Imagens intactas nas catástrofes

O Crucificado incólume junto às ruínas da catedral de Port-au-Prince, após o terremoto de Haiti em 2010
O Cruzeiro incólume nas ruínas da igreja do Sagrado Coração de Jesus,
em Port-au-Prince, capital do Haiti, após o terremoto de 2010
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs











Por que?



Não há um aviso
de Nosso Senhor
e de Nossa Senhora
para termos confiança
de que Eles no fim triunfarão
contra todas as aparências
em sentido contrário?






Mar levou imagem da Virgem mutilada e profanada até à Sardenha

A 'Madonna di Spagna' que o mar trouxe após profanação
A 'Madonna di Spagna' que o mar trouxe após profanação
Em San Vero Milis, pequeno povoado da província de Oristan, na Sardenha, Itália, se venera uma escultura em madeira de Nossa Senhora muito maltratada que foi encontrada na praia, meio enterrada na areia, em 26 de março de 1937, informou a Fundação Cari Filii.

Evidentemente a imagem sofreu violência mal-intencionada: ela tem uma grande queimadura no ventre, falta-lhe um braço e foi amputada uma perna do Menino que ela segura amorosamente nos braços.

Àquela Virgem maltratada que o mar levou, foi adotada como mãe pelos habitantes sardos do local que a veneram na paróquia de Santa Sofía.

Eles a chamam de “la Madonna di Spagna” dando por certo que havia flutuado desde a costa espanhola, jogada ao mar com ódio e desprezo em algum saque de milicianos anticlericais durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Numa outra hipótese mais longínqua, talvez sua igreja estivesse pegando fogo e alguém a jogou na água para protegê-la das chamas. As ondas a levaram para uma costa longínqua donde mais filhos esperavam pela Mãe.

Agora, um padre da Sardenha, Ignazio Serra, tenta descobrir a origem dessa imagem. De que cidade espanhola veio? Quem eram seus outros filhos? Alguém pode reconhecê-la?

Os especialistas consideram ser uma peça valiosa e muito antiga, do século XV, provavelmente.

Sua qualidade é excepcional e revela um trabalho delicado de execução primorosa.

Poderia ser uma “Virgem do Leite”, pronta para amamentar o Menino. Foi outrora policromada, mas na intempérie perdeu todos os traços de tinta.

O Pe.Ignazio Serra, da Cerdenha, procura a origem da imagem de Nossa Senhora transportada pelo mar
O Pe.Ignazio Serra, da Cerdenha, procura a origem da imagem de Nossa Senhora transportada pelo mar
O Pe. Ignazio Serra visitou primeiro à diocese de Valência com fotos da imagem e um livro que conta o que se sabe sobre ela.

A suspeita é que provém de uma cidade valenciana, ou talvez das Ilhas Baleares, Catalunha ou Múrcia, a julgar pelo jogo das correntezas bem conhecido pelos marinheiros e pescadores da Sardenha.

“A natureza das marés aponta que a imagem chegou à Sardenha a partir da costa espanhola. De início, procuramos na ilha de Menorca, em busca de alguma pista”, conta o padre pesquisador ao Paraula, jornal católico valenciano.

Ele procurou especialmente em Fornells, a cidade mais próxima da ilha italiana, mas não encontrou dado algum.

“Durante a Guerra Civil Espanhola, os religiosos sofreram perseguições e as igrejas foram assaltadas. Altares, imagens sagradas, estátuas e móveis foram frequentemente destruídos ou incendiados e, evidentemente, esta imagem de Nossa Senhora com o Menino também foi queimada.

“Alguém deve tê-la resgatado do fogo e fugido com ela e para salvá-la a jogou no mar. Por isso pensamos que deve pertencer a uma freguesia ou capela muito perto da praia”, explicou.

Em 26 de março de 1937, na Sa Praja Manna, na Sardenha, na costa oeste, o pastor Daniele Zou encontrou a imagem meio submersa na areia.

Detalhe da 'Madonna di Spagna'
Detalhe da 'Madonna di Spagna'
Com a ajuda de um colega, ele a levou para sua cabana em Sa Chea Istallanu, onde construiu um altar para ela e cuidou dela colocando flores para ela todos os dias.

A filha dos patrões do pastor ficou depois gravemente doente com broncopneumonia dupla. Mas eles pediram a cura a Nossa Senhora invocando esta imagem resgatada do mar, e a menina foi curada.

Feliz convívio entre patrões, empregados e a Reina de todas as hierarquias do universo.

A notícia se espalhou como fogo e chegou à cidade de San Vero Milis, que adotou a “Madonna”. Desde então é venerada na paróquia de Santa Sofía.

Quantos crimes se cometem hoje em dia contra Nossa Senhora e seu Filho Santíssimo! Quantos continuadores de aqueles comunistas cheios de ódio ainda tentam impedir seu reinado na Terra!

Mas, Ela não muda e continua fazendo toda forma de bem. Assim Ela acabará triunfando inevitavelmente como prometeu em Fátima.


Sacerdote sardo procura quem lembre desta imagem





México: furacão de 300 km/h não toca imagenzinhas da Virgem de Guadalupe

Mais uma das imagens ilesas. Fonte Washington Post
Mais uma das imagens ilesas. Fonte Washington Post
Em Acapulco, México, numerosas imagenzinhas da Virgem de Guadalupe, abundantemente presentes em logradouros públicos e áreas privadas, atravessaram intactas a devastação causada pelo furacão Otis.

Esse atingiu áreas do estado mexicano de Guerrero com rajadas de vento de até 330 quilômetros por hora, noticiou ACIPRENSA.

O furacão de categoria 5 (máxima, a mais mortal), atingiu a famosa cidade balneária no dia 25 de outubro (2023) e deixou pelo menos 46 mortos e graves danos a hotéis, residências e empresas em todo o estado.

Nossa Senhora de Guadalupe e São Judas Tadeu como se nada tivessse acontecido
Nossa Senhora de Guadalupe e São Judas Tadeu como se nada tivesse acontecido


Chamou especialmente a atenção a preservação do nicho que se encontra em La Quebrada, falésia de 45 metros de altura no porto da cidade.

Nesse local, desde 1934, jovens mergulhadores lançam-se do topo para cair num canal de sete metros de largura e quatro de profundidade, num espetáculo assustador, mas muito assistido. 

O Bom Pastor tambem intocaddo
O Bom Pastor também intocado
Antes de cada salto, os mergulhadores persignam-se e entregam-se à Virgem de Guadalupe que se encontra no local.

Em 2022, o Padre Eduardo Chávez, um dos maiores especialistas nas aparições da Virgem de Guadalupe, abençoou a imagem que foi colocada na falésia.

O repórter Edgar Galicia, da Azteca Noticias, constatou que a pequena estátua num simples nicho não sofreu danos. Os únicos elementos afetados pelo furacão Otis foram algumas das lâmpadas que iluminavam a imagem.

Diante do fato surpreendente, o Pe. Rafael Valencia, vigário geral e porta-voz da Arquidiocese de Acapulco, destacou a ação da Virgem Maria como fonte de consolo em tempos de adversidade.

Nicho da Virgem de Guadalupe em pé no meio da destruição
Nicho da Virgem de Guadalupe em pé no meio da destruição

“A Virgem Maria é a mãe da esperança. Neste momento difícil, ela nos encoraja a manter firmes a esperança que brota da nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor, a nos sentirmos acompanhados por Ela e por Seu Filho Jesus”, disse o sacerdote.

Altares da Virgem de Guadalupe incólumes após furacão de até 330 km/h em Acapulco






Kiev: Nossa Senhora intacta sob grande órgão incendiado

Imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora resgatada das ruinas ardentes, em Kiev, Ucrânia
Imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora resgatada das ruínas ardentes, em Kiev, Ucrânia
O muito prezado grande órgão da Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev, segunda igreja católica romana mais antiga da cidade, pegou fogo numa madrugada e foi reduzido a cinzas, porém sem vítimas, segundo o Serviço de Emergência do Estado citado pelo “Kyiv Post”.

A Catedral de São Nicolau em Kiev foi construída no início do século 20 em estilo neogótico, mas nos tempos soviéticos foi fechada e usada como oficina pública.

A grande negligência comunista lhe provocou graves danos e a deixou em péssimas condições, não sendo restaurada devidamente pelos governos pós-comunistas.

Bem no centro do muito prezado órgão usado para concertos estava exposta a imagem de Nossa Senhora da Porta da Aurora no momento que o incêndio enfureceu, explicou a agência Catholic News.

Nossa Senhora da Porta da Aurora em Kiev, antes do incêndio
Nossa Senhora da Porta da Aurora em Kiev, antes do incêndio
As chamas consumiram o grande instrumento, mas a imagem que tem as características de um ícone pitado a óleo sobre tela permaneceu intacto.

Os fiéis agradeceram a Deus e à Bem-Aventurada Virgem Maria pelo milagre do resgate inexplicável da imagem do fogo.

Andriy Afanasyev restaurador de obras de arte, e da imagem em questão, disse estar convencido de que a sobrevivência do ícone sagrado não pode ser explicada racionalmente.

No dia da comemoração de Nossa Senhora da Porta da Aurora, 16 de novembro 2022, foi celebrada uma missa de ação de graças, também pelo milagre, presidida pelo Núncio Apostólico na Ucrânia, Arcebispo Visvaldas Kulbokas, numa igreja próxima, em Kiev.

O pároco, padre Pawel Wyszkowski, OMI, expressou sua gratidão: “Agradecemos especialmente à Bem-Aventurada Virgem Maria por sua presença entre nós”.

De fato, o fogo consumiu todo o órgão, mas a pintura permaneceu ilesa, quando pinturas artísticas não sobrevivem a um incêndio dessas proporções.

Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev pegando fogo
Catedral Católica Romana de São Nicolau em Kiev pegando fogo
A imagem de Nossa Senhora pintada no final do século XIX e restaurada mais recentemente, estava bem preservada quando estourou o incêndio.

“É simplesmente um milagre”, disse o restaurador, “porque mesmo em temperaturas moderadamente altas, a tinta a óleo sempre derrete e se desintegra”.

O restaurador Afanasyev encontrou manchas prateadas no verso da pintura e verificou que se tratava de metal proveniente dos tubos do órgão fundidos pelas temperaturas muito elevadas a que o local foi submetido.

O metal dos tubos fundido acentua o caráter inexplicável da sobrevivência íntegra do frágil quadro.

Afanasyev constatou-se serem fragmentos dos tubos de órgãos derretidos que ficaram colados na parte de trás da pintura. E acrescentou estar convencido de que a intervenção divina estava envolvida.


Afanasyev, perguntou com espanto: “Quão alta deve ter sido a temperatura para que o metal derretido dos tubos do órgão cobrisse quase completamente o verso da pintura e até mesmo a frente?”

Segundo pesquisas, a pintura de Nossa Senhora da Porta da Aurora é tão antiga quanto a igreja de São Nicolau.

Após 1991, ano da independência da Ucrânia e separação da União Soviética, os fiéis católicos rezavam nos degraus em frente à igreja trancada aguardando que a igreja fosse devolvida à paróquia católica.

Fragmentos dos tubos derretidos colados na parte de atrás da imagem
Fragmentos dos tubos derretidos colados na parte de atrás da imagem
A imagem ficou indene da profanação comunista
que começou em 1938, quando os marxistas fecharam a igreja “porque foi escondida do saque bolchevique e posteriormente doada a uma paróquia vizinha”, segundo disse o Pe. John Krapan, então pároco da paróquia de São Alexandre que a restituiu à paróquia original.

O quadro retrata o glorioso ícone da Bem-Aventurada Virgem Maria cujo original está na bela capelinha da Porta da Aurora em Vilnius, Lituânia.

Sua presença em Kiev é um eco do tempo em que a Lituânia, a Polônia e a Ucrânia formavam um reino unido sob a coroa da família real lituana dos Jagelons, que conseguiram manter pacificamente unidos esses povos tão diversos.

A unidade foi perpetuada anos depois pela coroa da família dos Habsburgos, que reinaram no Império Austro-Húngaro, até sua dissolução e a invasão russa comunista após a I Guerra Mundial

A igreja de São Nicolau foi restituída ao culto católico em novembro de 2021, pelas autoridades que hoje governam a Ucrânia devendo enfrentar a ferocidade agressiva e assassina dos bombardeios ordenados por Vladimir Putin continuador e renovador do regime comunista russo.



Nossa Senhora do Portal da Aurora presidindo apresentação antes do incêndio e preservação miraculosa






Paróquia católica e imagens de Nossa Senhora ilesas em incêndios históricos no Havaí

Igreja de Maria Lanakila ilesa no incendio de Havai, agosto 2023
Igreja de Maria Lanakila ilesa no incêndio de Havaí, agosto 2023
Devorador incêndio florestal, provocado pelos fortes ventos da seca e do furacão Dora, consumiu a cidade histórica de Lahaina, na ilha havaiana de Maui.

Porém objetos sagrados católicos ficaram inexplicavelmente ilesos, segundo documentaram muitos meios, como Aleteia, além de redes sociais.

O incêndio foi o segundo desastre mais mortal dos últimos 100 anos nos EUA, depois do Camp Fire na Califórnia em 2018. O número de vítimas fatais foi de aproximadamente 114 pessoas e cerca de mil pessoas estão desaparecidas.

Em primeiro lugar, a igreja católica de Maria Lanakila, o principal prédio religioso católico e o mais antigo da cidade. Vídeos chocantes o demonstram.

A igreja católica tem o nome de “Maria Lanakila” que significa “Maria Vitoriosa” ou “Nossa Senhora da Vitória” na língua havaiana.

Não só ela e a casa paroquial permaneceram em pé, mas a imagem de Nossa Senhora de Lourdes em meio a um belo gramado ficaram como se nada tivesse acontecido em forte contraste com os edifícios e a vegetação contíguos reduzidos a cinzas.

“Para nós, é como um milagre”, declarou ao jornal “Honolulu Star Advertiser” monsenhor Terrence Watanabe, pároco de Santo Antônio de Pádua.

Não foi essa a sorte da capela protestante de Waiola no mesmo local e que serve de túmulo dos antigos reis de Havai.

Embora seja cedo para falar tecnicamente em milagre de primeira grandeza o fato é surpreendente podendo se lhe aplicar o termo “milagre” no sentido de algo que maravilha aos homens.

A igreja de “Nossa Senhora da Vitória” intacta após a devastação de um grande incêndio é um “sinal”, cujo “significado” sugere uma intervenção sobrenatural.

Para quem não crê em Deus tudo é e será mero acaso. Mas para os sensatos que acreditam em Sua presença e proteção sobrenatural, Deus faz sempre milagres, testemunhados pela abundância de sinais repletos de sentido.

“Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos” (Salmo 18, 2).

A Igreja Católica tem uma história rica no Havaí. A paróquia de Maria Lanakila foi fundada logo após a chegada dos padres católicos a Maui em 1846. E a igreja atual foi construída sobre a fundação da igreja original em 1927. Cerca de 800 famílias frequentam a igreja regularmente.

No total a igreja católica existe há 177 anos e muitos moradores locais consideram a “resistência” do templo um milagre, noticiou a MSN.

Monsenhor Terrence Watanabe confessou à mídia local que demorou a acreditar que a igreja houvesse sobrevivido. “Quando vimos o campanário da igreja erguer-se acima da cidade, ficamos surpresos”, disse.

Segundo a Fox News e o USA Today, a igreja dedicada a Nossa Senhora da Vitória teve apenas alguns danos no telhado.

A Igreja Batista da Graça, a 3 quilômetros de distância do santuário católico, acabou devorada pelas chamas e o pastor responsável pelo templo, Arza Brown, passou a oficiar cultos numa cafeteria, ambiente que não difere tanto de um templo protestante.

A razão exata da sobrevivência da igreja católica permanece um mistério humanamente falando, observou “La Nación”.

A igreja de Nossa Senhora das Vitórias preservada



Em um bairro de Lahaina, o repórter e âncora Jordan Segundo da CBS News em Sacramento, Califórnia levou mais uma surpresa: uma estátua de Nossa Senhora das Graças permaneceu perfeitamente intacta enquanto as casas atrás dela queimaram até o chão, comentou ‘ChurchPop’

Também as casas frente à estátua que olhavam para ela permaneceram de pé. “O incrível deste bairro, porém, é do outro lado da rua, essas casas estão todas de pé”, começa o repórter.

Na Sra das Graças salva entre casas calcinada
Na Sra das Graças salva entre casas calcinadas
“Falamos com [uma moradora] lá, e ela disse: 'Sim, minha casa está de pé, mas minha vista é de Santa Maria”.

Vários usuários responderam às fotos e vídeos de Jordan. Por exemplo:

Mãe Bem-Aventurada, obrigado por este milagre. Deus está com seu povo”, disse um usuário de Instagram.

“É incrível como Deus nos dá esperança nestes tempos. Em orações constantes, meus amigos”, acrescentou Shelley Rodgers Martell.

O âncora do noticiário da CBS News, Tony Lopez, acrescentou que ver Nossa Senhora de pé lhe deu arrepios.

“Aposto que muitos de nossos espectadores experimentaram o que eu senti: calafrios”, diz Lopez. “Fiquei arrepiado só de ver aquela estátua.”

Sobrevivente procura o que sobrou e acha Nossa Senhora






Tufão veio do mar e Nossa Senhora dos Navegantes ficou de pé!

Nossa Senhora dos Navegantes, Roca Sales, RS, tufão setembro 2023
Nossa Senhora dos Navegantes, Roca Sales, RS, tufão setembro 2023
“Pra ti que eu sei que tem fé Nela!” – diz o gaúcho que gravou um vídeo para enviar a seu primo e que foi muito divulgado pelas redes sociais.

É que nos 88 municípios de Rio Grande do Sul batidos pela grande calamidade de um ciclone extratropical quase 15 mil pessoas ficaram desalojadas e muitas já não tinham casa para voltar.

O ciclone fez subir o nível do rio Taquari mais de 13 metros em menos de 12 horas causando os piores estragos

Uma das cidades mais atingidas foi Roca Sales, cerca de 140 km de Porto Alegre, que com 10,5 mil habitantes, contabilizou 14 mortos e 4 desaparecidos.

Mas Nossa Senhora dos Navegantes deixou claro que ela comanda nas tempestades e nas águas borrascosas ficando em pé na sua igreja cuja mobília, altares e teto foram arrasadas. O teto até caiu parcialmente sobre ela sem lhe fazer dano algum como ficou registrado em vídeo e fotos.

Após as águas baixarem os móveis da igreja estavam todos completamente destruídos pela enxurrada, mas Ela podia repetir com a Igreja toda que já virá outras tempestades e outros tufões de que Ela é senhora e rainha dos mares e águas doces!

Nossa Senhora dos Navegantes tem sua festa o dia 2 de fevereiro, o mesmo de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Quito, diz Wikipedia.

A sua devoção foi difundida no século XV com a navegação dos espanhóis e, especialmente, dos portugueses engajados na tarefa bendita da descoberta e evangelização das Américas e alhures. Os viajantes imploravam a proteção de Nossa Senhora contra as tempestades e perigos que mar e rios oferecem.

A primeira estátua foi trazida da Espanha enquanto que Pedro Álvares Cabral levou em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII. Atualmente, está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal.

Nossa Senhora dos Navegantes é também Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.

Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira de Porto Alegre onde todos os anos se realiza uma procissão fluvial em sua honra no Rio Guaíba e que em 2008 reuniu mais de 100 mil pessoas.


Em Roca Sales, RS, Nossa Senhora dos Navegantes ficou de pé quando o ciclone arrasou a cidade





João Pessoa: árvore cai sobre Nossa Senhora, e não acontece nada!

Imagem de Nossa Senhora das Graças ficou intacta, mesmo com a queda da árvore
Imagem de Nossa Senhora das Graças ficou intacta, mesmo com a queda da árvore
Nas proximidades da Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa, os passantes ficaram assombrados. Após um dia intenso de chuvas, uma grande árvore que fica em frente à unidade de saúde caiu direto sobre um nicho que continha uma imagem de Nossa Senhora das Graças no estacionamento do Hospital, como informou “Mais PB”.

Todo o espanto se concentrou no fato que o grande tronco da árvore se dividiu em dois – ou já o estava – caindo cada parte de um e outro lado da imagem, mas ela ficou ufanamente em pé.

Apenas o vidro protetor do nicho foi danificado.

Os galhos atingiram dois carros – um no teto e outro na porta – mas segundo a Prefeitura, a queda da árvore não causou danos às pessoas que atuam na unidade e nem nos frequentadores.

Nossa Senhora está sempre nos protegendo até quando menos o imaginamos, ou até quando menos percebemos que Ela nos está salvando. É preciso apenas maior atenção nossa e agradecimento.


Em João Pessoa, para espanto de muito incrédulo





Imagens católicas vencem tornados e incêndios nos EUA

Nossa Senhora e o Menino Jesus preservados de tornado fora da igreja da Resurreição, Kentucky
Nossa Senhora e o Menino Jesus preservados de tornado
fora da igreja da Ressurreição, Dawson Springs, Kentucky
Há regiões dos EUA flageladas periodicamente por violentos fenômenos naturais como tornados e furacões. Procurando ilustração do fato relatado logo a continuação, encontramos fotos de outros casos de proteções prodigiosas de imagens católicas que acrescentamos neste artigo.

Em só dois dias de Natal de 2022 pelo menos 37 tornados atingiram os estados de Arkansas, Illinois, Kentucky, Mississippi, Missouri e Tennessee, nos EUA, deixando pelo menos 74 mortos, 1.000 casas arrasadas e cerca de 28.000 residências e empresas sem energia.

Nossa Senhora foi Rainha na igreja da Rainha dos Mártires, na cidade de Dayton, Ohio, em 2019
Nossa Senhora foi Rainha
na igreja da Rainha dos Mártires,
na cidade de Dayton, Ohio, em 2019
O jornal local Evansville Courier & Press divulgou a fotografia de uma imagem de Nossa Senhora segurando o Menino Jesus, em pé quase sem danos, junto às ruínas da igreja católica da Ressurreição na cidade de Dawson Springs, Kentucky.

A incolumidade da imagem surpreendeu a mídia, pois o tornado atingiu 160 km/h e na vizinha cidade de Earlington fez descarrilar 27 vagões.

Tina Casey, diretora de comunicações da Diocese de Owensboro, à qual a igreja pertence, disse à Catholic News Agency que “as janelas e portas [da igreja] estão quebradas e não há mais telhado” “provavelmente com perda total”. Cfr. ACIPRENSA.

A ferocidade destrutiva dos tornados na próspera região havia sido sentida mais recentemente em maio de 2019.

E mais uma vez, Nossa Senhora quis se manifestar Rainha na igreja que a cultua como Rainha dos Mártires na cidade de Dayton, no estado de Ohio, enquanto a torre do sino ruía a seus pés, segundo informou o “Arlington Catholic Herald”.

“Todos os prédios aqui foram danificados” narrou Don Tomczak, voluntário da paróquia.

“A coisa incrível é que a estátua de Nossa Senhora toda rodeada de entulho não foi tocada. Foi o nosso milagre”.

O desastre em Illinois evocou fato incrível recente em Washington
O desastre em Illinois evocou
fato incrível recente em Washington
Em Illinois em 2013, a família católica de Annmarie Klein achou um milagre sobreviver ao tornado que reduziu a zero sua casa.

E mostrava a foto de uma imagem de Nossa Senhora também intacta após outro tornado em Washington, segundo o Daily Herald.

No início de 2022, em várias cidades do estado de Colorado pelo menos 991 casas haviam sido destruídas e três pessoas ficaram desaparecidas enquanto 33.000 tiveram que evacuar a região com as roupas do corpo, informou o jornal britânico “Daily Mail”.

Imagem integra após incêndio florestal em Louisville, 01-01-2022
Imagem integra após incêndio florestal
em Louisville, 01-01-2022
Ruas inteiras ficaram reduzidas a pilhas de cinzas fumegantes. Uma nevada contribuiu a apagar o fogo, mas prejudicou a recuperação das vítimas.

O “Wall Street Journal” de New York noticiou que a fúria dos incêndios se espalhou pelas florestas vizinhas com o vento soprando para longe as faíscas acessas.

Por exemplo, em Louisville e Superior os 21.000 e 13.000 moradores respectivamente ficaram presos num inferno.

Foi uma surpresa num lar arrasado pelo fogo encontrar praticamente intocada uma imagem de Nossa Senhora das Graças. Cfr. SCMP. 

O tronco da árvore desviou centímetros e a imagem ficou em pé, em Texas
O tronco da árvore desviou centímetros
e a imagem ficou em pé, em Texas
E para completar, um desastre análogo em Corpus Christi, Texas, em 2016, havia derrubado uma grande árvore num jardim familiar sobre uma estátua de Nossa Senhora.

Mas essa ficou em pé como se nada tivesse acontecido porque o grande tronco virou os centímetros necessários para não a destruir. A dona de casa falou em milagre, noticiou ABC11.



Nossa Senhora incólume nos incendios florestais do Chile

A imagem apenas chamuscada, foto do bispado castrense
A imagem apenas chamuscada, foto do bispado castrense
O Chile sofreu o açoite de atentados incendiários visando destruir seu agronegócio pretextando uma “cultura” indígena “original” mapuche, mas subversão herdeira do velho comunismo.

Em Santa Juana, departamento de Biobio, na paróquia de Santo Inácio, uma imagem de Nossa Senhora das Graças apareceu intacta entre as cinzas, indicando que Nossa Senhora não está com os subversivos e sim com suas vítimas.

