segunda-feira, 27 de julho de 2009

Opinião pública portuguesa não aceita simplificações do acordo ortográfico


A maioria dos portugueses está contra a reforma ortográfica, informou a BBC Brasil . Eles dizem que não vão utilizar as novas normas que depreciam a língua de Camões. Sondagem realizada pela empresa Aximage, sob encomenda do jornal “Correio da Manhã”, mostrou que 57,3% a população lusitana é contra as novas regras e apenas 30,1% a favor.

A reação mais forte provém dos jovens de entre 18 e 29 anos, que representam a esperança do futuro da cultura portuguesa: 65% deles não quer mudar a forma de escrever.

Os mais favoráveis estão na faixa acima de 60: só 49,2% têm posição contrária ao acordo. Eles pertencem a uma geração intoxicada pelo mito da “modernidade” hoje posto de lado.

Circulam na Internet três abaixo-assinados contra o amesquinhante acordo. O principal é liderado por figuras conhecidas e tinha coletado 101.784 assinaturas até o 12 de março. Um outro foi apoiado por 12.067 portugueses, e um terceiro recebeu 6.268 assinaturas.

Apenas três jornais lusitanos utilizam as novas normas. Mas só um tem circulação nacional, e ainda por cima é esportivo. No Brasil, titulares anfibológicos em grandes jornais nacionais suscitam riso, causam confusão e diminuem o já exíguo número de leitores da mídia impressa.

Mas o lulismo rejubila com este rebaixamento da língua.

Desejaria receber atualizações instantâneas e gratuitas de "Luzes de Esperança" em meu email

3 comentários:

  1. Eu como brasileiro também sou contra reformas de língua.

    Não há como conter a evolução do idioma, no final ficará a ortografia unificada e a forma coloquial totalmente diferente.

    No meu ponto de vista, se querem um idioma unificado, por que aboliram o Latim das escolas?

    ResponderExcluir
  2. Como brasileiro, também sou contra esse acordo que diz "unificar" a ortografia, mas não unifica nada.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou brasileiro e acho que o acordo pode sim unificar ,mas ainda a coisas a serem feitas para que isso aconteça,e os lusitanos não tem o direito de escolher se vão ou não aceitar,este acordo tem que ser unanime.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.