sábado, 1 de novembro de 2008

Aristocratismo e majestade dos cisnes dão categoria ao Parque Ibirapuera

Cisne negro
Mais 30 filhotes de cisnes negros estão no lago do concorrido Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo. O parque já tem por volta de 120 cisnes adultos.

Vilma Clarice Giraldi, diretora da Divisão de Fauna da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente explicou que “são aves ornamentais de muita beleza. Algumas pessoas dizem que deveríamos privilegiar espécies nativas, mas não entendemos assim. Esses cisnes embelezam o lago”.

Acertou!

Sem menosprezar as espécies nativas é preciso reconhecer que o cisne, como disse um matutino paulista, confere “ares de fábula ao Ibirapuera” (OESP, 9/10/08).

Por que é que o cisne dá esse tom de conto de fadas a um lago, e não uma ema ou um marreco?

Cisnes brancosBom se precisa explicar... basta bater o olho!

Mas há uma explicação racional.

“O pavão e o cisne simbolizam a nobreza ‒ de maneiras e graus diferentes ‒ porque ambos têm, inerentes a si, uma certa superioridade.

“O cisne é nobre pela sua extrema simplicidade. Ele tem a cor branca como ornato, mas o branco é a síntese de todas as cores.

“O cisne foi feito para viver na água, refletindo nela a sua formosura. Não há, entretanto, postura mais simples do que estar flutuando sobre as águas.

“As linhas do cisne são muito mais elegantes. Sobretudo seu pescoço apresenta a nota da altaneria.

“É um pescoço comprido que se volta para trás e olha com calma, do alto do seu ponto culminante, para os bichinhos que flutuam sobre a água, que lhe servirão de alimento.

“É muito bonito algo que move algo. Mas, quanto mais modesto é o que move, tanto mais nobre é a movimentação.

“O cisne com um discreto movimento de patas, desliza suavemente sobre as águas, deixando a nós ‒ homens ‒ picados por uma como que inveja.

“O cisne é majestoso por sua própria singeleza”.

Aplausos para essa entrada dos aristocratas do mundo animal no Parque Ibirapuera.



Quero receber atualizações instantâneas e gratuitas no meu email

Um comentário:

  1. SOMOS CONVIDADOS A CONTEMPLAR O BELO E O CISNE É NA NATUREZA UMA EXPRESSÃO DO MAIS BELO E POMPOSO ANIMAL.ESTANDO O MAIS PRÓXIMO DO SEU HABIT E RECEBENDO TODOS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS. ESTÃO DE PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.