Os incêndios florestais começaram na primeira semana de fevereiro. A cada segundo que passa, novas vítimas são adicionadas e o fogo devasta mais hectares.

Em Santa Juana morreram queimadas 11 das 24 pessoas que perderam a vida em consequência dos atentados e 60% do território foi queimado.

Incêndios vistos desde satélite, no Chile fevereiro 2023
Incêndios vistos desde satélite, no Chile fevereiro 2023
Os católicos ficaram sem igreja, capela ou equivalente para rezar e se reunir: “ministros de outras paróquias vieram para dar a comunhão nas ruínas das casas, em meio às cinzas”, contou o padre Ricardo Valencia, pároco de Santa Juana.

Na igreja de Santo Inácio de Loyola, nessa paróquia, o incêndio destruiu tudo mas deixou intacta a imagem da Virgem Maria, que permanece de pé sustentando o ânimo das vítimas.

“No meio da dor está Maria, eu sinto que Ela está ao meu lado. Vendo que a imagem foi salva, várias pessoas e famílias vieram rezar à Virgem em meio aos incêndios desencadeados”, disse o padre Valencia segundo “Aleteia”.

A fumaça chegou até a capital Santiago a quilômetros de distância e os incêndios puderam ser fotografados por satélites. O ambientalismo em nada protestou. Mas o inferno e seus asseclas nada puderam contra Nossa Senhora.




Nossa Senhora sai intacta do desabamento de catedral no terremoto da Turquía

Imagem de Nossa Senhora entre os escombros da Catedral de Alexandria, detalhe
Imagem de Nossa Senhora entre os escombros
da Catedral de Alexandria, detalhe
Uma imagem de Nossa Senhora feita de material frágil ficou intacta após o desabamento da catedral católica de Alexandria, na Turquia.

A histórica cidade foi gravemente afetada por terremotos junto com a Síria. Onde os corpos mortos resgatados ultrapassavam 22.000 mortos e além de 65.000 feridos.

A imagem da Santíssima Virgem ficou intacta após o desabamento da Catedral da Anunciação na província turca de Hatay. Era a principal igreja do Vicariato Apostólico da Anatólia, noticiou ACIPrensa.

No Facebook, o Pe. Antuan Ilgit, jesuíta turco, pediu para “rezar por nós e pelo povo. Foi um forte terremoto. Nossa catedral não existe mais!"

O padre que parecia muito mais impressionado pelo susto que sofreu do que pela proteção miraculosa da imagem. Porém comentou apropriadamente que “as pedras vivas que precisam de atenção estão aqui, e com a ajuda de Deus poderemos reconstruir tudo”.

Nossa Senhora e essa sua representação são por excelência as pedras vivas em torno da qual se reconstruirá a catedral.

Por isso, o padre disse que “trouxe a imagem da Virgem da catedral, esta imagem será a nossa força e com ela enfrentaremos tudo”.

Imagem de Nossa Senhora entre os escombros da Catedral de Alexandria, Turquia
Imagem de Nossa Senhora entre os escombros da Catedral de Alexandria, Turquia
O fato extraordinário o inspirou a dizer: “continuamos a confiar em Deus e na sua Santa Providência. Chove, faz frio e os tremores são fortes, mas sentimos Sua proximidade e contamos com Ele”, destacou.

A Turquia é um país islâmico cuja população em 99 % é muçulmana e abriga grupos fanáticos do Corão que até atentaram contra a vida do Papa João Paulo II.

O governo adota o extremismo islâmico, mas assume um posicionamento ambíguo em relação ao Ocidente. Os católicos constituem uma ínfima minoria, frequentemente atacada pelos fanáticos.

Nas horas em que Deus se manifesta, como neste histórico terremoto, de nada lhe servem aos maometanos as falsas promessas de Bafoma. Mas o poder de Nossa Senhora pode mais até que a natureza que desencadeou o terrível abalo.




Mongólia celebrou Natal com imagem de Lourdes recuperada miraculosamente num lixão

A imagem da Imaculada Conceição de Lourdes achada miraculosamente em Ulaanbaatar, capital da Mongólia
A imagem da Imaculada Conceição de Lourdes
achada miraculosamente num lixão,
em Ulaanbaatar, capital da Mongólia

No período de Advento, na festa da Imaculada Conceição em 8 de dezembro, a Mongólia foi consagrada à Virgem, diante de uma imagem que foi encontrada num lixão.

Ela tem todos os atributos da Virgem de Lourdes, que quando Santa Bernadette lhe preguntou o nome respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Dom Giorgio Marengo, missionário italiano da Consolata, hoje Cardeal e prefeito apostólico de Ulã Bator (também Ulaanbaatar) falou todos os fiéis que se reuniram na catedral da capital para comemorar o Natal. E narrou como se deu o prodigioso achado, segundo transcreveu “AsiaNews”.

“A imagem da Imaculada Conceição foi encontrada em um lixão no norte da Mongólia, há dez anos”, disse o Cardeal de Ulã Bator, onde a temperatura chega a 20 graus abaixo de zero.

“Ela foi descoberta por uma mulher não cristã, mãe de 11 filhos, que teve algum contato com as freiras de Madre Teresa.

“Ao revisar o lixo que um caminhão havia despejado – como fazem os pobres em todas as latitudes – ela viu um estranho invólucro de tecido.

“Abrindo-o, encontrou-se diante desta bela estátua de madeira da Imaculada Conceição, de 62 cm de altura, muito fina.

Procissão ccom a imagem miraculosa em Ulaanbaatar, capital da Mongólia
Procissão com a imagem miraculosa em Ulaanbaatar, capital da Mongólia
“Sem saber o que era, a mulher levou para casa e disse: ‘esta linda senhora queria vir ter comigo’... Até que as freiras, quando foram visitá-la, viram a imagem e perguntaram-lhe de onde vinha”.


Por alguns anos, a estátua permaneceu no escritório paroquial.

“Eu descobri tudo isso no ano passado”, continuou o Card. Marengo, “e nesse momento pensei: ‘A Virgem quer nos dizer uma coisa’.

“Fui ao local, conheci a senhora. Mais tarde, no dia 25 de março – festa da Anunciação – transferimos oficialmente a estátua para a catedral com a ideia de entronizá-la, para que fosse mais conhecida e venerada por todos.

“Daí resultou uma celebração do 8 de dezembro, que também foi acompanhada por outro gesto significativo.

“Convidamos todos os nossos fiéis, 1.400 católicos, a nos enviarem um pedaço de pano que tenha um significado especial para eles, acompanhando-o com uma frase, uma oração. Com eles, formamos um manto e o oferecemos à Virgem, apresentando nossas orações. Foi um momento lindo, muito emocionante”.

A imagem da Imaculada com o manto oferecido pelos fiíes, na catedral de Ulã Bator
A imagem da Imaculada com o manto oferecido pelos fieis,
na catedral de Ulã Bator
A pequena Igreja Católica da Mongólia, nasceu em 1992, mas está tendo um crescimento explosivo. “Teremos missas de Natal nas diversas comunidades”, acrescentou

“Este Natal coincide com um momento delicado para a Mongólia em que o país está sendo abalado por protestos contra a corrupção

“Muitos russos que não querem ser alistados pela força para combater e morrer à toa na Ucrânia fogem de suas terras, especialmente da vizinha Buriácia. E fazem da Mongólia um lugar de trânsito para chegar a outros países”, afirmou o cardeal.

Em verdade, os primeiros católicos remontam aos séculos XIII e XIV pela pregação de missionários como William de Rubruck e Giovanni da Pian del Carpine e do beato Giovanni da Montecorvino fundador da primeira missão católica em Pequim.

No entanto, o catolicismo foi suprimido com a implantação do regime comunista russo que ocupou o país a partir de 1920.

A imagem da Imaculada Conceição com os atributos de Lourdes só pode ter sido trazida pelos missionários europeus na segunda metade do século XIX ou primeiras décadas do século XX.

A imagem da Imaculada Conceição e o bispo missionário
A imagem da Imaculada Conceição e o bispo missionário
Os comunistas destruíram as instituições católicas e nesse período devem ter jogado fora a imagem que milagrosamente reapareceu numa massa de lixo.

Em 1992, com o fim da União Soviética, a Igreja recuperou a liberdade e em trinta anos passou de pequena semente para uma árvore que já dá frutos, regada pelo sangue, suor e lágrimas de tantos missionários ao longo dos séculos. Cfr. Wikipedia “Igreja Católica na Mongólia”  e História da Mongólia

Mas sobre tudo pela Luz do Menino Jesus que começou a resgatar o mundo na manjedoura de Belém e hoje é nosso alimento na Eucaristia que contém em si todas as infinitas graças de Deus e permanece aqui entre nós.




Nossa Senhora Aparecida intacta em incêndios devastadores

Nossa Senhora Aparecida e terço intactos
Nossa Senhora Aparecida e terço intactos
Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e um terço ficaram ilesos no incêndio de uma casa na rua Christiano Justus Júnior, no Boa Vista, em Ponta Grossa, Paraná, noticiou a UOL.

“A foto apresenta a imagem de Nossa Senhora que ficou intacta, inclusive o terço, cujas quais são feitas de material de combustível tão vulneráveis quanto ao restante que foi consumida pelo fogo”, complementa a nota enviada pelo 2º Grupamento de Bombeiro à imprensa, segundo “Arede”.

A corporação compartilhou uma foto, onde é possível ver que a imagem da santa e um terço estão em um altar, que também parece não ter sido afetado pelas chamas, noticiou “Yahoo! Notícias”.

Altar com imagem de Nossa Senhora Aparecida foi o único objeto não danificado pelas chamas
Em uma foto registrada pela equipe, é possível ver um altar com a imagem da figura religiosa e um terço, que não foram afetados pelo incêndio. 
 
O cômodo onde as peças estavam ficou visivelmente queimado, assim como um item que estava acima do altar, acrescentou G1.

Segundo a corporação, “as chamas atingiram a parte superior, lado esquerdo, aos fundos do imóvel que possui estrutura de madeira”. 
 
Nenhum morador ficou ferido e apenas danos materiais foram registrados no local.
 


Imagem de santa e terço ficam intactos após incêndio atingir casa no PR



Em julho deste ano [2022] uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, também ficou intacta após um incêndio destruir completamente o baú de uma carreta que transportava plumas de algodão. O acidente ocorreu na BR-267, em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul.

Nossa Senhora Aparecida em caminhão resiste a incêndio
Nossa Senhora Aparecida em caminhão resiste a incêndio
O chamado cavalo mecânico, onde fica a cabine, rodas e motor do veículo, que estavam diante do painel da padroeira do Brasil, também não foi afetado pelo fogo. Ninguém se feriu.

A imagem intacta em meio às cinzas chamou a atenção de quem passou pelo local.

“Tem coisa que não tem explicação”, disse uma pessoa ao filmar o acidente. “A carreta derreteu toda e a imagem de Nossa Senhora Aparecida nem sapecou, é impressionante”, completou.


Incêndio consome baú de carreta e grande imagem de Nossa Senhora Aparecida fica intacta







Tornados poupam imagens da Virgem em vários continentes

Nossa Senhora Aparecida intacta após tornado destruir a igreja de Ibicaré, SC
Nossa Senhora Aparecida intacta após tornado destruir a igreja de Ibicaré, SC
Os tornados são fenômenos devastadores que podem acontecer em toda parte e por vezes com especial violência, destruições e mortes.

Em Ibicaré, Santa Catarina, sul do Brasil, pelo menos 830 pessoas perderam suas casas por esse desastre natural em agosto de 2020 e a igreja ficou reduzida a ruínas, como aliás não surpreende a ninguém, registrou o site UPSOCL.

O que surpreendeu a freguesia do Padroeiro São José foi que, tendo tudo desabado, incluindo o teto, as imagens de Nossa Senhora Aparecida, assim como de São José e do Menino Jesus, permaneceram em pé, intactas.

Essas estátuas ficaram envoltas pelos escombros, sobretudo os que caíram do teto, enquanto elas não foram prejudicadas.

Parece injustificável que essas imagens resistissem às forças da natureza que geraram o desastre.

São José e Nossa Senhora das Graças também ficaram inexplicavelmente intactas, após tornado em Ibicaré
São José e Nossa Senhora das Graças também ficaram inexplicavelmente intactas,
após tornado em Ibicaré
Segundo a mídia local de Campo Alegre Notícias não foi um mais uma série de tornados que afetou o estado todo.

Segundo a Defesa Civil, somadas todas as ocorrências, 127 imóveis foram completamente destruídos, 4.600 pessoas foram afetadas e cerca de 16 habitantes ficaram feridos, dois deles em estado grave.

E Nossa Senhora Aparecida, em modesta imagem, ficou intocada!

Em 29 de abril de 2017 acontecera algo parecido na igreja de São João Evangelista, em Emory, perto de Dallas, Texas, que ficou praticamente destruída depois da passagem de um tornado.

Mas, nenhum paroquiano morreu e uma imagem de Nossa Senhora das Graças permaneceu intacta, informou ACIDigital.

Também foram várias as tempestades assolaram a região sul e centro dos Estados Unidos, provocando a trágica morte de aproximadamente 20 pessoas.

“Em cerca de 30 segundos todos caímos no chão nos protegendo uns aos outros”, disse a catequista Monica Hughes à ‘CNN’.

Imagem da igreja St. John the Evangelist, Emory, afueras de Dallas, TEXAS
Imagem da igreja São. João Evangelista, Emory, Dallas, Texas
No salão paroquial se refugiaram quase 45 pessoas, incluindo crianças e estudantes, e segundo Hughes “podíamos ver as vigas sendo dobradas e o telhado de alumínio quebrado”.

Todos continuaram rezando durante duas horas até a chegada de auxílios e saíram para ver que ambos os lados do prédio estavam destruídos e que todos eles estavam ilesos.

E ficaram tocados quando viram que a imagem de Nossa Senhora das Graças não havia sofrido dano algum, como se pode ver em vídeo da CNN.

As pessoas falavam em ‘milagre’ para descrever o acontecido enquanto na mesma noite três tornados matavam quatro pessoas no mesmo Texas”, disse Peyton Low, diretor de assuntos públicos da Diocese de Tyler (Texas).

“Pela graça de Deus e pela proteção de Nossa Senhora, ninguém ficou ferido”, disse Low. Nossa Senhora das Graças, protegei-nos se nos acontecer alguma desgraça do gênero, como tantas que pendem sobre nós neste mundo imerso na desordem.



Ainda outra imagem de Nossa Senhora ficou intacta entre os escombros causados por um dos tornados que devastaram dezenas de cidades norte-americanas entre 10 e 11 de dezembro, na Igreja da Ressurreição, paróquia católica em Dawson Springs, Kentucky, segundo informou Aleteia.

A imagem de Maria com o Menino Jesus em seus braços ficou intacta em forte contraste com o teto rasgado e as paredes da igreja que teve perda total, segundo disse Tina Casey, secretária de comunicações da Diocese de Owensboro.

Santa Bernadette intacta na India, Wadala
Santa Bernadette intacta na Índia, Wadala
Pareceu que todas estas provas da intercessão sobrenatural de Jesus, Maria, santos e anjos não foram suficientes.

Santa Bernadette intacta na India, Wadala
Santa Bernadette intacta
na Índia, Wadala
Então, em Wadala, Índia, uma grande árvore típica do país foi arrancada de raiz junto à Igreja Católica de São José, e caiu sobre a imagem de Santa Bernadette Soubirous, vidente de Nossa Senhora de Lourdes que fazia parte de uma gruta de Lourdes.

Para pasmo de todos, o grande e complicado tronco parou sobre a cabeça da imagem de Santa Bernadette que, toda ela, permaneceu intacta, como repercutiu intensamente nas redes sociais daquele remoto país.




Colômbia: Cristo ressuscitado surge em incêndio

Jesus ressurrecto entre as cinzas da igreja incendiada
Jesus ressurrecto entre as cinzas da igreja incendiada
Na paróquia de São Marcos Evangelista, no município colombiano de Dosquebradas, diocese de Pereira, um incêndio destruiu grande parte da modesta igreja e feriu três pessoas, informou “Aleteia”.

O incêndio ocorreu no domingo de Páscoa, pouco depois do meio-dia e após o término da Missa. A igreja já estava fechada.

O diretor de Comunicação da diocese, padre Óscar Gutiérrez, declarou que as chamas danificaram a estrutura e consumiram quase 90% do templo construído há 40 anos.

A causa é atribuída a algumas velas que atingiram altas cortinas usadas na cerimônia do Santo Sepulcro na Sexta-feira Santa.

As chamas consumiram o teto, e cinzas e restos carbonizados caíram espalhando o fogo e a destruição.

Ficou surpreendentemente intocada a imagem de Cristo ressuscitado que havia sido especialmente venerada naquele domingo de Ressurreição.

A imagem do Divino Salvador ressuscitado emerge do tapete caótico de brasas e cinzas, como Nosso Senhor emergiu da morte, cheio de glória e majestade.

Se fosse necessária uma representação artística do triunfo de Cristo sobre a morte, não se poderia imaginar mais. E ainda no dia de sua festa específica: a Páscoa, festa da Ressurreição.

O caráter sobrenatural da proteção da imagem ficou realçado pelo fato que o incêndio que também tomou conta do altar principal não afetou em nada as píxides em que se conservavam as hóstias consagradas.

Estas ficaram perfeitamente ilesas como se nada tivesse acontecido. E as âmbulas que saíram intactas foram levadas pelo bispo diocesano.

O bispo de Pedrosa recupera as ambulas e as hóstias intactas
O bispo de Pedrosa recupera as âmbulas e as hóstias intactas
Mas o sacrário que as protegia ficou severamente danificado pelas labaredas e pelas peças incandescentes que caiam do teto em fogo.

“Uma coisa é o templo material [destruído], que nos machuca, mas teríamos mais dor se o templo espiritual caísse no chão”, comentou o bispo diocesano Monsenhor Rigoberto Corredor, como mensagem final de esperança.

E acrescentou: “Reconstruiremos o templo como os judeus fizeram depois que Nabucodonosor destruiu o templo em Jerusalém e eles o reconstruíram, porque a fé não acabou. A fé continua”.

Palavras muito apropriadas à vista da tempestade de crises de todo tipo que se abatem sobre a Igreja, e que a proteção portentosa do Ressuscitado inspira na futura restauração.



Jesus ressurrecto entre as cinzas de incêndio na Colômbia






Lava do vulcão Cumbre Vieja parou ante a Virgem de Fátima

Nos anos 2021 e 2022 o vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, em Tenerife, vomitou rios de lava que destruíram centenas de casas e plantações.

Mas a imagem e monumento à Virgem de Fátima erigida no local como fruto de uma promessa pedindo conter uma também colossal explosão daquela bacia vulcânica, na zona de Las Manchas não foi afetada no mais mínimo ponto, noticiou a fonte de notícias regional COPE.

As bocas vulcânicas se encontravam a por volta de 500 metros da imagem de Nossa Senhora, segundo confirmou o pároco de El Paso, Padre Domingo Guerra.

O local onde se erige ufana e dominadora a Virgem de Fátima não foi escolhido ao acaso.

No ano 1949, explodiu o vulcão São João e o rio de magma incandescente desceu ao local destruindo tudo e criando um “vale negro” de cinzas.

Porém, “a lava se deteve chegando ao povoado de Las Manchas, próximo à paróquia de São Nicolau de Bari”, erigida no ano 1700, explicou o sacerdote.

Segundo “El Mundo”, os habitantes de Las Manchas foram obrigados a interromper até as operações de limpeza aos berros de “saiam correndo, chegam os gases do vulcão!” porque traziam o venenoso dióxido de enxofre.

Mas tampouco o grande e ostensivo nicho foi afetado pelo vulcão. À 72 anos a lava se desviou pela direita, bordejou o bairro de Las Manchas e continuou rumo ao mar.

O pároco de então, Pe. Blas, construiu o monumento exatamente onde se deteve a avalanche e encomendou uma imagem de Fátima em pedra para o local de dois toneladas.

Desde ano 1950 Ela preside esta zona da ilha. Cada 13 de maio e 13 de outubro se faz uma Missa no pequeno altar de granito ao pé do monumento e também se reza um Terço em honra de Nossa Senhora de Fátima, acrescenta o Pe. Padre Domingo Guerra.

A imagem foi abençoada em 1954 em Portugal e percorreu toda a ilha antes de ser instalada no seu local definitivo.

O Padre Domingo acha então difícil que a imagem seja atingida por rios de lava embora esteja em zona de emergência. A lava para e desvia sempre a oitenta metros do Cemitério e a 500 metros da igreja de São Nicolás que é até onde se estende a proteção daquela imagem.

Por precaução, as imagens do templo são removidas, mas nada afeta o prédio da igreja.

A lava esfriada em 1949 obriga o magma a subir por cima dela, e então só pode desbordar para os lados, explica o sacerdote.

É lamentável que a mídia e as redes sociais que informaram até a saciedade durante os meses de atividade do Cumbre Vieja, tenham silenciado sobre este e outros fatos de proteções milagrosas de Nossa Senhora no local.

Os filhos agradecidos não agem assim...





Nossa Senhora e Santa Rita intactas nos deslizamentos em Petrópolis

Imagem de Nossa Senhora intacta em Petrópolis
Imagem de Nossa Senhora intacta em Petrópolis
Em meio à tragédia que deixou mais de 230 mortos por causa das fortes chuvas em Petrópolis, as equipes de busca dos corpos das vítimas encontraram um oratório intacto em uma casa devastada pela enxurrada, informou o site de notícias religiosas “Aleteia”.

No vídeo o bombeiro mostra o altarzinho caseiro e diz:

“Isso é para aqueles que não acreditam em Deus. [A enchente] Derrubou tudo aqui… Tudo. Só sobrou o altar da casa”.

Nas imagens, é possível ver o oratório com o teto destruído, vários fios de eletricidade por cima dela e velas caídas. Porém, as duas imagens de Santa Rita cultuadas no oratório permaneciam em pé e intactas.

Também as equipes encontraram um oratório com uma imagem de Nossa Senhora das Graças intacta em meio aos destroços deixados pelo deslizamento de terra.

“O Globo” esclareceu que o achado prodigioso aconteceu no sexto dia de buscas em Petrópolis, enquanto bombeiros e máquinas pesadas, que se podem apreciar no fundo das fotos, reviravam os escombros em busca de sobreviventes no BNH (Banco Nacional da Habitação), conjunto habitacional do bairro Alto da Serra.

A imagem de Nossa Senhora das Graças, descreve o jornal, colocada em um dos muros do condomínio ficou intacta mesmo após parte da estrutura ser levada pelos deslizamentos.

Nas redes sociais, os internautas se emocionam com as imagens.

Para uma internauta: “Isso é um sinal de que Deus não nos abandonará”. E outra escreveu: “Maria sempre de pé, como esteve ao lado de Jesus na cruz”. E mais outra implorava: “Mãezinha, cuide dos seus filhos aqui na terra”.

O condomínio foi erguido em 1973 e a moradora Dona Maria colocou a imagem naquele ano no muro do condomínio e cuidou sempre dela até morrer há cerca de seis anos.

Hoje, os moradores atribuem a Nossa Senhora das Graças e Deus que nada aconteceu com o conjunto habitacional.

— Eu vejo isso como um milagre de Deus. Uma chuva como essa é ela ficar intacta. Ela se salvou para nos proteger. Infelizmente, algumas pessoas não sobreviveram. Mas, ela ficou aqui para nós proteger — diz o aposentado José Luiz Montalvane, de 75 anos, que vive no condomínio há 43 anos.

A aposentada Tânia Mara Figueira Sacchetto, de 70 anos, é síndica do condomínio desde 2012. Ela destaca a interferência divina.

— Não sei dizer o motivo dela ficar intacta. Isso é mistério de Deus — destaca.

A aposentada Luiza Brandes, de 81 anos, que mora no local há mais de cinco décadas, ficou surpresa quando soube que a imagem havia se salvado.

— Ela ficou intacta? Que beleza! Ela nos protegeu, então. Com ela não tem brincadeira. Nossa Senhora é tudo. Ela e o Filho. Isso nos faz acreditar muito mais. Pensar no outro, no próximo e nunca esquecer de Deus — diz.





Fogo para em imagem da Virgem de Guadalupe

“Fiquei atordoado, a Virgem não foi tocada pelas chamas” disse o bombeiro
“Fiquei atordoado, a Virgem não foi tocada pelas chamas” disse o bombeiro
Em agosto de 2021, na localidade de La Florida, estado de Sinaloa (México) quando os bombeiros chegaram até a grande árvore que pegou fogo, ela já havia sido consumida pelo incêndio, informou “ReporterosAsociadosSNoticias” do México.

Porém, algo era difícil de entender: uma parte do tronco que deveria ter ardido estava ilesa.

A imagem gravada na casca da árvore estava intacta
A imagem gravada na casca da árvore estava intacta
A surpresa foi grande quando descobriram que nela estava pintada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. As chamas não a alcançaram e as brasas morriam perto dela.

A imagem gravada na casca da árvore estava intacta, como se nada tivesse acontecido.

“Fiquei estupefato”, disse o bombeiro José Manuel Rivera Valenzuela acompanhado do bombeiro Nicolás Espinoza, da dotação de Los Mochis. “Ficamos ali, olhando um pouco para ela antes de apagar o fogo”.

A pintura da Virgem de Guadalupe ficou ali gravada, intacta.



