sábado, 28 de julho de 2007

Vestes tradicionais e moralizadas: anseio dos nigerianos


No Brasil há modas imorais e vulgares, apresentadas como manifestação da cultura afro ou inspiradas na África. Porém, no mais populoso país africano, a Nigéria, as novas modas são recusadas e ganham terreno as vestimentas tradicionais, coloridas, originais e moralizadas.
Atendendo aos protestos dos fiéis, o Arcebispo de Lagos, capital do país, Cardeal Antônio Okogie, instruiu os sacerdotes para interditar nas igrejas “modas que promovem a luxúria e a imoralidade”. 

Segundo o “New York Times”, a maioria das mulheres nigerianas quer usar na casa de Deus roupas tradicionais do país, que consistem em coloridas blusas e vestidos longos, bem como elaborados véus de brocado ou tafetá. 

Os homens portam a tradicional vestimenta masculina nigeriana, espécie de ampla túnica bordada, constituída de leves brocados ou ternos ocidentais.

4 comentários:

  1. Sou afro-descendente e moro no Brasil, sou adepto da cultura tradicional africana e acredito que deveria haver uma mobilização para que a cultura de vestimenta fosse cada vez mais usada e praticada em africa pois, as vestes são lindas como nenhuma outra.

    ResponderExcluir
  2. gostei mas não me tirou a duvidaque estou a 2 semanas

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.