segunda-feira, 2 de março de 2015

Peregrinos a Compostela batem recordes históricos,
como na Idade Média

Peregrino na estrada de Compostela,  mas ainda em Estaing, França!
Peregrino na estrada de Compostela,
mas ainda em Estaing, França!


Uma das grandes romarias da Idade Média está reverdecendo no século XXI! Trata-se da peregrinação a pé até o túmulo do Apóstolo Santiago em Compostela, Espanha.

As distâncias podem ser enormes, segundo os pontos de partida oficiais existentes no mundo alemão, na França, na Espanha e em outros países.

Além da caminhada, alguns fazem o percurso a cavalo ou de bicicleta, seguindo uma estrada com opções que vêm dos tempos medievais e que está reservada aos fiéis: é o Caminho de Santiago.

Em 2014 ele foi percorrido por 237.810 romeiros inscritos (não contabiliza os que vão por conta própria), um recorde dos tempos modernos. O ano anterior foram 215.880, informou “El blog del Camino de Santiago”.


Os romeiros se inscrevem e recebem uma credencial da Oficina do Peregrino, a qual lhes dá direito a alojamento em diversas cidades do Caminho, privilégios especiais em Compostela e, devidamente carimbada, comprova o feito.

Camino de Santiago: romaria bateu recordes em 2014
Predomina a caminhada (88,67%). As procedências nacionais são as mais diversas.

Os últimos peregrinos do ano 2014 registrados na Catedral do túmulo do Apóstolo foram o basco Ainhoa e o venezuelano Jean, que partiram de San Sebastián.

Eles perfizeram por volta de 680 quilômetros em 141 horas de caminhada efetiva, conheceram-se no caminho e fecharam a lista de peregrinos da Catedral pouco antes das 21.00 horas do último dia de 2014.

Em 2014 foram registradas no Obradoiro (dependência da catedral do túmulo de Santiago Apóstolo) pessoas provenientes de países tão inesperados como Timor, Qatar, Tadjiquistão, Micronésia, Aruba, Belize, Nauru, Papua-Nova Guiné, Uzbequistão, Azerbaijão, Mongólia, Ilhas Maurício, Zimbábue, Suazilândia, Tuvalu, Quênia, Guiana, Comores, Antilhas Holandesas, Myanmar e um longuíssimo etecetera de países ocidentais e cristãos.

No total foram 165 nacionalidades de peregrinos registradas, 30 a menos do total dos países existentes no mundo, que são 194.

Provenientes da Espanha pelos caminhos históricos, chegaram 113.553 pessoas (47,75% do total).

Rabanal del Camino: um dos albergues para peregrinos
Rabanal del Camino: um dos albergues para peregrinos
Lina Maria Lin, chinesa residente em Madri, disse à agência EFE que planejou chegar ao santuário no último dia do ano e fez o percurso acompanhada de seu filho Jason Quitian Zhang, de dez anos.

Em 17 de maio ela recebeu o batismo católico e acrescentou Maria como segundo nome.

No início de 2015, entre os primeiros peregrinos do ano estava Marcia Gómez, espanhola de Burgos descendente de italianos.

E quatro coreanos estavam perto de atingir a cidadela do grande Santiago apelidado com justiça de “Mata-mouros”.

Na hora em que o mundo parece desabar, os olhares procuram algo que forneça um auxílio e uma esperança.

E muitos se voltam para os locais sagrados do Catolicismo, impregnados com a luz e o imponderável sobrenatural dos quais a Idade Média conseguiu se compenetrar tanto e tão bem.

2 comentários:

  1. Gracias muy interesante.

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse crescimento do número de peregrinos a Compostela. Já faz muitos anos que há um grande interesse por São Tiago de Compostela, no entanto, esse interesse cresceu muito nos últimos anos e parece que continuará a crescer ainda mais. Penso que seja algo que tem tido um paralelo na sociedade secular. Alguns anos atrás ou nas décadas de 70 e 80, as questões sociais estavam em alta e quase nada se falava sobre as coisas espirituais, a espiritualidade era colocada de lado como algo supérfluo. No entanto, com o passar dos anos, o interesse pelas coisas espirituais, eu diria o misticismo, como sinônimo de mística e não de esoterismo, voltou a crescer. Isso pode-se ver, inclusive na literatura. (A propósito do misticismo, gostaria de indicar um texto muito bom: The Idea of Mysticism; http://maryvictrix.com/2014/05/11/the-idea-of-mysticism/ )
    Pra completar meu comentário, esse artigo me fez lembrar de uma excelente pregação de um Frade Franciscano Conventual. Ele usou a sua peregrinação a São Tiago de Compostela para transmitir algumas verdades espirituais. Penso que vale a pena ouvir.
    Retiro Lamego 24.8.2014 - O Combate Espiritual - Frei Pedro
    https://youtu.be/9YMykcptEuY

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.