“Fiquei atordoado, a Virgem não foi tocada pelas chamas” disse o bombeiro ante evento milagroso






O furacão Ida não pode contra imagens de Nossa Senhora

O furacão Ida nada pode. Entre as árvores caidas, em Grayville, Louisiana, 2021-08-29
O furacão Ida nada pode.
Entre as árvores caídas,
em Garyville, Louisiana, 2021-08-29
É época de furacões no Golfo do México onde ainda se choram os danos provocados pelo tufão Katrina.

Neste ano [2021] o dia 29 de agosto o furacão Ida atingiu em cheio a Louisiana, estado do sul dos EUA.

Os danos foram assustadores, mas a igreja católica de São Huberto, na cidade de Garyville publicou a foto de uma imagem de Nossa Senhora das Graças que ficou intacta após a passagem da furiosa ventania, reproduzida por ACI Digital.

O furacão Ida foi incluído na categoria 4 [máximo é 5], deixou mais de um milhão de pessoas sem energia elétrica na área metropolitana de Nova Orleans e causou a morte de duas pessoas.

O chefe de operações da empresa de serviços públicos Entergy, Rod West, afirmou que “foi um evento catastrófico”.

A vegetação foi jogada com fúria, mas a imagem do Coração de Maria ficou intacta
A vegetação foi jogada com fúria,
mas a imagem do Coração de Maria ficou intacta
O governador John Bel Edwards disse à rede NBC que a maior preocupação é de “buscas e resgates de pessoas em todo o sudeste da Louisiana”, uma das áreas mais afetadas.

As equipes de resgate se deslocaram em barcos e veículos todo-o-terreno para ajudar as comunidades que estão incomunicáveis.

Porém, em meio à força de devastação do furacão, a igreja de São Huberto difundiu a foto de uma imagem de Nossa Senhora das Graças que permaneceu de pé e sem danos enquanto tudo caia em volta e se desfazia em cacos.

“Em meio ao dano das árvores, Nossa Senhora se manteve firme protegendo nosso povo de Garyville.

“Nem um galho a tocou enquanto caíam ao seu redor. Obrigado, Mãe Maria, por interceder por nós”, diz o texto publicado pela igreja no dia seguinte da calamidade.

Como a foto viralizou nas redes, muitos fiéis acrescentaram outras fotos de imagens singularmente todas as que chegaram até nós de Nossa Senhora das Graças, ou da Medalha Milagrosa, incólumes entre as destruições provocadas pela inclemência do clima.

Wendy W. D. Carbajal contou que a imagem da Mãe de Deus que ela tinha posto de fora de seu domicílio para protege-lo permaneceu intacta apesar dos fortes ventos.

Em volta o furacão Ida quebrou tudo mas a imagem de Nossa Senhora ficou intacta
Em volta o furacão Ida quebrou tudo
mas a imagem de Nossa Senhora ficou intacta
“Nada aconteceu à minha casa, graças a Deus. Nem o furacão a moveu”, acrescentou.

Heidi Wilson registrou que perto da igreja da rua Crocus, outra imagem da Mãe de Deus permaneceu intacta.

Mais uma vez, Nossa Senhora quis patentear sua maternal proteção.

As catástrofes podem ser muitas e chegar do modo inesperado no caos em que vai afundando nosso país e a Terra toda.

Ouçamos estes avisos para não chorar amargamente o desastre que chegou surpreendentemente e levou nossos bens e, Deus não permita, nossos seres mais amados.




Nossa Senhora nem treme com carro bomba: é o futuro da América do Sul e do mundo?

Virgem da Proteção: foto permite ver proximidade do carro bomba
Virgem da Proteção: foto permite ver proximidade do carro bomba
Um carro bomba foi feito explodir diante da sede da 30º Brigada do exército colombiano na cidade de Cúcuta em região fronteiriça com a Venezuela, muito flagelada por guerrilhas comunistas e bandas narcotraficantes.

No total, houve que lamentar 36 feridos e importantes danos materiais. Os seis feridos graves evolucionaram bem rapidamente e estão fora de perigo.

Porém a imagem de Nossa Senhora que havia sido concluída havia poucos meses pelos próprios soldados e instalada num nicho de vidro inteiramente exposta na frente do quartel ficou intacta, segundo reportagem de ACIPrensa e muitos outros órgãos de informação e redes sociais.

É chocante o contraste entre os restos do carro carbonizado a 20 metros da imagem e os fragmentos do vidro protetor, com a imagem perfeitamente conservada inclusive suas delicadas rendas brancas.

Ela foi analisada pelo bispado castrense da Colômbia quem julgou que consideradas as circunstâncias a imagem deixou a sensação de “milagre, vida e fé” após as detonações que atingiram a base militar.

Virgem da Proteção: a delicada imagem intacta entre os restos da explosão
Virgem da Proteção:
a delicada imagem intacta entre os restos da explosão
O comandante da Segunda Divisão do Exército, General Marco Evangelista Pinto, confirmou à rádio Noticias Caracol que as explosões aconteceram muito perto da entrada, aliás no local do nicho da Virgem inteiramente isolado e rodeado de flores.

O bispado castrense sublinhou que a Virgem da Proteção, como é venerada a imagem, “foi elaborada pelas mãos dos soldados do Batalhão de Operações Terrestre (BATOT) número 9, precisamente no local onde estacionou a caminhonete com os explosivos”.

O site argentino Infobae acrescentou pormenores: as bombas foram montadas numa SUV Toyota que horas antes do drama estacionou em diversos endereços até que por volta das três da tarde, ficou diante da Brigada 30 e do escritório de militares estadounidenses que assessoram o exército colombiano na luta contra o crime organizado sedeado na Venezuela.

O veículo ficou perto da Virgem da Proteção, e segundo muitas pessoas foi milagroso que a escultura tenha saído incólume do atentado terrorista.

Para os céticos a estátua teria sido salva pela urna de cristal blindado aliás estilhaçada pelo estalo.

Porém, os estilhaços do rígido vidro voaram com violência suficiente para matar ou ferir gravemente qualquer ser humano nas redondezas.

“Está intacta, não aconteceu nada com ela estando a menos de 15 metros da explosão. Só quebrou o vidro externo que a protegia da chuva”, contou à rádio Blue uma das enfermeiras que compareceram a atender os feridos.

Nas redes sociais, os próprios soldados contaram que Nossa Senhora protetora está em perfeitas condições, e que fotografaram os destroços em que se desfez o carro-bomba branco utilizado.

Virgem da Proteção: foto da explosão tirada a distância
Virgem da Proteção: foto da explosão tirada a distância
“A violência nunca vencerá a proteção divina. A Virgem Mãe dos soldados do país nos protegeu e nos protegerá, deixando cicatrizes para nos alertar das intenções dos perversos” escreveu o general Eduardo Enrique Zapateiro Altamiranda em suas redes sociais.

A Virgem da Proteção foi instalada em junho de 2018 pelo general Antonio María Beltrán Diaz, então comandante da 30ª Brigada e atual comandante da Quarta Divisão.

O feitio da escultura teve a direção de Patricia Pérez, esposa do general Oliverio Pérez Mahecha, ex-comandante da Força-Tarefa Vulcano, e foi realizada por militares feridos em combate.

Segundo relatou um dos agentes da Saúde Militar, em algumas das fotos se vê “algo resplandecente. A mãe de Deus está sempre com você, pedindo ao seu Filho proteção para todos”.

As explosões também foram fotografadas e filmadas à distância do local, pois as labaredas causaram a impressão de um bombardeio aéreo em uma área de guerra.

A revista colombiana Semana observou que a ausência de mortos apesar da magnitude do impacto é atribuída à devoção mariana dos soldados.

Virgem da Proteção o prodígio foi analisado pelo bispado castrense
Virgem da Proteção: o prodígio foi analisado pelo bispado castrense
O general Evangelista Pinto acima citado insistiu no milagre: “o interessante do caso é que com as explosões a infraestrutura e as instalações se deterioraram, mas nada aconteceu com a Virgem.

“Na verdade, eu fui visitá-la e encontrei uma pequena lasca em seu braço e eu apenas a tirei, mas não se partiu nem nada”.

Patricia Pérez, inspiradora do feitio da imagem, explicou à revista Semana que o objetivo foi suscitar nos soldados “o desejo ardente de implorar a Deus uma aliança para interceder por eles, protegê-los quando estão na linha da frente do combate e confiar os seus desafios a um ser superior”.

No contexto paralisante da pandemia, alguns tiveram mais tempo para se dedicar à preparação da imagem e tiveram ocasião para a oração e para a vida sacramental; fortalecendo a espiritualidade no cumprimento do dever constitucional.

O General Pinto sublinhou que é surpreendente “não haver mortos. Isso significa que houve proteção, por isso a chamamos Virgem da Proteção”.

Este prodígio nos convida a uma das muitas reflexões possíveis.

Virgem da Proteção detalhes do atentado
Virgem da Proteção: detalhes do atentado
Quem considera as violências que as esquerdas estão desatando no mundo todo, e destacadamente nos países sul-americanos, pode fazer uma analogia com o carro bomba.

Às violências sociais que como no Chile e na Colômbia chegam a incendiar igrejas ou prédios públicos que servem ao bem comum, se soma o bombardeio constante de notícias – fakes ou não – que espalham a grande mídia e também certas redes sociais.

E isso com tanta intensidade que consultando nosso smartphone, nossas páginas preferidas da Internet, a TV, rádios, jornais e revistas, podemos ter a decepcionante sensação de que está tudo perdido. De que nosso país, estado ou cidade não têm mais conserto.

Por vezes, casos da vida quotidiana ainda acentuam essa sensação deprimente, esse estado de carro bomba psicológica continuamente explodindo e nos fazendo mal.

Mas o caso da Virgem da Proteção nos traz um consolo, uma explicação e uma esperança.

Virgem da Proteção
Virgem da Proteção
As forças do caos poderão tentar tudo para fazer explodir nossos países, nossas sociedades, nossas famílias ou nossas casas.

Mas elas nunca poderão fazer qualquer coisa de importante contra Nossa Senhora.

E Ela é a nossa protetora, nossa mãe extremosa.

Se ficarmos bem unidos a Ela, imitando pelo menos a esses soldados feridos que fizeram sua imagem, as forças do mal poderão fazer explodir quantos carros bomba quiserem contra a América do Sul, mas após medir os destroços poderemos conferir que eles nada conseguiram de importante.

Nossa Senhora é a nossa Protetora, a Medianeira Universal de Todas as Graças, a Onipotência suplicante, a Mãe de Misericórdia que acolhe a todos seus filhos, pecadores mas arrependidos.




Virgem Milagrosa inabalável no pior furacão de arquipélago colombiano

Virgen Milagrosa ficou incólume no pior furacão
Virgem Milagrosa ficou incólume no pior furacão
No arquipélago colombiano de San Andrés, no Caribe, nada ficou em pé quando o furacão Iota de categoria 5 passou inclemente, flagelando também países vizinhos. Vídeos e fotos nas redes sociais e na mídia deixam isso espantosamente claro, escreveu “Aleteia”.

Mais precisamente foi atingido o 98% das casas de pescadores e dos numerosos turistas que frequentam as belas ilhas.

Tudo o que os homens tinham feito se mostrava perdido, mas as equipes humanitárias não haviam reparado bem naqueles cenários de devastação no fim de novembro de 2020.

Uma imagem de quase um metro e oitenta de Nossa Senhora das Graças, ou da Medalha Milagrosa, feita despretensiosamente em concreto e totalmente pintada de branco.

Ela está montada sobre um grande pedestal acima de uma relevância olhando o mar, e resistiu vitoriosa e incólume ao furacão mais violento que atingiu a Colômbia em toda a sua história.

Os moradores de Santa Catalina, a pequena ilha de dois quilômetros de extensão, parte do arquipélago atingido, tiveram que informar ao presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez do fato que os resgatadores não viram ou não repararam.

Presidente da Colômbia (com roupas de resgatadores) “É impactante que após um furacão categoria 5, ela estivesse de pé”
Presidente da Colômbia (com roupas de resgatadores):
“É impactante que após um furacão categoria 5, ela estivesse de pé”
O chefe de Estado concorreu ao local e ficou espantado. Depois falou pela TV do que tinha visto com seus olhos.

“No percurso por Santa Catalina, várias pessoas nos levaram a um dos pontos mais altos da ilha, onde está a imagem da Virgem Maria.

“É impactante que, após a passagem de um furacão de categoria 5, ela estivesse de pé”, disse o presidente colombiano.
“A Virgem é milagrosa porque salvou muitas vidas nas ilhas”, explicou para ele o governador de San Andrés, a maior das ilhas do arquipélago caribenho.

Recentemente o presidente foi proibido de modo improcedente por um juiz de se referir à Virgem de Chiquinquirá, padroeira do país, em suas redes sociais. A proibição foi anulada por tribunal superior competente, mas revelou o facciosismo anticatólico que se infiltrou na Justiça colombiana.

Enquanto a TV mostrava a imagem da Virgem Milagrosa, como é conhecida, num pedestal alto e propício a sofrer de cara os mais violentos ventos, mas sem nenhum dano.

Virgem Milagrosa surpreendeu a todos
Virgem Milagrosa surpreendeu a todos
“A imagem em pé da Virgem Maria é um sinal da presença de Deus (...) em horas amargas e dolorosas a fé nos conforta e nos encoraja a seguir em frente.

“É a presença da mãe que cuida de seus filhos nos momentos de dificuldade”, disse o Pe. Alexander García, do vicariato de San Andrés.
Os danos obrigaram o governo a decretar estado de calamidade pública e a emergência foi de tal magnitude que o presidente Duque Márquez pediu aos EUA “aeronaves de alta capacidade” para mobilizar socorros de diferentes partes do mundo.

O Brasil enviou três aviões com mais de 70 toneladas de ajuda humanitária aos arquipélagos atingidos. Alimentos, água, máscaras, motosserras, geradores de energia, entre outros suprimentos, foram transportados em um Boeing 767 e em dois Airbus 320 da LATAM foram para os arquipélagos tidos como joia do Caribe e maravilha turística por seu mar de sete cores.

Só a Virgem Milagrosa ficou em pé em Santa Catalina, no Caribe colombiano
Só a Virgem Milagrosa ficou em pé em Santa Catalina, no Caribe colombiano
A imagem intacta da Virgem Maria “é um convite a continuar lutando em nossa Igreja Católica pela devoção à Bem-aventurada Virgem Maria”, disse o Pe. Marco Tulio Mejía, diretor do Banco Alimentar do Vicariato, que coordena as doações às vítimas.

O presidente Duque, tal vez influenciado pelo assedio judicial frustro, esclareceu: “Eu quero ser respeitoso de todos os credos e cultos, mas o certo é que essa imagem é poderosa”, reportou a rádio RCN.

De fato, Nossa Senhora é a Rainha do Céu e da Terra, e todas as forças da natureza lhe estão submetidas, como Ela o demonstrou mais uma vez na ilha de Santa Catalina.




Milagres do terço nos incêndios da Califórnia

Nossa Senhora das Graças imagem salva na casa da família Omlin
Nossa Senhora das Graças imagem salva na casa da família Omlin
Os imensos incêndios florestais de 2020 na Califórnia trouxeram a lume muitas intervenções miraculosas do Céu.

Entre elas uma muito eloquente que beneficiou a toda uma família devota do Rosário, num incêndio análogo em 2017, que interessa conhecer.

Houve ainda muitos outros exemplos nos incêndios florestais que consumiram cidades inteiras nos anos sucessivos.

Os incêndios florestais devoraram a área cultivada no norte da Califórnia e se dirigiram avidamente para a casa da família Omlin em Napa, porém a família saiu ilesa e ela acha que foi um milagre.

Escaparam com vida por poucos minutos, os Drs. Kenny e Ninve Omlin, seus dois filhos e os pais e o irmão doente do Dr. Kenny.

Eles atribuíram sua salvação à Santíssima Mãe do Rosário e a São José.

Ninve contou ao National Catholic Register que por volta das 22h seus filhos Jonas, de 2 semanas, e Noé, de 20 meses, dormiam pacificamente quando o telefone tocou.

Incêndios não pouparam casas grandes ou pequenas
Incêndios não pouparam casas grandes ou pequenas
Era a babá alertando-os que o incêndio já estava perto da casa deles. Mas o casal não percebeu esse incêndio florestal, e não pensou muito nisso.

Veio ainda uma segunda ligação que também não deram importância.

Até que o marido Kenny se virou para a esposa e disse: “Temos que ir embora”.

Os dois pegaram suas alianças de casamento e colocaram as crianças no carro e procuraram os parentes de Kenny.

Nínve ainda voltou a casa para pegar o “rosário rosa, que tenho há anos, desde a faculdade de medicina”. 

Quando chegou no carro, sua sogra Kathy estava rezando.

O fogo levou tudo nesta casa de Glen Ellen, menos a imagem de Nossa Senhora das Graças, outubro 2017
O fogo levou tudo nesta casa de Glen Ellen,
menos a Nossa Senhora das Graças, outubro 2017

Quando chegaram aos portões da propriedade eles viram o inferno. Enquanto Kathy continuava a rezar o rosário, Ninve chamou sua mãe, Shimeran: “Mãe, por favor, reze”. 

Ela fez assim e começou a receber mensagens de outras pessoas que também estavam rezando.

Mas a eletricidade acabou e o portão eletrônico não abria. 

Providencialmente, um mês antes, um reparador mostrou a Kenny como destravar e abrir manualmente os portões.

Assim chegaram à casa da babá que os alertou. 

Todos estavam rezando o rosário. Kathy nunca parou de orar.

“Sempre que há algo que não sou capaz de compreender ou descobrir ou fico estressada, começo a rezar o Rosário”, explicou ela. 

“O Rosário sempre foi meu conforto, resolvendo qualquer desafio que surgisse.”

O Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndio da Califórnia relatou que mais de 51.000 acres na área foram queimados e dezenas de casas foram destruídas.

Quando os Omlins voltaram para casa a encontraram praticamente intocada da mesma maneira que a casa dos parentes.

O fogo havia avançado até a cerca de arame onde, sem nenhuma razão explicável, as chamas pararam.

Nossa Senhora de Lourdes não deixou o fogo atingi-la, em Sonoma, julho 2018
Nossa Senhora de Lourdes não deixou o fogo atingi-la, em Sonoma, julho 2018
Ninve atribuiu isso à “oração da mãe de Kenny e oração da minha mãe”. Kenny acredita que a casa deles foi salva pelo Rosário também.

Ninve lembrou que, antes de deixar a propriedade, “orei a São José, imaginando-o parando o fogo e traçando uma linha na areia que dizia: ‘Não atravesse”.

“De um lado da cerca, tudo estava preto”, disse Ninve com espanto. “E do outro lado, nada”.

A família tinha muita devoção a São José porque está “sempre perto da Bem-Aventurada Virgem Maria”.

A mãe de Ninve procurou muito intercessão de São José e Nossa Senhora para poder obter o nascimento de seus três filhos.

A família Omlin mantinha uma grande estátua da Mãe Santíssima perto de sua propriedade. “A estátua fica perto da linha de fogo”, disse Kenny. “Ela está carbonizada. Mas, todas as estruturas estão intactas”.

“Nossa estátua da Virgem Maria parecia a Madona Negra”, acrescentou Ninve. “Na frente dela, ainda está verde. Havia uma árvore ao lado dela que estava pegando fogo e caiu no telhado dos sogros, mas nada queimou.

“Ver a estátua da Virgem Maria parada ali entre as cinzas me dá arrepios. É o poder da oração”, concluiu.




Nossa Senhora das Graças intacta em explosão de Beirute

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa intacta em Beirute
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa intacta em Beirute

O estouro de 2.700 toneladas de nitrato de amônio – substância usada para fabricar explosivos – no porto de Beirute no dia 4 de agosto teve a potência destrutiva de uma pequena bomba atômica.

Meia cidade foi abalada, os mortos e desaparecidos foram da ordem de 200, os feridos por volta de 6.000 enquanto foram destruídas ou danificadas 250.000 residências, sem contar a rede de serviços públicos.

Após a explosão foram descobertas diversas imagens, sobretudo de Nossa Senhora das Graças assombrosamente intactas, inclusive instaladas em nichos públicos sobre as ruas e expostas às ondas expansivas.

Destacou-se uma também dedicada à Medalha Milagrosa montada num nicho sem proteção alguma se projetando sobre a rua num primeiro andar.

Ela estava completamente intacta entre fios elétricos arrebentados e ferros retorcidos. A foto foi divulgada inicialmente na conta twitter @maronitas_es, noticiaram agências religiosas como Infocatólica.

Tudo em volta não é senão destruição. Esse deveria ter sido o destino da imagem considerando sua posição relativamente elevada numa rua estreita onde a onda expansiva não tinha para onde se dissipar.

A grande mídia, sempre procurando fatos excecionais ou sensacionalistas omitiu a informação sobre esses amparos prodigiosos.

Um comentário no Twitter resume outros:

“Mais uma demonstração das tantas que nos dá a Virgem Maria, permanecendo incólume ainda no meio da destruição. Assim deve ser nossa fé. Intercede por teus filhos, oh Virgem amada”.

Um outro comentário escolhido entre muitos dizia: “Ela é, no meio da calamidade, o Auxilio dos cristãos”.

Por fim, um outro exemplo: “desconhecemos as inumeráveis intercessões levadas a cabo. É um símbolo de esperança que nos lembra que não estamos sós nas tribulações”.


Enquanto se dava a explosão, numa igreja do bairro cristão de Ashrafieh, um dos mais antigos da cidade, se celebrava uma missa.

Os fiéis nada podiam saber quando o altar mor em cujo centro está uma imagem de Nossa Senhora das Graças se iluminou intensa e surpreendentemente. 

O abalo cortou a força que iluminava internamente o nicho, o reboco desse caiu sobre a imagem e quando tudo rumava ao desastre, a situação se recompôs e a imagem voltou a ser iluminada pela luz própria sem parecer danificada.

A cena foi filmada pois estava sendo transmitida também pela Internet, especificou Aleteia. 

Os espantados fiéis sem compreender ainda o ‘terremoto’ e o ‘estampido’ após verem o inexplicável jogo de acende-e-apaga se encomendaram a Nossa Senhora clamando: “Oh Mãe, salvai o Líbano!”.







O manto protetor de Nossa Senhora
salvou a imagem do vandalismo sacrílego, Gravatá - PE

Manto protege Nossa Senhora das Graças incendiada em Gravatá - PE
Manto protege Nossa Senhora das Graças
incendiada em Gravatá - PE
Desconhecidos atearam fogo sacrilegamente numa imagem de Nossa Senhora das Graças, na Serra das Russas, no Agreste de Pernambuco, próximo a ponte Cascavel, informou o “Diário do Commercio” de Pernambuco.

O atentado foi intencional de acordo com a Seção de Bombeiros de Gravatá.

Pneus foram colocados na parte de trás da imagem e incendiados liberando muito calor, chamas e fuligem.

A imagem tinha apenas dois anos no local e não havia câmeras de segurança.

O fogo dos pneus se concentrou no manto de Nossa Senhora. No entanto, não houve danos relevantes, pois apenas o manto, foi gravemente atingido pelo fogo.

A parte da frente da imagem de Nossa Senhora das Graças não ficou nem mesmo manchada. O local recebeu visita de católicos indignados com a profanação.

Pessoas que passavam pela estrada avistaram o fogo desde seus veículos e na hora informaram à Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Gravatá.

Frente intacto da imagem, Gravatá - PE
Frente intacto da imagem, Gravatá - PE
A polícia também acionou os bombeiros, mas ao chegarem o fogo já estava parcialmente contido, restando apenas algumas chamas nos pneus, que foram apagadas.

Alguns motoristas que passavam pelo local fizeram vídeos e tiraram fotos que foram postadas nas redes sociais.

Eles comentaram indignados, e divulgaram vídeos e imagens do vandalismo.

O médico Anchieta Carciolo, por exemplo, comentou: “minha reação inicial foi de espanto, de quanta barbaridade. De como o ser humano está virando selvagem, sem mais crença, sem nada”.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi criminoso, noticiou o site “Farol de Notícias”.

Muitas pessoas que são devotas de Nossa Senhora das Graças, assim como outras, ficaram revoltadas com essa ação criminosa e compareceram numerosas em ato de desagravo e reparação.

“Independente de religião, não se faz um vandalismo desse. Não dá pra acreditar que um ser humano é capaz de um ato insano deste”, declarou umas das pessoas revoltadas.

Vídeo: O manto protetor de Nossa Senhora das Graças salva sua imagem na Serra das Russas, Gravatá










Brasil: duas imagens de Nossa Senhora
ficam intocadas por voraz incêndio

Materiais ao redor das imagens foram destruídos, diz sargento Durval Dutra do Corpo de Bombeiros
(Foto Reprodução-TV Tapajós)
Um incêndio devorador... o empenho de esforçados bombeiros superados pelo desastre... uma família que perde tudo... nada pôde ser salvo... e, entretanto, duas pequenas imagens de Nossa Senhora com suas florezinhas em volta permanecem intocadas sobre o altarzinho familiar onde sempre estavam, mas desta vez em meio aos demais objetos carbonizados!

Aconteceu em Santarém, oeste de Pará, na área da Cohab, bairro Diamantino. O incêndio começou por volta de 4h da madrugada da quinta-feira 7 de janeiro de 2016 e quando chegaram os bombeiros já pouco puderam fazer. Veja embaixo o vídeo da TV Tapajós.

