Presse", Paris, vol. II).

São as mais perfeitas, mas nem de longe as únicas. 

Ao todo, mil carvalhos seletos foram oferecidos em todo o país. 

Metade vem de florestas nacionais e a outra de 150 florestas privadas, que doaram. Doadores estrangeiros também ofereceram suas árvores.

Maquete de Notre Dame
Maquete de Notre Dame
Para as estruturas medievais do teto da nave e do coro ainda será feita uma seleção entre milhares de árvores mais jovens.

A “colheita” deve render mil exemplares e deve concluir este ano.

As toras secarão durante seis meses nas florestas e serão transferidas para uma vintena de serrarias onde aguardarão entre 12 e 18 meses até atingirem uma umidade de pelo menos 30%.

No início de 2023, serão trabalhadas segundo os planos do arquiteto Eugène Viollet-Le-Duc, que restaurou a catedral no século XIX, para se obter uma reconstrução idêntica.

Todas essas árvores podem parecer muitas e custosas. Mas na realidade são muitíssimo poucas e são gratuitas! É o contrário de matérias primas sofisticadas modernas.

De acordo com a Oficina Nacional de Bosques (ONF), o milheiro de carvalhos que será usado representa 0,1% do corte anual da madeira de carvalho para construção ou móveis na França.

Aliás, explicou Aymeric Albert, diretor da ONF, na França “crescem mais carvalhos do que abatidos: três milhões de metros cúbicos, ante dois milhões, a cada ano”.

Cada tora é trabalhada minuciosamente com arte e instrumentos como os originais  medievais
Cada tora é trabalhada minuciosamente com arte e instrumentos
como os originais  medievais
A seleção dessas árvores magníficas é “o início do renascimento real da catedral”, se regozijou o arquiteto Villeneuve.

O general Jean-Louis Georgelin, responsável de que a restauração do templo gótico conclua na data fixada, confirmou: “estamos dentro dos prazos para abrir a catedral ao culto em 2024”.

O caos político, social, cultural e religioso que penetra todos os setores da sociedade francesa reacendeu o desejo de se voltar para a ordem, à hierarquia e à beleza também social, cultural e religiosa.

Essa saudade conferiu um impulso inimaginado pela restauração idêntica ao modelo medieval da catedral.

Esse élan ganhou velocidade com a contribuição desinteressada de diversos setores franceses que aspiram a tornar, se possível, mais bela do que antes a catedral de Nossa Senhora, a rainha medieval de Paris.


2 comentários:

  1. Temos que voltar a praticar os valores dos tempos Medievais. A Idade das Luzes!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!! Não pude comentar no facebook porque estou bloqueado por um mês... esta reconstrução nesses moldes é a prova de que o povo de França quer Deus, a despeito dos esforços políticos...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.