sábado, 28 de julho de 2007

Sintoma de saudade da monarquia católica na França


Na famosa via pública parisiense rue du Bac, nas proximidades da igreja onde Nossa Senhora revelou a medalha milagrosa a Santa Catarina Labouré, foi fixado cartaz convidando o público para um ato contra o euro e a favor do retorno do franco [foto]. Um transeunte anônimo riscou a palavra franco e escreveu louis d'or — a moeda que circulava nos tempos de Luís XVI e Maria Antonieta, ambos guilhotinados pela Revolução Francesa laicista e republicana. Como explicar o fato de que, em meio à confusão revolucionária do século XXI, haja pessoas saudosas dessa era católica e monárquica? “O sangue da cabeça de um rei não seca nunca, [...] essa cabeça cortada surge sem cessar nos sonhos, e o sangue do rei é lembrado eternamente”, escreveu o sagaz analista francês Gilles Lapouge a respeito da evolução atual da França para posições racionais e conservadoras.

Um comentário:

  1. graças á monarquia françesa que a republca tem que agradecer á forma como a frança está actualmente... a politica, a economia, a sociedade, a CULTURA, tudo!

    Vive la France!

    Olga Teixeira

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.