Com cada vez maior frequência e intensidade a Providência Divina vem anunciando com a linguagem dos fatos sua crescente intervenção protetora em meio a toda espécie de catástrofes.

É como se tudo se estivesse encaminhando para uma calamidade universal. E Nossa Senhora faz sentir que por maiores que sejam as catástrofes Ela fica sempre intocada.

E em consequência nos precisamos nos voltar para Ela mais do que nunca, antes mesmo da desgraça acontecer e durante a tragédia. A final Ela triunfará.

No caso de Santarém, segundo a informação de G1, e apesar da destruição causada pelo fogo e o susto aos moradores, uma cena chamou atenção da equipe do Corpo de Bombeiros: duas imagens de Nossa Senhora estavam intactas.

As imagens faziam parte de uma espécie de altar familiar e ficavam na sala da casa. A cena foi observada pelo sargento dos Bombeiros, Durval Dutra.

“Todo o teto desabou, mas em um local havia a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e ela continua intacta. Nem as flores que estavam ao redor pegaram fogo.

“A outra imagem parece ser Nossa Senhora da Glória. É um fato constatado no local. Tudo foi destruído, menos as imagens”, relatou o sargento.

De acordo com os Bombeiros, prossegue G1, no momento em que o incêndio iniciou tinham três pessoas e um cachorro dentro da casa. Um dos moradores foi encaminhado ao hospital por inalar fumaça quando tentava salvar o animal que acabou morrendo asfixiado pela fumaça.

Ao todo, cinco viaturas de combate a incêndio se deslocaram para o local e combateram as chamas que atingiram todos os cômodos. Os Bombeiros tiveram trabalho para evitar que o fogo atingisse residências próximas.

A suspeita da família é que o incêndio tenha começado pela sala, em um ventilador e como no local funcionava um ateliê, havia muitos tecidos, revistas e livros que facilitaram para que o fogo se alastrasse rapidamente. A casa ficou parcialmente destruída. As causas do incêndio ainda serão apuradas.

Vídeo: Brasil: duas imagens de Nossa Senhora saem indenes de devorador incêndio







O fogo parou sozinho antes de tocar em Nossa Senhora Aparecida
em Ribeirão Bonito - SP

Ribeirão Bonito o fogo parou sozinho antes de tocar em Nossa Senhora Aparecida
Ribeirão Bonito o fogo parou sozinho antes de tocar em Nossa Senhora Aparecida
Numa outra ocorrência, um incêndio de médias proporções atingiu uma área de preservação ambiental, próximo ao trevo de Ribeirão Bonito, em São Paulo.

O fogo se alastrou pela mata fechada e devastou árvores e arbustos conforme reportagem do Jornalista Sergio Ronco publicado em São Carlos em rede.

Muito pouco sobrou de toda a vegetação de um dos cartões postais da cidade.

Porém o que chamou a atenção dos moradores e de todos aqueles que utilizam a rodovia Luiz Augusto de Oliveira (SP-215) é que o fogo foi interrompido, naturalmente, ao aproximar-se de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O local é bem conhecido e nem mesmo o capim seco em volta facilitou o avanço do fogo. Pelo contrário não houve trabalho manual humano para que o fogo prosseguisse o seu caminho.

A imagem está incrustada em uma pedra e parte dela se encontra enterrada e o fogo se alastrou por todo o entorno da “capela”, como é conhecido o local com a imagem da Padroeira do Brasil que ficou inteiramente preservada.

“Não houve qualquer tipo de operação para que as chamas não atingissem a capela. Naturalmente, o fogo circundou a imagem, sem qualquer dano ou estrago”, contou o jornalista Sérgio Ronco que fez diversas imagens do incêndio.

Nossa Senhora Aparecida em Ribeirão Bonito, antes e depois
Nossa Senhora Aparecida em Ribeirão Bonito, antes e depois
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) esteve no local com dois funcionários, mas já não havia mais nada a fazer. A Providência maternal de Nossa Senhora tinha resolvido o essencial.

Este tipo de ocorrências – criminosa uma, desconhecida ou acidental a outra – vem se repetindo nos últimos tempos. O que elas querem dizer?

Dir-se-ia que o inferno ruge contra Nossa Senhora e mobiliza todos os seus recursos e seviciais.
Não há sinais de que pretenda parar. Antes bem, a expansão do satanismo e o abandono dos costumes católicos por parte de setores significativos do clero e dos fiéis é assustador e atiça o ódio infernal.

Afasta estes perigos o número de fiéis que passam a levar a sério a religião católica e o desejo de reparação.

Quem ganhará a partida? Os seguidores da barbárie luciferina ou os verdadeiros devotos de Nossa Senhora?




Dracena: fogo avança pela vegetação,
mas cessa ao chegar perto de imagem de Nossa Senhora e da cruz franciscana

Publicado em 13 de outubro de 2019.

Comentário do autor do vídeo:

Veja o fenômeno que aconteceu em Dracena (SP).

Incêndio destruiu praticamente toda vegetação próxima da imagem de Nossa Senhora Aparecida no dia da Padroeira, 12, em Dracena.

Mas ao atingir as proximidades da imagem o fogo cessou.




Com acrêscimos:





Mais imagens de Nossa Senhora saem indenes de calamidades.
Um aviso e um conforto

Imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou intacta em Dracena, SP, 22 fevereiro 2016
Imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou intacta em Dracena, SP, 22 fevereiro 2016
O incêndio numa casa de madeira no bairro Santa Clara, em Dracena (SP), constituiu uma surpresa para o Corpo de Bombeiros, chamado para apagar o fogo.

A casa e tudo o que ela continha, como móveis e objetos em geral, ficou queimada ou carbonizada. Mas, dentro dela, intacta e no lugar onde estava, foi achada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O bombeiro Anderson Batista junto à Imagem intocada pelo fogo em Dracena SP
O bombeiro Anderson Batista
junto à Imagem intocada pelo fogo em Dracena SP
A parede de madeira contígua à imagem estava totalmente queimada, segundo informou o Portal Regional (do Jornal Regional de Dracena/SP).

O bombeiro Anderson Batista se emocionou com a cena, e comentou: “Quando entrei no quarto, encontrei a imagem de Nossa Senhora Aparecida intacta, sem nenhum trinco e muitos menos derretida... (foi) um milagre, pois a temperatura era muito alta para uma simples imagem resistir”.

Essa foi também a opinião de muitos moradores que puderam ver o estado da casa e da imagem.

O tenente Avanço, do Posto de Bombeiros, disse que não havia ninguém dentro da casa e que foram queimados vários objetos, entre os quais o guarda-roupas e uma geladeira.

No mesmo dia, na cidade de Assis (SP), o telhado da Capela do Centro Comunitário Santa Edwiges desabou, destruindo o espaço. Porém, entre estruturas de aço e as telhas sobressaia uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ficou de pé no altar, sem sofrer qualquer dano, como noticiou ACIDigital.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida incólume entre os escombros, Assis, SP.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida incólume entre os escombros, Assis, SP.
O zelador do Centro Comunitário, Silvério Gandolfo Neto, contou que as demais imagens que estavam no local se quebraram, e que a única a resistir foi a de Nossa Senhora Aparecida.

“Emociona porque a gente é católico e tem fé”, expressou o zelador. No momento do desabamento não havia ninguém no local, fato que, para os moradores, também foi um milagre, pois evitou vítimas.

O espaço tem capacidade para 500 pessoas. “Nós não adoramos imagem, mas sabemos que Nossa Senhora, Mãe de Jesus, está com a gente”, afirmou a aposentada Florinda Gandolfo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o desabamento do telhado pode ter sido causado pelo alto volume de chuvas.





Nossa Senhora Aparecida sai incólume da trituração:
sinal do que está vindo?

Assim foi encontrada a imagem no lixão de Patos de Minas praticamente intacta, novembro 2017
Assim foi encontrada a imagem no lixão de Patos de Minas
praticamente intacta, novembro 2017
Em Patos de Minas, a 400 km de Belo Horizonte, uma imagem de gesso de Nossa Senhora Aparecida de cerca de 60 centímetros foi encontrada intacta no Aterro Sanitário após resistir ao truculento processo de compactação de lixo.

Com grande surpresa os funcionários encontraram intacta a imagem da Santa Mãe de Deus, apenas suja. Os primeiros a localizar e imagem de Nossa Senhora foram o supervisor do local Amarildo Ribeiro Silva e o operador de roçadeira Osmar Pio. O fato se deu no dia 7 de novembro (2017).

Os funcionários acharam a imagem junto a destroços que passaram pelo processo de compactação no caminhão de coleta de lixo.

O lixo é todo desfeito e esmagado já nos próprios caminhões, de forma que o que chega ao aterro sanitário é uma grande mistura para a fase final de esmagamento.

A imagem de Nossa Aparecida no aterro sanitário com um dos funcionários que a recuperou
A imagem de Nossa Aparecida no aterro sanitário
com um dos funcionários que a recuperou
No aterro o lixo sofre nova compactação executada por tratores de esteiras que pesam mais de 19 toneladas. Depois é enterrado.

A imagem da Padroeira do Brasil foi identificada quanto estava prestes a ser enterrada em meio ao lixo. Nossa Senhora Aparecida estava coberta pela sujeira, mas sem danos, escreveu o portal de notícias “Jornal Norte”.

O diretor de operações no Aterro Sanitário, Enio Ferreira, disse que a imagem vai ganhar lugar de destaque depois de ser desprezada.

Os funcionários que a resgataram pretendem criar uma capela para homenagear Nossa Senhora Aparecida no próprio aterro sanitário.

Não foi possível descobrir qual caminhão a colheu nem em qual ponto aconteceu. Esses caminhões moem tudo para aproveitar o espaço e a massa resultante é indiscernível.

Esse processo por si só já seria suficiente para quebrar a imagem em várias partes porque é de gesso.

Mas a imagem resistiu também à compactação feita pelo referido trator de esteira de 19 toneladas, acrescentou o site de “Patos Hoje”.

Sugestivamente, o prodigioso fato se deu no dia 7 de novembro, centenário (pelo nosso calendário) da Revolução Comunista na Rússia de 1917.

O comunismo quer fazer com o Brasil, se valendo de diversos disfarces e estratagemas de destruição, aquilo que os caminhões de lixo e a roçadeira fizeram com a agora venerada imagem de Nossa Senhora Aparecida: tritura-lo até deixa-lo irreconhecível, à margem da História e de sua missão providencial.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida recuperada no aterro sanitário de Patos de Minas
A imagem de Nossa Senhora Aparecida
recuperada no aterro sanitário de Patos de Minas
Com um sorriso miraculoso, a Padroeira do Brasil nos fez entender que ainda que os inimigos apliquem seus mais sinistros e pesados instrumentos, nada conseguirão.

No fim, o Brasil sob a proteção materna de Nossa Senhora passará incólume através de provações que parecerão esmaga-lo num vasto mar de lama, caos e corrupção.

E o Brasil acabará triunfando para cumprir sua missão histórica sob as bênçãos de Cristo Redentor.

Em Patos de Minas, a Mãe de Deus nos ofereceu uma bela e grave matéria de reflexão. E precisamente no encerramento do terceiro centenário de Nossa Senhora Aparecida e do centenário das aparições de Fátima!




Estampa do “Senhor dos Milagres” intacta após 10 dias sob a água

Senhor dos Milagres, quadro original levado em procissão em Lima.
Senhor dos Milagres, quadro original levado em procissão em Lima.





No dia 27 de março deste ano, em consequência das chuvas torrenciais que caíram sobre o Peru, o Rio Piura transbordou e inundou parte da cidade do mesmo nome. Entre os edifícios afetados, estava a agência local do Banco de Crédito do Peru (BCP).

A água atingiu 50 cm de altura no andar térreo, inundando o seu porão.

Nele se encontrava emoldurada uma estampa em cartão do Senhor dos Milagres, piedosa invocação muito venerada no país andino, que ficou durante dez dias sob a água e o lodo, e foi depois encontrada intacta.

Carlos Miano Plaza, gerente regional do BCP em Piura, afirma que o porão do banco se encontra a mais de quatro metros sob o andar térreo, pelo que ficou totalmente inundado de água e de lodo do rio.

Atesta ele que, durante cinco dias, procuraram evacuar a água das áreas inundadas.

Depois tiveram de remover os escombros e os móveis que haviam se deslocado com a água, juntamente com uma grande quantidade de documentação, artigos de escritório etc., “que, pelo tempo decorrido, estavam em sua grande maioria destruídos ou seriamente danificados”.

“Sucedeu então que, duas semanas depois, na terça feira, 11 de abril, véspera da Semana Santa deste ano, os trabalhadores do banco desceram ao porão e encontraram o quadro do Senhor dos Milagres ‘molhado e com barro’”.

Diz ele que, “depois de limpar a imagem, que é de papelão, esta se encontrava intacta, apesar de ter estado tantos dias debaixo da água e do lodo, e não estar protegida nem sequer por um vidro, embora em sua moldura de madeira se possa evidenciar o desgaste produzido pelo sucedido”.

A imagem em papel do Senhor dos Milagres que saiu ilesa após 10 dias sob a água. Foto no arcebispado de Piura
A imagem em papel do Senhor dos Milagres que saiu ilesa após 10 dias sob a água.
Foto do arcebispado de Piura, tirada no porão que fora inundado.
Diante desse fato tão singular, a gerente do banco pediu ao setor de Imagem e Cultura do BCP que “nos conceda uma verba para confeccionar uma urna de vidro, para preservar a imagem com sua moldura original, tal qual ficou depois do desastre”.

Acrescenta que a estampa “fora comprada em 2014, com a finalidade de iniciar uma peregrinação pelas diferentes agências do Banco de Crédito de Piura, peregrinação essa que se tem mantido constante desde essa data e que, ano a ano, culmina com uma grande homenagem ao Senhor dos Milagres, que passa em procissão em frente de nossa sucursal de Piura”.

Isso mostra a fé do povo peruano. Já imaginaram um banco aqui no Brasil organizar uma peregrinação de alguma imagem religiosa por todas suas agências, a qual culminasse com uma procissão?

Como era natural, também se pronunciou sobre tão portentoso sucesso o arcebispo da cidade, que expressou seu empenho para que “todos os que estiveram envolvidos neste fato prodigioso documentem o seu testemunho para a posteridade, porque no final passarão as gerações, passaremos todos, o banco seguirá, mas ficará esta crônica”.

A imagem resgatada milagrosamente intacta. O marco está danificado. Foto do arcebispado de Piura
A imagem resgatada milagrosamente intacta.
O marco está danificado. Foto do arcebispado de Piura

O “Senhor dos Milagres” é uma devoção de tal modo popular no Peru, que sua procissão em 28 de outubro pelas ruas de Lima uma das maiores do mundo.

Segundo a tradição, trata-se de uma representação de Jesus Crucificado pintada numa parede de adobe por um escravo vindo da Angola e que se encontra atualmente no santuário das “Nazarenas” em Lima.

Essa pintura se tornou muito venerada depois de um terremoto ocorrido no dia 20 de outubro de 1687, o qual, segundo cronistas da época, durou quinze minutos e arrasou Lima e a vizinha cidade de Callao.

O tremor se repetiu duas horas depois, danificando a ermida onde a pintura se encontrava. Entretanto, para surpresa geral, a parede onde ela estava, que havia ruído, se recompôs milagrosamente.

Testemunhando o milagre, um devoto do piedoso quadro, Sebastião de Antuñano, mandou fazer uma réplica do mesmo, a qual saiu então pela primeira vez em procissão pelas ruas da cidade.

O fato se repetiu outras vezes, quase sempre depois de algum tremor de terra.

Em reconhecimento pela constante proteção do Senhor dos Milagres durante esses terremotos na capital e na região, o Cabido de Lima, por sugestão de Antuñano e de outros devotos, declarou o venerando Cristo “Patrono jurado pela Cidade dos Reis [antigo nome de Lima] contra os tremores que assolam a Terra”, oficializando assim esse culto também entre os habitantes de Lima.

Mais tarde, junto à capela onde se venerava o Senhor dos Milagres, foi fundado o convento das “Nazarenas”, as quais se vestiam de roxo por devoção a Cristo Nazareno.

A instituição da festa recebeu em 1727 a aprovação do Papa Bento XIII, do Rei da Espanha Felipe V, estendendo-se também para a transformação do convento em mosteiro de clausura agregado à Ordem das Carmelitas Descalças.

Como foi o alagamento. A imagem estava num porão do banco BCP, prédio branco à esquerda da foto
Como foi o alagamento. A imagem estava num porão do banco BCP,
prédio branco à esquerda da foto
Lima sofreu em 1746 o mais destruidor terremoto de sua história.

No entanto, a parede em que estava o Senhor dos Milagres permaneceu em pé.

Quando uma réplica de sua veneranda imagem saiu em procissão pelas ruas da cidade, a terra parou de tremer.

Isso fez crescer sua devoção e levou à construção de uma igreja no local da capela original.


Vídeo: Procissão do Senhor dos Milagres em 2015 desde drone



____________
Fontes consultadas:

https://www.aciprensa.com/noticias/imagen-de-carton-del-senor-de-los-milagros-resistio-intacta-10-dias-bajo-el-agua-59025?utm_source=boletin&utm_medium=email&utm_campaign=noticias_del_dia

https://es.wikipedia.org/wiki/Se%C3%B1or_de_los_Milagros_(Lima)




Milagre eucarístico?
40 hóstias intactas na igreja destruída por terremoto em 2016

Ruínas de Arquata del Tronto depois do terremoto, foto de 2 novembro 2016
Ruínas de Arquata del Tronto depois do terremoto, foto de 2 novembro 2016
A igreja de Santa Maria Assunta, na cidade de Arquata, Itália, foi destruída pelo terremoto de 2016.

Tudo desabou e os restos, inclusive obras de arte, foram dados por perdidos, conta o jornal italiano “Avvenire”.

Um ano e meio depois da calamidade, uma equipe de carabinieri, gendarmaria italiana, especializada em bens culturais, comunicou que havia resgatado o tabernáculo e o conservava em custódia e que queria restitui-lo à diocese.

Aconteceu então a surpresa que evocou o milagre eucarístico de Siena de 1730.

Dentro do tabernáculo do século XVI, encontraram a píxide bem fechada, embora derrubada, e quarenta hóstias perfeitamente conservadas dentro dela.

Tinham passado um ano e meio no abandono, mas estavam pasmosamente íntegras, sem nenhum sinal de mofo ou alteração de espécie alguma.

As hóstias encontradas em perfeito estado na píxide. Foto Avvenire
As hóstias encontradas em perfeito estado na píxide. Foto Avvenire
“Percebia-se ainda o cheiro das hóstias novas. É como se Jesus tivesse sido engolido pelo terremoto e saído vivo dentre as ruínas”, comentou o bispo de Ascoli Piceno, a diocese da paróquia.

O Pe. Angelo Ciancotti, da catedral não conseguia segurar as lágrimas. Ele foi o primeiro em ter a píxide em mãos.

Ele tinha promovido as tentativas de recuperação que só agora foi possível efetivar, retirando o tabernáculo todo golpeado pelos detritos e coberto de pó.

As chaves não deveriam servir mais. Porém, o Pe. Angelo havia conservado uma na esperança de voltar a abrir a casa de Jesus. E essa funcionou imediatamente.

“Na primeira tentativa, o tabernáculo abriu, conta ele. A píxide estava deitada, mas fechada. Nela, o Corpo de Cristo após um ano e meio enterrado, estava perfeito, do ponto de vista da cor, da forma e do odor.

“Não havia nenhuma bactéria ou mofo que pode aparecer em qualquer hóstia depois de semanas enclausurara. Pelo contrário, após um ano e meio, aquelas pareciam ter sido feitas o dia anterior”.

E uma sensação tomou conta das testemunhas: “Ele está presente”.

O terremoto teve uma magnitude de 6.6 no local e atingiu a região de Arquata del Tronto e adjacências em 30 de outubro de 2016 causando imensos danos.

O tabernáculo onde estava a píxide contendo as hóstias Foto Avvenire
O tabernáculo onde estava a píxide contendo as hóstias. Foto Avvenire
A basílica de Núrsia, erigida no local onde nasceu São Bento foi quase totalmente destruída. Novos tremores de terra acabaram matando em total por volta de 300 pessoas.

“Sim para mim é um milagre”, disse o Pe. Angelo, para o jornal regional Il Resto del Carlino.

“Quem não tem fé não vai acreditar em nada. O Senhor fez tudo por Si próprio”, comentou o “National Catholic Register” dos EUA.

O sacerdote sabia que as hóstias tinham sido feitas pelas freiras do convento de Santo Onofre e foi tirar a limpo com elas se tinham usado algum tipo de conservante.

“Não, responderam elas, apenas farinha e água”.

Para o Pe. Angelo foi um “achado prodigioso e inexplicável. (...) Para mim é um milagre e uma mensagem para todos que nos relembra a centralidade da Eucaristia.

“Jesus nos diz: Eu existo e estou convosco. Confiai em Mim”.





Fogo devora carro, mas Teca para a Eucaristia fica intacta em Franca - SP


Teca intacta em carro consumido pelo fogo, Paróquia Santa Rita de Cássia, Franca - SP.
Teca intacta em carro consumido pelo fogo,
Paróquia Santa Rita de Cássia, Franca - SP.
Um fato inacreditável para quem não tem Fé católica deu-se em Franca cidade do interior paulista: um carro ficou carbonizado pelas chamas quando levava uma teca (caixinha metálica onde é levada a Hóstia consagrada, para um doente por exemplo).

Sobre um banco do veículo, junto com a teca, ia uma folha com orações e um Terço.

E eis que esses três objetos sagrados não foram consumidos pelo fogo e ficaram intactos sobre o quase irreconhecível banco.

A surpresa inicial foi dos bombeiros que quando terminaram de apagar o fogo se depararam no interior carbonizado do carro a teca perfeitamente intacta. Não houve feridos.

As fotos foram postadas numa rede social e o sentimento geral é de que se está diante de um milagre, informou a imprensa

A teca pertence à igreja de Santa Rita de Cássia, e quando se deu a ocorrência era custodiada por uma ‘ministra extraordinária da Eucaristia’ que pegaria a Eucaristia na igreja e levaria para um doente.

A ‘ministra extraordinária da Eucaristia’ Dona Maria Emília da Silveira Castaldi, de 76 anos, também é Carmelita da Ordem Secular, e descreveu:

Bombeiro apaga o fogo do carro que levava a teca, Paróquia Santa Rita de Cássia, Franca - SP.
Bombeiro apaga o fogo do carro que levava a teca,
Paróquia Santa Rita de Cássia, Franca - SP.
“A Providência de Deus se fez presente no dia de hoje! O carro incendiou-se totalmente, não houve feridos. E ainda o milagre presente.

“Por causa do fogo só restaram cinzas, exceto a Teca, onde se carrega o corpo de Cristo, o terço e o panfleto de uma oração, que rogava pelo Papa e falava da Eucaristia.

“Ficaram intactos, sem se queimarem ou se molharem pelas águas dos bombeiros. E há quem não acredite na força da oração e da Eucaristia”.

É preciso esclarecer que a teca estava vazia.

“Eu tinha pegado todo o material e coloquei no carro o jaleco, o livro da liturgia diária e, em cima, tinha colocado a bolsinha em que carrego a teca, além do sanguíneo e de um corporal”, contou Dona Maria Emília. Cfr. Santuário Santa Rita de Cássia.

E ressaltou que “a teca estava vazia”, pois quando termina de levar a Sagrada Comunhão aos enfermos, a primeira coisa que faz é “a purificação” do objeto.

Ficou patente como uma cuidadosa purificação é indispensável, embora, certas vezes seja omitida ou feita de modo apressado até em Missas.

Material para a Eucaristia intacto em carro consumido pelo fogo. Paróquia Santa Rita de Cássia, Franca - SP
Material para a Eucaristia intacto em carro consumido pelo fogo.
Paróquia Santa Rita de Cássia, Franca - SP
Ela precisou: “queimou o carro todo, o jaleco, o livro da liturgia, o corporal, o sanguíneo.

“Ficou apenas a teca, o terço e uma oração que rezamos toda primeira sexta-feira do mês na Missa do Sagrado Coração de Jesus na Catedral de Franca. Esse folheto com a oração não queimou nem molhou com a água do bombeiro”.

Segundo a Rádio Vicente Pallotti, o fato aconteceu no último dia 8 de julho (2018), mas demorou em ser divulgado pelas redes sociais e imprensa.

O Bispo diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, após avaliar os fatos assinalou como Deus pode falar “conosco através dos fatos da vida”, dando apoio à ideia de mais um signo sobrenatural. Cfr. Santuário Santa Rita de Cássia.



Imagens de Nossa Senhora jogadas no rio Mekong
pelos comunistas e recuperadas milagrosamente no Camboja

Nossa Senhora do Mekong: imagem de Nossa Senhora de Lourdes recuperada milagrosamente do rio Mekong no Camboja.
Nossa Senhora do Mekong: imagem de Nossa Senhora de Lourdes
recuperada milagrosamente do rio Mekong no Camboja.
O comunismo é imensamente mais devastador do que as forças da natureza descontroladas.

Por isso a proteção providencial contra seus diabólicas tentativas é mais esplendorosa.

A esse título acrescentamos os milagrosos fatos seguintes.

Há dez anos, oito pescadores cambojanos encontraram uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes que tinha sido jogada no rio Mekong havia 33 anos.

A imagem mede 1,50 metros e pesa 160 quilos, informou o diário vaticano L'Osservatore Romano com data de 27 de maio de 2008, segundo foi noticiado na época.

