sábado, 28 de julho de 2007

Maioria dos brasileiros tem visão hierárquica do mundo

O brasileiro aprecia a hierarquia social e é avesso ao igualitarismo socialista. É o que confirmou a Pesquisa Social Brasileira (PESB), coordenada por Alberto Almeida, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tal pesquisa registrou: 65% dos brasileiros rejeitam que patrões e empregados usem a mesma piscina. E 56% são de opinião que os empregados utilizem o elevador de serviço, ainda que possam usar o elevador social. Para essa maioria, as pessoas têm posições sociais predefinidas, que devem cumprir. Por exemplo, o homem deve sustentar a família, e a mulher cuidar dos filhos e da casa. Manda-se e se obedece em atenção a títulos, honrarias, contatos pessoais e dados equivalentes.

Têm mais espírito hierárquico os habitantes do nordeste e do centro-oeste que os do sul; os moradores das cidades menores, mais do que os das metrópoles; as mulheres do que os homens; os mais velhos, do que os jovens; os pobres, mais do que os ricos; os menos do que os mais instruídos. É claro que nesse contexto, em que sobressaem importantes aspectos do verdadeiro espírito católico e do bom senso da população brasileira, os apelos à luta de classes custam muito para vingar.

2 comentários:

  1. A VISÃO HIERÁRQICA É MUITO BOA, MAS CUIDADO QUANDO SE FALA DISSO. DIVIDIR SEXOS, ACHAR QUE O HOMEM ESTÁ A CIMA DE TUDO, A MULHER CUIDA DOS FILHOS, FUNCIONÁRIOS NÃO PODEM ESTAR COM PATRÕES... ENFIM... ISTO NÃO É DIVISÃO HIERARQUIMA, MAS SIM, AUTORIDADE.

    OLGA TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por Blog intiresny

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.