terça-feira, 8 de abril de 2008

Livraria tradicional bate recordes de venda

Pelo seu esplendor arquitetônico, a livraria de Buenos Aires El Ateneo Grand Splendid [foto] foi escolhida como a segunda melhor do mundo, pelo diário britânico “The Guardian”.

Instalada num antigo teatro da Belle Époque, conserva majestoso interior coroado por deslumbrante cúpula. Os clientes circulam por espaços atapetados, em meio a molduras douradas. Fala-se em voz baixa.

Os palcos forrados de veludo vermelho servem de salas de leitura. Tem 120.000 títulos em estoque. É visitada diariamente por 3.000 pessoas, e vende mais de 700.000 exemplares por ano.

A leitura é uma atividade nobre em si, e merece um ambiente condigno –– um ambiente diametralmente oposto ao de certas livrarias impregnadas de modernices sem graça, que desestimulam o hábito de ler com seriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.