O achado teria acontecido no dia 16 de abril desse ano segundo o blog vietnamita Asean Traveller.

A profanação ocorreu durante o genocídio perpetrado pela ditadura socialista de obediência chinesa.

Segundo o L’Osservatore Romano, os pescadores não souberam avaliar a importância religiosa da descoberta e venderam a imagem.

Mas os católicos que sobreviveram ao extermínio comunista logo intuíram o valor do providencial achado e ficaram com ela a troca de sete sacas de arroz.

Eles doaram a estátua à paróquia de Areaksat, conhecida como Nossa Senhora da Paz.

Todo ano acontece uma procissão. Foto de 18 de abril de 2015.
Todo ano acontece uma procissão. Foto de 18 de abril de 2015.
Os paroquianos organizaram uma procissão solene para entronizar a imagem da Virgem de Lourdes.

A população renomeou-a Nossa Senhora do Mekong.

Desde então, todo dia no mês de Maio, grande número de pessoas vai até ela e deposita flores a seus pés.

As informações foram distribuídas pela agência Catholic News.

A maravilhosa recuperação aconteceu no 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora.

Até no longínquo e tão sofrido Camboja, Nossa Senhora de Lourdes faz milagres....

Mais um achado miraculoso

Imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus recuperada miraculosamente no rio Mekong, Camboja.
Imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus
recuperada miraculosamente no rio Mekong, Camboja.
Em 19 novembro de 2012, um pescador budista sonhou que alguém o estava chamando das profundezas de um local do grande rio Mekong.

Quando ele acordou, decidiu ir ao local do sonho. E eis que achou uma grande imagem da Mãe Santíssima de Deus segurando em seu colo o Menino Jesus.

A imagem estava íntegra e ele decidiu leva-la à mesma paróquia de Areaksat. Essa já é muito conhecida na região pela imagem de Nossa Senhora de Lourdes acima mencionada e é destino de constantes romarias. Mais dados no blog vietnamita Loveswork's Blog.

A estátua da Mãe de Deus é ainda maior que a de Lourdes. Seu feitio faz supor que foi trazida por missionários da França antes do país cair no comunismo radical.

O furor comunista, especialmente voltado contra Nossa Senhora, a jogou no rio pensando que ali desapareceria.

Porém, Nossa Senhora tem seus planos de misericórdia e de poder régio que supera todas as misérias humanas, inclusive a mais infestadas de demônios, ou de espírito socialista / comunista.



O furacão Harvey e uma série de tornados devastam o Texas,
mas nada podem contra Nossa Senhora

Semi-enterrada mas íntegra após o furacão Harvey, em Robstown, Texas, agosto 2017
Semi-enterrada mas íntegra após o furacão Harvey,
em Robstown, Texas, agosto 2017
O furacão Harvey, que a partir de 25 de agosto de 2017 atingiu severamente cidades do Texas e chegou até a Luisiana, foi um dos mais intensos dos últimos anos.

Chegou a ser considerado ‘categoria 4+’, pouco abaixo do máximo, da categoria 5, e produziu rajadas de até 259 km/h.

O precedente furacão dessa magnitude remonta a 2004.

Enquanto escrevemos, a lista dos mortos chegava a 30 e os danos estavam sendo avaliados entre 45 e 75 bilhões de dólares.

E não foram apenas o vento e a chuva que causaram danos, quando o Harvey passou pela costa do Texas.

O fogo também teve sua participação, segundo reportagem da CNN.

A casa antes e depois da calamidade
A casa antes e depois da calamidade
Disso deu testemunho a família Rojas, da cidade de Robstown, perto de Corpus Christi.

Quando o furacão alcançou a área, a família evacuou suas três casas, construídas em suas propriedades.

Quando ela pôde voltar, viu que as três casas haviam sido consumidas pelo fogo, provavelmente causado por um curto-circuito, sem que nada pudesse ser feito.

Só entulho e cinzas.

Mas entre os restos calcinados de uma de suas casas, os membros da família perceberam com surpresa, semienterrada, uma estátua intacta e ereta de Nossa Senhora de Guadalupe.

“Alguns podem culpar a Deus e alguns podem culpar o furacão, mas as únicas coisas em pé eram sagradas”, repetia Natali Rojas à filial KRIS da CNN.

”Como você pode ver, esta estátua é a única coisa que sobreviveu. Escavei por toda parte e encontrei apenas uma Virgem Maria intacta”.

A família interpretou que a santinha tinha sido preservada como sinal de que seus membros podem também atravessar a grande provação.

A KrisTV, filial da CNN, fazia uma reportagem no local da devastação quando se deparou com a família Rojas em prantos, mas comovida pelo excepcional fato.

Jesus Rojas é o patriarca da família, que ordenou a todos evacuarem as casas.

“Na minha vida sofri muito. Nós todos trabalhávamos a terra mostrando às nossas famílias como permanecer forte, como acreditar em Deus, e nos mantermos unidos como família”, explicou Jesus.

Nossa Senhora das Graças na igreja de São João Evangelista, Emory, Texas, abril 2017
Nossa Senhora das Graças na igreja
de São João Evangelista, Emory, Texas, abril 2017
Tudo pode acontecer, mas se nós, antes mesmo da tragédia que pode vir, formos devotos de Nossa Senhora, na catástrofe Ela não se esquecerá de nós e ficará conosco no meio da tempestade.

No leste do mesmo estado de Texas, em 29 de abril deste ano (2017), uma série de tornados devastou várias cidades causando pelo menos cinco mortos, segundo “The New York Times”.

A natureza desencadeada destruiu a igreja de São João Evangelista na cidade de Emory.

Quando os fiéis foram ver se algo tinha sobrado encontraram sem explicação a imagem de Nossa Senhora das Graças perfeitamente intacta.

Assim se pode apreciar na foto divulgada no site da diocese de Tyler, Texas.




Vídeo: a imagem da Virgem de Guadalupe resiste semienterrada nas cinzas





Em Núrsia: bombeiros tiram das ruínas
imagem íntegra de São Bento

Imagem de São Bento resgatada intacta de cripta esmagada pelos escombros da basílica que ruiu em terremoto
Imagem de São Bento resgatada intacta de cripta
esmagada pelos escombros da basílica que ruiu em terremoto
Quase cinco meses após o terremoto que devastou o centro da Itália e arrasou a famosa basílica de São Bento em Núrsia, construída no local onde nasceu o Patriarca do Ocidente, um grupo de bombeiros ingressou nas ruínas e resgatou, assombrosamente intacta, uma imagem do padroeiro da Europa, conforme noticiou ACIPrensa.

Com o terremoto do dia 30 de outubro de 2016, nas regiões italianas de Úmbria e Marche, só a fachada dessa basílica ficou em pé, e mesmo assim em estado periclitante.

Todo o resto virou entulho, do qual foram salvas algumas peças artísticas. O ingresso, inclusive à cripta, ficou interditado, por grave perigo de novos desabamentos.

No dia 21 de março de 2017, na festa do Trânsito de São Bento, alguns bombeiros internaram-se nas profundezas dos restos, chegando pela primeira vez até a antiga cripta sepultada pelos escombros.

E com admiração encontraram a estátua de bronze do santo, que se sabia que estivera ali, constatando estar ela incrivelmente íntegra. Conseguiram resgatá-la.

Os bombeiros italianos no momento que removem a imagem da cripta em ruínas
Os bombeiros italianos no momento que removem a imagem da cripta em ruínas
No vídeo difundido pelos bombeiros (ver abaixo), eles aparecem avançando numas como que cavernas de entulho para chegar à cripta.

Após trazê-la à luz, a bela imagem foi recoberta com uma das casacas dos bombeiros, como eles fazem com as pessoas resgatadas.

Foi nessa cripta que, segundo a tradição, nasceram São Bento e sua irmã Santa Escolástica. O prefeito de Núrsia, Nicola Alemanno, sublinhou que “o incrível é que nessa capelinha completamente destruída, uma pequena estátua de São Bento permaneceu em pé”.

Na praça principal, diante da basílica arruinada, o prior da comunidade beneditina de Núrsia, P. Benedicto Nivakoff, agradeceu ao “nosso padroeiro [que] nos salvou a vida”, porque “é um milagre nós não termos morrido em 30 de outubro enquanto rezávamos no interior da basílica”.

Segundo o jornal “Il Giornale” de Milão, foi uma surpresa achar a estátua, que se encontrava em um nicho.
O prefeito da cidade, citado pelo jornal milanês, disse outra coisa surpreendente:

“Todos os monumentos ficaram danificados, exceto as estátuas de nosso santo protetor”, informou o jornal “Il Corriere della Sera”.

A referência especial é à famosa estátua de mármore do santo, que se ergue isolada no centro da praça principal da cidade.

Ela permanece inabalada, diante da basílica destruída e do prédio da prefeitura gravemente danificado, como outrora os mosteiros beneditinos ficaram em pé numa Europa devastada pelas invasões bárbaras.

A grande estátua de São Bento incólume na cidade em ruínas
A grande estátua de São Bento incólume na cidade em ruínas
Embora alta e sustentada apenas por um pedestal, ficou impávida e íntegra, de um modo considerado “milagroso” pelo jornal milanês.

Os recursos para reconstruir a basílica foram garantidos repetidas vezes pela União Europeia. Além desse financiamento, os monges receberam promessas no mesmo sentido do governo italiano e de organismos internacionais e pessoas do exterior.

Mas irrompeu simultaneamente um anúncio, que poderá causar mais danos ao patrimônio religioso da cidade e da Europa do que o próprio terremoto.

Porém, bispo pode apagar o passado beneditino de Núrsia


Os monges beneditinos de Núrsia informaram que, contrariamente à sua vontade, o arcebispado decidiu não reconstruir a basílica em seu antigo estilo, mas sim num “estilo moderno” que rompe com o passado histórico e a finalidade do prédio.

Os monges explicaram que a Arquidiocese de Spoleto-Norcia é a proprietária dos prédios, segundo informou LifeSiteNews.

Eles receberam ordem de se mudar definitivamente para uma propriedade rural monástica a três quilômetros da cidade.

O Dr. Robert Moynihan, editor da revista “Inside the Vatican”, disse que os monges contaram que as partes remanescentes do convento virarão “residência episcopal temporária”.

Mostra pornográfica na igreja de San Francisco, em Cássia, antes do terremoto. Foto reduzida para não ressaltar os detalhes obscenos
Mostra pornográfica na igreja de San Francisco,
em Cássia, antes do terremoto.
Foto reduzida para não ressaltar os detalhes obscenos.
Revolução Cultural atrai castigos e desgraças.
Veja: "Cara e coroa" dos terremotos na Itália"
Antes do terremoto, os monges levavam uma vida de estrita observância e celebravam o rito extraordinário da Missa em latim.

Eles tinham restaurado importantes partes da basílica e do mosteiro, inclusive a biblioteca, as celas monásticas e a torre do sino, bem como encomendado belos quadros da Crucifixão para o refeitório.

“Essa época da vida do mosteiro acabou, segundo parece”, acrescentou Moynihan.

A decisão do arcebispo de Spoleto-Norcia, Mons. Renato Boccardo, causou consternação.

Diante das reações, em declarações à agência SIR, o bispo pareceu dar meio passo atrás, acenando para “um concurso internacional aberto a todos”, informou ACIPrensa.

Não ficam excluídos os projetos modernistas, mas foram convidados “os grandes nomes da arquitetura”, os quais, de modo geral, são ousadamente vanguardeiros e infensos à tradição católica.

Em termos enrolados, o arcebispo disse visar “um projeto que mantenha reunidas as partes que ficaram da igreja, da fachada, da abside, da base do campanário, unidos com uma nova aula litúrgica que conserve a memória do passado, se abra ao presente e ao futuro valorizando os restos do terremoto que são cicatrizes que não podemos apagar”.

O prelado anunciou que todas as obras artísticas e ornamentos sagrados recuperados nas igrejas foram transladados para uma espécie de museu denominado “local da memória” temporário.

Os monges e os católicos de Núrsia temem que esse seja o destino final do projeto que o arcebispo modernizado deseja ver triunfar a priori “num concurso internacional aberto a todos”, mas com as cartas marcadas para qualquer coisa que não seja a restauração do prédio tradicional.

Se for efetivada essa ruptura com o passado religioso e histórico do local, mãos humanas terão feito uma destruição maior que os terremotos. E mãos episcopais consagradas!


Vídeo: Bombeiros tiram imagem de São Bento íntegra das ruínas





Milagre em Petrópolis?
Frágil imagem de Nossa Senhora das Graças resistiu à enxurrada devastadora

A imagem de Nossa Senhora das Graças  no Vale do Cuiabá, Petrópolis
A imagem de Nossa Senhora das Graças
no Vale do Cuiabá, Petrópolis
O Brasil ainda conta os falecidos nos desabamentos da noite de 11 para 12 de fevereiro de 2011, na região serrana do Estado do Rio.

No momento que escrevemos o número chegou a 902 e há 400 desaparecidos.

Tratou-se da mais mortífera catástrofe natural da história do Brasil desde que há cômputos fiáveis.

Entretanto, uma frágil imagenzinha de gesso de Nossa Senhora das Graças resistiu de modo surpreendente à enxurrada mortífera, sem se mover do oratório onde estava sem nada que a prendesse, segundo informou o site Terra.

Ela não deixou de ser atingida pelas águas lamacentas do rio Santo Antônio que derrubaram e sepultaram casas, que arrastaram carros como se fossem de rolha, árvores e, pior ainda, ceifaram numerosas vidas.

Só no Vale do Cuiabá, Petrópolis, onde se encontra a imagem foram recuperados 72 corpos e 26 pessoas estão na lista de desaparecidos.

A prova que a imagem resistiu de modo incrível esta inscrita nela mesma: ela está cheia de barro quase até a cintura, como também o simples oratoriozinho aberto que a protegia das intempéries.

A enxurrada descontrolada e assassina a envolveu, mas não pôde nada contra Ela.

Confira: clique para ampliar
Dias depois, em torno dEla, registrou o site Terra, postes, móveis, veículos, roupas e a vegetação ainda formavam montanhas de entulho, exalando forte cheiro.

A imagenzinha de Nossa Senhora das Graças miraculosamente preservada sugere uma lição: é só aos pés de Nossa Senhora, agarrados a Ela que encontraremos proteção e segurança, mesmo nas horas em que parece que o perigo vai nos engolir.

A população local está agradecida, rebatizou-a Nossa Senhora do Vale do Cuiabá e a protegeu com uma redoma.

Perigos há muitos e podem nos pegar de surpresa no momento mais inesperado. Com Nossa Senhora não teremos nada a temer.

A tragédia natural que mais vítimas fez
na história brasileira
Mas, sem Ela... ali está o trágico exemplo do Vale do Cuiabá em Petrópolis: quantos dos que água levou rezavam seriamente a Nossa Senhora e procuravam imitar suas virtudes?

Como se apresentaram diante de Deus no dia de seu juízo particular que tudo indica foi esse mesmo momento da catástrofe?

Rezemos pelo repouso eterno de suas almas e nos encomendemos à misericórdia da Mãe de Deus, nosso divino e amado Juiz e Redentor.



Imagens católicas milagrosamente poupadas
pelas tempestades nos EUA

Capa "The Wall Street Journal" 31/10/2012
Capa do "The Wall Street Journal" 31/10/2012
Dover, New Jersey: a imensa árvore rachou  justo acima da cabeça de Nossa Senhora mas nem a tocou.  "É um milagre dizem os vizinhos"
Dover, New Jersey: a imensa árvore rachou
justo acima da cabeça de Nossa Senhora mas nem a tocou.
"É um milagre dizem os vizinhos"

As tempestades que atingiram a costa leste dos EUA em 2012, causaram ingentes danos materiais e também perdas de vidas.

Porém, a imensidão da capacidade destrutiva desses fenômenos naturais nada foi diante do poder de Nossa Senhora.

É o que pensam, por exemplo, os habitantes da cidade de Dover, no estado de New Jersey, atingidos por uma inesperada tempestade na noite de nove para dez de junho deste ano.

Eles puderam contemplar atônitos uma colossal árvore que rachou e caiu sem causar um arranhão sequer a uma imagem de Nossa Senhora que se encontrava debaixo dela.

Um vídeo produzido pela NBC exibe de diversos ângulos a imagem de Nossa Senhora e o grau de periculosidade da grande árvore caída.

A tempestade danificou residências e carros no bairro, mas a família dona da imagem está certa de que Nossa Senhora salvou suas vidas, pois se a árvore tivesse caído sobre a casa, esta teria sido esmagada.

Técnico eletricista e não crentes não conseguem entender
Técnico eletricista e não crentes não conseguem entender
Seu dono, James Janone, não podia acreditar vendo a árvore derrubada em seu jardim.

Tudo foi embora na queda, mas a imagem ficou incólume.
“É curioso – dizia o técnico eletricista Mike, enquanto consertava os fios da rua –, esta árvore deveria ter caído de qualquer jeito, mas o fez do lado certo para não danificar Nossa Senhora”.
Os vizinhos se reuniram no local e diziam que foi um milagre.

“Foi um milagre”, insistia o vizinho Ed Soto.

Soto contou que ajudou a colocar a estátua naquele local há cinco anos, para ajudar um amigo a abandonar o vício da droga.

“Tivesse tombado de outro jeito, teria destruído a casa”, disse.

Jeff e Patti Taylor não acreditam em milagres, talvez nem sejam católicos, mas, impressionados, diziam: “Há alguém que está nos protegendo lá encima”.

O infernal incêdio que nada pôde contra Nossa Senhora das Graças

No espetáculo de cidade bombardeada, Nossa Senhora é único ponto de referência
No panorama de cidade bombardeada,
Nossa Senhora é único ponto de referência
Foto ABC News.
Bem mais trágico ainda foi o caso verificado no bairro de Breezy Point, na populosa região de Queens, periferia de Nova Iorque, após a passagem da super-tempestade 'Sandy' em 29 de outubro.

A super-tempestade atingiu a cidade de Nova Iorque e a costa leste dos EUA, causando pelo menos 80 mortes e danos materiais estimados em mais de 40 bilhões de dólares.

Estes dados ainda estão sendo revisados, infelizmente, para cima.

Após um dilúvio de água, e de ventos de mais de 130 km/h, um voraz incêndio, provocado provavelmente por um vazamento de gás, transformou o bairro numa imagem do inferno.

Sobrecarregados de tarefas, os bombeiros mal conseguiam atingir os quarteirões afetados pelas chamas.

Pois, paradoxalmente, as ruas estavam inteiramente alagadas.

O incêndio rugiu a noite toda e reduziu a cinzas mais de cento e dez casas. Tudo ruiu.

Ao amanhecer, o espetáculo era o de uma cidade bombardeada, quiçá por uma bomba atômica.

Mas ali, sozinha, íntegra, apenas escurecida pelas labaredas, diante do que foi uma casa da qual se pode discernir a sapata, ficou uma imagem de Nossa Senhora das Graças. As notícias não falam sobre o sucedido com os habitantes.

Uma lição

O bairro ficou reduzido a cinzas. Mas Nossa Senhora das Graças ficou em pé, sozinha.
No bairro reduzido a cinzas, só Nossa Senhora das Graças ficou em pé.
Foto Daily Mail
Podem ainda acontecer muitas coisas extremamente graves nas nossas vidas.

Aliás, Nossa Senhora falou abundantemente disso em La Salette e em Fátima.

Mas Ela é a Rainha junto da qual nada devemos temer.

Junto de Nossa Senhora não só fisicamente, colocando sua imagem no lar ou no jardim.

Mas com o coração bem colado no Imaculado Coração de Maria.

O que equivale dizer, praticando seriamente nossas obrigações de piedade e ajustando nossa vida, nossos costumes e nossa conduta a cada dia.

O inferno das chamas nada pôde nada contra Ela
O inferno das chamas não pôde nada contra Ela. Foto The Washington Times

Fazer isso, primeiro para amar mais e melhor a Nossa Senhora.

Segundo, para que as labaredas e os cataclismos há tanto tempo anunciados pela Mãe de Deus não nos engulam na hora menos esperada.


A imagem de Santo Antônio
Santo Antônio, Breezy Point, Queens, área de Nova Iorque
Santo Antônio, Breezy Point, Queens.
Foto: International Business Times
P.S.: tínhamos concluído a redação deste post, quando recebemos a foto ao lado, também reveladora de uma extraordinária proteção.

A foto foi tirada também em Breezy Point, Queens, área de Nova Iorque.

Trata-se de uma imagem de Santo Antônio, como bem pode se perceber.





Vídeo: Imagens de Nossa Senhora milagrosamente poupadas pelas tempestades nos EUA






Imagens de Nossa Senhora de Lourdes,
da Luz e do Sagrado Coração de Jesus
admiravelmente salvas nas Filipinas

Com menos de um mês de intervalo, em 2013 duas enormes calamidades caíram sobre as Filipinas, país muito populoso de maioria católica.

O país é um grande arquipélago exposto a fenômenos sísmicos e furacões de rara intensidade.

No dia 16 de outubro um terremoto de magnitude 7.2 atingiu especialmente a ilha de Bohol danificando severamente grandes e sólidas igrejas coloniais, de até 400 anos de antiguidade.

A segunda grande calamidade foi provocada pelo tufão Haiyan (lá denominado Yolanda) em 8 de novembro que causou por volta de 2.500 mortes.

Nas duas imensas tragédias registrou-se o mesmo fenômeno: imagens de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus ficaram admiravelmente indenes.

Por exemplo, a imagem pintada Ver foto ao lado numa igreja de Bohol: todo o muro da igreja caiu, mas a parte dele onde estava a imagem ficou surpreendentemente em pé.

No mesmo terremoto, informa a televisão filipina, diversas imagens, sobretudo de Nossa Senhora de Lourdes, também foram inexplicavelmente salvas.

“É um milagre” dizia Carol Ann Balansag ao jornal Inquirer News, apontando a imagem, intata no meio das ruínas, da padroeira da igreja da Santa Cruz, do século XVIII, em Barangay, província de Bohol.

Nossa Senhora e o Menino Jesus diante das ruínas da igreja de Nossa Senhora da Luz, em Bohol, no centro das Filipinas, no dia depois do terremoto de 16 de outubro de 2013
Nossa Senhora e o Menino Jesus diante das ruínas da igreja de Nossa Senhora da Luz,
em Bohol, no centro das Filipinas, no dia depois do terremoto de 16 de outubro de 2013
Entre as ruínas da igreja de Nossa Senhora da Luz, na cidade de Loon, província de Bohol, os fiéis podiam invocar a misericórdia divina e o auxílio e o perdão diante da imagem da padroeira também assombrosamente salva.

Os fiéis fitavam com lágrimas nos olhos a gruta de Nossa Senhora da Luz arruinada, mas a imagem salva.

“O terremoto destruiu a igreja, mas não atingiu nossa padroeira”, dizia o Pe. Tom Balatayo.

Amélia Sevilla agradecia a Nossa Senhora por tê-la salvo a ela, o marido e os quatro filhos. Durante o terremoto, ela correu com eles para a igreja, temendo o tsunami que acostuma vir após a terra tremer.


Veja o vídeo: ele não tem som, pois segundo quem o postou na Internet, está em tagalo, língua incompreensível para nós ocidentais. Mas as imagens são suficientemente eloquentes.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus intacta na cidade de Tanawan,  nas Filipinas após a passagem do tufão Haiyan
Imagem do Sagrado Coração de Jesus intacta na cidade de Tanawan,
nas Filipinas após a passagem do tufão Haiyan
Durante o tufão Haiyan a imagem do Sagrado Coração de Jesus, ficou em pé vencendo a fúria dos elementos.

Não haverá em todas estas proteções um ensinamento, e quiçá um aviso, para todos nós também?

Para quem se interessa pelas relações da ciência e da religião eis uma pergunta que merece reflexão e uma resposta:

Como explicar que tantas imagens de Nossa Senhora e de Nosso Senhor tenham sido salvas nas Filipinas?




Nossa Senhora de Lourdes
intocada pelo incêndio em base militar

Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, inexplicavelmente intacta após incêndio na base militar de El Goloso, Madri.
Imagem de Nossa Senhora de Lourdes,
inexplicavelmente intacta após incêndio
na base militar de El Goloso, Madri.
Em 2015, na base militar de El Goloso nas proximidades da capital espanhola, Madri, sede da brigada de Infantaria Blindada “Guadarrama”, se desatou um incêndio incontrolável que consumiu importante área verde, noticiaram diversos sites espanhóis como Infovaticana e Religión en Libertad

A vegetação ficou calcinada. Mas, para surpresa dos militares na superfície carbonizada se encontrou intacta uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

A surpresa foi tanto maior quando os fardados descobriram que o gramado perto da imagem não foi atingido pelo fogo e que em volta da imagem havia uns vasos com flores, também incólumes, que ninguém sabia quem tinha posto.

O fato aconteceu no dia 30 de julho de 2015, em plena onda de calor que afligia Espanha.

Os militares não conseguiam explicar como foi possível que a imagem e as flores nada sofressem, nem mesmo um natural escurecimento e murchamento pelo calor.

O caso se espalhou pelas redes sociais e não faltou quem supusesse uma montagem. Porem, a investigação visando o esclarecimento revelou a improcedência da suspeita.

Nas fotos pode se apreciar que toda a terra está queimada com exceção das proximidades da imagem.

A bem dizer, a maioria dos soldados sequer sabia que havia uma estatueta da Virgem de Lourdes no jardim, malgrado eles fizessem rotineiras giros de vigilância.

Alguns soldados, porém, lhe tinham uma devoção especial, e se tinham encomendado a ela. Aquela imagem de Nossa Senhora de Lourdes até tinha participado em atos oficiais na base militar.

Uma outra foto da mesma imagem.
Uma outra foto da mesma imagem.
O fato foi revelador de uma proteção especial de Nossa Senhora por aquela imagem, aliás, simples e despretensiosa. Foi também um sorriso para os minoritários devotos que tinha no quartel.

E trouxe uma lição para todos.

Podem vir a acontecer fatos inesperados que toquem fogo a um mundo que já está muito ressequido por causa de males e ameaças.

Nessas possíveis eventualidades próximas futuras, em meio a desastres que não conseguimos sequer imaginar, Nossa Senhora – especialmente sob a invocação de Lourdes – atravessará intrépida e incólume junto com os símbolos da devoção de seus fiéis.

E esses fiéis, ainda que tenham sido uma minoria desconsiderada pela maioria incrédula ou ateia, acabarão levando a melhor e serão reconhecidos ante todos como os amados do Céu em meio à tragédia.







Imagem de Nossa Senhora Aparecida sai intacta das cinzas em Biguaçu, SC

Nossa Senhora Aparecida intacta entre as chamas, Biguaçu, grande Florianópolis
Nossa Senhora Aparecida intacta entre as chamas,
Biguaçu, grande Florianópolis
Faz alguns anos, em 2013, mas a lição fica para sempre. E para o Brasil todo!

Uma das mais antigas e belas igrejas catarinenses, em Biguaçu, na grande Florianópolis, foi destruída por voraz incêndio após ser atingida por um raio.

Segundo o jornal “Diário Catarinense”, foi consumida pelas chamas quase toda a estrutura da centenária capela São Sebastião da Limeira. Apenas a torre e o sino foram salvos.

O incêndio começou com o estrondo de um raio atingindo a capela.

Dezenas de moradores correram para fora de casa e, abalados, viram o maior patrimônio da localidade se consumir na frente de seus olhos.

O teto não resistiu e desmoronou logo em seguida sobre a sacristia.

Lá dentro, o fogo se assanhou contra tudo, como a imagem de São Sebastião, trazida de Portugal há mais de cem anos.

Em meia hora, o fogo se espraiou por toda a capela.

O Corpo de Bombeiros penou para chegar ao local, que fica no topo de um morro íngreme, no final de uma estrada de terra enlameada em decorrência da chuva que continuava a cair.

Fiéis contemplam a destruição. Capela ficava no ponto mais alto de Três Riachos e queimou em 30 minutos. Foto Junior Careca - Especial.
Fiéis contemplam a destruição.
Capela ficava no ponto mais alto de Três Riachos e queimou em 30 minutos.
Foto Junior Careca - Especial.
O calor do fogo, misturado ao ar frio da noite, ajudou o fogo a se alastrar — explicou o tenente Felipe Gelain, que comandou a equipe dos bombeiros.

Mas, passado o pior, ninguém soube explicar.

Das poucas coisas que resistiram às chamas, impressionou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, registrou o mesmo jornal.

Ao lado de um bebedouro completamente derretido, a santa permaneceu em pé, sem abalo algum.

Na escultura, apenas eram perceptíveis as marcas do terço derretido que alguma alma piedosa algum dia acrescentou.

“O que é sagrado permaneceu. Fiquei arrepiada” – dizia a aposentada Ini Costa.




Milagres de Nossa Senhora e do Santíssimo Sacramento
no terremoto do Equador em 2016

Nossa Senhora de Monserrate saiu indene do terremoto, Montecristi
Nossa Senhora de Monserrate saiu indene do terremoto, Montecristi
Uma imagem de Nossa Senhora de Monserrate emergiu intacta das ruínas da torre de uma igreja a ela consagrada na cidade de Montecristi, no Equador, durante o terremoto de abril, emocionando os fiéis.

Não só a imagem, mas também seu vestido de ouro e sua pequena coroa – símbolo de sua realeza – saíram totalmente intactos.

Nossa Senhora de Monserrate chegou a Montecristi no século XVI, trazida por missionários espanhóis e já tinha sobrevivido a assaltos de piratas e a investidas de governos anticlericais.

Agora, o jornal “The New York Times” conta que ela está atraindo mais fiéis que os milhares que nos meses de novembro vão venerá-la em sua festa.

A imagem de Nossa Senhora de Monserrate tornou-se um símbolo da proteção divina que nunca desfalece.

“Ela é a mãe que cuidou de nós no terremoto”, dizia o pároco Pe. Ángel Toaquiza. “E que ela tenha ficado intacta foi necessário nada menos que um milagre”, acrescentou.

Da igreja nada ficou e o número dos mortos atingiu várias centenas.

Voluntários nos escombros da torre da Basílica em Montecristi
Voluntários nos escombros da torre da Basílica em Montecristi
O ofício pelos defuntos era rezado na rua, aos pés da imagem inexplicavelmente salva.

Ela teria sido enviada pelo imperador Carlos V e deveria ter seguido para Lima, no Peru.

Mas Nossa Senhora teve outros planos.

O navio inexplicavelmente não conseguia sair do porto, até que o capitão decidiu deixar a imagem na cidade.

Muitos milagres lhe eram atribuídos antes do terremoto.

Incontáveis testemunhos da proteção de Nossa Senhora de Montserrate a seus devotos no colossal abalo telúrico falam apenas dos mais recentes.

Durante o mesmo terremoto, na cidade de Playa Prieta, a 200 km de Guayaquil, a superiora das Siervas del Hogar de la Madre, Irmã Estela Morales, de 40 anos, não pensou em salvar sua vida, mas em resgatar o Santíssimo Sacramento presente no sacrário da capela da comunidade, noticiou ACI Prensa.

E foi precisamente isso que a salvou. Esqueceu-se de si e pensou sobretudo em Jesus Cristo, presente verdadeiramente nas Sagradas Espécies. E Jesus cuidou dela.

Assim ficou o convento das irmãs 'Siervas del Hogar de la Madre' de Playa Prieta. Sor Estela saiu viva das ruínas com o Santíssimo Sacramento
Assim ficou o convento das irmãs 'Siervas del Hogar de la Madre' de Playa Prieta.
Sor Estela saiu viva das ruínas com o Santíssimo Sacramento
“Quando ela já tinha o Senhor entre suas mãos – conta um relatório da comunidade – tudo desabou em volta dela, e ela mesma foi cair no andar de baixo. Ela pensou em resgatar o Senhor antes que salvar sua própria vida, e o Senhor a resgatou”.

Outras 10 religiosas ficaram presas entre os escombros. As irmãs Merly, Guadalupe e Mercedes ficaram desaparecidas durante muito tempo sob o entulho.

O socorro demorou pelo acúmulo de ruínas. Elas se animavam entre si rezando e cantando, sobretudo quando parecia que a morte tinha chegado e se sentiam afogadas pela falta de oxigênio.

Mas no terremoto faleceu a Irmã Clare Crockett, bem como as noviças Jazmina, Mayra, Maria Augusta, Valeria e a postulante Catalina.

A imagem de Nossa Senhora da Luz, em Tarqui, Manta, intocada pelo terremoto.
Imagem de Nossa Senhora da Luz, em Tarqui, Manta,
intocada pelo terremoto.
Na paróquia de Tarqui, em Manta, uma das zonas costeiras mais afetadas pelo sismo, a imagem de Nossa Senhora da Luz também permaneceu intacta em sua redoma de vidro depois do funesto terremoto de 7,8 graus de 16 de abril, segundo informou a agência ACI Digital.

A urna da Virgem Maria, padroeira das Oblatas de São Francisco de Sales, não sofreu qualquer dano, apesar de a escola em que estava ter ficado totalmente destruída.

A Irmã Maria del Carmen Gómez, da comunidade de Manta, explicou que

“não foi somente a Virgem que permaneceu intacta dentro da sua urna, mas também Jesus Sacramentado. Estava num pequeno oratório na entrada do colégio e foi sepultado.

Os paramentos litúrgicos usados para a celebração eucarística e outra imagem menor de Nossa Senhora da Luz ficaram intactos”.

Fato análogo aconteceu na paróquia da Virgem do Rosário, na mesma localidade. O templo foi gravemente atingido, mas a imagem de Nossa Senhora que estava na entrada permaneceu em seu lugar.

O fato fez com que os habitantes da cidade refletissem muito.

Também em Tarqui, na paróquia da Virgem do Rosário, a imagem entronizada na fachada ficou em seu lugar enquanto tudo caía.
Também em Tarqui, na paróquia da Virgem do Rosário,
a imagem entronizada na fachada
ficou em seu lugar enquanto tudo caía.
Ainda hoje, como talvez nunca antes, os inimigos da Fé na Presença Real de Cristo na Eucaristia estrebucham, desrespeitando-a e entregando- a para pessoas indignas. Também o inferno ruge contra a devoção a Nossa Senhora.

Até quando durará esta ofensiva satânica?

Será preciso que o mundo caia em ruínas, como nessas cidades equatorianas, para que os homens reconheçam a majestade de Jesus Cristo e de sua Mãe, a Corredentora, que é também a Medianeira de todas as graças e a onipotência suplicante?

Se essa hora tremenda chegar para a humanidade, os exemplos da proteção do Céu àqueles que no Equador foram seus filhos fiéis na adversidade se verificarão em maior escala e de modo surpreendente.



Imagem de Nossa Senhora de Lourdes
jogada no rio pelos comunistas
reaparece maravilhosamente no Camboja


Oito pescadores cambojanos encontraram uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes que tinha sido jogada no rio Mekong há 33 anos. A imagem mede 1,50 metros e pesa 160 quilos segundo informou o diário vaticano L'Osservatore Romano. A profanação ocorreu durante o genocídio perpetrado pela ditadura socialista de obediência chinesa.

Segundo o diário vaticano L’Osservatore Romano, os pescadores não souberam avaliar a importância religiosa da descoberta e venderam a imagem por poucas moedas.

Mas os católicos que sobreviveram ao extermínio comunista logo intuiram ao valor do providencial achado e ficaram com ela a troca de sete sacas de arroz.

Eles a doaram à paróquia de Areaksat, conhecida como Nossa Senhora da Paz. Os paroquianos organizaram uma procissão solene para entronizar a imagem da Virgem de Lourdes. A população a tem renomeado Nossa Senhora do Mekong.

Todo dia deste mês de Maio, grande número de pessoas tem se dirigido até ela e depositado flores a seus pés. As informações foram distribuídas pela agência Catholic News.

É sugestivo que a maravilhosa recuperação tenha acontecido no 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora.

Até no longínquo e tão sofrido Camboja, Nossa Senhora de Lourdes faz milagres....




Miraculosa imagem de Nosso Senhor Crucificado
sai ilesa de terremoto no Peru

O Santuário devastado em foto aérea
O teto afundou, a torre do sino e a torre central desabaram, a cúpula rachou, as imagens caíram no santuário de Ica, no epicentro do terremoto que assolou o Peru e ceifou centenas de vidas.


Mas a miraculosa imagem do “Senhor de Luren”, ficou intacta no seu lugar, em meio às ruínas no coração do drama encorajando a todos.

O Senhor de Luren
O povo não hesitou em reconhecer o fato como milagre.

A imagem representa Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado. Ela é venerada desde o século XVI.

O santuário ele próprio sofreu ao longo da história sucessivas destruições e reconstruções por causa de incêndios ou tremores de terra.

Em todos os casos a miraculosa e artística imagem do Crucificado permaneceu incólume.

Símbolo do triunfo imorredouro da Cruz vencendo todos os acontecimentos da história, até os que parecem mais catastróficos.





Rosário salva pescadores portugueses

"A última onda", Emilio Ocón y Rivas, detalhe
José Manuel Coentrão, mestre da embarcação ‘Virgem do Sameiro’, um dos protagonistas do naufrágio que emocionou todo o país e muito em particular as Caxinas, zona entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim, falou ontem, pela primeira vez, sobre o sucedido, um relato pleno de emoção e coragem.

Foram 60 horas à deriva no alto mar, muita fé, muitas preces e um desespero que parecia não ter fim.

«Passa tudo pela cabeça. A família, a mulher, o filho, os amigos», recordou o pescador, de lágrimas nos olhos, ainda visivelmente consternado pelos acontecimentos ainda tão recentes e frescos na memória.

O mestre foi o primeiro a fazer soar o alarme:

«Tinha mandado os homens descansar e, não sei como, apercebi-me de que havia água a entrar no barco. Foi tudo muito rápido.

Enviei o primeiro very light às cinco horas da manhã, mas ninguém viu. Mais tarde atirei outro, já de dia, mas uma embarcação que passava ao longe também não se apercebeu», explicou José Manuel Coentrão, que sublinhou o recurso às preces e à fé como recurso para combater o desespero:

«Havia um terço na balsa, que é do pescador que ainda está no hospital. Rezámos muito a Nossa Senhora de Fátima. Eu rezava em voz alta e os outros oravam em silêncio. Não tenho dúvidas de que foi um milagre.» Fonte.








Escudo do Coração de Jesus salva soldado espanhol
atingido pelos talibãs no Afeganistão

Escudo do Sagrado Coração,
"Detente", ou "Detente Bala"

Em março de 2012, o soldado da Legião Espanhola Iván Castro Canovaca, de 23 anos, futuro pai de uma menina, recebeu tiro mortal em combate no Afeganistão. Apesar de o legionário não querer abandonar a posição, foi trasladado por seus colegas.

A bala atravessou seus dois pulmões, passou a milímetros do coração, da aorta, da traqueia e do esófago.

As lesões eram tão complexas que para os cirurgiões do Hospital Gómez Ulla, de Madri, “o normal teria sido falecer nos dez primeiros minutos”. As informações ssão do site espanhol “Religión en Libertad”.

O soldado, contudo, portava um Detente – pequeno escapulário no qual vem escrito “Alto, o Sagrado Coração de Jesus está comigo!” – presenteado ao regimento pela Irmandade do Cristo do Perdão de Elche.

O tenente-coronel Carlos María Salgado Romero, chefe do regimento, restaurou a velha tradição de usar o Detente nas fileiras militares, como havia séculos se fazia.
Iván Castro Canovaca
Iván Castro Canovaca

A revista “Armas y Cuerpos”, da Academia Geral Militar espanhola, escreve que “um certo número de relatos de soldados que escaparam da morte de forma quase milagrosa deu tanto prestígio ao Detente, que os militares espanhóis passaram a usá-lo em todas as guerras”.

O popular Detente é apelidado pelos soldados espanhóis de “Detente Bala” (Alto Bala), como proteção derradeira contra as balas inimigas.

Na hora de entregar aos legionários o Detente já bento, o capelão do regimento deixou claro que não se trata de um amuleto: “Levai-o como algo espiritual que vos une a Deus”, explicou.

O legionário Iván Castro quer voltar ao combate e vai logo ver sua filha que está para nascer. Tudo isso por obra do Detente Bala, escudo de um cavaleiro legionário que faz questão, segundo o seu hino, de se engajar tanto mais quanto “mais rude for o fogo e mais fera a peleja”, concluiu “Religión en Libertad”.




Nepal: católicos salvos do terremoto por estarem na igreja

Batismos no Nepal.
Batismos no Nepal. Foto AsiaNews
No terremoto do Nepal, caíram às pencas templos, pagodes, mosteiros e inúmeros locais onde se faziam práticas que evocam as palavras da Escritura: “Omnes dii genti daemonia” (“Todos os deuses dos gentios são demônios”, Ps. 95:5).

O abalo sísmico que atingiu o Nepal e algumas áreas da Índia e da China teve seu epicentro a 80 km de Katmandu, capital do país.

Os mortos ainda estão sendo contados, mas poderiam superar os 10.000, segundo o governo nepalês. O país tem 30 milhões de habitantes.

Desses, menos de 8 mil são católicos e sofrem perseguição das leis que querem impedir o batismo dos adultos. Porém, os católicos não deploraram vítimas.

Por exemplo, os habitantes de Okhaldhunga, uma aldeia num lugar afastado no leste do Nepal, foram salvos da morte no terremoto por estarem assistindo a uma Missa de ordenação sacerdotal, informou ACI.

Catedral católica da Assunção em Katmandu, capital do Nepal.
Catedral católica da Assunção em Katmandu, capital do Nepal.
O professor Santosh Kumar Magar, de 29 anos, assistia a essa Missa quando o terremoto de 7,9 graus de magnitude destruiu o país.

Ele comentou: “Quando senti o terremoto, saí da sala onde me encontrava e vi duas ou três casas ao meu redor que estavam sendo destruídas. Alguns animais morreram quase ao mesmo tempo.

“Os católicos se salvaram porque todos os desta região estavam reunidos para a ordenação sacerdotal”, acrescentou.

Após o terremoto, Santosh voltou à capital, Katmandu: “Todos os habitantes estavam saindo das casas e se reuniam no meio da estrada, gritando socorro”, recordou.

Nessas horas o paganismo ou o falso ecumenismo não dão resultado. Só a proteção materna de Nossa Senhora e da Santa Igreja é eficaz.




Em meio à tragédia, a cruz incólume de Joplin
simboliza o triunfo vindouro da Fé

O tornado chegando a Joplin, Missouri, EUA
Sobre a cidade de Joplin, no Estado de Missouri ‒ EUA, soprou o mais devastador tornado da história na noite de 22 de maio de 2011.

A base do tornado tinha uma largura de quase um quilômetro e avançou seis quilômetros, ceifando pelo menos 132 vidas.

Centenas de pessoas ainda estão desaparecidas enquanto escrevemos. Quase todos os edifícios em seu caminho ficaram em total ruína.

Compreende-se que o desastre natural tenha sido qualificado de apocalíptico. Os fortes ventos arrancaram árvores e os levantaram pelo ar junto com carros como se fossem folhas secas e os jogaram caoticamente com fúria incontível.

A cidade devastada
O governador do Estado, Jeremiah Johnson, descreveu a região atingida como “zona de guerra”. O presidente do país foi até o local para levar consolo à cidade devastada.

Nada ficou em pé.

Nada?

A igreja católica de Nossa Senhora ‒ St. Mary's Church ‒ ficou bem no meio do caminho do tornado homicida.

A despretensiosa igreja construída em 1938, a escolinha primária, a casa paroquial, o salão paroquial em construção: tudo foi impediosamente arrasado pela fúria da espiral de morte, segundo descreveu o jornal “National Catholic Register”.

O pároco, Pe. Justin Monaghan, no início da tragédia encontrou um refúgio improvisado na casa paroquial. O prédio caiu encima dele. Porém, nada sofreu, tendo ficado preso durante horas até que os paroquianos conseguiram encontrá-lo e cavar entre as ruínas de onde o tiraram são e salvo.

Cruzeiro da igreja de Nossa Senhora, Joplin
Também o Santíssimo Sacramento foi resgatado ileso dos escombros da igreja de Nossa Senhora.

O que sobrou do templo católico?

Uma Cruz, só uma Cruz.

O grande cruzeiro em aço da entrada da igreja.

Na paisagem desolada ele continua estendendo seus braços salvadores sobre a imensa ruína da cidade.

“Vê-lo erguido nos lembra que nossa missão está toda baseada nele”, escreveu o “Eastern Oklahoma Catholic”, publicação da Diocese de Tulsa, Oklahoma.

Encorajados pelo simbolismo da Cruz que se mantém em pé em meio ao caos e à devastação, os católicos se organizaram ativamente com a certeza que o lado material da destruição material vai ser revertido.

O tornado não perdoou nada.
Karen Drake, professora da primeira série na escola primária católica da igreja de Santa Maria, em pé junto as ruínas da paróquia disse: “nossa cruz ainda está de pé. Acho que isso diz muito”.

Verdadeiramente, diz muito. Muitíssimo.

Não é só a cidadinha de Joplin que sofre vendavais devastadores. É a situação do mundo todo, mutatis mutandi.

São as famílias, as instituições fundamentais, o laicato católico, o clero, a própria Santa Igreja Católica, nossa Mãe imensamente amada...

O mundo sente que algo anda mal e muito profundamente mal.

É o pecado. O pecado individual sem dúvida, mas mais do que tudo o pecado coletivo.

O pecado cometido pela sociedade considerada em seu conjunto, em seus costumes e em suas leis.

Baste pensar na recente equiparação pelo STF do “casamento homossexual” com o matrimônio fundado no Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, ou com a promoção do homossexualismo entre as crianças em idade escolar com o famigerado “kit anti-homofobia”.

Em meio a essas tragédias continua em vigor no Brasil o Programa Nacional de Direitos Humanos ‒ PNDH-3 que postula o banimento dos símbolos religiosos dos locais públicos.

O que será de nossa amada Pátria se os símbolos protetores de Jesus Cristo, Nossa Senhora e os Santos forem enxotados dela?

Que grau de recusa a Deus representaria, por exemplo, banir o Cristo Redentor que do alto do Corcovado abençoa a nação brasileira?

Veja vídeo
Brasil vencerá com fé
em Nosso Senhor.
Do ponto de vista da ciência, razões naturais explicam a resistência do Cruzeiro de Joplin ao tornado: ele é de aço e aparenta estar solidamente implantado.

Entretanto, sinais de preservação de símbolos religiosos católicos em meio a tragédias históricas como a do Cruzeiro de Joplin se multiplicam em nossos dias.

O Cruzeiro da catedral de Port-au-Prince capital do Haiti; a imagenzinha de Nossa Senhora das Graças no Vale do Cuiabá, na região serrana do Rio de Janeiro, durante as arrasadoras enxurradas em fevereiro deste ano são os mais recentes exemplos.

E estes sinais convidam a uma reflexão prudente mais muito séria do ponto de vista da fé sobre o papel dos símbolos católicos em locais públicos e o futuro do Brasil.


Crucifixo permanece intacto diante da  igreja do Sagrado Coração de Jesus derrubada pelo terremoto em Port-au-Prince, Haiti, em 2010 





“Cara e coroa” religioso do terremoto da Itália, 2016

O terremoto que assolou a Itália central no mês de agosto deixou diversas lições, nem sempre bem focalizadas na mídia e nas redes sociais.

Mais uma vez, a Providência fez sentir sua mão protetora sinalizando aos homens por onde passa a via da salvação: a mediação universal de Nossa Senhora, maternalmente extremosa nos momentos da maior dificuldade e dor.

Em Pescara del Tronto, uma das cidades mais devastadas pelo sismo, uma imagem da Virgem Maria permaneceu intacta em meio à destruição geral.

Logo depois da catástrofe, a imagem da Mãe de Deus foi encontrada íntegra entre os escombros.

Ela era cultuada habitualmente num nicho de cristal suspenso a dois metros de altura, voltado para a rua, como é frequente na Itália.

Ela ficou intacta, apesar da violência do abalo, e não é o primeiro caso registrado em terremotos, furacões e tsunamis no que vai do século XXI.

As tão repetidas e admiráveis circunstâncias não nos permitem duvidar da intervenção providencial nesses fatos.

Eles nos estimularam a criar uma página especial, aonde estamos recolhendo notícias sobre esses sinais milagrosos, esperançosos e fora do comum: CLIQUE AQUI Nossa Senhora intacta nas catástrofes. Por quê? 

Como estão sendo atendidos esses sinais de Nossa Senhora? Em um primeiro momento fala-se um pouco, e alguma foto, notícia ou testemunho viraliza.

Imagem de Nossa Senhora resgatada das ruínas do cemitério de Sant'Angelo, em Amatrice. A recuperação devolveu a esperança aos habitantes em desespero
Imagem de Nossa Senhora resgatada das ruínas do cemitério de Sant'Angelo, Amatrice.
A recuperação devolveu a esperança aos habitantes em desespero
Mas o fato é esquecido com relativa rapidez, na voragem de informações da Internet. E não sendo feitas reflexões, não se tiram lições apropriadas.

Para reavivar a memória e ajudar a meditação, criamos a referida página Nossa Senhora intacta nas catástrofes. Por quê?

Porém, não podemos omitir que se a Providência permite acontecimentos tão terríveis como o terremoto de agosto, não é por nada.

O site espanhol “Adelante la Fe” informou sobre uma ofensa assustadora acontecida em uma das dioceses atingidas pelo terremoto.

O site reproduz a carta de um leitor, que dispensa comentários.

Aproveitando as férias, ele foi percorrer o Cammino San Benedetto (Estrada de São Bento), uma peregrinação de 300 km que parte de Norcia (Núrsia), cidade natal do grande Patriarca do Ocidente e fundador da Ordem Beneditina, e vai até o Subiaco e o Monte Cassino, passando pelos locais onde viveu o pai do monasticismo ocidental.

O padre Savino de Amatrice segura a 'Madonna de Filetta' delicadíssima imagem recuperada na igreja de Santo Agostinho inteiramente destruída
O padre Savino de Amatrice segura a 'Madonna de Filetta'
delicadíssima imagem recuperada na igreja de Santo Agostinho inteiramente destruída
A cidade e a diocese de Núrsia foram abaladas pelo tremor.

O leitor conta que partiu de Núrsia em direção a Cássia, cidade famosa mundialmente por causa de Santa Rita. Uma vez no centro, ele foi visitar a histórica igreja de São Francisco.

O templo é do século XII, conta com famosos afrescos medievais de grande piedade e beleza, e foi primorosamente restaurado.

Porém, ele verificou que a venerável igreja havia sido dessacralizada há pouco, como infelizmente vem acontecendo com centenas de outras igrejas católicas europeias, e não só na Itália.

Não só isso, ela acolhia uma exposição de imagens pornográficas explícitas. O peregrino ficou chocado e procurou o responsável pela mostra. Este lhe respondeu que o bispo de Spoleto-Norcia, D. Renato Boccardo, nada dissera contra a exposição blasfema e obscena.

O responsável acrescentou que a mostra era de conhecimento público e que o bispo não podia ignorar o que estava sendo exposto.

Além do mais, tentou justificar a ofensa escandalosa dizendo que era feita pela “boa causa”: o dinheiro coletado iria para os indigentes, pessoas com a síndrome de Down, deficientes físicos, etc.

Mostra pornográfica na igreja de San Francisco, em Cássia, antes do terremoto. Foto reduzida para não ressaltar os detalhes obscenos
Mostra pornográfica na igreja de San Francisco,
em Cássia, antes do terremoto.
Foto reduzida para não ressaltar os detalhes obscenos.
Revolução Cultural atrai castigos e desgraças.
Só faltou dizer – comentamos – que vai para imigrantes invasores muçulmanos.

O leitor tirou fotos para documentar a grave denúncia. O site preferiu prudentemente reproduzi-las com baixa resolução, para dar uma ideia geral do tamanho da ofensa e afastar a natureza perturbadora dos pormenores dos objetos pornográficos expostos com a anuência do bispo de “pastoral moderna”.

Não se deve, portanto, estranhar a pergunta feita por uma mulher católica a seu bispo diocesano sobre “onde está Deus” que permite tal catástrofe.

Esse bispo, aliás, fez questão de não se apresentar como tal e de não atender os fiéis espiritualmente necessitados, mas de agir como mais um dos resgatadores engajados na remoção material do entulho.

Fatos semelhantes àquela exposição estão se dando em muitas circunscrições religiosas. Como estranhar que outras semelhantes desgraças venham a acontecer, atraídas por essas ofensas tornadas possíveis pelo relativismo religioso?

Nossa esperança se centra inteiramente em Nossa Senhora, nosso único refúgio certo nessas horas difíceis e até trágicas.




Cheia excepcional volta a inundar a Gruta de Lourdes. Nossa Senhora não estará implorando algo de nós? do Brasil?

Lourdes 2013: rio ameaça levar a ponte


Chuvas excepcionais que se somaram ao degelo anual dos Pirineus produziram cheias históricas nos rios da região de Lourdes.

O rio Gave que passa exatamente diante da Gruta desbordou inteiramente e com violência inusual, obrigando as autoridades a evacuarem a área de Gruta e certas partes da cidade.

Por volta de 1.000 peregrinos alojados em hotéis perto do rio já foram evacuados a outros hotéis ou refúgios seguros, informou entre outros o jornal de Paris “Le Figaro”.

Na Gruta, no meio da tarde de hoje (18.06.2013) a água atingia 1,40 metros de altura correndo em grande velocidade e arrastando com violência toda espécie de detritos como troncos de árvore, etc.

Segundo Mathias Terrier, diretor de comunicação do Santuário “sem dúvida isto vai superar a enchente de outubro de 2012 que atingiu 3,49 metros e causou danos ao próprio Santuário avaliados em mais de 1,3 milhões de euros” (por volta de R$ 4 milhões).

Trata-se de uma enchente histórica também pelo fato de acontecer tão próxima da recente e impressionante inundação da Gruta em outubro de 2012.

Gruta 2013: o altar sumiu sob as águas
As assustadoras imagens que podem ser vistas no vídeo embaixo foram fornecidas pelas autoridades do Santuário, ao mesmo tempo que pediam orações pela sua preservação.

Entretanto, podemos ter certeza que mais uma vez Nossa Senhora sairá incólume deste desastre natural.

Pois Ela é a Rainha do Céu e da Terra, inclusive das águas que agora ameaçam sua Gruta.

O exemplo da enchente de outubro de 2012 e da rápida recuperação da Gruta e do Santuário fala eloquentemente neste sentido.

Uma pergunta, entretanto fica em pé: por que Nossa Senhora permite estes desastres naturais tão próximos um do outro?

Não quererá Ela chamar a atenção dos católicos para seu santuário?

Lourdes 2013: a casinha das velas As torneiras no fundo estão sob a água
Não estará Ela a implorar que levem a sério seu premente apelo à penitência e à conversão, como o transmitiu desde o início através de Santa Bernadette?

O mundo não está indo pelo caminho pedido por Nossa Senhora em Lourdes. Não estará indo, antes bem, no sentido contrário?

Não está afundando no caos, na irreligião, na imoralidade, na desordem e no pecado?

Para responder, basta olhar entorno:

Como está o Brasil? Como está a Igreja? Como está a moral da sociedade? Como está a família? Como... como... como... como estou eu?

É bem o momento de acompanharmos as orações pela preservação de Santuário.

Mas, sobre tudo, fazermos o que é mais grato a Nossa Senhora: penitência, conversão, mudança de vida.

Santa Bernadette transmitiu a mensagem
"Penitência, penitência, penitência!"
É o que Ela nos pediu e nos segue pedindo, com sinais poderosos de milagres e graças que jorram aos borbotões em Lourdes.

Mas, o que será de nós se nós não formos sensíveis a apelos tão prementes, tão de entrar pelos olhos adentro como estes torrentes de lama invadindo a Gruta?

Não poderão advir sobre o Brasil, sobre a Igreja, e sobre nós, enxurradas de caos e de infelicidade que nos atraímos pela nossa falta de sensibilidade, falta de resposta ao apelo materno de Nossa Senhora além de nossos pecados individuais?









Enchente não atinge imagem da Gruta, águas descem e começa a recuperação

O nível da água já está descendo e as obras de recuperação estão em andamento.

Quiçá, como da vez anterior, outubro de 2012, a reabertura da Gruta possa acontecer em datas próximas.

A cheia foi excepcional. Esta época é de degelo das neves nos Pirineus, fenômeno que aumenta bem o nível dos rios. O fato é anual e Lourdes está preparada.

Porém, chuvas fora de série aumentaram os volumes d’água e aceleraram inesperadamente o derretimento das neves com resultados catastróficos para a região toda.

Considerado em seus aspectos naturais, o evento em si mesmo é superficial.

Mas levanta uma questão transcendental: por que é que Nossa Senhora permitiu este desastre?

Sem dúvida para atrair a atenção dos homens para seu santuário e para a mensagem de graça que desde ali Ela sempre irradia acompanhada de graças e milagres que servem de confirmação.

Também para manifestar seu poder sobre a fúria desatada dos elementos.

Estaremos nas vésperas de se desatarem fenômenos políticos, sociais, econômicos, religiosos ou outros prefigurados pela enxurrada mortal destes dias?

Manifestação anarco-comunista no Brasil
Manifestação anarco-comunista no Brasil
Quem olha para a confusão em que o Brasil está entrando entende o que isto pode querer dizer.

Mas, é só o Brasil? Não será o mundo todo? A própria Igreja, já tão abalada por escândalos e fatos incompreensíveis?

Seja o que for, atinjam as enxurradas do caos o nível que atingirem, Nossa Senhora jamais será afetada.

Ela ficará pairando sobre as águas revoltas e sujas como a Imaculada Conceição que Ela é.

Se advierem esses desastres, lembremo-nos da lição desta enxurrada, e voltemo-nos com fervor para Nossa Senhora.

Porque, no fim, Ela triunfará, ainda que mil caiam à nossa direita e dez mil à nossa esquerda.


Estado da enchente e obras de recuperação em andamento




Imagem da Gruta não foi atingida pela enchente






O fogo calcinou tudo,
mas o Sagrado Coração de Jesus ficou em pé

Estátua do Sagrado Coração de Jesus, única que sobrou, e em pé, após incêndios florestais em Sevier County, Tennessee (EUA), novembro 2016
Estátua do Sagrado Coração de Jesus, única que sobrou, e em pé,
após incêndios florestais em Sevier County, Tennessee (EUA), novembro 2016
Jornalistas da rede de TV CNN coletavam fotos das ruínas causadas por pavorosos incêndios florestais que atingiram Gatlinburg e outras cidades vizinhas no estado de Tennessee, EUA.

Foram contabilizados pelo menos treze mortos, mais de cem feridos, por volta de 1.400 edificações destruídas, em consequência do incêndio que um qualificou de “apocalipse”.

Mas a equipe ficou atônita diante de uma casa no condado de Sevier reduzida a cinzas fumegantes.


Entre os restos calcinados se mantinha de pé uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, manifestamente envolvida pelas chamas, mas que seguia apontando para as chamas de amor de Seu Coração que nunca se extinguem.

Os cinegrafistas constataram que a imagem era a única coisa que tinha sobrado da casa.

Na mesma semana, Isaac McCord, funcionário do parque temático local Dollywood, encontrou uma página parcialmente queimada de uma Bíblia. Nela podia se ler um versículo do livro de Joel:

“19. Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo;” (Joel 1,19)

Muitos julgaram ver no fato um sinal da realização próxima da advertência do profeta Joel, acompanhada de um apelo à penitência e à conversão:

Detalhe da imagem do Sagrado Coração que resistiu miraculosamente
Detalhe da imagem do Sagrado Coração que resistiu miraculosamente
“1. Tocai a trombeta em Sião, dai alarme no meu monte santo! Estremeçam todos os habitantes da terra, eis que se aproxima o dia do Senhor,

2. dia de trevas e de escuridão, dia nublado e coberto de nuvens. (...)

12. Por isso, agora ainda - oráculo do Senhor -, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto.

13. Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige”. (Joel 2, 1-13)

Matéria para meditação no centenário das aparições e anúncios de Nossa Senhora em Fátima em 2017 que está chegando.

O canal KLTV entrevistou a Travis Cogdill filho dos moradores da casa onde foi encontrada a imagem do Sagrado Coração de Jesus impertérrita entre a devastação do incêndio.

Seus pais moraram 43 anos na casa que desapareceu. O incêndio chegou furiosamente. Seu pai é um veterano da guerra do Vietnã, mas ele nunca viu fogo igual.

Eles só puderam pegar alguns objetos de estimação e um objeto da árvore familiar do Natal. Não houve tempo para mais nada. Perderam tudo menos a vida.

Travis, voltou depois ao local, e encontrou seu pai apontando para o que – segundo ele – importa verdadeiramente: a imagem do Sagrado Coração de Jesus ainda permanece em pé.

Em meio às devastações, o amor ardente desse Coração sagrado continua derramando suas bênçãos doces, harmoniosas, ordenadoras e hierarquizantes, para os homens que se debatem atingidos por desgraças a que até podem envolvê-Lo a Ele próprio com satânico – mas impotente – furor.


Vídeo: O fogo tudo calcinou, mas o Sagrado Coração de Jesus ficou em pé





Por que Deus salva imagens, mas permite
que a obra dos homens em volta seja arrasada?

Nossa Senhora do Monte Carmelo, diante da escola do mesmo nome, após o furacão Katrina, New Orleans, EUA, 2005.
Nossa Senhora do Monte Carmelo, diante da escola do mesmo nome,
após o furacão Katrina, New Orleans, EUA, 2005.
Com relativa frequência chegam até nós comentários, que tal vez não sejam de fonte católica, mas certamente fazem sentir a necessidade de maior fé.

Esses dizem: se Deus tem poder de impedir que suas imagens, de Nossa Senhora ou dos santos sejam poupadas em catástrofes, por que é que Ele não impede essas mesmas catástrofes poupando seres humanos, suas vidas, suas dores e seus bens também?

Que Deus é esse? conclui a objeção um pouco apressadamente.

Não somos teólogos nem religiosos. Mas o sermão do arcebispo emérito de Nova Orleans (EUA) Mons. Philip M. Hannan para os fiéis flagelados pela gigantesca calamidade provocada pelo furacão Katrina, fornece esclarecedoras respostas.

E por isso a reproduzimos a seguir.

Mons. Philip M. Hannan, arcebispo de Nova Orleans explicou que o pecado causou o castigo divino do do Katrina.
Mons. Philip Hannan, arcebispo de Nova Orleans
explicou que o pecado atraiu o castigo divino.
Também nesse cataclismo histórico a mão de Deus todo-poderoso protegeu imagens de sua predileção e impediu, de modo admirável para os homens, que os elementos desencadeados as destruíssem.


O sermão explicativo do arcebispo de Nova Orleans


“Tenho pregado nas paróquias locais, disse o arcebispo, e venho dizendo que somos responsáveis perante Deus não apenas pelas nossas ações pessoais, referiu na oportunidade o site LifeSiteNews. 

“Somos também cidadãos de uma nação, e no Antigo e Novo Testamentos está dito que somos co-responsáveis pela sua moralidade.

“Como cidadãos, somos responsáveis pela atitude da nação em questões sexuais, pelo desrespeito aos direitos da família, pelo uso de drogas, pela morte de 45 milhões de crianças abortadas, pelo procedimento escandaloso de alguns sacerdotes.

“Portanto devemos compreender que certamente Deus tem o direito de castigar.

O Sagrado Coração de Jesus foi posto para proteger a casa. E resistiu ao furacão Katrina, Nova Orleans, EUA, 2005.
O Sagrado Coração de Jesus foi posto para proteger a casa.
E resistiu ao furacão Katrina, Nova Orleans, EUA, 2005.
“Se me perguntarem se Deus tinha conhecimento dessa que foi a maior tempestade em nosso país, direi que certamente Ele a permitiu.

“Negá-lo, seria uma tolice tão grande quanto afirmar que Henry Ford não conhecia como funciona o automóvel”.

Estas graves e transcendentes lições religiosas foram dadas por Mons. Philip M. Hannan, de 92 anos, arcebispo emérito de Nova Orleans (EUA), em declarações à TV local.

Ele esteve à frente da diocese durante 23 anos. Agora é diretor da rede católica WLAE TV e Focus Worldwide TV. Ele é tão respeitado na cidade, que foi chamado de “o Papa de Nova Orleans”.

Os fiéis querem conhecer a verdade inteira

Mons. Hannan ficou na cidade durante e após o furacão Katrina, e dedicou-se a socorrer vítimas e visitar as igrejas devastadas.

Segundo ele, o povo “está começando a reagir, afinando com a moral".

Quando ele pregou a noção de castigo, num domingo em Mandeville, diante de 1.000 fiéis, “o povo aplaudiu intensamente. Eles queriam que lhes fosse dita a verdade.

“Atingimos um grau de imoralidade nunca visto, e o castigo foi o Katrina.

“Devemos contar à nossa posteridade como ele foi terrível, para que ela entenda que se tratou de um castigo, o qual deve melhorar nossa moralidade.

“Eu penso que nos corresponde pregar muito fortemente, sinceramente e diretamente que isto foi um castigo de Deus.

“Deus nos deu direitos e tudo o mais. Mas também nos deu deveres. Nós temos que prestar atenção neste castigo. [...]

Nossa Senhora das Graças não foi levada pelas águas que destruíram Nova Orleans.
Nossa Senhora das Graças não foi levada pelas águas que destruíram Nova Orleans.

“Para quem lê seriamente as Escrituras, não há como escapar disso. Todos os que eu conheço, sacerdotes e bispos, acreditam nisso também”.

No arvoredo de um jardim atrás da catedral de Nova Orleans há uma bem conhecida imagem do Sagrado Coração de Jesus com os braços abertos.

As árvores foram arrancadas de vez, mas a imagem ficou miraculosamente em pé. Só perdeu dois dedos, logo recuperados e entregues ao arcebispo emérito.

“Os protestantes ficaram muito impressionados pelo fato de que as árvores caindo não a tivessem derrubado”, explicou o prelado.

Nessa proteção surpreendente pôde-se apalpar mais uma vez que a mão de Deus guiou o arrasador furacão.

Silenciar o castigo divino é gravíssima omissão

Em Fátima, em 1917, Nossa Senhora veio pedir penitência, e até chorou miraculosamente pelo mundo em Nova Orleans, em 1972, por meio de sua imagem.

Pregações destemidas e seriamente fundadas nas Escrituras, como a de Mons. Hannan, atendem ao apelo lancinante de Nossa Senhora.

Também vão ao encontro das necessidades das almas sinceras, predispondo-as a mudar de vida e rumar para o Céu.

Entretanto, não se pode dizer o mesmo daqueles que — leigos, sacerdotes e até altos prelados —, nessas circunstâncias, timbram em pregar que o bom Deus jamais pune. Para onde levam eles as almas?

Seria natural que a mídia, sobretudo a mídia católica, desse proporcionado espaço a declarações como essas, indispensáveis aliás para interpretar o que houve.

Mas fez-se um silêncio como que universal. Da participação de Deus nesse flagelo, nada foi dito.

A imoralidade generalizada e sistemática segue se espraiando sobre a Terra, e a “fumaça de Satanás” – para empregar os termos de Paulo VI – não cessa de penetrar na Santa Igreja.

Em frente da catedral São Luís, Jesus atraiu as árvores que caiam e até perdeu um dedo, Katrina, Nova Orleans, 2005.
Em frente da catedral São Luís, Jesus atraiu as árvores que caiam
e até perdeu um dedo, Katrina, Nova Orleans, 2005.
A pregação do arcebispo emérito de Nova Orleans por certo há de ficar inscrita nos anais da História da Igreja, por sua oportunidade e veracidade.

A imprensa americana fez frequentes alusões à dimensão bíblica da tragédia.

O presidente do Conselho de Nova Orleans, Oliver Thomas, após ouvir uma comparação da situação dos costumes da cidade com os de Sodoma e Gomorra, confidenciou: “talvez Deus vá nos purificar”. (LifeSiteNews.com, 1-9-2005)

Santo Afonso Maria de Ligório redigiu sermões para serem pregados em tempos de grandes calamidades. Num deles diz:

“Alguns veem os castigos e fingem não vê-los. Outros ainda, diz Santo Ambrósio, não querem ter medo do castigo se não veem que já chegou. Irmão meu, quem sabe se esta é a última chamada que Deus te faz”.

Quando o pecador reconhece a sua culpa e glorifica a Justiça divina, atrai sobre si as doces e inefáveis torrentes de misericórdia de Nossa Senhora.

Porém, quando se torna indiferente ao castigo, só atrai maiores e mais terríveis punições.

Portanto, a culpa do acontecido não pode ser posta em Deus, mas sim no pecado e na impenitência dos homens.

Mas, as imagens intactas, ou quase, estão aí para nos ensinar que Ele nunca nos abandona até mesmo na hora dos mais impressionantes castigos que Ele envia para nos corrigir e salvar.



O fogo devora, o teto desaba,
e Cristo reina sobre os elementos descontrolados!

Imagem de Cristo Rei indene após feroz incêndio no Chile
Imagem de Cristo Rei indene após feroz incêndio no Chile
Num incêndio iniciado no dia 2 de janeiro de 2017 depois das 7h, a sacristia, o presbitério e um depósito da Paróquia Cristo Rei de Rancágua (Chile) ficaram completamente destruídas, segundo informou a agência ACI Digital. 

As chamas devoraram os paramentos e livros litúrgicos, os equipamentos de som.

Grande parte da cúpula e o teto do presbitério que desabou. O sacrário e algumas imagens foram resgatados pelos bombeiros.

O templo fazia parte do Lar São Joaquim do Pequeno Cottolengo, Obra Dom Orione, os idosos foram evacuados preventivamente e felizmente não houve vítimas mortais.

Entrementes, um fenômeno mudo mas eloquentíssimo, deixou pasmos a bombeiros e simples fiéis.

Na parede do presbitério tinham ficado intactas a imagem de Cristo Rei e a frase “Salve Cristo Rei do Universo”.

Nosso Senhor é Rei por natureza, pois é Deus, e Rei por conquista, pois Ele conquistou o mundo com o sacrifício do Calvário.

Muitas vezes, pessoas de pouca fé, ou tal vez tentadas, se perguntam por que Deus permite males para a Igreja como este incêndio.

Basta pensar na mensagem que a Providência deixou ilesa na parede como que nos convidando à reflexão: “Salve Cristo Rei do Universo”.

Nosso Senhor é levado seriamente em linha de conta e respeitado como monarca supremo em nossas vidas, em nossa legislação, nos costumes sociais, políticos, econômicos, eclesiásticos ou pessoais?

Ou Ele é esquecido enquanto Soberano do Céu e da Terra e a expressão Cristo Rei é apenas uma fórmula repetida sem tirar suas imensas consequências?

Não passamos por vezes junto de sua adorabilíssima imagem sem pelo menos a saudarmos, ainda que só de pensamento, como saudaríamos ao maior rei da Terra?

O que acharíamos se subitamente nos encontrarmos com a rainha Elizabeth II da Inglaterra numa carruagem dourada com toda a brilhante Guarda Real que é sua escolta, em luminosos uniformes?

É razoável ficarmos maravilhados com a surpresa. E, todos os dias que passamos diante de uma imagem de Cristo Rei, não reagimos com fervor muito maior?

Nosso Senhor sente essa frieza nossa, do mundo, de muitos na Igreja. Mas têm pena de nós.

E em Rancágua Ele nos lembrou de que Ele é esse Rei todo-poderoso contra quem nada podem as chamas de mais violento incêndio.

O pároco, Pe. Giacomo Valenza, disse à ACI que “Dom Orione dizia sempre: Ave Maria e avante. E as palavras de São Paulo dizem para todos aqueles que têm fé no Senhor, que tudo o que ocorre é para o bem”.

Eis mais um apelo de Nosso Senhor para nosso bem: levarmos bem a sério o caráter monárquico de Jesus Cristo e da sua Igreja.

E juntamente, como dizia Dom Orione, pensarmos em Maria Rainha do Céu e da Terra.

O mundo tem muitíssima necessidade dEla na quadra histórica que está passando, em que toda espécie de incêndios devoram as famílias, as sociedades e à própria estrutura monárquica da Igreja.




Portentos silenciados
durante o maior tsunami conhecido pelos homens!

Nossa Senhora da Saúde, ou de Vailankanni, a Lourdes do Oriente.
Nossa Senhora da Saúde, ou de Vailankanni, a Lourdes do Oriente.
Os jornais e TVs entulharam-se de informações sobre o gigantesco tsunami no Oceano Índico, que em dezembro ceifou mais de 290.000 vidas. Tudo, ou quase tudo, foi dito, descrito e comentado.

Quase todas as autoridades do mundo falaram. Até os mais altos hierarcas religiosos apelaram à solidariedade, à ajuda humanitária e à recuperação material das áreas arrasadas.

Houve um só ausente nesse noticiário. Um ausente infinito, todo-poderoso e eterno: Deus Nosso Senhor.

Se é verdade que nem o menor dos passarinhos cai por terra e nem um só fio de cabelo desprende-se da cabeça do homem sem que seja do conhecimento de Deus, como não falar d’Ele a propósito dessa colossal tragédia?

Da parte da Divina Providência, dois portentos formidáveis puderam ser presenciados, como que desejando Deus patentear sua intervenção onipotente nessa convulsão da natureza.

O primeiro foi em Vailankanni (Índia).

Ali, encostada no mar, ergue-se a grande Basílica de Nossa Senhora da Saúde. Trata-se do mais famoso santuário mariano da Índia, que acolhe cerca de dois milhões de romeiros por ano.

A imagem de Nossa Senhora da Saúde é venerada desde o século XVI. É tão famosa por seus milagres, que o Santuário é conhecido como a Lourdes do Oriente.

Quando o tsunami arrebentou, aproximadamente duas mil pessoas rezavam no interior daquele santuário.

A basílica de Vailankanni junto ao mar ficou inteiramente envolta pelo tsunami, mas a água não entrou nela
A basílica de Vailankanni junto ao mar ficou inteiramente envolta pelo tsunami,
mas a água não entrou nela
As ondas de cerca de 12 metros de altura engoliram hotéis e prédios situados no mesmo nível do santuário, mas as águas pararam às suas portas.

O ponto de ônibus perto do santuário, que fica mais longe da praia do que este, foi coberto pelo mar.

Mais de mil pessoas morreram no raio de um quilômetro em torno da basílica. Somente os que estavam dentro dela se salvaram.

“Foi um milagre a água não ter entrado na igreja”, disse Sebastião Kannappilly, empresário de Kerala que estava dentro com sua mulher e sua filha.

O carro que ele deixara do lado de fora foi deglutido pelos vagalhões, bem como seu motorista.

O Pe. Joseph Lionel, chanceler da diocese de Thanjavur, declarou: “Nossa Santíssima Mãe fez maravilhas aqui apesar da tragédia”.(“Catholic News Service”, 30-12-04)




O santuário de Vailankanni sob o tsunami, e depois íntegro e resplandescente

O segundo fato miraculoso ocorreu em Mylapore, não distante de Madrás, também na Índia. Lá, a poucos metros da praia localiza-se a Catedral de São Tomé, construída sobre o túmulo do Apóstolo falecido no ano 72.

Segundo imemorial tradição, São Tomé cravou um poste na areia e anunciou que as águas não passariam além dele.

O poste continua no local, conservado pelos fiéis sobre uma base de cimento, próximo aos degraus da catedral.

Pois bem, todos os prédios, de ambos os lados da catedral, foram atingidos pelas ondas de morte e destruição.

A basílica de Madrás
onde se conserva o corpo do Apóstolo São Tomé
Mas, como disse o Pe. Lawrence Raj, pároco da Basílica, “o mar não tocou nossa igreja. [...]

“Nós acreditamos que o poste miraculoso de São Tomé proibiu que as águas marítimas entrassem”.

O povo compartilha sua opinião. Centenas de sobreviventes disseram que tinham rezado para que São Tomé os salvasse, noticiou o “The Indian Catholic”.

À vista desse cataclismo, quantos no mundo voltaram seus olhares para Deus, ou para sua Santíssima Mãe misericordiosa, Medianeira universal de todas as graças, pedindo perdão, auxílio e proteção?

Em sentido contrário, quantos fecharam seus corações a essa imponente manifestação de poder, ora recusando-a por princípio, ora restringindo-se apenas a sentimentos humanitários, como se Deus nada tivesse a ver com o caso?

Das cátedras católicas, de onde deveria ter vindo a orientação esclarecedora, por que não se ouviu a pregação cheia de zelo pela glória de Deus e pela salvação das almas, que um acontecimento assim normalmente exigiria?

O corpo do Apóstolo São Tomé
A urna com os restos do Apóstolo São Tomé
As eloquentes proteções da Providência Divina àqueles grandes santuários de Nossa Senhora e do Apóstolo São Tomé foram suficientemente levadas ao conhecimento dos fiéis católicos no Brasil? E no mundo?

A resposta a tais perguntas talvez seja o silêncio. Um espantoso silêncio.

De que adianta não falar destas realidades patentes? Qual o benefício que há no fato de pastores não prevenirem suas ovelhas? Não é esse silêncio um dos piores flagelos?

(Fonte: CATOLICISMO, fevereiro 2005)




Califórnia: muitas imagens católicas ilesas nos incêndios florestais

Jesus entre as cinzas da Cardinal Newman High School, Napa.
Jesus entre as cinzas da Cardinal Newman High School, Napa.
No mês de outubro (2017) devastadores incêndios florestais atingiram a região vinícola da Califórnia.

Uma parte importante das escolas católicas Cardinal Newman High School e Saint Rose Elementary foi consumida pelas chamas, segundo escreveu o bispo da diocese de Santa Rosa Mons. Robert F. Vasa, em artigo para o “National Catholic Register”.

Num só dia houve 20 mil focos de incêndio, que arrasaram 170.000 acres de terra, destruíram cerca de 3.500 casas ou estruturas edilícias e mataram 41 pessoas.

No momento da redação deste post mais de 400 pessoas ainda estavam desaparecidas e 20.000 haviam sido evacuadas.

São José ficou intacta quando desabou o teto do Colégio Cardeal Newman de Santa Rosa.
São José ficou intacta quando desabou o teto
do Colégio Cardeal Newman de Santa Rosa.
A mão protetora da Providência Divina não deixou de se manifestar na enorme tragédia.

Margaret Curzon contou o que aconteceu com sua família e sua casa, onde viveu durante 26 anos, e registrou, num vídeo reproduzido pela Fox, o que restou dela (ver embaixo). 

A família foi acordada pelos latidos do cachorro. Logo perceberam que deviam abandonar a casa imediatamente.

A fuga foi tão precipitada que até deixaram os celulares.

Partiram no carro, que estava muito quente pelas chamas que se aproximavam.

Os vizinhos também estavam tentando escapar e finalmente conseguiram.

Três dias depois, ficaram sabendo que podiam voltar. Encontraram então a casa consumida até os fundamentos pelo fogo.

Nada tinha sobrado.

Só um objeto ficara em pé: a imagem de Nossa Senhora, venerada pela família.

As imagens haviam sido vandalizadas pouco antes no Cardeal Newman mas as chamas não as atingiram
As imagens haviam sido vandalizadas pouco antes no Cardeal Newman
mas as chamas não as atingiram
Uma história diferente tem para contar a escola católica Cardinal Newman High School, do condado de Napa, na mesma região.

Em dezembro de 2016 a escola foi devastada por um grupo de vândalos que alegavam ser Satanás e o diabo, os quais se assanharam especialmente contra as imagens católicas.

Agora, durante os incêndios de outubro, a metade das instalações onde estudavam 620 alunos foi tragada pelo fogo, segundo a imprensa da Califórnia. Cfr NBC Bay Area.

Das 35 salas de aula e biblioteca, entre 15 e 18 desapareceram. Cfr. The Press Democrat.

Também nessa escola, um bom número de imagens religiosas ficou intacto sem explicação, em meio a um conjunto arrasado.

O fogo chamuscou a grama mas não as flores de Nossa Senhora das Graças perto de Napa, Califórnia
O fogo chamuscou a grama mas não as flores de Nossa Senhora das Graças
perto de Napa, Califórnia
Entre elas se destacam uma imagem grande de Nossa Senhora e outra de São Francisco, que haviam sido recolhidas em uma sala após serem profanadas pelos vândalos.

Um conjunto representando Nossa Senhora de Lourdes com Santa Bernadette ajoelhada a seus pés, de tamanho quase natural, destacava-se pela alvura num ambiente todo enegrecido e destruído pelas chamas.

A imagem de Nossa Senhora segura em suas mãos um vaso retangular com flores vermelhas, que ainda são visíveis nas fotos.

Também ficou intocada uma grande imagem de Cristo Redentor alçando seus braços ao Céu implorando clemência.

O mesmo aconteceu com a imagem exterior de São José: tudo queimou, um teto e alguns fios caíram encima, mas ela ficou indene.

Outras imagens cujos proprietários ou fotógrafos não sabiam explicar como se salvaram nem fornecem mais detalhes foram postadas na Internet.

Destacamos apenas uma despretensiosa imagenzinha de Nossa Senhora das Graças que estava no meio de um arvoredo.

A vegetação em volta aparece enegrecida e a grama em volta, carbonizada.

Porém, nem as flores dos vasos que estão em torno dela, verossimilmente artificiais, dão sinais de algum dano pelo calor.
O telhado queimou mas não tocou a Nossa Senhora, Cardinal Newman High School.
O telhado queimou mas não tocou a Nossa Senhora,
Cardinal Newman High School.



Imagens preservadas do incêndio no Cardinal Newman High School, Santa Rosa, Califórnia




O caso da família de Margaret Curzon





Hiroshima: padres salvos da bomba atômica por Nossa Senhora de Fátima

Quatro dos jesuítas salvos fotografados diante das ruínas da missão
No dia 6 de agosto de 1945, festa da Transfiguração, há quase 75 anos aconteceu o “Milagre de Hiroshima”. O desconcertante prodígio vem sendo evocado em numerosas publicações desde o início do ano.

Esse consistiu na sobrevivência de oito padres jesuítas à devastação pela bomba atômica que explodiu acima de onde eles estavam num raio em que ninguém sobreviveu.

Não só a onda expansiva, mas também a radiação – que matou muitos milhares mais de pessoas nos dias seguintes – não lhes fez efeito algum.

O Pe. Hugo Lassalle, superior dos jesuítas no Japão, e os sacerdotes Hubert Schiffer, Wilhelm Kleinsorge e Hubert Cieslik, estavam na paróquia da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, que resistiu à bomba.

No momento da explosão, um deles estava celebrando a Missa, outro tomava seu café da manhã e os outros realizavam tarefas diversas nas dependências paroquiais.

O Pe Hubert Schiffer SJ, testemunhou diversas vezes o milagre:
“vivemos a mensagem de Fátima e rezamos o Rosário todos os dias”
O Pe. Hubert Cieslik descreveu em jornal ter sofrido apenas danos leves de cacos de vidro, mas nada atribuível à radiação nuclear ou à explosão.

Os médicos que os assistiram alertaram que a radiação lhes causaria ferimentos graves, além de doenças e até morte prematura.

Mas o diagnóstico clínico nunca se cumpriu. Eles não desenvolveram nenhuma anomalia.

Em 1976, 31 anos após a eclosão da bomba, o Pe Hubert Schiffer, jesuíta alemão, foi ao Congresso Eucarístico da Filadélfia (EUA) e contou sua história, confirmando que os quatro jesuítas da paróquia estavam vivos e sem qualquer doença.

Eles foram examinados por dezenas de médicos por volta de 200 vezes nos anos subsequentes e nenhum vestígio de radiação foi registrado em seus corpos.

Os religiosos nunca duvidaram que foram beneficiados da proteção divina e as Santíssima Virgem.

E explicaram porque achavam isso: “vivemos a mensagem de Fátima e rezamos o Rosário todos os dias”.

O Pe Schiffer escreveu o livro “O Rosário de Hiroshima”, em que conta tudo o que viveu.

Em Hiroshima e Nagasaki, cerca de 246 mil pessoas morreram, metade no momento do impacto das bombas e o restante nas semanas seguintes, devido aos efeitos da radiação.

No total oito sacerdotes jesuítas estavam a pouco mais de 1 km do marco zero e sobreviveram milagrosamente à explosão atômica de 6 de agosto de 1945, escreveu o site “Catholicisme Pure & Simple”.

Estima-se que até 80.000 pessoas tenham sido mortas diretamente pela explosão. E até o final do ano esse número subiu consideravelmente, devido a ferimentos e efeitos da radiação.

Mais de dois terços dos edifícios da cidade foram completamente destruídos.

Todas as pessoas num raio de 1,5 km foram mortas instantaneamente e os que estavam fora da área faleceram de radiação dentro de dias. E os sacerdotes estavam dentro de um raio de 1 km só!

Imagem de Santa Inês recuperada quase intacta em Hiroshima após a explosão nuclear, ONU
Imagem de Santa Inês recuperada quase intacta
em Hiroshima após a explosão nuclear, ONU
O único dano físico que sentiu o Pe Shiffer foi de alguns pedaços de vidro na nuca!

De cada vez os sacerdotes repetiam a mesma explicação: “acreditamos que sobrevivemos porque vivíamos a mensagem de Fátima. Vivemos e oramos diariamente pelo Rosário naquele lar”.

Donald Anthony Foley recolheu no Catholic Herald, em 2010, pormenores incríveis do caso do Pe. Shiffer.

Ele tinha 30 anos de idade no momento da detonação e viveu até os 63 anos com boa saúde.

Naquele dia, ele tomava o café da manhã quando percebeu um formidável clarão.

Logo a seguir, “uma explosão terrível encheu o ar como o estralo de um trovão. Uma força invisível me levantou da cadeira, me jogou no ar, me sacudiu, me bateu [e] me girou e girou”, até cair no chão.

Quando ele se levantou, olhou em volta, mas não viu nada em nenhuma direção. Tudo tinha sido pulverizado.

De acordo com o Dr. Stephen Rinehart, físico nuclear do Departamento de Defesa dos EUA que estudou o caso atentamente, eles deveriam ter morrido num instante.

Em seu comentário sobre a explosão de Hiroshima, o físico afirma:

“A residência deles deveria ter sido completamente destruída (temperatura; 2000 ºF e pressão de jato de ar de 100 psi).

“A alvenaria não reforçada ou paredes de tijolo são destruídas a 3 psi.

“Aos 10 psi, um ser humano experimentará graves danos nos pulmões e no coração, tímpanos estourados.

“Aos 20 psi seus membros podem ser arrancados. Sua cabeça será estourada aos 40 psi e nenhuma construção comercial residencial ou não reforçada ficará em pé.

“Aos 80 psi, mesmo o concreto armado fica fortemente danificado e nenhum ser humano estaria vivo porque seu crânio teria sido esmagado.

“Todas as roupas de algodão pegariam fogo a 350 ºF (provavelmente a 275 ºF) e seus pulmões ficariam inoperantes em um minuto respirando ar (mesmo por alguns segundos) nessas temperaturas.

Causa do milagre: “vivemos a mensagem de Fátima e rezamos o Rosário todos os dias”.
Causa do milagre: “vivemos a mensagem de Fátima e rezamos o Rosário todos os dias”.
“Não há leis físicas para explicar por que os jesuítas não foram tocados na explosão de Hiroshima.

“Não há outros dados reais ou de teste em que uma estrutura como essa não tenha sido totalmente destruída a essa distância por uma arma atômica.

“Todos os que estavam nesse intervalo desde o epicentro deveriam receber radiação suficiente para morrer dentro de uma questão de minutos, se não lhes acontecesse mais algum mal.

“Não se sabe como projetar uma bomba atômica de urânio-235, que poderia deixar intacta uma área discreta tão grande e destruir tudo ao seu redor imediatamente fora da bola de fogo. . .

“Do ponto de vista científico, o que aconteceu com os jesuítas de Hiroshima ainda desafia toda a lógica humana das leis da física como são entendidas hoje (ou a qualquer momento no futuro).

“Deve-se concluir que alguma outra força (externa) estava presente, cujo poder e / ou capacidade de transformar energia e matéria no que se refere aos seres humanos está além da compreensão atual”.

Donald Anthony Foley lembra que no livro de Daniel, capítulo 3, três jovens foram jogados na fornalha ardente por ordem de Nabucodonosor, mas sobreviveram e até andaram no meio das chamas, acompanhados por um anjo que parecia “um filho dos deuses”.




Aviso de santo fundador salvou franciscanos da bomba atômica em Nagasaki

Busto de Nossa Senhora da Assunção padroeira de Nagasaki que sobreviveu à bomba
Busto de Nossa Senhora da Assunção padroeira de Nagasaki
que sobreviveu à bomba
Em Nagasaki, aconteceu um outro milagre protetor admirável que pode ser comparado ao dos jesuítas de Hiroshima. Cfr.: Religiosos de Hiroshima incólumes à bomba atômica pelo terço a Nossa Senhora de Fátima.

Aconteceu com o mosteiro franciscano estabelecido por São Maximiliano Kolbe antes da guerra.

Esse tampouco foi afetado pela segunda bomba atômica que caiu nessa cidade.

São Maximiliano havia ido contra o conselho de construir o convento em um determinado local, escolhendo outro.

E a missão foi protegida da explosão atômica por uma montanha intermediária.

São Maximiliano intuiu de modo sobrenatural o local que a bomba atômica não atingiria.
São Maximiliano intuiu de modo sobrenatural
o local que a bomba atômica não atingiria.
Foi assim que, tanto em Hiroshima quanto em Nagasaki, podemos ver a mão protetora de Nossa Senhora em ação.

Em Fátima, os três pequenos videntes, Francisco e Jacinta Marto, e sua prima, Lucia dos Santos, viram o “milagre do sol” no dia 13 de outubro de 1917.

Além deles, mais 70.000 pessoas viram o sol girar no céu e mudar de cor sucessivamente, antes de cair em terra de uma maneira aterrorizante.

Muitos dos presentes pensaram que era o fim do mundo, mas o sol reassumiu seu lugar no céu com grandes gritos de alívio.

Nossa Senhora realizou o grande milagre do sol para convencer a enorme multidão que a mensagem que Ela estava dando à humanidade era autêntica.

E mostrou a magnitude dos castigos que estava anunciando se a humanidade não fazia penitência de seus pecados.

As vítimas de Hiroshima e Nagasaki sofreram “sóis” muito reais que explodiram sobre elas, causando terrível devastação.

Missa Pontifical Solene diante das ruínas da catedral de Nagaski, 1949
Missa Pontifical Solene diante das ruínas da catedral de Nagaski, 1949.
A Igreja venceu todas as tempestades da História.
Mas em Hiroshima os oito jesuítas, que estavam vivendo a mensagem de Fátima, e rezando o rosário diário, foram de alguma forma protegidos pelo poder de Nossa Senhora de Fátima, dos terríveis efeitos da bomba.

Certamente há aqui uma mensagem para todos nós: levar a sério a mensagem de Fátima num mundo que está ficando cada vez mais perigoso e ateu.

Um mundo onde até as mais altas figuras eclesiásticas menosprezam o terço, Fátima, Guadalupe e a própria Nossa Senhora, Corredentora do gênero humano e Medianeira Universal de Todas as Graças.




Três imagens que escaparam da destruição pelos pagãos em Nagasaki

A 'Virgem Milagrosa', ou Mater Boni Consilii, de Badoc, Filipinas, chegou boiando milagrosamente pelo ma num caixa
A 'Virgem Milagrosa', ou Mater Boni Consilii, de Badoc, Filipinas,
chegou boiando milagrosamente pelo ma num caixa
Imagens sagradas que resistem inexplicavelmente a terremotos, tsunamis, grandes e pequenos incêndios, ou atentados dolosos, vêm sendo publicadas por nós, na medida em que fontes idôneas fornecem informações sérias.

Não corremos atrás dessas informações, apenas publicamos aquelas que nos chegam pela sua repercussão ou efeito natural, e isso porque temos a certeza de que essas proteções milagrosas são muito mais comuns do que imaginamos.

A Divina Providência, Nosso Senhor, Nossa Senhora, santos e anjos, estão a todo momento protegendo, resguardando, salvando, fazendo maravilhas, talvez em muitas ocasiões sem serem percebidos pelos homens.

Recebemos meses atrás uma prova disso. Trata-se de um fato acontecido há mais de quatro séculos, e no longínquo Japão!

Nesse importante país do Oriente, a chegada de São Francisco Xavier, S.J., em 1549, abriu uma era de heroicas missões e numerosas conversões.

Infelizmente, essa época gloriosa foi interrompida em 27 de janeiro de 1614, quando o Tokugawa Shogun ordenou a expulsão de todos os missionários cristãos, além da destruição das igrejas já edificadas.

A descrição dos fatos a seguir foi extraída do blog Blessed Justo Takayama Ukon.

O Shogun era uma espécie de generalíssimo do exército imperial, que de fato exercia poderes de governo, pois o imperador não se ocupava disso.

O Beato Justo Takayama Ukon e 350 católicos deportados para as Filipinas. O Beato levava escondida a Nossa Senhora do Rosário
O Beato Justo Takayama Ukon e 350 católicos deportados para as Filipinas.
O Beato levava escondida a Nossa Senhora do Rosário
Aconteceu de a maioria dos daimyos católicos ter apostatado. Os daimyo eram senhores feudais de grandes extensões de terras e com enorme influência local, algo parecido aos senhores feudais medievais da Europa e aos “coronéis” no Brasil.

Esses daimyos renegados forçaram seus súditos a apostatar também, com exceções gloriosas, como a do nobre Beato Justo Ukon Takayama (1552-1615), e a do samurai Joan Tadatoshi Naitō (falecido em 1626), senhor do castelo de Yagi.

Porque eram nobres esses potentados não foram mortos, mas exilados nas Filipinas, onde faleceram.

O povo foi objeto de uma brutal campanha de extermínio, com milhares de pessoas martirizadas em Kyushu e outras partes do país, ademais de torturadas ou forçadas a renunciar à nossa religião.

Chega-se a se supor que os mártires japoneses nos séculos da perseguição superaram em número os mártires romanos.

Em 1614 o daimyo Beato Justo Ukon Takayama liderou o primeiro barco de 350 exilados para Manila, Filipinas.

O Shogun decretou a destruição de todos os locais de culto cristão e a expulsão de todos os missionários, estrangeiros ou nascidos no Japão.

Para tal mudança teriam influído muito as intrigas dos protestantes holandeses, que cobiçavam o monopólio comercial com o Império do Sol Nascente.

A fúria assassina do Shogun visou especialmente a destruição de todas as igrejas em Nagasaki. Com os esforços evangélicos dos jesuítas (desde 1549), franciscanos (1593), dominicanos (1602) e agostinianos (1602), havia muitas comunidades católicas em Kyoto, Osaka, Sakai e na Península de Noto.

Nossa Senhora do Rosário, dita 'La Japona', salva pelo Beato Justo Takayama Ukon do ódio pagão
Nossa Senhora do Rosário, dita 'La Japona',
salva pelo Beato Justo Takayama Ukon do ódio pagão
Mas, o maior número se encontrava em Nagasaki, que em 1614 contava com 14 igrejas e santuários. Todos foram destruídos.

Na onda profanadora pagã resistiram, contudo, três imagens religiosas do maior valor que hoje se encontram nas Filipinas, de onde tinham sido levadas originariamente pelos missionários.

A primeira é a de Nossa Senhora do Santo Rosário, conhecida como “La Japona”, levada para Satsuma pelos dominicanos em 1602.

Esta imagem foi confiada ao daimyo Beato Justo Takayama que na hora de embarcar para o exílio a ocultou numa cabine que lhe foi reservada, enquanto os missionários deportados dormiam no convés, ao relento.

Ela provinha da Igreja de Santo Domingo de Nagasaki, e hoje se encontra na igreja de São Domingos, na cidade de Quezon.

A segunda delas é o Santo Cristo levado ao Japão por missionários agostinianos em 1612. A estátua de Santo Cristo é de um Nazareno Negro crucificado, semelhante a outro de origem mexicana que está na Basílica Menor do Nazareno Negro, em Quiapo, Manila.

A terceira imagem é a de Nossa Senhora do Bom Conselho (Mater boni Consilii), levada pelos agostinianos em 1612.

Essas duas tivessem foram postas numa caixa presumivelmente por dois mártires japoneses antes de caírem nas mãos dos pagãos.

A caixa foi impelida pela “corrente (marítima) do Japão” e resgatada por pescadores filipinos, felizmente católicos. Ao abrirem a caixa, ficaram surpresos diante da estátua de Jesus Nazareno, dito “Negro”, e uma imagem de Nossa Senhora segurando o Menino Jesus.

Imediatamente eles consideraram as estátuas como um sinal da Providência, verdadeiro presente do Céu. Aconteceu de os pescadores serem de cidades diversas: os de Sinait não conseguiam mover a estátua da Bem-Aventurada Virgem Maria, mas não tiveram dificuldade em mover a estátua do Nazareno Negro.

Santo Cristo de Sinait, igreja de San Nicolas de Tolentino, Ilocos Sur, Filipinas.
Chegou flutuando na mesma caixa da 'Virgem Milagrosaa'
Por sua vez, os pescadores de Badoc conseguiam mover a estátua da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe do Bom Conselho com facilidade, mas não conseguiram mover a imagem do Nazareno Negro.

Por isso cada grupo levou a imagem que podia carregar para a sua respectiva cidade, onde se tornaram os santos padroeiros.

A imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, hoje mais conhecida como “A Virgem Milagrosa” se encontra na igreja da paróquia de São João Batista em Badoc, onde recebeu coroação canônica pelo episcopado e pelo Papa. A imagem estava na igreja de Santo Agostinho em Nagasaki até a fuga.

Pouco se sabe como ela foi parar no caixote, no mar, e, pela corrente marítima atingir as Filipinas. Sabe-se que o pároco da igreja, Pe. Fernando de São José e o catequista Andrew Yoshida foram decapitados em 1617.

Em Nagasaki continuou a prática do catolicismo, ainda que clandestino. Ali morreram mártires 24 frades cujos nomes são conhecidos; 57 membros da Ordem Terceira e 47 membros da Arquiconfraria da Cintura.

Talvez alguns agostinianos escondidos em “missões clandestinas”, que sentindo à morte, e não tendo onde guardar as imagens, as embalaram numa caixa e a colocaram no mar para que Deus as conduzisse a bom porto.

Até hoje, anualmente, a imagem da Mãe do Bom Conselho é conduzida em procissão até o local onde o caixote foi resgatado.




10 comentários:

  1. Salve Maria! A mãe de JESUS! salve A TRINDADE SANTA! Ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO!

    ResponderExcluir
  2. Precisamos rezar mais, precisamos prestar mais atenção às coisas do Alto. Nossa Senhora não cansa de nos procurar, nos mostrar e nos dizer o que precisamos fazer. Quem obedece, quem cumpre o que Ela nos pede? Seus filhos prediletos, os sacerdotes, a grande maioria, estão mais preocupados em deleites e honrarias. São como sepulcros caiados. Não praticam o que pregam. Mas, mesmo assim, seu Imaculado Coração TRIUNFARÁ!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Minha Mãe Aleida Averhoff com 17/18 anos foi salva apos desenganada em Biarritz nos anos'20 quando não haviam antibióticos nem mesmo sulfa. Estava com pneumonia no hospital respirando COM A QUINTA PARTE DE UM PULMÃO! Sua Mãe (minha Avó, Celie) foi correndo ate Lourdes, pediu por um milagre, rezou e levou água da Fonte de Lourdes de volta e espargiu sobre ela no leito do hospital. Contou-me "eu vi algo..."e imediatamente minha Mãe começou a tossir e jogou fora dos pulmões todo o sangue e os coágulos acumulados assim salvou-se milagrosamente contra toda e qualquer esperança médica. Devo minha vida e a vida dos meus filhos e netos a um milagre de Nossa Senhora de Lourdes. Assim, minha fé é absoluta, graças a sua bondade e misericórdia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bênção pura... Emocionante seu testemunho de fé e Deus, Jesus e Nossa Senhora. Espalhe sua experiência para o Mundo. O Mundo precisa saber de Milagres como esse para alimentar a fé.

      Excluir
  4. Salve a Mãezinha do Céu, Mãe do Salvador, do Menino Jesus que nunca nos esquece, sempre nos perdoa de nossas ofensas e nos enche de graça... AVE MARIA!

    ResponderExcluir
  5. Excelente iniciativa de Luis Dufaur colecionando os verdadeiros milagres da preservacao de imagens de Nossa Senhora nos terremotos e outros cataclismas. Porque razao os nos padres e Bispos nao publicam e comentam esses fatos dignos de toda atencao? Sera' que ainda acreditam ou se interessam apenas pelas reformas sociais? CostaMarques

    ResponderExcluir
  6. Nossa!fenomenal.fantástico,excelente site muito bom o conteúdo! Salve Maria,a Santa Mâe de Deus

    ResponderExcluir
  7. 27.05.2020 - Em tempos de COVID-19, ler essas histórias é confortador! Que Nossa Senhora interceda junto ao Seu Filho e ao Pai para nos livrar dese castigo. Obrigada por fortalecer a minha Fé! Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, Amém! Regiani Silva

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.